Dia 22 de julho de 2024

Randolfe Rodrigues analisa CPI da Covid

Em atividade interna do MST, o senador Randolfe Rodrigues faz um balanço da CPI da Covid, desde sua criação, as denúncias que receberam e quais serão seus possíveis desfechos
"Estamos Juntos!"

“Estamos Juntos!”

Na periferia da Zâmbia, estudantes de uma escola mandam desenhos e um abraço para as crianças Sem Terrinha pelo realização do seu I Encontro Nacional.

Sem Terra bloqueiam BR-101 na Paraíba contra despejo


Por Maura Silva
Da Página do MST

Nessa segunda-feira (21/07), militantes do MST fecharam a BR-101 na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. Desde a última sexta-feira (18/07), o Movimento vinha fazendo paralisações na via.

Assentamento Maceió realiza 4ª regata de paquetes

 


Por Pedro Neto
Da Página do MST


O Assentamento Maceió, no município cearense de Itapipoca, recebeu no último neste sábado e domingo (19/07 e 20/07), competidores e visitantes para a realização de sua 4ª Regata de Paquetes.

Tribunal dos Povos exige reparação às violações de direitos humanos no México



Pela Brigada Intercambista do MST no México


Nesta sexta-feira (18/07), ocorreu em Limonar, uma comunidade indigena camponesa no estado mexicano de Chiapas, a audiência do Tribunal Permanente dos Povos (TPP), sobre o Massacre Viejo Velasco.

O objetivo da audiência é denunciar, nacional e internacionalmente, as graves violações dos direitos humanos que tem ocorrido com os povos indígenas em Chiapas, ao mesmo tempo em que apresenta argumentos jurídicos e éticos que buscam alcançar justiça e fortalecimento da Memória do povo mexicano.

Famílias do MST lutam por produção sustentável no Sertão de Sergipe

 

Da Página do MST

 

No último domingo (21/07), o clima era de festa no assentamento Cachoeirinha. A Associação da Agrovila I do assentamento do MST, situado no município de Gararu (Alto Sertão de Sergipe), comemorou a conclusão de um importante projeto produtivo financiado pela Petrobras e realizado em parceria com a Fundação Dom Helder Câmara.

MST realiza ato e exige que fazenda no Paraná seja desapropriada

 

Da Página do MST

 

Cerca de 400 integrantes do MST realizam na manhã dessa segunda-feira (22/07) um ato de protesto em frente à Fazenda Gasparetto, localizada a três quilômetros de Lindoeste, no oeste do Paraná. O objetivo é exigir o cancelamento do leilão público da área, previsto para acontecer hoje em Goiânia (GO), e reivindicar a destinação da propriedade para à Reforma Agrária.

Primeira turma de Arte-Educação do MST se forma em Teresina

 

Por Jade Percassi
Da Página do MST

 

Na última sexta-feira (19/07), foi realizada no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí a formatura da primeira turma do curso de Graduação em Arte-Educação, com objetivo de formar professores que possam trabalhar nas escolas e projetos educacionais de assentamentos da Reforma Agrária.

25 crianças morrem por merenda contaminada com agrotóxico na Índia

 

Por Vivian Fernandes
Da Radioagência NP

 

Pelo menos 25 crianças morreram após ingerir merenda escolar contaminada por agrotóxicos na Índia. Dezenas de crianças, de 4 a 12 anos de idade, estão sendo tratadas em hospitais e muitas estão em estado grave.

O caso ocorreu em uma escola da vila de Gandamal, no estado de Bihar. Uma investigação inicial aponta que os alimentos podem ter sido contaminados por pesticidas usados em plantações de trigo e arroz da região.

“Fome não é mais morte natural, é massacre” afirma Jean Ziegler

 

Por Leonardo Cazes
Do O Globo

 

Aos 79 anos, o sociólogo suíço Jean Ziegler viajou o mundo inteiro e conheceu de perto a vida de quem sofre de fome. Professor da Universidade de Genebra e da Sorbone, Ziegler foi relator para o direito à alimentação das Nações Unidas entre 2000 e 2008 e membro do Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos da ONU entre 2008 e 2012.

Plenária da CMS debate estratégias de organização da esquerda

 

Por Deborah Moreira
Do Vermelho

 

É fato. Há um novo cenário político que foi descortinado com os protestos que ocorrem no país desde junho, quando a população levou para as ruas demandas represadas. Durante os oito anos de governo Lula e os dois primeiros de Dilma Rousseff existem avanços e conquistas alcançadas, reconhecidas até mesmo pela oposição, e que precisam ser ditas.

O pano de fundo das mortes na Amazônia


Por Ayala Ferreira
Da Direção Estadual do MST PA
Do Jornal Sem Terra*

 

FAZ MAIS DE trinta dias que tivemos a fatídica notícia dos assassinatos de José Cláudio Ribeiro da Silva e de Maria do Espírito Santo da Silva, além de outras destacadas lideranças que foram assassinadas na região da Amazônia, em uma onda de violência contra trabalhadores rurais (veja box abaixo).

Os próximos passos da campanha nacional contra o uso abusivo de agrotóxicos


Por Fernanda Jatobá
Da Secretaria Operativa da Via Campesina
Do Jornal Sem Terra*

 

AGROTÓXICO MATA! Foi a partir desse alerta que realizamos o Seminário Nacional contra o uso dos Agrotóxicos, em setembro de 2010. Movimentos sociais,   ambientalistas, organizações ligadas à área da saúde, pastorais sociais, estudantes e pesquisadores das universidades aprofundaram o debate sobre os agrotóxicos.

