
Marcha da 22ª Jornada de Agroecologia reivindica ampliação do apoio à agroecologia no PR
Jornada também recebeu homenagem durante uma sessão especial na Alep
Jornada também recebeu homenagem durante uma sessão especial na Alep
No marco dos 18 anos de promulgação da lei, psicóloga e integrante do setor de gênero do MST fala sobre a experiência da Rede de Combate à Violência Doméstica do Movimento em SP
Carta assinada por movimentos populares do campo e da cidade, reafirma posição das organizações com o processo eleitoral venezuelano
"Cantar nossa história, Semear o futuro" foi o lema desta edição do programa, que contou com a participação de Zé Pinto e Banda de Lata
Representante da Via Campesina, Charles Trocate aponta falhas da Lei Kandir
Centenas de títulos estarão disponíveis com descontos a partir de 30%
Atividade acontece descentralizada em todas as regionais do estado, abrangendo diversos temas da conjuntura agrária, ambiental e do trabalho de base
A partir das 10h, o Salão dos Estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo será palco do Ato em Defesa das Terras Públicas e pela Democracia
Conquista para a Educação do Campo ganha simbolismo ainda maior por ocorrer no ano de comemoração dos 25 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Confira entrevista da psicóloga e assentada de São Paulo, que integra a Rede Combate à Violência Doméstica do MST, sobre a importância da Lei Maria da Penha no combate às violências
A segunda etapa da Brigada Nacional Oziel Alves Nordeste II chegou ao fim ontem (05) no estado da Bahia, no centro de formação Pátria Livre
"Queremos estar con ustedes, en ese momento dificil, y manfiestsar nuestra solidariedad"
For the MST, the visit of the President of the United States House "violates United Nations resolutions"
Famílias acampadas e assentadas em Ponta Grossa e Castro vão doar cerca de 10 toneladas de alimentos neste sábado (08)
Ações de solidariedade e protesto são organizadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo
Denúncias aumentaram quase 40% em abril; no mundo, 1 a cada 5 mulheres foi vítima em 2019
Dom Pedro Casaldáliga está internado desde o último dia 4 no hospital da Congregação dos Claretianos, devido a problemas respiratórios
De agosto de 2017 a julho de 2018, a área de desmatamento mapeado no Cerrado equivale a quatro vezes a cidade de São Paulo.
Artigo traz reflexão sobre a luta das mulheres contra a violência e ausência de atuação política
Na Semana Nacional da Saúde organizamos algumas dicas de autocuidado para você
Relembre as notícias já publicadas envolvendo o ex-juiz Sergio Moro, membros da força-tarefa e do STF
Ação acontece no Rio Grande do Norte sem aviso prévio
A caminhada, que começa no próximo dia 10 vai reunir milhares de Sem Terra de todas as regiões do país
“Vamos reforçar que precisamos construir um programa unitário de lutas para a juventude camponesa”
O “Massacre de Curuguaty” é considerado como um impulsor para o golpe contra o ex-presidente Fernando Lugo, em 2012
Cerca de 500 jovens camponeses de 11 estados brasileiros estão reunidos em Goiás; ato precede caminhada à Brasília
No oitavo dia de protesto sem se alimentar, manifestantes apelam por justiça na corte suprema
Toda a militância do país está convocada a se levantar no próximo dia 10.
Discussão sobre as formas de violência foi realizada no Encontro Estadual do Setor de Gênero
Além da comercialização, a feira proporcionou diversos momentos de formação com a realização de palestras.
De acordo com José Roberto, da direção nacional do MST, a ocupação do Incra em Maceió com Sem Terra de todo o estado, demonstra a insatisfação dos camponeses com a paralisia da Reforma Agrária.
O caso conhecido como “massacre de Corumbiara”, que completa duas décadas neste domingo (9), é um reflexo da sociedade brasileira: violência, luta de classe, proteção estatal a interesses privados.
