
Cúpula Popular do Brics debate a cooperação entre os Povos do Sul Global no RJ
Cerca de 150 pessoas de 21 países se reunirão entre os dias 1 a 4 de dezembro, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil na governança mundial

Cerca de 150 pessoas de 21 países se reunirão entre os dias 1 a 4 de dezembro, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil na governança mundial

Formação reuniu 50 educadores conectando teoria e prática nos territórios da Reforma Agrária Popular

II Marcha Nacional das Mulheres Negras teve a participação de milhares de ativistas de todo o país nesta terça-feira (25) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com o tema “Reparação e bem viver”

Evento reuniu 2 mil amigos e amigas do Movimento que prestigiaram à resistência da luta pela terra e da cultura popular

Campanha integra iniciativa da construção da Rede de Bibliotecas Populares no estado

Por Marcela BrandesDo Brasil de Fato Para marcar a passagem de mais um Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas, nesta segunda-feira (25), as Mulheres Sem Terra do Rio Grande do Sul e das Cozinhas Solidárias da Região Metropolitana…

Reconhecida como escola municipal desde 2017, ganhou sede de alvenaria e foi inaugurada em cerimônia simbólica para toda a educação do campo.

Aliança internacional disponibilizou duas contas bancárias para receber doações, que serão enviadas para o povo cubano

A atividade ocorreu no Germinal, onde estão cinzas de pensadores e ativistas como Chico de Oliveira e Lisete Arelaro

Debates promovem práticas agroecológicas, que integram a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, respeitando os ecossistemas e promovendo a biodiversidade

Especialistas discutem desafios globais e soluções inovadoras para fortalecer comunidades rurais

Centenas de itens da economia solidária também fizeram parte da feira do evento, realizado de 22 a 26 de novembro, em Curitiba

Após passagem de Leci Brandão e Bia Ferreira, Chico César subiu no palco da 20ª Jornada de Agroecologia

Mesa reuniu lideranças das redes populares, movimentos sociais e povos originários e reforçou o papel das mulheres na defesa dos direitos humanos e da agroecologia

Dirigente do MST esteve na 20ª Jornada de Agroecologia, em Curitiba debatendo as tarefas políticas da classe trabalhadora

Entre os dias 10 de dezembro e 6 de janeiro, a campanha Natal Sem Fome fomentará a ceia de milhares de famílias vulneráveis em todas as grandes regiões do Brasil

Ação faz parte da semana de mobilizações do Dia Internacional de Combate a Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro

Avião fumigador da granja vizinha vem constantemente pulverizando agrotóxico nas casas, plantios agroecológicos e vegetação nativa do assentamento no RS

Mais de 400 pessoas participaram do mutirão para a criação da horta agroecológica para a comunidade Maila Sabrina

Maria Rojava, Mary Gambiarra e Raykka Rica falam sobre a cultura Drag, durante o XVIII Curso LGBT Sem Terra

Foram realizadas feiras, lançamentos de livros, apresentações musicais, debates e saraus nas lojas em todo Brasil

Com espirito de luta e resistência, MST fecha BRs no estado em solidariedade às famílias

Em nota, atentamos que medidas e declarações como essas colocam combustível nos conflitos já em curso no campo

Reintegrações correspondem aos acampamentos Abril Vermelho, Iranir de Souza e Irmã Dorothy

Ação aconteceu na rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital do país pelo Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Acampamento Maria Rosa do Contestado, em Castro (PR), transformou uma área pública ocupada ilegalmente por empresas do agronegócio em lugar de moradia e produção sem veneno

A oficina teve como objetivo capacitar comunicadores/as populares nas diversas linguagens radiofônicas.

Neste domingo (26), celebração ecumênica reuniu líderes religiosos no Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária, realizado paralelo à inauguração do Armazém do Campo na capital mineira.

"O papel do individuo na história Fidel o preencheu com a de um Comandante Revolucionário: sábio, incansável, forte e humano."

João Pedro Stédile: Perdemos a Fidel. Ganhamos uma historia de exemplos e de sabedoria.

