Dia 4 de dezembro de 2025

Ruralistas e a Senadora Kátia Abreu querem privatizar a Embrapa

 

Da Página do MST

A Bancada Ruralista, que em 2015 elevará o número de cadeiras no Congresso Nacional de 205 para 273, já começa a trazer à tona projetos de interesse próprio. 

Um deles é o Initial Public Offering (IPO) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Na prática o IPO consiste na abertura de capital da empresa, ou seja, ações ou cotas podem ser adquiridas em leilões de mercado. 

Ruralistas ampliam ataque aos direitos fundiários dos povos indígenas

 

Do Cimi

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia veementemente o texto do “Substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição 215/2000” apresentado pelo deputado ruralista Osmar Serraglio (PMDB-PR), no dia 17 de novembro de 2014.

A PEC 215/2000 e seu Substitutivo é descaradamente inconstitucional e ultrajante aos povos. Inviabiliza novas demarcações de terras indígenas. Reabre procedimentos administrativos já finalizados. Legaliza a invasão, a posse e a exploração das terras indígenas demarcadas.

Rio de Janeiro recebe 6° Feira Estadual da Reforma Agrária

 

Da Página do MST

Entre os dias 8, 9 e 10 de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro contará com a 6° Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes.

A feira acontece no Largo da Carioca, e terá a exposição de produtos da Reforma Agrária, como arroz, feijão, leite, frutas e verduras, além de místicas, atividades culturais e de formação.  

No Pará, MP quer instalar fóruns para combater impactos dos agrotóxicos

 

Por Katia Lins
Da EcoDebate

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e órgãos que compõem a Comissão Estadual de Agrotóxicos, debateram a instalação do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos no Pará.

A agroecologia é a solução para a fome e a mudança climática

 

Por Kirtana Chandrasekaran e Martín Drago
Do Envolverde/IPS

Cientistas especializados em mudança climática divulgaram no dia 2 sua mais recente advertência de que a crise climática está piorando rapidamente em vários aspectos. Preveem que a mudança climática afetará a produtividade agrícola, cuja consequência afetará a segurança e a soberania alimentar de muitos países.

Nossos governos adotarão as medidas urgentes e necessárias para abordar essas crises?

Mais de mil indígenas protestam nesta quarta-feira em Brasília

Por Alex Rodrigues e Danilo Macedo
Da Agência Brasil

Depois de cercaram o Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã de hoje (4), cerca de 1,2 mil índios de várias etnias estão neste momento divididos em manifestações no Congresso Nacional e diante do Ministério da Justiça. O grupo protesta contra o que classifica como mais uma iniciativa do governo federal para inviabilizar a demarcação de terras indígenas. A presidenta Dilma Rousseff não estava no local.

Via Campesina forma primeira turma de Residência Agrária no Pará

 

 

Da Página do MST

No último sábado, 01/02, se realizou a formatura da primeira turma da Via Campesina, de especialização em Residência Agrária - Educação do campo, Agroecologia e questão agrária na Amazônia, no Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico (IALA), assentamento Palmares II, em Parauapebas, região Sudeste do Pará.

Preocupação social ou econômica?

 

Por Amelia Gonzalez

Para O Globo

No ano passado, quando equipes do Ministério do Trabalho e Emprego flagraram oficinas de costura em São Paulo que mantinham mão-de-obra quase escrava (a maioria de bolivianos) e detectaram que aquelas roupas eram vendidas para a famosa loja de roupas Zara (do grupo espanhol Inditex), a mídia estampou a notícia, com maior ou menor destaque.

“Monocultura do eucalipto cresce sem proteção ambiental e social”


Do IHU On-Line

Fugir das leis ambientais rígidas dos países desenvolvidos e a possibilidade de adquirir terra produtiva e barata fazem do Brasil um dos países em que o mercado da celulose mais se expande.

Um estudo recente apontou que, em menos de dez anos, o Brasil reservou 720 hectares por dia para plantações de eucalipto e a maior parte dessas terras pertence a empresas estrangeiras.

