Dia 7 de outubro de 2024

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis

"A bancada ruralista avalia que chegou o momento de enfiar goela abaixo da população os pontos mais nocivos da pauta dos capitais do agronegócio para os quais militam diuturnamente", escreve Gerson Teixeira.

Organizações pedem fim da ocupação militar brasileira no Haiti


Da Página do MST


Neste ano, a missão de paz das Nações Unidas no Haiti, conhecida como Minustah e chefiada militarmente pelo Brasil, completa 10 anos. 


No próximo dia 14 de outubro, um dia antes de vencer o mandato anual de ocupação, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá para decidir sobre a permanência das tropas no país. 

MPA refuta acusações realizadas pela rede de comunicação RBS



Do Brasil de Fato


Na última sexta-feira (3) o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) publicou uma nota de esclarecimento referente às acusações realizadas pela rede de comunicação RBS que relacionou o movimento a supostos desvios de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Dilma não desapropriou nenhuma área para Reforma Agrária em 2013



Roldão Arruda
Do O Estado de S.Paulo

Do ponto de vista da redistribuição de terras, 2013 caminha para ser o pior ano da reforma agrária desde o início do período da redemocratização, em 1985. Faltando menos de três meses para o fechamento das atividades do ano, a presidente Dilma Rousseff ainda não assinou nenhum decreto de desapropriação de imóvel rural, por interesse social, destinando-o para a criação de assentamentos rurais.

“Se a agricultura não for repensada, as consequências serão desastrosas”



Da IHU On-Line


“Lamento o apagão do pensamento estratégico dentro do governo. (...) Não bastasse, especula-se sobre a proximidade do anúncio de um “pacote agrário” para ser dado de presente ao agronegócio e, assim, mergulhando ainda mais o Brasil nas profundezas dos anacronismos da sua estrutura agrária”, diz o presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA.

Constituição e PMDB seguram Reforma Agrária


Por André Barrocal
Da Carta Capital

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é o principal sindicato dos fazendeiros. Desde 2008 está sob o comando da senadora Kátia Abreu, do Tocantins. Na quinta-feira 3, dois dias antes do prazo final para quem quer disputar eleição em 2014, Kátia trocou de partido. Deixou o PSD e agora pertence ao PMDB, do vice-presidente da República, dos presidentes da Câmara e do Senado e do ministro da Agricultura.

Agronegócio aumenta produção de laranja com geração de desemprego



Por Leandro Carrasco
Da Página do MST



Estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que foram fechados em torno de 25 mil postos de trabalho na área da produção de laranjas em São Paulo, apesar do aumento da produção pelas grandes empresas.

Após duas semanas de ocupação, MST conquista área para assentamento no RS




Da Página do MST



Depois de quase duas semanas de ocupação, as famílias do MST conquistaram uma área pública de 350 hectares em Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, o governo do estado ficou de apresentar, em 10 dias, uma área para assentamento do restante dos agricultores.

Conforme João Paulo da Silva, a luta e a conquista da terra em Charqueadas começou ainda em abril, quando os camponeses ocuparam a Fazenda Palermo, em São Borja e realizaram uma marcha até a Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, região Norte.

Orçamento para assentamentos permanece parado no ministério





Por Roldão Arruda
Do O Estado de São Paulo



Em nenhum momento, desde que assumiu o poder, a presidente Dilma Rousseff falou em metas de novos assentamentos da reforma agrária. O objetivo maior, segundo o discurso do governo, é tornar mais produtivos os quase 9 mil assentamentos já existentes. Na prática, porém, nada disso ocorreu até agora.

Estados do agronegócio dão maioria de votos a Serra

Por Mauro Zanatta Do Valor Econômico Os eleitores de boa parte dos maiores "celeiros" do país votaram contra a candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno. Domicílio de um eleitorado mais conservador, os pujantes interiores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná e Santa Catarina foram mais sensíveis à mistura de política com temas religiosos, disseminada na internet e em rodas de conversa pelo país, optando pelo tucano José Serra.

Assembleia de jovens da CLOC busca articulação continental

Da Comunicação Congresso da CLOC De diversos países já começam a chegar delegados e delegadas jovens para a III Assembleia de Jovens que se realizará em 8 e 9 de outubro em Quito, no Equador, no marco do V Congresso da Coordenadoria Latino-americana de Organizações do Campo – CLOC. O trabalho de organização para a III Assembleia Latinoamericana da Juventude da CLOC-VC vem sendo realizado há mais de um ano em diferentes instância,s tanto nacionais, regionais, quanto continentais.

Juventude da CLOC repudia tentativa de golpe no Equador

Da Comunicação Congresso da CLOC Jovens integrantes de diversas organizações da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo (CLOC), manifestaram suas reflexões e demandas no programa de televisão “Defendendo a Pachamama”, produzido pela Federação Nacional de Organizações Camponesas, Indígenas e Negras, (FENOCIN), do Equador. No programa, foram entrevistados Omar Delgado, dirigente da Coordenadoria Nacional Camponesa (CNC), Delia Guaman, dirigente da FENOCIN, ambos do Equador e a dirigente da Associação de Trabalhadores do Campo (ATC), Zayra Ticay, da Nicarágua.

