Dia 15 de julho de 2024

Opinião: Os interesses do agronegócio e o governo golpista

Opinião: Os interesses do agronegócio e o governo golpista

A Classe dominante do campo, os latifundiários, os grandes proprietários de terra e as empresas transnacionais do agronegócio, foram atores principais no arranjo golpista para interromper o processo democrático e de distribuição de renda.
Minério: guerra se anuncia

Minério: guerra se anuncia

Um sinal de alerta para o Pará se acendeu diante da estratégia da Vale de aumentar ainda mais o já abusivo volume de produção de minério de ferro em Carajás.

Juventude Sem Terra do RN inicia preparativos para jornada de lutas


Da Página do MST


A Juventude do MST no Rio Grande do Norte já começou a se mobilizar para Jornada Nacional de Luta da Juventude Sem Terra, que acontecerá durante o mês de agosto. 


A atividade já faz parte do calendário de lutas do MST, e tem como intuito organizar a força política da juventude do campo e fortalecer a luta pela terra.

Escola de formação reforça preparação dos militantes Sem Terra em Sergipe



Da Página do MST*


Durante a primeira quinzena de Julho, o MST promoveu a quarta Escola estadual de formação política no Centro de Formação Canudos, situado no assentamento Moacir Wanderley, região metropolitana do estado de Sergipe. 


O objetivo da escola é formar novos militantes para desenvolver a organicidade dos acampamentos e assentamentos no estado, e reforçar a preparação dos militantes para a luta contra o poder da burguesia e dos latifundiários. 

Contra massacre em Gaza, movimentos organizam série de intervenções em SP



Da Página do MST*


A ação está sendo organizada pelo Movimento Palestina para Todas/os (MOP@T) e conta com o apoio de outros movimentos sociais em São Paulo, como o MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Comitê Popular da Copa, Marcha Mundial das Mulheres (MMM). 


A praça “Cinquentenário de Israel”, em Higienópolis, foi escolhida como local por seu valor simbólico. O ato será o primeiro de uma série de intervenções que devem ocorrer nos próximos dias. 

Centrais sindicais convocam novos protestos e dia de luta em 30 de agosto

 

Do Portal da CUT


A CUT e outras sete centrais sindicais se reuniram nesta sexta-feira (12), em São Paulo, para avaliar o Dia Nacional de Mobilizações e definir os próximos passos.

Foi consenso entre todos os sindicalistas que as manifestações foram um sucesso, com mobilizações nos 27 estados do País e em centenas de cidades do interior, o que contribuiu para reafirmar e dar mais visibilidade à pauta da classe trabalhadora.

Juventude conclui segunda etapa do Curso de Formação para Dirigentes

 

Da Página do MST

 

Durante os dias 07 a 13 de julho, ocorreu a segunda etapa da 2º turma do Curso de Formação de Dirigentes para a Juventude da região Sul, com 33 jovens que se reuniram no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.

O curso tem como objetivo formar jovens dirigentes para atuar nos coletivos de juventude tanto regionais como estaduais e também na organização dos grupos de jovens dos assentamentos da Reforma Agrária.

MST manifesta solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga, ameaçado de morte

Por José Valdir e Luiz Zarref
Da Página do MST

Na quarta-feira (10/07), dia anterior ao Dia Nacional de Lutas, o MST levou a solidariedade e carinho do movimento a Dom Pedro Casaldáliga. Os 85 anos de vida integralmente dedicados à defesa dos povos indígenas, dos camponeses Sem Terra e contra toda a desigualdade social brasileira, fragilizaram seu corpo, que hoje sofre com o Parkinson. 

Dilma cede à pressão dos ruralistas e rifa os direitos indígenas, diz antropóloga

 

Por Ricardo Mendonça
Da Folha de São Paulo

A antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, uma das mais influentes estudiosas da questão indígena no país, acusa a gestão Dilma Rousseff de promover um desenvolvimentismo de "caráter selvagem", sem "barreiras que atendam a imperativos de justiça, direitos humanos e conservação".