A Rádio Rebelde foi fundada em 1958 e transmitia direto da Sierra Maestra no período pré-revolucionário

Fidel Castro faleceu na noite desta sexta-feira, aos 90 anos, em Havana

Entre os anos 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente nesta última década.

O evento aconteceu na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Assentamento Santa Rosa, e reuniu cerca de 150 mulheres de 17 assentamentos do município.

50 professores que lecionam na EJA debateram em curso os desafios da educação no campo.

Quatro militantes do MST foram detidas após uma intervenção na Câmara dos Deputados, em Brasília, em solidariedade às vítimas de Mariana.
Por Valmir Assunção*, em discurso, via e-mail
Um Governo, eleito pelas forças populares, por quem acredita em mudanças, não pode sucumbir antes mesmo de começar.
Aqui faço coro às diversas manifestações de movimentos sociais, intelectuais, militantes partidários que repudiam veementemente a presença da presidenta da CNA, Kátia Abreu e Joaquim Levy, no quadro executivo.
Tivemos uma campanha vitoriosa, mas bastante difícil.
Da Página do MST
Foram inúmeras as manifestações de apoio que as famílias Sem Terra do Acampamento Dom Tomás Balduino – que ocupam a Agropecuária Santa Mônica, do senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), entre os municípios de Alexânia, Corumbá e Abadiânia (GO) – receberam diante da liminar que autorizava a reintegração de posse da área, suspensa na última sexta-feira (21).


Por Maria Aparecida Terra
Da Página do MST
Há cerca de um mês, todas as 63 famílias do Assentamento Dom Tomás Balduino, do MST, localizado no município de Franco da Rocha, próximo à cidade de São Paulo, estavam atemorizadas com o fogo que avançava sobre as casas, animais e plantações.
Do EcoDebate
Seis milhões de litros. É o volume usado em 2010 do inseticida metamidofós em lavouras mato-grossenses. Ele está no topo de duas listas: o segundo mais utilizado no estado e na classe mais perigosa à saúde. Uma gota pode matar um homem adulto. O contato com o agrotóxico pode causar paralisias, convulsões, perda de memória e levar até ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer.
Por Marcelo Pellegrini
Da CartaCapital
A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), tida como nome certo para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no segundo mandato de Dilma Rousseff, divide opiniões de forma radical. Caso seja confirmada, a nomeação agrada ao agronegócio na mesma proporção em que indigna os movimentos sociais. Para vários grupos, a presença de Kátia Abreu no ministério é uma “traição” aos apoiadores de esquerda que trabalharam pela eleição de Dilma.


Da Página do MST
Em Marabá, no sudeste paraense, cerca de 200 camponesas participam do Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, relembrado sempre no dia 25 de novembro.
Por Caio Cigana
Do Zero Hora
O excesso e o descontrole no uso de agrotóxicos geram consequências que ultrapassam os limites do campo e ameaçam a qualidade da água, inclusive a distribuída à população urbana. Com um estudo que mapeou o uso de defensivos por bacia hidrográfica do Rio Grande do Sul, o Estado terá a partir do próximo ano uma portaria própria que ampliará a lista de princípios ativos de defensivos analisados pelas companhias de abastecimento.


Da Página do MST
Cerca de 150 famílias assentadas e acampadas da Reforma Agrária realizaram o 1 Festival da Graviola e comemoraram os 20 anos do assentamento Frei Gondim, no município de Gameleira (PE).
O festival, que aconteceu no último dia 21 de novembro, também mostrou a produção dos agricultores do assentamento 21 de Novembro, que vem disputando cada vez mais espaço com o latifúndio da cana.


Por Wesley Lima
Da Página do MST
Os Sem Terra do estado da Bahia realizaram mais uma série de Encontros de Brigadas, neste último fim de semana (16 e 17/11), para realizar um processo de formação com as famílias assentadas e acampadas.

