Dia 19 de outubro de 2023

O Agro é Cídio

O Agro é Cídio

Grandes corporações estão articuladas e empenhadas na tentativa de embelezar a imagem do agronegócio

Por que pedimos o Boicote ao Agronegócio do Mato Grosso do Sul?

Por que pedimos o Boicote ao Agronegócio do Mato Grosso do Sul?

"A carne, a soja e a cana que saem do Mato Grosso do Sul têm sangue indígena e não podemos mais aceitar nenhum modelo econômico, ou de ‘desenvolvimento’, que se baseie na morte e no genocídio de populações tradicionais", afirma o Cimi.

Ato em Brasília marca o lançamento do I Encontro de Mulheres Camponesas

Por Mayrá Lima
Do Brasil de Fato

“Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher.” É com este lema que Brasília sediará, de 17 a 20 de novembro, o I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, organizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

Código de Mineração é a próxima disputa política, aponta relator da Dhesca


Por Vivian Fernandes
Da Radioagência NP
         
Uma das mudanças de legislação mais polêmicas dos últimos anos, o novo Código Florestal teve nove pontos vetados pela presidenta Dilma Rousseff, como publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (18). Após tramitar como Projeto de Lei e depois como Medida Provisória no Congresso Nacional, essa é a segunda sanção feita pela presidência. Os vetos diminuíram as possibilidades de desmatamento e danos ambientais. Porém, a decisão não agradou os ambientalistas.

MST pede renegociação de dívidas de famílias assentadas em Ribeirão Preto


Da Página do MST

Na manhã da última terça-feira (18), cerca de 60 integrantes do MST fizeram uma manifestação em frente à Superintendência do Banco do Brasil, em Ribeirão Preto, São Paulo.

A ação visa conseguir renegociar dívidas de famílias assentadas na região. Segundo integrantes do MST/Ribeirão Preto, a renegociação da dívida é muito importante para garantir a produção e, sobretudo, a renda dos assentados.

MST participa de vigília nos aeroportos


Da Página do MST

O MST, juntamente com outros movimentos sociais, sindicais e organizações políticas, participa dos atos políticos que acontecerão nesta quarta-feira (19), às 21h, nos aeroportos internacionais de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília).

Leia a pauta do MST para a área da educação nos assentamentos


Da Página do MST

Leia as propostas para a garantia da educação do campo nas área de assentamento e de agricultura familiar camponesa

A hegemonia do projeto do capital no meio rural transformou o campo e a agricultura brasileira em negócio e os alimentos em mercadoria. Este modelo tem gerado contradições profundas no campo, levando milhares de famílias ao empobrecimento e à perda de seu pedaço de terra, situação que gera desânimo e baixa auto-estima.

Os problemas da educação do campo


Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

Na sexta-feira (15/10), em comemoração ao Dia do Professor, militantes do MST entregaram um documento com propostas para a educação do campo a Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência da República, durante ato em defesa da educação.

Sem Terra ocupam Incra em Vitória

Na manhã desta segunda-feira (19/10), cerca de 50 famílias do Assentamento Otaviano de Carvalho, localizado em Ponto Belo (ES), ocuparam as dependências do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), em Vitória, para pressionar o órgão a agilizar o processo da área.

teste do show hide



Documento sem título