Dia 20 de agosto de 2024

Organização lança campanha “não vote em ruralista”

Da Repórter Brasil


A organização 350.org lançou nesta semana a campanha “não vote em ruralista“, que pretende chamar a atenção o papel que parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada Bancada Ruralista, têm desempenhado no Congresso Nacional. 

MST participa de campanha de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Por Solange Engelmann
Da Página do MST


Na tarde desta quarta-feira (20), um grupo de 50 trabalhadores e trabalhadoras do MST dos três estados do Sul do país participou do lançamento da Campanha de Ajuda Humanitária à Faixa de Gaza, no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS).

Enterrado pelo Congresso, plebiscito da reforma política volta à tona

 

Por Eduardo Maretti
Da RBA


O movimento pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político entrou na reta final no último dia 12 com um ato no centro de São Paulo e objetivo de colocar na agenda nacional muito mais do que faz supor a única pergunta que os cidadãos irão responder na consulta, marcada para ocorrer entre os dias 1° e 7 de setembro: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político?"

Agronegócio: a farsa do admirável mundo novo


Por Najar Tubino
Da Carta MAior


No início de agosto os plantadores de soja e milho no Mato Grosso estavam revoltados com o prejuízo que a lagarta do cartucho promoveu na safrinha. Uma saca do milho transgênico da Monsanto custa R$450,00, enquanto a do convencional custa R$250,00, dizia um plantador de Campo Verde, ao lado de Primavera do Leste.


“- Fiz quatro aplicações no milho convencional da área de refúgio e três no milho transgênico.”

Ruralistas deixam Brasil fora de acordo internacional sobre biodiversidade

 

Do Deutsche Welle 


Em outubro, 50 países e a União Europeia (UE) vão se reunir para definir pontos em aberto de uma importante arma no combate à biopirataria, o Protocolo de Nagoya. O Brasil, entretanto, ficará de fora dessas negociações porque ainda não ratificou o documento, o que pode prejudicar os interesses nacionais.

Para MPF/RS, venda do herbicida paraquat tem que ser proibida

 

Do MPF/RS


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) e outras entidades participantes do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos alertam para a urgência da proibição da venda no estado do paraqua, herbicida altamente perigoso para os humanos. O alerta foi feito em nota, aprovada em plenária do Fórum.


O encontro teve como objetivo informar aos participantes sobre as ações desenvolvidas pelas comissões criadas pelo Fórum.

Centrais se preparam para as mobilizações do dia 30 de agosto


Por Leonardo Severo
Da CUT

Ultimando os preparativos para o 30 de agosto, Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, as centrais sindicais decidiram em reunião na sede da CUT Nacional, nesta segunda-feira (19), ampliar a convocação de Norte a Sul do país priorizando a luta pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais e combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização.

Caminhão museu Sentimentos da Terra está em exposição em São Paulo


Da Página do MST*


Uma parte da história do Brasil ganhou rodas, motores, boleia e baú. O caminhão-museu Sentimentos da Terra conta a história dos movimentos sociais de luta pela terra do Brasil, e estacionou nesta semana na cidade de São Paulo.

Entre os dias 20 a 23 de agosto, o Caminhão Museu "Sentimentos da Terra" estará aberto ao público no Vale do Anhangabaú, com o horário de visitação das 9h às 18h.

Na sequência, o museu itinerante dará uma paradinha no bairro Campo Limpo, na zona sul da cidade, onde ficará do dia 28 de agosto a 1° de setembro.

Encontro consolidará união dos movimentos do campo, diz Dom Tomas

 

Da Página do MST

 

O bispo emérito de Goiás e conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduino, elogiou a iniciativa dos movimentos do campo de organizar o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que começa nesta segunda-feira.

Clodomir Morais, testemunha do Congresso 1961, narra luta das Ligas

 

“Temos que retomar a luta”



Por Eduardo Sales de Lima
Do Brasil de Fato


“Na lei ou na marra”. Este era um dos principais lemas em coro pelos 1.500 trabalhadores e delegados das Ligas Camponesas do Brasil reunidos no Congresso Camponês, ocorrido em Belo Horizonte (MG), em novembro de 1961.

O encontro contava com o apoio do então presidente João Goulart, e marcava um momento histórico na luta contra o latifúndio e pelos direitos dos trabalhadores camponesas no país.

Gilson Caroni Filho: Não há ‘Brasil sem miséria’ sem reforma agrária efetiva

 

Por Gilson Caroni Filho
Em Carta Maior*

 

“Eu defendo o direito de manifestação, esse direito é sagrado. Mas há momentos em que se abusa demais dele. O que eu vi hoje foi um desrespeito sem limites”

Com essas palavras o deputado Benedito de Lira (PP-AL) definiu a ação de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) que bloquearam a BR-314, em protesto contra a proibição de se manifestarem em Marechal Deodoro, município alagoano onde a presidente Dilma inaugurou uma nova fábrica da Braskem.

Demarcação de terras será prioridade das lutas

Da Radioagência NP A sétima edição do Acampamento Terra Livre, principal instância de deliberação do movimento indígena no Brasil, terminou na quinta-feira (19) com um ato público pelas ruas de Campo Grande (MS). A retomada imediata dos processos de demarcação das terras dos povos indígenas marcou o debate das organizações durante os quatro dias do Acampamento. O fórum agregou cerca de 800 indígenas de todas as regiões do país.

