
Em Cuba, Escola Latino-americana de Medicina celebra 25 anos com 1° Congresso de Graduados
A instituição, que já formou mais de 30 mil médicos, segue desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais de saúde na América Latina
A instituição, que já formou mais de 30 mil médicos, segue desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais de saúde na América Latina
Para o integrante da Coordenação Nacional do MST, passou da hora da esquerda se reconectar com a juventude
A intenção foi avançar na certificação orgânica nos assentamentos de Reforma Agrária do estado
Tribunal Popular realizado por movimentos populares no G20 Social condenou o Estado de Israel pelo genocídio em Gaza
Atividade foi realizada de maneira autônoma pelos movimentos sociais às vésperas da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro
Festival ocorre a partir das 10h no Galpão Cultural na Alameda Eduardo Prado
O agrônomo, que tinha 82 anos, foi parceiro de Ana Primavesi na construção de uma alternativa de produção agrícola
Mulheres de todas as regiões do país vão se encontrar no dia 18 de novembro em Santa Catarina, para a festa de celebração dos 40 anos de existência do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
Confira artigo de Argemiro Teixeira Leite Filho, pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Milhares de focos de incêndio foram registrados em novembro, cinco vezes mais que a média do mês
Evento ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, e comemora os 20 anos das Escolas Itinerantes do Paraná
Exposição será inaugurada neste 24 de novembro, data de estreia da seleção brasileira na Copa
In part one of this two-part interview, Stedile discussed the major challenges facing the incoming Lula government, the Bolsonarista blockades, and Lula’s priorities for foreign relations.
Bolsonaro had accelerated a project that Cardoso says was an “avalanche of savage capitalism. It is a capitalism that kills, that destroys, that makes a lot of money for a few people”
Comenzó el Encuentro de comunicadorxs antiimperialistas
Organização campesina internacional convoca mulheres para a luta no próximo dia 25 de novembro
Responsável pela alfabetização de centenas de sem-terra do Quilombo Campo Grande, escola foi demolida pela PM; Ação acontece neste domingo (20)
Los días 16 y 17 de noviembre comunicadores y comunicadoras antiimperialistas habrán de reunirse de forma virtual en un Encuentro que reunirá a medios alternativos de todos los países del continente.
No Paraná, ação Arte da Resistência: Por Terra, Teto e Pão ocorreu no último sábado e uniu camponeses/as, moradores/as da periferia de Curitiba e artistas
Exibição acontecerá no dia da Consciência Negra pela Brigada do Congresso do Povo, coletivo de ações de solidariedade, formação e organização popular
En 37 años de lucha, el MST ha alfabetizado a más de 100.000 personas en todo Brasil, basándose en el método de alfabetización cubano "Yo sí puedo" y en el brasileño "Círculo de cultura" de Paulo Freire
Antirracistas e antifascistas se unem na sétima jornada nacional de manifestações pelo Fora Bolsonaro no 20 de Novembro
A comunidade Maria Rosa do Contestado é formada por cerca de 100 famílias e tem certificação 100% agroecológica
Para el miembro de la dirección nacional del MST el Bolsonarismo
fue derrotado, el centro fortalecido y la izquierda se recupera
Textos são reflexões sobre a relação histórica de dependência entre o Sul e o Norte, após o período colonial
Em entrevista para Página do MST, Marcos Rezende do Coletivo de Entidades Negras afirma que o racismo não é apenas uma questão social, mas sim, uma ferida profunda em nossa sociedade
Zilda foi dirigente da ALN, líder feminista e revolucionária, que resistiu contra o golpe de Estado de 1964
Em meio às palavras de ordem e cartazes em defesa do Rio e das águas, uma grito transborda: “não somos terroristas”
Moradias estão sendo construídas nos municípios de Candiota e Hulha Negra, na Campanha Gaúcha.
“A melhor forma é seguir lutando a cada dia contra todas as formas de opressão, em qualquer parte do mundo”
Os Sem terrinhas caminharam em cortejo para a escola do assentamento, onde participaram de uma formação, debates em núcleos e oficinas
Inúmeros artistas, intelectuais, movimentos e organizações enviaram moções de Solidariedade. Confira algumas delas em nosso canal no youtube
O atual modelo de agricultura e os desafios nos assentamentos da região foram temas que orientaram as reflexões durante o encontro.
Durante o encontro, os trabalhadores também relembraram os cinco anos de resistência do Acampamento Palmares.
Os Sem Terra realizaram estudos sobre as formas de cooperativismo, a produção e os avanços e limites políticos encontrados na luta pela Reforma Agrária.
Por Mayrá Lima
Da Página do MST
Nesta segunda-feira (17), a Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou uma sessão solene para homenagear os 30 anos do MST.
Por Egon Heck*
Do Cimi
Poucos sinais de alento para a luta dos povos indígenas. Apesar do reconhecimento público, por integrantes do governo, sobre a sua atuação tem deixado a desejar, nada indica de que haverá melhoras na política com relação aos povos indígenas. Ao contrário, a possível indicação da senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, significa combustível para o agronegócio e chumbo para os índios.
Da Página do MST
Em dezembro, o Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), será palco da 3° Jornada de Agroecologia da Bahia.
A atividade acontece entre os dias 4 a 7 de dezembro, e traz o tema "Sementes, ciência e tecnologia agroecológica para mudar a realidade das comunidades indígenas, quilombolas, das áreas de assentamentos e espaços urbanos".
Da Página do MST
Neste domingo (16), 200 famílias organizadas pelo MST ocuparam a fazenda Chácara 39, no Núcleo Rural Pipiripau, no Distrito Federal.
A área, de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), é utilizada de forma irregular por particulares.
Por Marcos Lima
Da Página do MST
As famílias assentadas do Médio Sertão paraibano conquistaram, no mês de novembro, a construção de 131 unidades habitacionais no Assentamento Nova Vida I, no município de Aparecida.
O evento para a assinatura dos contratos aconteceu na sede do assentamento no último dia 5 de novembro, e contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, do governo do estado, da COOPTERA, entre outros.
Da Página do MST*
Na semana passada, em Bruxelas, o Parlamento Europeu votou o novo texto que reintroduziu o direito dos Estados Membros uma base jurídica sólida que lhes permita proibir, nos seus territórios, o cultivo de Organismos Geneticamente Modificados (OGM).
A Comissão Meio Ambiente do Parlamento emendou o acordo alcançado pelo Conselho da UE em junho, que continha muitas falhas e era contrário ao voto expresso no Parlamento anterior.
Da Página do MST
Na manhã deste domingo (16), cerca de 300 pessoas ocuparam novamente a Fazenda Santo Henrique, pertencente a empresa Cutrale, entre os municípios de Iaras, Borebi e Lençóis Paulista, no interior do estado de São Paulo.
Os Sem Terra denunciam a grilagem de 2,6 mil hectares de terra pela Cutrale.
Da Página do MST
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) se mostra preocupado com a atual conjuntura do país. Em nota divulgada neste domingo (16), a organização acredita que está em curso “um golpe contra a democracia” brasileira, um cenário muito parecido com 1954 e 1964.
Para o MPA, forças da direita, amplamente amparadas pelo monopólio midiático, procuram criar um “3º Turno Eleitoral”, deslegitimando o processo que permitiu a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.