Por Jade Percassi
Da Página do MST
Na manhã deste último domingo (25), realizou-se a 6° Cavalgada da Reforma Agrária no município de Itapeva, no interior de São Paulo. Desde cedo, cavaleiros e amazonas organizados em comitivas foram se reunindo às colunas nas Agrovilas, de onde seguiram para o bairro Engenheiro Maia e à Sede Regional do Movimento e da COAPRI.
Da Página do MST
Do Portal Vermelho
O ex-deputado federal Sérgio Miranda morreu, nesta madrugada de segunda-feira (26), em Brasília, vítima de câncer. O velório ocorrerá em Brasília e o enterro, que também será em Brasília, acontecerá na manhã desta terça-feira (27).
Ele vinha lutando contra um câncer de pâncreas. O político concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2008 e, atualmente, trabalhava na Fundação Alberto Pasqualini.


Da AS-PTA
Por José Ribamar Bessa Freire
Do Portal Patria latina
Nelson Rodrigues só se deslumbrou com "a psicóloga da PUC" porque não conheceu "a antropóloga da Folha". Mas ela existe. É a Kátia Abreu. É ela quem diz aos leitores da Folha de São Paulo, com muita autoridade, quem é índio no Brasil. É ela quem religiosamente, todos os sábados, em sua coluna, nos explica como vivem os "nossos aborígenes". É ela quem nos ensina sobre a organização social, a distribuição espacial e o modo de viver deles.
Da Página do MST
Na última sexta-feira (23), agricultores registraram boletim de ocorrência contra o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) por se sentirem ameaçados diante da invasão de suas terras.
Mesmo sem nenhum mandado judicial e a permissão dos camponeses, por volta do fim da tarde da quinta-feira (22), funcionários do DNOCS foram encontrados nas terras da agrovila de Palmares, na região da Chapada do Apodi.
Do UOL Ciência e Saúde
Aproximadamente 30% dos domicílios brasileiros não têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. É o que mostra levantamento suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Da Agência Câmara
Foi lançado na quarta-feira (24), dentro da série Perfis Parlamentares, o livro sobre a trajetória e as atividades políticas do deputado Adão Pretto, que morreu em 5 de fevereiro do ano passado.
Com texto e organização de Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, a publicação apresenta dados e depoimentos relacionados à vida pública do parlamentar, contextualizados pelos fatos históricos e processos políticos nos quais ele esteve envolvido.
Da Radioagência NP
A empresa Sadia S.A continua obrigada a conceder 49 minutos em pausas para a recuperação da fadiga dos funcionários da linha de produção. A determinação é do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina. A Sadia S.A também está proibida de demitir funcionários que estão afastados do trabalho para fazer tratamento de saúde.
Do Contas Abertas
Combatente declarado do trabalho escravo, o deputado federal reeleito Paulo Piau (PMDB/MG) recebeu ajuda financeira de R$ 1 mil de um fazendeiro acusado pelo Ministério do Trabalho de ser responsável pelo uso de mão-de-obra escrava em Ananás (TO).
Outro peemedebista, o empresário e eleito deputado federal pelo estado de Sergipe, Fábio Reis, também foi agraciado com uma doação de R$ 50 mil, neste caso de um fazendeiro incluído na “lista suja da escravidão” em dezembro de 2008 por manter 48 pessoas sob condições consideradas subumanas.
Do EcoDebate
Após 12 anos de sua morte, o pensador brasileiro precursor dos métodos de educação popular, Paulo Freire, será finalmente julgado e anistiado nesta quinta-feira (26/11). Na passagem do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, composta por dezoito conselheiros da sociedade civil, salda uma dívida histórica do Estado brasileiro com todos aqueles que, através dos ensinamentos de Freire, tiveram a oportunidade de transformarem sua própria realidade.
Reunidos em ato público e político, em defesa da Reforma Agrária, no dia 21 de novembro de 2009, representantes dos movimentos sociais, do movimento sindical, religiosos e religiosas, autoridades estaduais e nacionais viemos nos manifestar:
1 – Denunciar que após cinco anos de massacre os assassinos continuam livres e impunes e sem previsão de julgamento.