“O Brasil tem custo de mão de obra mais barato e a desregulação ambiental e social ou a possibilidade de violação das leis”, alerta a professora Dirce Suertegaray

Brasil deve fechar fronteiras para agrotóxicos proibidos, diz Marina Silva


Da Radioagencia NP

De acordo com informações do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindage), mais de um bilhão de litros de agrotóxicos foram jogados nas lavouras brasileiras na última safra. O número coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking dos países que mais usam agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia, é como se cada brasileiro consumisse, ao longo do ano, cinco litros de veneno.

Juízes homenageiam MST em São Paulo

[img_assist|nid=8727|title=Magistrados entregam prêmio ao MST|desc=|link=none|align=left|width=640|height=428]Na noite desta quinta-feira (3/12), a diretoria da Associação de Juízes pela Democracia (AJD) entregou ao MST uma homenagem especial. Em São Paulo, os magistrados comprometidos com a transformação social entregaram a militantes do Movimento uma pintura inédita, que representa a luta de Dom Quixote contra os ‘moinhos da opressão’.

Seminário discute cooperação e agroecologia no Paraná

Cerca de 250 trabalhadores assentados do MST se reúnem neste sábado (5/12) no I Seminário de Cooperação de Agroecologia e o I Encontro Ampliado da Rede de Agroecologia Ecovida do núcleo Arenito Caiuá, que acontece no assentamento Luiz Carlos Prestes, em Querência do Norte, região Noroeste do Paraná.

Este será o I Encontro do núcleo Arenito Caiuá, criado no mês passado, que conta com 15 famílias assentadas de vários assentamentos da região.

Gilmar Mendes no Pará: movimentos protestam

Nesta sexta-feira (4/12), dia em que Gilmar Mendes está em Marabá (PA) para lançar “mutirão” que visa beneficiar fazendeiros e grileiros de terras públicas na região, movimentos sociais lançam manifesto para exigir a suspensão de liminares de despejo nas áreas urbanas e rurais, o assentamento imediato das famílias acampadas e o combate à grilagem e aos crimes contra os trabalhadores no Pará.

Leia o texto abaixo.

MANIFESTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE MARABÁ

A ciência segundo a CTNBio

Desde a criação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2005, as transnacionais da biotecnologia têm se beneficiado com aprovações consecutivas e sem exceção de todos os pedidos de liberação de variedades transgênicas no Brasil. Entre 2005 e final de 2009, a CTNBio dará carta branca ao plantio comercial de duas variedades de soja, dez variedades de milho e seis variedades de algodão, e poderá liberar uma variedade de arroz da multinacional Bayer, fato que colocará em risco a segurança alimentar do país, de acordo com a Embrapa.

Justiça reconhece assassinato, mas absolve criminosos

Da Radioagência NP

Mesmo reconhecendo que Severino Lima da Silva e José Caetano da Silva participaram do assassinato do trabalhador rural Manuel Luiz da Silva, a Justiça da Paraíba absolveu os criminosos. O julgamento foi nesta terça-feira (2/12), feito em júri popular. O assassinato aconteceu em 1997, próximo ao acampamento na Fazenda Engenho Itaipu, em uma emboscada de capangas que, segundo os trabalhadores, estavam a mando de Alcides Vieira, ex-proprietário das terras.

Sem Terra são baleados no Maranhão

Quatro trabalhadores rurais do acampamento 25 de Junho foram baleados nesta quarta-feira (3/12) numa emboscada realizada por um fazendeiro e oito capangas. O atentado aconteceu na fazenda Novo Horizonte, em Ribamar Fiquene, no sul do estado. A fazenda está ocupada…

Sem Terra começam a erguer novos assentamentos no Rio Grande do Sul

Na quarta-feira (3/12), cresceu a movimentação de famílias acampadas em direção às sete áreas recentemente desapropriadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no estado. Oitocentas famílias foram selecionadas dentre os 13 acampamentos existentes hoje no RS e…

Referendo reafirma autonomia popular, diz sociólogo

Referendo reafirma democracia e autonomia popular, diz sociólogo Alex Rodrigues de Caracas (Venezuela) Por Agência Brasil Além de demonstrar que a Venezuela é um país democrático, a rejeição à proposta do presidente do país, Hugo Chávez, de modificar a Constituição…