Condenada por venda ilegal de algodão transgênico, Monsanto cultiva milho transgênico no México

Do site Rebelión A transnacional de biotecnologia estabelecida em Missouri, Estados Unidos, terá que pagar uma multa de 2,5 milhões de dólares por venda não autorizada de algodão transgênico. “Esta é a maior sanção econômica desde que se votou a lei de 1947 sobre inseticidas”, informou a EPA. A Monsanto distribuiu duas variedades do seu algodão geneticamente modificado resistente a insetos (Monsando Bollgard e Bollgard II) em duas zonas do Texas onde a EPA havia proibido expressamente esses cultivos entre 2002 e 2007.

MST ocupa prédio do Incra no Ceará

Da página do MST Desde a madrugada de quinta-feira (22/7), cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras do MST ocupam o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado em uma das principais avenidas de Fortaleza (Ceará). A exigência é a liberação de recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para o pagamento de 40 educadores do estado.

Programa Projeto Popular debate limite da propriedade da terra

Nesta sexta-feira (23/7), às 20h15, o Programa Projeto Popular, exibido pela TV Educativa do Paraná, traz o debate sobre o limite da propriedade da terra. Participam do debate Dom Ladislau Biernaski (presidente da Comissão Pastoral da Terra e bispo de São José dos Pinhais - PR) e Horácio Martins de Carvalho (engenheiro agrônomo e assessor dos movimentos sociais do campo). O debate antecede a realização do Plebiscito Nacional Popular do limite da propriedade da terra - uma ação conjunta de várias organizações e que ocorre na Semana da Pátria - 01 a 07 de setembro deste ano.

Método “Sim! Eu Posso!” de alfabetização é lançado em AL

Rafael Soriano, da página do MST Com uma cerimônia no Palácio do Governo de Alagoas, na manhã de hoje (22/7), o MST recebe cem kits de multimídia (televisão e aparelho de DVD), para dar início às turmas do método cubano de alfabetização “Sim! Eu Posso!”. A cerimônia de entrega dos kits conta com a presença de representantes do Governo e da Secretaria de Educação e Esporte de Alagoas, além de militantes das diversas áreas de assentamento e acampamento de todo o Estado.

“Mobilizações vão continuar no RS”

O governo de Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul, é marcado pela forte criminalização dos movimentos sociais, sendo que o principal alvo é o MST. No último período, foram cometidos atos de violência pela Brigada Militar do estado em diversas atividades de trabalhadores, como professores. “É a maior articulação política, econômica e militar que o Estado já organizou depois do fim da ditadura militar, que tem como objetivo destruir as organizações sociais do Rio Grande do Sul”, afirma o integrante da coordenação nacional do MST, Cedenir de Oliveira, em entrevista ao Jornal Sem Terra.

Agricultores paralisam obras da UHE Foz de Chapecó

Cerca de 200 atingidos pela barragem de Foz de Chapecó, organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), estão acampados, desde ontem (21/7), na entrada do canteiro de obras da usina, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio…

Sociedade se manifesta contra a criminalização dos movimentos sociais

Nesta quarta-feira (23/07), às 16h, no Sindicato dos Bancários em Maceió, será realizado um debate público para tratar da situação da reforma agrária no Brasil e a Criminalização dos Movimentos Sociais. A atividade contará com a presença de integrantes de…

MST faz ocupações em SP por assentamento e infra-estrutura

Os trabalhadores do MST ocuparam nesta terça-feira (22/07) superintendências do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) e uma agência bancária no interior de São Paulo. As ações fazem parte da jornada iniciada nesta segunda-feira (21/07). Os Sem Terra…

Via Campesina realiza 7ª Jornada de Agroecologia

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar”, a partir desta quarta-feira (23/07) até sábado (26/07), a Via Campesina realiza a 7ª Jornada de Agroecologia, na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), campus de Cascavel, região…

PEC que reduzia faixa da fronteira é suspensa

A redução da área de faixa de fronteira no Rio Grande do Sul foi tema de audiência pública nesta segunda-feira (21/07), na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. Estiveram presentes o autor do projeto de lei que reduz a faixa de…

Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra no Mato Grosso

Cerca de 250 famílias Sem Terra ocuparam nesta segunda-feira (21/07) a sede do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), em Cuiabá. Elas se encontravam acampadas em frente ao órgão há um mês, reivindicando mais agilidade no andamento dos processos…

Luz vermelha no Rio Grande do Sul

Por Plínio de Arruda Sampaio Uma luz vermelha se acendeu em todos os setores democráticos com a publicação da ata de uma reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, dedicada à análise da situação do…

Sem Terra iniciam marcha no RS por Reforma Agrária

Partindo do acampamento de Nova Santa Rita, 600 trabalhadores rurais Sem Terras iniciaram na manhã desta terça-feira (22/07), uma Marcha Estadual por Reforma Agrária em direção ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Porto Alegre. A Marcha…

MST e UFPR implantam curso de agroecologia para Sem Terra

Com o objetivo de formar técnicos para trabalhar nos assentamentos e acampamentos do MST, foi assinado um convênio entre o Movimento e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para implantação do curso técnico em agropecuária, com ênfase em agroecologia. Atualmente,…

MST e UFPR implantam curso de agroecologia para Sem Terra

Com o objetivo de formar técnicos para trabalhar nos assentamentos e acampamentos do MST, foi assinado um convênio entre o Movimento e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para implantação do curso técnico em agropecuária, com ênfase em agroecologia. Atualmente,…