
Reunião da Coordenação Nacional do MST 2025
Reunião da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ao todo, cerca de 400 dirigentes estiveram em Belém, PA, debatendo os rumos da organização em 2025
Reunião da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ao todo, cerca de 400 dirigentes estiveram em Belém, PA, debatendo os rumos da organização em 2025
Document reaffirms the need for People’s Agrarian Reform in the country to overcome environmental destruction, concentration of wealth and social inequality
El documento reafirma la necesidad de la Reforma Agraria Popular en el país para superar la destrucción ambiental, la concentración de la riqueza y la desigualdad social
Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo expressam solidariedade a Márcio Pochmann, presidente do IBGE, frente a ataques de setores oportunistas e da imprensa
Resultado da ocupação do MST em 2004, conheça algumas características e curiosidades da comunidade de resistência
Carta apresenta a leitura do Movimento no atual momento político e sinaliza as lutas para o próximo período
Documento elaborado como síntese da primeira reunião da Coordenação Nacional do Movimento de 2023 é divulgado nesta sexta-feira (27)
ONU aponta que 18,4% da população da América Latina não tem dinheiro para comprar alimentos saudáveis
MST promove plantação de árvores e produção de alimentos saudáveis contra política do agro, que usa o bolsonarismo como ferramenta para o desmatamento
O MST, a Via Campesina e a Frente Brasil Popular se solidarizam com Julian Assange, perseguido há mais de 12 anos pelo governo dos EUA. Confira o recado de João Pedro Stedile!
As recompensas para quem participar da campanha são artesanatos produzidos pelas próprias famílias
Ação em Itaberá (SP) distribui mudas de árvores frutíferas nativa para crianças que se vacinam
A covereadora pelo PSOL de São Paulo sofreu um atentado na noite desta terça-feira (26)
Ao longo de sua trajetória contribuiu ativamente na luta pela terra na região do Pontal do Paranapanema
As mulheres do MST lutam contra o agronegócio e o capitalismo a favor da vida
Mobilizações massivas em Nova Delhi e, em outras cidades do país exigem que o governo nacional retire três leis polêmicas que corporativizam o setor agrícola na Índia
"Um Movimento feito de gente, de povo, de vida, de sonhos, e de coragem"
Os Sem Terra denunciam a violência contra os direitos sociais, exigem justiça para Marielle e repudiam o clima de terror instalado no país
Em nota, o MST se solidariza com o heróico povo venezuelano e com o presidente Nicolás Maduro, alvo de um brutal ataque
Encontro debateu a importância da alfabetização nas aldeias indígenas
Cerca de 800 famílias que vivem em seis acampamentos são despejadas
Nas notas, o sentimento de indignação e repúdio exigem agilidade nas investigações.
Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST, sintetiza os debates e desafios das forças populares para o próximo período de lutas
O ato deve reunir cerca de duas mil pessoas que virão de todas as regiões do estado e vai destacar a importância do protagonismo popular no parlamento
As mortes começaram a ocorrer pouco depois que a Usina Ferrari fez uma pulverização aérea de agrotóxicos num canavial da região
O evento foi realizado nesta quarta-feira (25) durante a reunião da Coordenação Nacional do Movimento, em Fortaleza - Ceará.
Atualmente em toda a região Oeste do estado mais de 400 famílias Sem Terra seguem acampadas.
Mandantes e intermediários recorrem da sentença em liberdade. Manifestação lembra ainda de projeto que muda conceito de trabalho escravo.
O projeto De Olho na Terra é uma parceria do MST com o Ministério das Comunicações e a UFSC.
De luta em luta, com criatividade e persistência, os Sem Terra do estado do Ceará desenvolvem diversas experiências sobre a educação do campo no estado.
A ocupação ocorre em paralelo a uma audiência com os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria-Geral da Presidência, Ricardo Berzoini, em Brasília.
Isso faz com que o modelo de fiscalização e controle seja inviabilizado no país que é o maior consumidor de venenos agrícolas do mundo.
Mesmo no período da pior seca dos últimos 50 anos, famílias conseguiram manter o mesmo número de animais.
Construída pelo trabalho voluntário de cerca mil Sem Terra, a ENFF tem o objetivo de garantir a formação da classe trabalhadora.
“As afirmações da ministra refletem o pensamento conservador que decreta a intempestividade da reforma agrária ante a realidade rural da atualidade”, destaca o agrônomo e presidente da Abra.
Um novo estudo da Universidade de Berkeley mostra que a produção agroecológica - baseada na biodiversidade - é uma maneira efetiva de aumentar a produção e reduzir as entressafras.
Da Página do MST
A União dos Comitês de Mulheres Palestinas (UPWC, sigla em inglês), entidade que organiza as mulheres palestinas na luta contra a ocupação de Israel, saúda os 30 anos do MST e a realização do VI Congresso do movimento:
Por Rafael Soriano
Para Página do MST
Nos dias 10 a 14 de fevereiro, mais de 15 mil militantes do MST estarão reunidos em seu VI Congresso, em Brasília. A instância máxima de direção do Movimento se debruçará sobre as táticas e estratégias na atual conjuntura para a consolidação da luta por uma Reforma Agrária Popular.
A Campanha Nacional de petições ao congresso brasileiro visa recolher assinaturas para aprovar a lei que determina desapropriação de fazendas com trabalho escravo.
