Dia 25 de setembro de 2024

Africa and the world commemorates Cabral, 100 years on

The struggles waged by Cabral and the PAIGC continue to be incredibly relevant today. The ongoing and increasing brutality of Western imperialism in the 21st century necessitates a return to the ideas of Cabral to chart a way forward

Movimentos sociais exigem vistoria de fazenda da candidata Ana Amélia

 

Da Página do MST


Nesta quinta-feira (25), a partir das 13h30, uma comissão do movimentos sociais, composto pela Via Campesina e Central Única dos Trabalhadores (CUT), se reúne com o Superintendente Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Alegre, Roberto Ramos, para exigir a vistoria da fazenda da candidata ao governo do estado, Ana Amélia Lemos (PP).

Participação social na agricultura camponesa e na agroecologia

 

Por Najar Tubino
Da Carta Maior


Esta é uma visão do tema, a partir da Rio 20, da Caravana Agroecológica do Apodi, realizada pela Articulação Nacional de Agroecologia em conjunto com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), em outubro de 2013 e do III Encontro Nacional de Agroecologia, que ocorreu em maio deste ano, em Juazeiro (BA). Além de mais alguns anos de estradas, caminhos, rios e trilhas percorridas pelo país nos últimos 38 anos.

No México, desapropriação de comunidades para o agronegócio


Por Víctor M. Quintana S.*


No México, o que está em jogo nestes dias e nestes meses com relação ao cam­po não é somente um projeto de mais seis anos de reformas no meio rural, é a imposição de um modo civilizatório que contribui para o aquecimento global, prejudica a sociedade e tenta impedir o surgimento de uma alternativa humanis­ta dessa mesma sociedade.


1. Esgota-se fase do neoliberalismo

Milhares de Sem Terra trancam as principais rodovias na Paraíba



Da Página do MST


Ao logo de toda quarta-feira (24), mais de 1.200 acampados fecharam as principais rodovias que cortam o estado da Paraíba.


Os Sem Terra denunciam a demora na desapropriação de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assentar as mais de 3.200 famílias acampadas em todo o estado. 


O objetivo do fechamento das BR’s é conseguir que o órgão federal acelere a obtenção de terras e execute as vistorias em áreas improdutivas. 

Violência contra Sem Terra em Pernambuco é denunciada à ONU


Da Terra de Direitos

Mais de cem famílias do Acampamento Gregório Bezerra, de Agrestina/PE, sofrem constantes agressões físicas e psicológicas desde a ocupação da fazenda Serro Azul, em abril de 2011. Diversas denúncias sobre situação do Acampamento foram encaminhadas ao poder público brasileiro, sem que houvesse qualquer medida protetiva aos trabalhadores ou de punição aos criminosos.

Agrotóxicos matam população de abelhas e comprometem biodiversidade


Por Martha San Juan França
Da Unesp Ciência


Cercado por laranjais e canaviais, o apicultor Sérgio Trevisan enfrenta há pelo menos cinco anos uma luta inglória. Em 2007, foi o primeiro round. “Era abelha morta por todo lado”, conta à reportagem de Unesp Ciência. A causa, ele e os outros apicultores da pequena Tabatinga, cidade da região de Araraquara, no interior paulista, conhecem muito bem: a pulverização aérea das lavouras com defensivos agrícolas conhecidos como neonicotinoides.

A desnacionalização das terras brasileiras cem anos depois


Por Mauro Santayana*
Do Jornal do Brasil


Há cem anos, sobre um vasto território entre o Paraná e Santa Catarina, uma empresa Estadunidense, a Southern Brazil Lumber & Colonization, reinava absoluta. Com a maioria de empregados norte-americanos, contratados por Percival Farquhar, que pretendia transformar o Brasil em vasta empresa de sua propriedade, a Lumber abatia todas as árvores de valor comercial, da imbuia à araucária.

Incêndio provocado pela Vale ameaça acampamento de Sem Terra no Maranhão

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Por: Reynaldo Costa Da Página do MST Cerca de 150 famílias do Acampamento João do Vale, situado na Fazenda Conquista, no município de Açailândia (MA), denunciam que seus barracos estão ameaçados por incêndio provocado por faíscas expelidas durante a manutenção dos trilhos da Ferrovia Carajás, administrada pela mineradora Vale.

