Dia 20 de novembro de 2024

Eu vi

Poesia dedicada à luta e resistência do assentamento popular Terra Prometida no vale do Jequitinhonha.
Massacre Felisburgo MST MG

Massacre de Felisburgo completa 16 anos

“Quando se aproxima o mês de novembro também chega uma certa dor que nunca vai passar, mas que se transforma em luta”. Após 16 anos, pré-assentamento Terra Prometida (MG) ainda não foi regularizado pelo Estado

Juventude reafirma a unidade contra o Imperialismo na América

 

Por Comunicação da Via Campesina 
Da Página do MST


"Temos que retomar a esperança e o sentimento que nos mobiliza para uma causa comum, sem esse sentimento não teremos força para enfrentar o inimigo" afirmou Eliane Moura Martins, do Movimento de Trabalhadores Desempregados (MTD), nesta quarta feira (20), durante a mesa de Abertura sobre “Análise da realidade Latino-Americana do 14° acampamento Latino-americano em Palmeira das Missões, interior do Rio Grande do Sul.

Kátia Abreu faz palestra em encontro de juízes patrocinado pela CNA

por Conceição Lemes Do Vi o Mundo De 11 a 13 de novembro, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou, em Aracaju (SE), o IV Encontro Nacional de Juízes Estaduais, cujo tema foi “Justiça e Desenvolvimento Sustentável”. O IV Enaje arrecadou R$ 1,05 milhão em patrocínios. Um, em particular, chamou-nos a atenção. Os R$ 100 mil pagos pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), comandada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Encontro continental cobra demarcação de territórios Guarani

Por Egon Dionisio Heck Do Cimi O céu se preparava para derramar sua benção sobre as centenas de Guarani que estavam aqui em Assunção, no Paraguai, concluindo mais um importanate momento de suas lutas pela "terra, território, autonomia e governabilidade". A manhã do dia 19 estava reservada para a discussão e aprovação do documento final e a entrega do mesmo às autoridades. Por razões de saúde, o presidente Fernando Lugo não veio ao encontro.

5 anos do Massacre de Felisburgo

Em 20 de novembro de 2004, o fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seus jagunços invadiram o acampamento Terra Prometida, no município mineiro de Felisburgo, assassinaram cinco trabalhadores rurais Sem Terra e deixaram mais de 20 gravemente feridos. O Massacre de Felisburgo, que completa cinco anos, é considerado um retrato da atualidade da violência no campo, da impunidade da Justiça e da paralisação da Reforma Agrária.

Acampado em Terra Prometida conta como está a luta das famílias

Por Mary Cardoso
Da Página do MST

No triste aniversário de quatro anos do Massacre de Felisburgo, conversamos com o acampado em Terra Prometida José Alves dos Reis, que faz parte do setor de produção. Na entrevista, ele conta como está a luta das famílias na região, quais suas expectativas e como é a relação com a população da região.

Como é a situação das famílias no Acampamento Terra Prometida hoje?

Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania

Os agrocombustíveis, como o etanol, são parte de um modelo agrícola que não produz alimentos e, ao contrário do que afirma o governo, aumenta os impactos ambientais, através do desmatamento e da queima da cana-de-açúcar, além de gerar outras conseqüências…

Presidente do Incra vai a Curitiba para negociar com Sem Terra

O presidente nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Rolf Hackbart, se reuniu na sexta-feira (17/11) com os trabalhadores e trabalhadoras do MST do Paraná. Os Sem Terra exigiram que os compromissos firmados pelo governo durante a…

Marcha Nacional pela Reforma Agrária chega à Brasília

Cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra chegaram em Brasília ontem (19/11), ao meio dia, para participar da Conferência da Terra pelo Plano Nacional da Reforma Agrária que hoje (20/11), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade,…