[img_assist|nid=8677|title=|desc=Representantes de diversos movimentos, estudantes e professores prestaram homenagem às vítimas de Felisburgo|link=none|align=left|width=640|height=433]No último sábado, foram assentados definitivamente as 40 famílias que resistiram na terra após o Massacre de Felisburgo.
A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na sessão de terça-feira (24/11), o requerimento apresentado pelo deputado estadual Chico Uejo (PSB) de repúdio ao envolvimento da presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), no suposto esquema classificado pelo Ministério Público Federal de Tocantins como sendo de “grilagem pública”.
Segundo os relatos de trabalhadores rurais cerca de 200 policiais civis e militares, vários deles embriagados, realizaram operações nessas ultimas semanas nos acampamentos da Fazenda Rio Vermelho, Castanhais e Espírito Santo, todas na região de Xinguara.
Espancaram, torturaram - até mesmo mulheres grávidas, humilharam, ameaçaram de prisão e de morte, apontaram armas para os trabalhadores, apreenderam pertences das famílias e destruíram suas roças.
O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) realiza nesta quinta-feira (26/11), às 10h30, uma audiência na Assembleia Legislativa para apresentar o relatório sobre a criminalização dos movimentos sociais. O Secretário Especial dos Direitos Humanos do governo federal, Paulo Vanucci, estará presente na reunião.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, na última quinta-feira (19/11), ocupação no município de Taquarana, cerca de 113 km distante da capital Maceió. A fazenda Olho D’Água do Caboclo pertence às terras do antigo banco Produban, falido pela inadimplência dos grandes usineiros do estado, que não saldaram suas dívidas.
Mais de 50 movimentos sociais, centrais sindicais, organizações de estudantes e entidades da sociedade civil assinam documento com propostas para o governo federal diante da crise econômica mundial, que será apresentado em reunião com ministros de Estado, na tarde desta…
Do PTSul A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa intermediará uma audiência entre o Ministério Público Estadual, lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o governo do estado para resolver os problemas das…
Cerca de 1500 de trabalhadores rurais Sem Terra do MST chegam nesta quarta-feira (26/11), a capital Maceió, para realizar mobilizações contra a violência e a impunidade que tem sustentado os crimes cometidos contra os trabalhadores rurais. Dia 29 de novembro,…
Cerca de 100 famílias do MST que vivem no assentamento Dorcelina Folador, no município de Arapongas, região Norte do Paraná, realizam neste sábado (29/11), a Festa da Reforma Agrária. A comemoração que contará com a presença de aproximadamente 800 pessoas,…
Os trabalhadores Sem Terra acampados nas terras da antiga usina Ariadinópolis, no município de Campo do Meio, em Minas Gerais, vivem há 11 anos uma grande injustiça. Desde 1997, o MST organiza as famílias da região para reevindicar a Reforma…
Homero Martins e Helton Ribeiro No dia 20 de novembro de 1695, morria, assassinado, Zumbi dos Palmares. Era o fim de uma luta de mais de cem anos no interior da capitania de Pernambuco. Mas não foi o fim da…
Agricultores de Cabrobó, sertão de Pernambuco começam a deixar as propriedades para dar lugar às obras de transposição do rio São Francisco. Há três meses, a agricultora Joana dos Santos acompanha o vai-e-vem das máquinas do Exército que trabalham na…
A Ditadura Militar de 1964 nos tirou coisas que ainda hoje têm conseqüências fortes no imaginário brasileiro. Uma delas é a confiança nos militares das Forças Armadas do País. Grande parte das monografias apresentadas pelos representantes das três forças apresentam indícios de uma possível investida internacional sobre a Amazônia. No entanto, essas afirmações não são levadas em conta pelos governantes.
O presidente boliviano, Evo Morales, pediu neste domingo, dia 25, uma investigação independente para averiguar a onda de violência deste final de semana, que resultou na morte de pelo menos três pessoas durante manifestações contrárias à nova Constituição, cujo “texto…