Dia 28 de junho de 2025

O Orgulho LGBTQIA+ Sem Terra

Na luta pela Reforma Agrária Popular a bandeira não é somente pelo direito à terra e soberania alimentar, a diversidade inclui diferentes formas de amar e de existir para se impor contra o sistema patriarcal opressor

O agro é tóxico

O agro é tóxico

Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira (27), alertou sobre os perigos do uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, que em 2010 se tornou o maior consumidor de venenos do mundo

MST lamenta a perda do grande parceiro violeiro Dércio Marques

 

Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (27), o MST perdeu o grande parceiro Dércio Marques.

Violeiro, cantor, intérprete e compositor, Dércio já participara de diversas atividades do Movimento, dentre elas, o Congresso Nacional do MST, em 2007, e o último Encontro de Violeiros, em 2009.

Dércio foi vítima de uma infecção generalizada após uma cirurgia. Seu corpo será cremado em Salvador, nesta quinta-feira (28), às 16h.

Assentamento do MST sedia maior regata popular do Ceará


Por Marcelo Matos e Pedro Neto
Da Página do MST

 
O Assentamento Maceió, no município cearense de Itapipoca, receberá competidores e visitantes para a realização de sua 2ª Regata de Paquetes, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

As regatas já são tradição entre as populações da zona costeira principalmente nos assentamentos, consolidando as práticas festivas.

Por Reforma Agrária, Sem Terra ocupam órgãos públicos em Alagoas


Da Página do MST

Em prosseguimento à rodada de mobilizações iniciada nesta terça-feira (26/06), o MST ocupou o Edifício Walmap, uma das sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no centro de Maceió. As famílias levaram até a Superintendente do órgão, Lenilda Lima, as preocupações em relação a despejos já agendados e a infraestruturas e serviços necessários para a execução da Reforma Agrária.

Sem Terra ocupam agências do Banco do Nordeste em Pernambuco

 

Da Página do MST

Trabalhadores rurais do MST ocuparam na manhã desta quinta-feira (28) as agências do Banco do Nordeste nos município de Bezerros e Pesqueira, em Pernambuco.

Os agricultores denunciam a situação de emergência vivida nos assentamentos e comunidades rurais em toda a região do semiárido do Nordeste, assolado por uma seca que tem sido considerada por muitos especialistas como a pior dos últimos 30 anos.

“Fechamento de escolas do campo é retrocesso”, afirma dirigente do MST

Criança na Escola Oziel Pereira e Roça Gouveia, no
assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, no Pará

 

Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

 

Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.

Ibama flagra desmatamento com agrotóxico no Amazonas

Da Folha de S. Paulo

 

O Ibama apreendeu na sexta-feira quatro toneladas de agrotóxicos que seriam utilizados para desmatar 3.000 hectares de floresta nativa da União em Novo Aripuanã, sul do Amazonas.

O único registro de uso de agrotóxico em desmatamentos no Estado ocorreu em 1999. Durante um sobrevoo, fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) encontraram uma área de 250 hectares, no município de Boca do Acre, já destruída por ação do veneno Tordon 2,4 D.

Falsificação de agrotóxicos tem forte aumento

 

Do Valor Econômico

A falsificação superou o contrabando e tornou-se a principal preocupação das empresas de defensivos que atuam no país no que se refere à proliferação de produtos ilegais no mercado.

Levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) mostra que as apreensões de agrotóxicos ilegais somarão praticamente 20 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, 52% mais que em igual intervalo de 2010.

Imprensa não sabe o que acontece na Amazônia, critica jornalista

 

Por Daniel Cassol
Do Sul21

 

Passado um mês da morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, assassinados no dia 24 de maio em Nova Ipixuna, sul do Pará, a sensação de insegurança na Amazônia aumenta de modo inversamente proporcional ao interesse da imprensa pelos conflitos fundiários na região.

O triste papel do Brasil na economia mundial

Por Guilherme Delgado
Doutor em Economia pela Unicamp e
consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz

 

Ao longo de uma década – e em grande e medida impelido pela crie cambial de 1999, o Brasil quadruplicou em dólares o valor de suas exportações – passou da média dos US$ 50 bilhões de dólares no período 1995-1999 para os US$ 201 bilhões do ano de 2010.

MST participa de debate sobre mortes no campo na Câmara

 

Da Comissão de Direitos Humanos

 

O recrudescimento da violência no campo e a impunidade dos crimes contra trabalhadores rurais serão debatidos numa audiência pública conjunta das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.

Democratizar o dinheiro, a terra, a palavra


Por Emir Sader
No Blog do Emir

O problema maior da transição da ditadura à democracia no Brasil é que a democracia se restringiu ao sistema político. Não foram democratizados pilares fundamentais do poder na sociedade: terra, bancos, meios de comunicação, entre outros.

CLOC realiza congresso em outubro no Equador


Da Comunicação CLOC

O Equador se prepara para receber mil delegadas e delegados das diversas organizações camponesas do nosso continente, em outubro, quando será realizado o V Congresso da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo, CLOC.

O V Congresso da CLOC acontecerá de 8 a 16 de outubro, em Quito, onde também será realizada a IV Assembleia de Mulheres do Campo e a III Assembleia dos Jovens.

Advogado defende nova concepção do Direito de Propriedade


Da Comunicação CPT-PE

O livro O Direito da Propriedade e a Zona da Mata Pernambucana, de Daniel Viegas, advogado da CPT Nordeste II, parte da idéia de que toda instituição jurídica surge para atender a uma necessidade econômica e social.

A partir daí, o livro vai discutir uma nova concepção do direito de propriedade, observando principalmente as necessidades econômicas e sociais da zona da mata de Pernambuco, realidade incompatível com uma interpretação arcaica que é dada a esse direito pelo Judiciário, o que acaba por acentuar os conflitos fundiários na região.

Processo de desertificação ameaça terras da América Latina

Juliano Domingues, Radioagência NP A desertificação – que é à degradação das terras, tornando-as improdutivas – ameaça 75% das terras áridas e semi-áridas da América Latina. A informação consta em um relatório realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU), e…

Policia Federal instaura inquérito contra Stora Enzo

O Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal, para abertura de inquérito, a denúncia de entidades do Rio Grande do Sul sobre a situação da empresa Stora Enzo, papeleira de capital internacional, que está adquirindo propriedades rurais gaúchas em faixas…

A colonização disfarçada de Reforma Agrária

Pedro Carrano, Brasil de Fato* Os três vivem em Rondônia e têm em comum o fato de serem migrantes, ou filhos de agricultores que deixaram a terra onde viviam. Procuraram o Estado em nome do discurso da colonização da Amazônia,…

No Ceará, assentamento avança com cooperativa

Mayrá Lima, de Brasília (DF) “A gente ocupou a Fazenda Camará. Em 1997, quando a terra veio, começamos a produzir castanha. A partir daí, na forma de organicidade, nós ficamos em grupos de famílias e nos últimos três anos a…

Sem terra mantêm ocupação em Charqueadas

Raquel Casiraghi Agência Chasque As cerca de 150 pessoas que ocuparam a área da mineradora Copelmi na última segunda-feira, em Charqueadas, permanecem acampadas no local. A Polícia Militar tenta uma audiência entre a Justiça, Incra, governo estadual e o proprietário…

Movimentos sociais fazem ato pela democratização da comunicação

Nesta quinta-feira, dia 28, o dono da RCTV, Marcel Granier, participará em São Paulo de “ato em defesa da liberdade de imprensa” que está organizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ)…