MST promove campanha de arrecadação de brinquedos para Sem Terrinha no PR

Venha fazer parte dessa Campanha e contribua com a educação dos Sem Terrinha! A Campanha de Arrecadação de Brinquedos para os Sem Terrinha foi criada no início de 2009, pelo MST, com objetivo de arrecadar brinquedos, novos e usados, além de livros, CDs e DVDs com histórias/estórias e filmes infantis, para as crianças que vivem em vários acampamentos e assentamentos no Paraná.

Romaria da terra celebra diversidade de alimentos

Da Comissão Pastoral da Terra (CPT) “Pão nosso de cada dia”. Foi com esta frase que o Padre José Natalício da Silva, ou Padre Natalício, como prefere ser chamado, enfatizou a importância da 24ª Romaria da Terra do Paraná que ocorre no próximo dia 11, em Marilândia do Sul, município sede da paróquia onde atua. Além de valorizar os trabalhadores e trabalhadoras do campo, para Padre Natalício, a romaria significa a união e o fortalecimento da palavra de Deus.

Assinaturas do Manifesto

Apoios internacionais A SUD (Itália) Adriana Pacheco (Venezuela) – ViveTV Aldo Anrao Franco (Peru) – CONACAMI Aldo Zanchetta (Itália) – Fondazione Neno Zanchetta Alessandra Anzuini – Associazione Salvador Allende (Roma) Álvaro Salgado (México) – Centro Nacional de Ayuda a las Misiones Indígenas (CENAMI) Ana de Ita (México) – Centro de Estudios para el Cambio en el Campo Mexicano (CECCAM) Ana Esther Ceceña (México) – UNAM Antonio Elias (Uruguai) – Sociedad Latinoamericana de Economia Política Antonio Vermigli (Itália) – Casa della Solidarietà-Rete Radié Resch di Quarrata

Assinaturas do Manifesto

Apoios internacionais A SUD (Itália) Adriana Pacheco (Venezuela) – ViveTV Aldo Anrao Franco (Peru) – CONACAMI Aldo Zanchetta (Itália) – Fondazione Neno Zanchetta Alessandra Anzuini – Associazione Salvador Allende (Roma) Álvaro Salgado (México) – Centro Nacional de Ayuda a las Misiones Indígenas (CENAMI) Ana de Ita (México) – Centro de Estudios para el Cambio en el Campo Mexicano (CECCAM) Ana Esther Ceceña (México) – UNAM Antonio Elias (Uruguai) – Sociedad Latinoamericana de Economia Política Antonio Vermigli (Itália) – Casa della Solidarietà-Rete Radié Resch di Quarrata

Programa aborda relação dos seres humanos com natureza

Nesta sexta-feira (25/9), às 22h, a TV Educativa do Paraná exibe mais uma edição do Programa Projeto Popular. Produzido, elaborado, e conduzido pelos movimentos sociais brasileiros, o programa se dispõe a debater os grandes temas da sociedade mundial, latino-americana e brasileira de forma interdisciplinar a partir do movimento social brasileiro com vistas à elaboração de um projeto popular de nação é o objetivo desse programa.

MST participa de Feira de Reforma Agrária no Piauí

Tiveram início nesta quarta-feira (23/9) as atividades da VI Edição da Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas (VI Ferapi). Com o tema “Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida”, os agricultores familiares, quilombolas, estão tendo, mais uma vez, oportunidade de mostrar seus trabalhos tanto na área agrícola, quanto artesanal, de forma a destacar que é possível produzir sem agredir o meio ambiente. Fortalecimento da ideia de reforma agrária

Pesquisadores estimam que já ultrapassamos os limites da Terra

Do portal EcoDebate Identificar e quantificar os limites da Terra que não podem ser transgredidos ajudaria a evitar que as atividades humanas continuem causando mudanças ambientais inaceitáveis. A afirmação, de um grupo internacional de cientistas, está em artigo destacado na edição desta quinta-feira (24/9) da revista Nature.