Dr. Rosinha: “Ruralistas defendem cartel da laranja”

Do boletim do deputado Dr. Rosinha A bancada ruralista no Congresso Nacional defende o cartel internacional das indústrias de suco de laranja e faz uso de um fato isolado para tentar ressuscitar um pedido de CPI contra o MST já rejeitado pela maioria do Legislativo.

Audiência pública discute possíveis irregularidades na Usina de Estreito

Neste mês, a Procuradoria da República no Município de Imperatriz está convocando toda a comunidade local – especialmente os impactados pela realização da Usina Hidrelétrica de Estreito – para a realização de audiência pública em que serão discutidas possíveis irregularidades no pagamento de indenizações e reassentamentos das comunidades atingidas pela construção da usina.

Audiência pública discute irregularidades na Usina de Estreito

Neste mês, a Procuradoria da República no Município de Imperatriz está convocando a população – especialmente os impactados pela realização da Usina Hidrelétrica de Estreito – para a realização de audiência pública em que serão discutidas possíveis irregularidades no pagamento de indenizações e reassentamentos das comunidades atingidas pela construção da usina.

As laranjas e o show

Por Gilmar Mauro Na região de Capivari, interior de São Paulo, quando alguém exagera, tem uma expressão que diz: "Pare de Show!"

24ª Romaria da Terra celebra diversidade de alimentos

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) convida os meios de comunicação para participar da Coletiva de Imprensa da 24ª Romaria da Terra do Paraná, que será realizada na próxima sexta-feira (9/10), a partir das 14h30. Como prática da entidade a coletiva ocorrerá simultaneamente nas cidades de Londrina e Curitiba.

“5 mil pés de laranja valem mais que milhares de vidas!”

Por Eduardo Camilo Em novembro de 2004, quando militava no coletivo de Direitos Humanos do MST-SP e advogava no Centro de Direitos Humanos Evandro Lins e Silva, de Presidente Prudente, fui até a cidade de Iaras numa ocupação semelhante à que ocorre agora na cidade de Borebi.

“5 mil pés de laranja valem mais que milhares de vidas!”

Por Eduardo Camilo Em novembro de 2004, quando militava no coletivo de Direitos Humanos do MST-SP e advogava no Centro de Direitos Humanos Evandro Lins e Silva, de Presidente Prudente, fui até a cidade de Iaras numa ocupação semelhante à que ocorre agora na cidade de Borebi.

MST desocupa fazenda da Cutrale no interior de SP

Após duas semanas de ocupação, as 250 famílias Sem Terra deixaram nesta manhã a área utilizada ilegalmente pela empresa do agronegócio Cutrale, entre os municípios de Iaras, Lençóis Paulista e Borebi, a cerca de 300 km da capital paulista. Os Sem Terra devem seguir agora para o acampamento Rosa Luxemburgo, próximo ao local da fazenda. Sob a alegação de que suas terras são produtivas, a empresa Sucocítrico Cutrale permanece afirmando ser a suposta dona das terras.

Marcha de Alagoas chega em Olho D’Água das Flores

[img_assist|nid=8285|title=|desc=|link=none|align=left|width=428|height=640]Desde o último dia 30/09 a Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular, mobilizada por 1500 trabalhadores e trabalhadoras do MST, já percorreu mais de 90km partindo de Delmiro Gouveia, passando por Olho D'Água do Casado, povoados de Piau e Caboclo, São José da Tapera e assentamentos no caminho até Olho D'Água das Flores.

Norma do Incra ataca direitos das comunidades quilombolas

O governo resolveu dificultar o processo de regularização das terras de comunidades quilombolas. O texto da nova Instrução Normativa n° 49 do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), já aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, torna…

Jornalista mostra-se mal informado em artigo da IstoÉ

O colunista Leonardo Attuch, da Revista IstoÉ, demonstrou ser um jornalista mal informado ou uma pessoa de má fé em seu artigo intitulado “Stedile, o Motosserra”, publicado nesta semana. A coluna mistura assuntos de naturezas diferentes, organizados para atacar a…

Sem Terrinha ocupam principais cidades brasileiras

Informativos – Últimas do MST Sem Terrinha ocupam principais cidades brasileiras 07/10/2004 Marcando a semana da criança, de 8 a 16 de outubro, estarão acontecendo Encontros Sem Terrinha em vários estado brasileiros. Ao todo, mais do seis mil crianças, filhos…

MST homenageia D. Paulo Evaristo Arns

Informativos – Últimas do MST MST homenageia D. Paulo Evaristo Arns 07/10/2004 Uma delegação do MST entregou hoje, 7 de outubro, o prêmio Luta pela Terra ao arcebispo emérito de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns. A homenagem é destinada…

Mandato de Sem Terra irá representar movimentos sociais na Bahia

Informativos – Últimas do MST Mandato de Sem Terra irá representar movimentos sociais na Bahia 07/10/2004 Valmir Assunção, da Coordenação do MST na Bahia irá assumir o cargo de deputado estadual no início do ano que vem. Ele entra no…