Por Lorenzo SantiagoDo Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) terá um projeto conjunto com o governo da Venezuela para a produção de alimentos em um terreno de mais de 10 mil hectares no estado…
Atividade online, realizada nesta segunda (11), avança no enfrentamento às violências contra as mulheres nos territórios e na luta pela Reforma Agrária Popular
Confira entrevista com Carla Escarrà, cooperativista e antropóloga que analisa como os ambientes rurais são um laboratório para testar e colocar em prática um modelo neoloberal
Autorizações emitidas a rodo, reserva legal "móvel" e ausência de monitoramento legalizaram o que é irregular e compõem cenário de descontrole da derrubada
Nestas eleições, as cooperativas do MST ganharam mais evidência entre o público em geral após o Presidente Lula destacar a relevância da produção das famílias assentadas
Ação faz parte de uma campanha de doação de sangue que mobiliza assentamentos, acampamentos e trabalhadores urbanos do estado, e se soma a outras ações de solidariedade
Exposição de Cartazes “Esperançar, 100 anos de Paulo Freire” reúne 52 trabalhos, com a participação de artistas de 13 estados brasileiros e de cinco países do mundo
No programa de Análise de Conjuntura desta semana, Joaquin Piñero, da Coordenação Nacional do MST, fala sobre o aumento dos ataques do governo Bolsonaro ao MST, os casos de censura, Vaza Jato e e as Milícias no Rio de Janeiro
O acampamento montado no Incra faz parte da Jornada Nacional de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas
Em 2008 foram feitas 243 desapropriações no Brasil. Em 2012, apenas 28. O último decreto de desapropriação que se tem registro no Paraná é de 2008. Apesar de as desapropriações estarem zeradas desde então, os trabalhadores rurais continuam sendo assentados.
Entre 2010 e 2012, o Paraná assentou 861 famílias em 13.249 hectares de terras compradas pelo Incra. No Brasil, apesar de as desapropriações terem se mantido em ritmo reduzido, foram assentadas 210,2 mil famílias de 2008 para cá.
Centenas de assentados e assentadas da Reforma Agrária participaram do ato oficial de abertura da 1 Feira da Reforma Agrária no município de Euclides da Cunha, na região do Pontal do Paranapanema (SP).
Neste final de semana, entre os dias 14 a 17 de setembro, acontece a primeira etapa da Escola de Formação da Juventude da Região Centro, no estado do Paraná. Será um momento importante de debate e socialização sobre o papel da juventude, ao contar com a participação de jovens de várias escolas do campo, de assentamentos e acampamentos da região.
Enquanto a taxa mundial de consumo de agrotóxicos nos últimos 10 anos cresceu 93%, no Brasil esse índice quase triplicou chegando a 190% de aumento. A razão disso, conforme especialistas, é o crescimento da produção agrícola brasileira e a importância no cenário internacional da produção que incentiva a monocultura para a exportação.
O aumento de consumo de agrotóxico é tema de debate que termina hoje, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/RS) na Assembleia.
No próximo dia 17, o movimento ‘Ocupa Monsanto’ realizará em várias partes do mundo um grande protesto contra a maior produtora de transgênicos, a empresa estadunidense Monsanto, e o uso de produtos e organismos geneticamente modificados (OGM). A intenção é fazer com que a transnacional dos transgênicos recolha seus produtos das prateleiras e os levem de volta para os laboratórios, de modo que eles não cheguem até as pessoas para contaminá-las e prejudicá-las.
A placa improvisada na beira do asfalto que liga Monte Santo a Euclides da Cunha indica Mandassaia a mais ou menos dez quilômetros. Um estrada de terra corta o sertão até chegar ao povoado. O povo está aguardando próximo a uma casa o inicio do enterro. Dentro, num caixão, está Leonardo de Jesus Leite.
Da Página do MST
A Polícia Militar ameaça fazer a reintegração de posse de mais de 400 famílias do MST que ocupam a fazenda Bom Jardim, no distrito do Córrego do Ouro, no município de Macaé.
O latifúndio, que foi ocupado no dia 7 de setembro, tem 1600 hectares e foi considerado improdutivo em vistoria do Incra, em 2006.
No dia 1º de setembro, a fazenda foi decretada de interesse social para fins de Reforma Agrária. Mesmo assim, o proprietário pediu a reintegração de posse.
Por Público
As autoridades brasileiras anunciaram a libertação de 150 indivíduos que estavam a ser mantidos como escravos em explorações agrícolas nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Os trabalhadores não estavam registados, não tinham acesso a água potável ou instalações sanitárias e não dispunham de equipamento de segurança. Eram obrigados a cumprir longos horários sem direito a pausas e estavam expostos a níveis perigosos de pesticidas. Muitos eram menores de idade.
Da Agência Brigadista de Notícias
Cerca de 100 famílias do MST ocuparam uma fazenda improdutiva no município de Funilândia, divisa com Sete Lagoas, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (13/9).
Com essa ocupação, o MST chega a 10 áreas ocupadas em Minas Gerais neste ano.
A fazenda de nome Granja Manoa é de propriedade de Oto Guimarães Mourão. A área está abandonada há vários anos.
De O Estado de S. Paulo
O Brasil tem quase 15% das terras no mundo ainda não exploradas para a agricultura e deve ser um dos alvos de investidores internacionais nos próximos anos. A avaliação é do Banco Mundial, que constata que, de olho em uma população cada vez maior e com uma renda cada vez melhor, investidores estrangeiros e governos saem em busca de terras pelo mundo.
Do Valor Econômico
A principal bandeira do movimento sindical brasileiro é a redução da carga semanal de trabalho, das 44 horas previstas pela Constituição para 40 horas.
A luta por redução da jornada, encampada pelas centrais sindicais, não é nova. Desde 1935 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende carga de 40 horas semanais.
Depois de oito meses de discussões, o governo brasileiro conseguiu a primeira vitória para aprovação no Congresso do acordo que torna automática a validação de diplomas de brasileiros formados na faculdade de Medicina de Cuba, Escola Latino-Americana de Ciências Médicas.…
Juliano Domingues, Radioagência NP Para elevar o nível de formação de seus militantes o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou no mês de agosto, a Campanha Nacional de solidariedade às bibliotecas do Movimento. Só no primeiro mês, o…
Na manhã de ontem, dia 12, a marcha pela Reforma Agrária que reúne famílias do MST da região metropolitana, chegou a Porto Alegre. A caminhada percorreu as principais ruas do centro. Os Sem Terras receberam a solidariedade de trabalhadores urbanos…
Nesta quarta feira, dia 12, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para debater a questão do aquecimento global, os agrocombustíveis e o direito humano à alimentação. A discussão contou com a presença…
O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, (13), o decreto de desapropriação da Fazenda Santo Antônio, do município de Itacurubi (RS). A área tem mais de 3,7 mil hectares e será transformada em um assentamento para 190 famílias Sem…
O Setor de Comunicação e Cultura do MST-BA realiza, no dia 16 de setembro, na sala Alexandre Robatto e na Galeria Pierre Verger, da Biblioteca Pública dos Barris, o lançamento do vídeo e exposição fotográfica sobre a ocupação das terras…
Diante da mudança da presidência do INCRA vimos a público manifestar que: 1. A mudança da presidência do INCRA faz parte da natureza do governo e é de sua responsabilidade escolher os servidores em cada função, já que são cargos…
Por Dioclécio Luz* Em 11 de setembro a imprensa abriu espaço para o que aconteceu há um ano, quando um atentado terrorista derrubou as duas torres do World Trade Center (WTC) em Nova York, nos Estados Unidos. Como é do…