Entidades fazem ato solidário à Bolívia em Brasília

Organizações de classe, movimentos sociais e partidos de esquerda promovem ato em defesa dos povos da Bolívia nesta sexta-feira (26/09), em frente à Embaixada dos Estados Unidos, a partir das 10h. Antes, às 9h, uma comissão se reunirá com o…

Incra determina saída da Monsanto de assentamento no Mato Grosso

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) determinou a saída da empresa Monsanto de uma área de 26 hectares (equivalente a 26 campos de futebol), que está situada dentro de um assentamento de Reforma Agrária em Campo Verde…

Advogado-geral da União dará apoio aos Sem Terra de Felisburgo

Na segunda-feira (22/09), integrantes do MST reuniram-se em Brasília com o advogado-geral da União, José Antonio Dias Tófoli, para pedir apoio no processo de desapropriação da fazenda Nova Alegria, no município mineiro de Felisburgo. O local se tornou mundialmente conhecido…

MST faz mobilização em 15 estados por Reforma Agrária

A jornada nacional de lutas do MST seguiu nesta terça-feira com protestos e ocupações de prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pelo assentamento das 150 mil famílias acampadas em todo o país e pela adoção de…

MST entrega pauta nacional de reivindicações a ministro

Na tarde desta terça-feira, dia 25, trabalhadores Sem Terra reúnem-se com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, para entregar a pauta de reivindicações relativas…

Desapropriação de terra vai assentar 1.200 no Mato Grosso

Após nove anos de luta pela fazenda Bordolândia, localizada entre os municípios mato-grossenses de Bom Jesus do Araguaia (983 quilômetros a noroeste de Cuiabá) e Serra Nova Dourada, centenas de acampados que moram no entorno da propriedade serão assentados no…

Marcha do MST denuncia lentidão da Reforma Agrária no PR

Cerca de 1.000 Trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de várias regiões do Paraná, realizam marcha na capital do estado, em protesto contra a lentidão da Reforma Agrária. A marcha que acontece hoje, 25, em Curitiba, começou…

Políticos declaram apoio a entrada da Venezuela no Mercosul

Durante a reunião bilateral entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, realizada em Manaus no último dia 20, parlamentares e ministros entregaram ao presidente brasileiro, um manifesto em apoio à entrada da…

Fiscalização do trabalho escravo é suspensa

A Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego suspendeu por tempo indeterminado as ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, criado em 1995 para combater o trabalho escravo no país. A decisão foi comunicada ao ministro…

O combate ao trabalho escravo

Por Frei Xavier Plassat Chegou a um ponto crítico a queda de braços travada por expoentes da bancada ruralista visando acabar de vez com o poder de fogo da fiscalização do trabalho escravo nas terras do agronegócio. O campo escolhido…

BNDES abre negociação após manifestações do MST

Depois de montar acampamento em frente ao prédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o MST fez audiência e pediu ao presidente do órgão federal, Luciano Coutinho, a criação de um programa de apoio e financiamento à…

Orçamento prevê queda nos recursos para Reforma Agrária

A proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê a diminuição no valor disponível para a indenização dos proprietários de áreas desapropriadas, por meio dos TDAs (Títulos da Dívida Agrária), no orçamento para o próximo ano. O investimento previsto é de…

Sem Terra cobram investigação de urnas falsificadas no TRE

Na sexta-feira (22/9), uma comissão de famílias Sem Terra se reuniu com o desembargador do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) José Antonio Vidal Coelho para cobrar da Justiça Eleitoral a investigação das urnas eleitorais apreendidas pela Polícia Federal, na fazenda do…

Acampamento da Via Campesina na fazenda de Lupion completa uma semana

Desde a manhã de segunda-feira (18/09), cerca de 300 lavradores da Via Campesina estão acampados em frente à Fazenda Santa Rita, em Santo Antônio da Patina, que pertence ao deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR), candidato à reeleição pela coligação Voto…

Empresa suspende construção de fábrica de celulose no Uruguai

Fonte Ansa A empresa finlandesa Botnia suspendeu a construção de sua fábrica de celulose em Fray Bentos, 309 quilômetros a noroeste de Montevidéu, devido a um conflito com os trabalhadores. Por sua vez, a companhia espanhola Ence, que também pretende…