Pauta da marcha, que vai se realizar nos próximos dias 11 e 12, deve reunir perto de 70 mil pessoas no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Entre as reivindicações para enfrentar problemas dessa gravidade, a declaração de Irati elenca uma série de providências ligadas a direitos sociais dos camponeses dedicados a agroecologia.
Mais de 100 educandos se formaram na turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Aliança, em Pernambuco.
Por Juliana Adriano
Da Página do MST
Entre os dias 7, 8 e 9 de agosto ocorre o 6º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária de Santa Catarina, no município de Friburgo, na Escola 25 de Maio.
O objetivo do encontro é aprofundar o estudo da proposta de educação do MST, contribuindo na formação dos educadores e educadoras e na construção da educação do campo.
Do Ministério Público Federal
Na manhã desta quinta-feira (07/08), a Polícia Federal dá cumprimento a cinco mandados de prisão, oito mandados de condução coercitiva e 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal, contra a organização criminosa envolvida com a invasão da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso.
Do Brasil de Fato
A maioria da população brasileira (89%) é favorável à reforma política, constatou pesquisa da Fundação Perseu Abramo. Como atingir esse objetivo?
A CNBB convocou uma centena de entidades da sociedade civil para propor o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política.
O projeto inclui a proibição do financiamento de campanha eleitoral por empresas. Hoje, nós votamos e o poder econômico elege! O financiamento deveria ser com recursos públicos e contribuição de pessoa física no limite de R$ 700.
Da Página do MST
Nesta quinta-feira (07/08), cerca de 400 trabalhadores Sem Terra de todo o município de Santa Maria da Boa Vista entregaram alimentos gratuitamente na BR 428, que liga Petrolina à região sertão do São Francisco.
A data tem a ver com a comemoração dos 19 anos do Assentamento Safra, que hoje possui 220 famílias assentadas pelo projeto de Reforma Agrária.
A ação tem como objetivo fazer o diálogo com a sociedade por meio da distribuição de alimentos produzidos pelos assentamentos do município.
Histórico
Por Marco Aurélio Weissheimer
Do Blog RS Urgente
Por Washington Novaes
Do O Estado de S. Paulo
Parece surreal. No dia 27 último, a seção de Esportes deste jornal informava que a nadadora brasileira Poliana Okimoto - que ganhara no Mundial de Barcelona medalha de ouro na maratona aquática de dez quilômetros, além de medalha de prata nos cinco quilômetros e de bronze por equipes - substituiu em sua dieta vários alimentos (glúten, açúcar, feijão, abacate, fermento e chocolate) por tapioca, que lhe dá "energia redobrada".
Da Página do MST
Da Página do MST
Veja o Manifesto do MST sobre a ocupação realizada no último domingo (5) por 180 famílias na Fazenda da Prata, localizada no município de Pirapora, no norte de do estado de Mias Gerais.
Por Rafael Soriano
Da Página do MST
Da Página do MST
Um encontro reunirá os movimentos sociais do campo, na 1ª Conferência Camponesa do Estado de Sergipe, entre 8 e 10 de agosto.
O lema da atividade será "Terra, Trabalho e Organização Social do Campesinato".
Esse encontro entre as organizações camponesas acontece 50 anos após o 1° Congresso Camponês.
Entre os dias 10 e 14/8, os milhares de Sem Terra do País se dedicam mais uma vez a uma grande mobilização. De todos os cantos, os trabalhadores marcham rumo às capitais dos 23 Estados onde está organizado o MST, para exigir a Reforma Agrária e debater com a sociedade as alternativas para a crise econômica mundial.
[img_assist|nid=7791|title=|desc=|link=none|align=center|width=640|height=639]
Nos últimos anos, a produção da agricultura brasileira vem sendo dominada por um novo modelo econômico que ficou conhecido como agronegócio. Ele é mais do que uma palavra, representa um modelo de produção agrícola que se caracteriza por organizar a produção dos bens agrícolas em grandes extensões de lavoura em fazendas de grandes proprietários.