Via Campesina manifesta apoio a Cappio em reunião com CNBB

Após receber carta de solidariedade da Via Campesina ao protesto do bispo Luis Flávio Cappio nesta terça-feira, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Dimas Barbosa, se comprometeu com a luta do religioso, que está em…

MST ocupa área improdutiva no interior de São Paulo

Cerca de 200 famílias Sem Terra ocupam a Fazenda Eldorado, que tem 240 hectares improdutivos, a 12 km do centro de Valinhos, próximo a Campinas, em São Paulo, desde sábado, dia 1° de dezembro. Os Sem Terra exigem a desapropriação…

Via Campesina divulga manifesto contra obras no Rio Madeira

Os movimentos sociais da Via Campesina Brasil divulgaram manifesto contra as obras previstas para o Complexo do Rio Madeira, no estado de Rondônia- Brasil, divisa com a Bolívia, no qual denunciam que as obras fazem “parte dos grandes projetos previstos…

Vale queima carvão e prejudica saúde de assentados no MA

As 200 famílias de trabalhadores rurais que vivem no Assentamento Califórnia, em Açailandia, no sul do Estado do Maranhão, sofrem problemas de saúde com a queima de eucalipto por uma empresa ligada à Companhia Vale do Rio Doce. A comunidade,…

Entidades da Reforma Agrária manifestam apoio a Cappio

Em solidariedade ao protesto do bispo Luis Flávio Cappio, que há sete dias faz jejum contra o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, integrantes da Via Campesina e do Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no…

MST bloqueia estradas para cobrar assentamento no MS

Cerca de 2400 lavradores sem-terra bloquearam duas rodovias para cobrar o assentamento de 1700 famílias sem-terra, cerca de 900 do MST, no Complexo Santo Antônio, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (04/12). No município de Eldorado, foi…

Por um socialismo latino-americano no século 21

As organizações de esquerda precisam processar a fusão do pensamento marxista com as características particulares do povo da América Latina para promover a construção do socialismo do século 21. Para isso, é preciso incorporar as experiências dos diversos movimentos sociais, em especial o indígena e o camponês, protagonistas nas lutas sociais na região.

Em toda a América Latina povos se mobilizam por mudanças

População de diversos países latino-americanos ocupam as ruas para fazer ouvir e valer seus direitos Desde a chegada dos colonizadores espanhóis e portugueses que a América Latina vem sendo explorada e dominada. Alvo da cobiça daqueles que querem se apropriar…

Plantio de eucalipto seca fontes de água no ES

Fonte Agência Chasque O avanço dos plantios de eucalipto na região serrana do Espírito Santo já vem comprometendo o abastecimento de água dos moradores na região metropolitana da capital Vitória. Segundo matéria do portal Século Diário, já existem relatos de…

CPT: Os “entraves” para o desenvolvimento, segundo Lula

A Comissão Pastoral da Terra só agora, mais de uma semana depois, vem a público manifestar-se sobre as infelizes declarações do presidente Lula quando, em plena Amazônia, elencou “os entraves para o desenvolvimento” que o Brasil enfrenta. E entre os…

MST faz nova mobilização em Eldorado do Sul

As famílias Sem Terra, desde 13 de novembro marcham em direção à Fazenda Dragão, em Eldorado do Sul (RS), retomam as mobilizações hoje. O objetivo do MST é caminhar até o local, onde as famílias e apoiadores da Reforma Agrária…

Educar é tão importante quanto conquistar a terra

Além de conquistar seu pedaço de terra, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais do maior assentamento do Paraná, o Celso Furtado, estão avançando também em outra área: a educação. São ao todo oito escolas funcionando dentro do assentamento, sendo sete…

“Não existe ninguém mais culto que outro”, diz Frei Betto

“A importância do estudo na formação do ser humano”. Este foi o tema da palestra proferida pelo frade dominicano, escritor, teólogo e militante de movimentos pastorais e sociais, Carlos Alberto Ibânio Christo, o Frei Betto, na I Jornada da Educação…