Participe do abaixo-assinado, confira abaixo.
Caro amigo/a,
Por Constantino Oliveira
Do Obvious
Por Luiz Gomez
Da Operamundi
Em 2013, segundo estimativas das Nações Unidas, a Índia foi o segundo produtor mais importante de algodão do planeta, com 18% da produção total. A área de cultivo utilizada, 12,2 milhões de hectares, equivale a um quarto do espaço semeado em todo o planeta para sua produção. Mas a produtividade das colheitas hindus é uma das mais baixas hoje. E tem sido assim por pelo menos 20 anos.
Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST
Em visita à loja da Reforma Agrária do MST, no Mercado Público de Porto Alegre (RS), José Graziano da Silva, diretor-geral das Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), viu o sucesso dos produtos dos assentamentos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar.
Por Luana Lourenço
Da Agência Brasil
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse hoje (25) que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro, poderá até ser representativa e reunir chefes de Estado, mas será apenas um “teatrinho governamental”, sem efeitos sobre o atual modelo de desenvolvimento capitalista.
Após 21 dias de acirrada disputa, a mineradora brasileira Vale foi eleita, nesta quinta, 26, a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial. Criado em 2000, o Public Eye é concedido anualmente à empresa vencedora, escolhida por voto popular em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos.
Faleceu nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, aos 86 anos, às 21h05, em São Paulo, o político, jornalista e escritor Paulo Schilling. Ele deixa viúva, quatro filhas e dois netos. O corpo será cremado no Crematório da Vila Alpina.
Por Aline Sêne
Especial para a Página do MST
O 10º Encontro do MST do Tocantins iniciou nesta quinta-feira (26/1) com a análise de conjuntura política e agrária, com Paulo Henrique Matos, professor da Fundação Unirg de Gurupi (TO), e Cirineu Rocha, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).
Cerca de 400 camponesas e camponeses dos assentamentos e acampamentos do Movimento participam do encontro, que acontece na Escola Família Agrícola (EFA) de Porto Nacional (TO).
Os movimentos sociais do campo da América Central denunciam a repressão política e econômica contra os camponeses na região e conclamam a solidariedade internacional.
Abaixo, leia carta da reunião da Vía Campesina Centroamérica, realizada nesta quarta-feira (25/1) em Tegucigalpa, em Honduras.
Confira o relatório produzido pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis, da Ongg Repórter Brasil, sobre o tema em discussão no Congresso Nacional.
Clique aqui para fazer o download do PDF
Abaixo, leia a introdução do documento
Por Raquel Casiraghi
Em entrevista coletiva durante atividade no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (27/1), Gilmar Mauro criticou a prisão de oito integrantes da organização que participaram da ocupação da fazenda da empres Cutrale, em Iaras (SP).
Da RadioagênciaNP
O avanço das lavouras transgênicas no Brasil e seus impactos integrou os debates desta terça-feira (26/1) no Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Porto Alegre e região metropolitana, no Rio Grande do Sul. Pesquisadores, ambientalistas e agricultores mostraram-se preocupados com a situação atual. Somente nos últimos dois anos foram liberados 17 cultivares transgênicos de milho, soja e algodão para plantio no país.
Por Wagner Giron de La Torre*
Se há algum povo que tem o direito de depurar suas faltas pelas catástrofes vivenciadas em sua história, esse povo é o haitiano.
Das insurreições capitaneadas pelo escravo liberto Toussaint Louverture até a imagem dos últimos três presidentes norte-americanos reunidos, neste início de século XXI, a anunciarem a criação de um Fundo Global de ajuda humanitária ao Haiti, correram dois séculos de intervenções estrangeiras, devastações naturais e políticas, ditaduras assassinas, genocídios e corrupção.
Entidades, instituições, organizações e movimentos sociais que compõem o campo democrático da sociedade brasileira promovem um ato público em defesa do Código Florestal e da Reforma Agrária na próxima sexta-feira (29/1), às 9h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Por Rafael Soriano
Uma convergência de movimentos sociais de todo o planeta em torno de uma agenda comum. A perspectiva estratégica de unidade da classe trabalhadora mundial parece mais próxima quando a pauta é a própria vida e a relação com a Mãe Terra. Assume-se, assim, a constatação de que não é possível debater a preservação e a recuperação do ambiente sem constatar a influência do modo de produção capitalista, nem imaginar essa harmonização com a natureza fora do contexto de relações de poder. Economia, política e ambiente estão intimamente relacionados.
Mais de 2 mil pessoas participaram do ato político-comemorativo dos 25 anos do MST, realizado no último sábado (24/01) em Sarandi, Rio Grande do Sul. Governadores, prefeitos, deputados, intelectuais e dirigentes políticos nacionais e internacionais levaram seu apoio e reconhecimento…
Da Agência Chasque de Notícias A reforma agrária, apesar de necessária, ainda não foi feita no país. Esta é a avaliação do geógrafo e professor da USP (Universidade de São Paulo), Ariovaldo Umbelino. Ele considera que a demanda pela Reforma…
Informativos – Últimas do MST Agricultores reivindicam ação do governo para problemas da seca 27/01/2005 Centenas de agricultores organizados na Via Campesina estão mobilizados desde esta quarta-feira (26). Hoje, duas reuniões foram realizadas para discutir a pauta de reivindicação dos…