
Comunidades escolares do RS lutam pelas escolas no campo
Situação das instituições foi debatida no início desta semana em audiência pública na Assembleia Legislativa
Situação das instituições foi debatida no início desta semana em audiência pública na Assembleia Legislativa
A construção de escolas no campo, do Pronera e do Fórum Nacional de Educação do Campo são referências da luta dos trabalhadores e trabalhadoras
Estudantes atletas da Reforma Agrária participam dos jogos escolares municipais de Cascavel (PR)
Desde o acampamento em Encruzilhada Natalino, a educação acompanha a construção do MST, transformando-se num princípio
Cerca de 40 jovens de todo o estado participam da formação de educadores no tema da Questão Agrária alagoana
Existem mais de 2 mil escolas públicas em assentamentos e acampamentos no Brasil
Na luta desde cedo: em meio a encontros e elementos do cotidiano, os filhos e filhas da lona preta, seguem ajudando a construir o futuro!
A atividade acontece nesta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
O propósito é criar uma estratégia coletiva de caráter político pedagógico, voltada para um planejamento anual de formação continuada dos educadores/as e gestores/as
A pós-graduação viabiliza a formação de educadores e educadoras que atuam na Educação do Campo, em áreas de Reforma Agrária na Bahia
Em entrevista, Ayala Ferreira, do MST, diz que a escola se insere em várias lutas por meio da agroecologia
Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, na Bahia, lança caderno de Educação em Agroecologia para estimular uma nova forma de viver no campo e na cidade
Na última semana de outubro os pais foram realizar a matrícula dos filhos e descobriram que a prefeitura não oferecia vaga no turno em que os filhos estudavam anteriormente
A comemoração ganhou maior motivação ao ser combinada com a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes
"Sempre é tempo de aprender, sempre é tempo de ensinar", baseado nesse princípio o MST já levou o método cubano de alfabetização para 14 estados
O Festival de Arte e Cultura ocorre entre os 29 a 31 de agosto, no Ceará e tem como lema “Cultura Arte e Tradição, Salve as manifestações populares de raízes”.
Campanha ajudará as comunidades a se mobilizarem e levar informações contra o fechamento das escolas na Paraíba.
Atividades começaram na última segunda-feira (15), no município de Lapa, região sul do estado do Paraná e vão até o dia 4 de fevereiro.
O objetivo do grupo será ir além do debate e discussão de estratégias para defender o título de Patrono da Educação de Paulo Freire, que vem sofrendo pressão de grupos conservadores para que seja revogado no Senado Federal.
As atividades, aconteceram nas cidades de Canindé no Sertão Central do Ceará e no município de Santana do Acaraú região do Acaraú.
O primeiro dia da Feira começou com o Seminário “Educação Popular na Construção da Sociedade", que abordou a discussão sobre como a educação pode ser mais libertadora a partir de uma educação popular.
João Pedro Stedile analisa a crise do mundo capitalista na VII Conferencia Internacional da Via Campesina
Durante os dias 7 e 8 de julho foram realizados o I Seminário das Escolas de Ensino Médio das áreas de Reforma Agrária, a Jornada Cultural da Juventude, o V Festival da Canção e a Aula inaugural da especialização em Educação do Campo.
No dia 2 de maio de 1997 o Brasil perdia Paulo Freire. 20 anos depois, seu legado ainda inspira a educação libertadora mundo afora.
"Os alimentos são a base de sustentação da vida humana, toda ela e em qualquer tempo ou forma social. E sua produção é o objetivo principal da agricultura."
O curso deixou em cada participante a certeza de que a educação em agroecologia não se constrói sem resistência, luta, rebeldia e compromisso.
Em encontro com Movimentos populares, o Papa denunciou o sistema capitalista como autor da tragédia humana de exclusão, de superexploração dos migrantes e dos refugiados que vivemos
Tema é pauta de audiência pública em Comissão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Quilômetros de caminhada, atoleiros em períodos chuvosos e estrutura escolar precária fazem parte da jornada de jovens do assentamento Eli Vive rumo à educação
Encontro pautou a falta de comprometimento dos governos com a educação do campo
Na programação do curso, os educadores tiveram uma série de oficinas com brincadeiras infantis, construção de brinquedos e resgate das músicas utilizadas com as crianças ao longo da história do MST.
Para o MST, a unificação entre trabalhadores do campo e da cidade é fundamental para a luta por melhorias na educação.
As atividades devem envolver cerca de 1500 jovens oriundos de assentamentos e comunidades rurais que estão inseridos nas escolas do campo.
Ao todo, serão cerca de oito horas de estudos por dia em sala de aula, com o complemento de leituras, atividades práticas e participações em lutas populares que acontecem durante o período do curso.
O objetivo é debater a agroecologia e sua relação com o atual momento de luta de classes no campo
Espaço será utilizado para a produção de hortaliças orgânicas
A atividade reuniu 13 escolas do município da Lapa, entre educandos, educadores, oficineiros e equipes de trabalho (cozinha, limpeza, apoio e organização geral do encontro).
Para CME, cartilha do agronegócio às escolas do campo não atendem aos reais interesses da comunidade.
As crianças marcharam pelas ruas centro da cidade contra o uso de agrotóxicos e também para denunciar a privatização da educação no país.
O texto indica que esse é um momento de acirramento da luta de classes, em que o grande desafio é construir unidade em torno de uma educação pública e popular
“É revolucionário pensar na produção de alimentos saudáveis com o abastecimento popular, mas para isso precisamos ter, além de mão de obra e terra, rumo, projetos e decisão política”, argumentou Adalberto Martins.
Mais de 1500 pessoas se reuniram em Luziânia, Goiás, durante o 2° Encontro Nacional de Educadores e Educadores da Reforma Agrária (Enera), para debater o atual momento da educação pública brasileira. Foram cinco dias de fóruns, rodas de conversa, debates e exposições que consolidaram o encontro como um espaço de articulação entre os trabalhadores da educação na disputa de um projeto que garanta a formação dos sujeitos nas diferentes dimensões humanas, numa perspectiva de libertação e transformação.
A luta dos Sem Terra pela educação de jovens e adultos no campo pernambucano superou um histórico de exclusão.
Em artigo, a professora da UnB Clarice dos Santos, diz que o 2° ENERA deve celebrar a jornada percorrida e seguir denunciando as desigualdades e iniquidades profundas que persistem no campo.
Canções que abraçam um sonho
Cantares da Educação do Campo
Banda de Lata Criança Feliz
Prêmio da Olimpíada de Português recebido por estudante do Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, no interior do Paraná mostra a importância da formação e integração da comunidade.
A Escola Madre Cristina, a primeira escola do campo no Mato Grosso, traz a realidade do campo para dentro da sala de aula.
Dor e Esperança
Uma década depois, nas escolas do Assentamento Palmares 2, em Paraupebas (PA), as primeiras crianças são as atuais professoras.