Número dedicado ao lançamento da campanha "O Petróleo tem que ser nosso!"
O Petróleo tem quer ser nosso!
Por uma nova lei do petróleo, retomada do monopólio e em defesa da Petrobrás pública e com compromisso social.
A descoberta do petróleo na camada do pré-sal pode mudar a nossa história, abrindo uma oportunidade para resolver os problemas do povo, com a utilização desses recursos em educação, saúde, trabalho, moradia e reforma agrária.
O controle do nosso petróleo depende antes de tudo da luta do povo brasileiro contra os interesses poderosos, das grandes empresas e do imperialismo dos Estados Unidos.
Brasília recebe mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de 23 estados e do Distrito Federal do MST e outros movimentos da Via Campesina em um grande Acampamento por Reforma Agrária, a partir desta segunda-feira (10/08), em frente ao estádio Mané Garrincha. Às 10h, será realizada coletiva de imprensa na tenda em frente ao portão 8/9, para apresentar os objetivos e a programação do Acampamento.
Cerca de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra de vários acampamentos e assentamentos de todo o Estado de Pernambuco estão se preparando para deixar suas casas e lavouras por uma semana e sair em marcha do município de Pombos, no Agreste Pernambucano, até a capital Recife.
Da Justiça Global
Na quinta-feira (6/8) a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA divulgou a sentença do caso “Escher e outros Vs Brasil”, na qual condena o Brasil pelo uso de interceptações telefônicas ilegais em 1999 contra associações de trabalhadores rurais ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. O Estado brasileiro foi considerado culpado pela instalação dos grampos, pela divulgação ilegal das gravações e pela impunidade dos responsáveis.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou o Brasil culpado por interceptações telefônicas ilegais feitas no Paraná, em 1999. O caso teve motivação política, participação ativa de agentes públicos e que evidenciou a parcialidade da Justiça brasileira e a criminalização dos movimentos sociais.
As organizações CPT, Justiça Global, MST, RENAP e Terra de Direitos convidam para uma coletiva de imprensa sobre a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que considerou o Brasil culpado pelo
Do Setor de Comunicação do MAB
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se prepara para a jornada nacional de lutas, que acontece em todo o país, de 10 a 14/8. Entre os pontos de pauta do Movimento está o debate sobre o modelo energético, os direitos dos atingidos e a crise que assola os trabalhadores.
1. Garantia de emprego para todos. Impedir qualquer demissão. Intervenção nas empresas que despedirem e falirem. O governo deve apresentar um plano emergente de pleno emprego para todos os trabalhadores.
2. Redução da jornada de trabalho, sem redução do salário. Valorização do salário mínimo.
3. Nenhum direito social a menos. Garantia de todos os direitos conquistados na Constituição.
O Frei Dom Luiz Flavio Cappio, o Bispo de Barra, foi o brasileiro escolhido para ser agarciado com o Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional 2008 (2008 Pax Christi International Peace Award), por sua corajosa e profética ação para…
Representantes do Ministério Público Estadual e Federal e parlamentares visitaram, nesta quarta-feira (6/7), um acampamento e um assentamento em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS). À convite de deputados, os magistrados foram conhecer a realidade precária…
Com informações da Agência Carta Maior Depois de uma semana de ações pontuais de protesto contra os ataques israelenses ao Líbano em São Paulo, como o fechamento pontual do comércio em bairros de grande concentração árabe, como o Brás, entidades…
Fonte Agência Notícias do Planalto Uma equipe de fiscais do trabalho da Bahia libertou no início do mês mais 30 pessoas que viviam em condições semelhantes à escravidão no oeste do estado. Foram encontradas oito crianças. Casos como este ainda…
Por Altamiro Borges Excelente a iniciativa do MST, UNE e CUT de deflagrar uma campanha pela democratização dos meios de comunicação no país – conforme noticiado em recente edição do Vermelho. A proposta, que incorpora uma antiga preocupação de vários…