Para ela, Dilma "parece estar cada vez mais refém do PMDB e do agronegócio, que se aliou aos evangélicos".

Delgado: a importância da questão agrária nas manifestações urbanas

 

Por Guilherme Delgado
Do Correio da Cidadania

 

As massas urbanas que acorreram às manifestações do mês de junho, sacudindo as estruturas da República, têm clara percepção das mazelas da vida urbana das grandes e médias cidades do Brasil, urbes que lhes acomodam com tanta precariedade. 

Um panorama com as perspectivas para o continente

 

Por Joaquín Piñero
Coletivo de relações internacionais do MST
No
Brasil de Fato

   

O cenário político latino-americano apresentou algumas alterações nesse último período com a vitória de Ollanta Humala ao governo do Peru; o retorno do presidente Manuel Zelaya a Honduras e mais recentemente a confirmação de que o presidente venezuelano Hugo Chávez está se tratando de um câncer.

Família de Sem Terra assassinado pela polícia será indenizada

Da Página do MST O juiz Gilberto Schefer, do 2º Juizado da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre (RS), aceitou o pedido de antecipação de tutela que consta na ação ajuizada pela família do sem terra Elton Brum da Silva contra o Estado do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14) pelo juiz, que determinou que o Estado terá que dar uma pensão equivalente a 70% do salário mínimo nacional à esposa, à filha e ao pai do trabalhador rural.

PM atende latifúndio e atua de forma arbitrária no Pará

Por Márcio Zonta Da Página do MST O militante do MST, Edílson Celestino, foi preso por duas horas e meia pela Polícia Militar, do município de Curianópolis, no Pará, sob alegação de cobrança do cadastro a famílias acampadas, no dia 5 de julho. No entanto, na delegacia, nenhum recurso financeiro foi encontrado com o trabalhador rural. O advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), José Batista, classificou a prisão como ilegal, porque a “acusação da cobrança não tinha fundamento”.

CNJ determina controle de compra de terras por estrangeiros

Da Página do CNJ A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça determinou hoje que os cartórios de registro de imóveis do país passem a informar, trimestralmente , às corregedorias dos tribunais de justiça todas as compras de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros.

Monsanto tira do mercado semente convencional

Do Valor Econômico Mais uma disputa entre produtores de soja de Mato Grosso e a multinacional Monsanto está em curso. Desta vez, o centro das discussões é a soja convencional. Produtores da região norte do Estado, juntamente com a Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat), alegam que a multinacional está reduzindo a disponibilidade de variedades convencionais. A Monsanto atua na comercialização e produção de sementes de soja com a marca Monsoy.

Trabalhadores ocupam secretaria do governo do Ceará

Da Página do MST Mais de 1.000 trabalhadores e trabalhadoras organizados pelo Movimento dos Conselhos Populares (MCP) e pelo MST, que fazem parte da Comuna da Terra 17 de Abril, localizada no Bairro José Walter, ocuparam a Secretaria de Cidades do Governo do Ceará. O MST e MCP reivindicam o assentamento imediato das famílias que ocupam uma área improdutiva, de mais de 700 hectares, além de construção de moradias. A cidade de Fortaleza está entra as mais desiguais do País, com cerca de 96 áreas de risco, segundo a Defesa Civil.

Transnacionais ganham com a crise dos alimentos

Da Chasque Agência de Notícias A especulação financeira e o controle da agricultura por grandes empresas transnacionais são os responsáveis pelos altos preços dos alimentos em todo mundo. A afirmação é do jornalista argentino Carlos Vicente, editor da revista Biodiversidade,…

Grilagem na Amazônia agora é lei

Da Redação O Senado aprovou na semana passada (09/07), que pode ser traduzida como a “legalização da grilagem”. Ela trata da dispensa de licitação para a venda de terras públicas com até 1.500 hectares – limite ampliado em mil hectares…