MST promove ato político-cultural em São Paulo

Da Página do MST ATO POLÍTICO-CULTURAL PELA REFORMA AGRÁRIA EM SÃO PAULO Dia- sexta-feira (20/8) Hora- a partir das 13h Local- Praça da Sé, centro de São Paulo *** O MST vem para as cidades nesta semana pedir apoio, mais uma vez, a todos os trabalhadores e trabalhadores em defesa da Reforma Agrária. Queremos apresentar uma proposta de novo modelo para agricultura brasileira, que de fato distribua a terra, ajude a gerar emprego, produzir alimentos de qualidade e a preços acessíveis aos brasileiros.

Famílias de Felisburgo conquistam assentamento

Depois de muita luta, foi publicado hoje no Diário Oficial da União o decreto de desapropriação, para fins de Reforma Agrária, da Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo, Minas Gerais. Além de ser uma antiga reivindicação das famílias Sem Terra - que estão acampadas na região há mais de sete anos - a fazenda foi palco de um massacre que vitimou cinco trabalhadores, em 2004. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DECRETO DE 19 DE AGOSTO DE 2009

Merenda deve ter 30% de produtos da agricultura familiar

O cardápio da alimentação escolar será reforçado com produtos da agricultura familiar. No último dia 16 de julho, o governo federal publicou uma nova norma estabelecendo que as prefeituras devem incluir na merenda escolar 30% do volume oferecido aos estudantes oriundos da agricultura familiar. A proposta prevê que esse procedimento vigore num prazo máximo de 180 dias. Confira a resolução no anexo.

MST se reúne com presidente do STJ para exigir justiça

Na manhã desta quinta (20/8), integrantes do MST e de movimentos da Via Campesina se reúnem em Brasília com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Rocha, para pedir a manutenção da condenação dos responsáveis pelo Massacre de Eldorado dos Carajás. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá julgar na próxima terça-feira (25/08) o recurso apresentado pelo Coronel Mario Colares Pantoja e pelo Major José Maria Oliveira, comandantes do Massacre, que pede a anulação do julgamento em que foram condenados a 228 anos de prisão.

MST faz vigília em frente à Justiça Federal de Livramento

[img_assist|nid=7965|title=|desc=|link=none|align=left|width=640|height=488]Cerca de 45 assentados e acampados da Fronteira Oeste gaúcha iniciaram na manhã desta quinta-feira (20/8) uma vigília em frente à sede da Justiça Federal de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Os Sem Terra exigem que o juiz Belmiro Krieger libere o processo de desapropriação das fazendas 33 e Antoniazzi, na cidade de São Gabriel.

Sagri e MST discutem projeto de segurança alimentar no Pará

Da Agência Pará Nesta quarta-feira (19/8), lideranças do MST discutiram na Secretaria Estadual de Agricultura como será implementado o projeto de segurança alimentar destinado aos assentamentos de Reforma Agrária na região Sudeste do Estado. O projeto da Sagri tem por objetivo promover a recuperação de áreas degradadas com plantio de culturas anuais e perenes em sistemas agroflorestais, com o fim de potencializar a comercialização dos produtos em feiras e garantindo a segurança alimentar das famílias camponesas.

Papeleiras inflacionam preço da terra no RS

Por Paula Cassandra A compra de terras no Rio Grande do Sul pelas empresas de celulose é um dos principais fatores que vem aumentando o preço do hectare. As papeleiras, que têm metas de adquirir de 50 a 100 mil…

A Fazenda Brasil

Por Henrrique Cortez Há quem estranhe as, aparentemente, desencontradas declarações dos ministros Mangabeira e Stephanes, em relação às políticas ambientais do governo Luiz Inácio da Silva. Mas o desencontro não existe, porque apenas refletem o que o governo realmente pensa…

CMS defende demarcação de terras indígenas no MS

Do Cimi* Diferentes organizações sociais do Mato Grosso de Sul, nucleados na Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), tomaram a decisão de apoiar ativamente a exigência de demarcação de territórios dos indígenas Guarani Kaiowá e também respaldar os trabalhos dos antropólogos…

Hormônio da Monsanto está associado ao desenvolvimento de câncer

Duas alterações genéticas em alimentos vêm causando polêmica em relação à ameaça que podem representar à saúde das pessoas nos Estados Unidos. A primeira diz respeito a uma variedade de mamão transgênico resistente ao ácaro vermelho terá em sua composição…

UFBA é ocupada por entidades na jornada

Dentro da jornada nacional de lutas em defesa da educação, cerca de 150 manifestantes de entidades estudantis e movimentos sociais ocuparam nesta segunda-feira pela manhã o Pavilhão de Aulas da Federação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, pela…

Sobreviventes do Massacre de Corumbiara estão em Brasília

Um grupo de sobreviventes do Massacre de Corumbiara (1995) está em Brasília para tentar falar com autoridades sobre os 12 anos de martírio, sofrimento e tortura do qual estão sendo vítimas. Há quem ainda tenha a bala alojada no corpo.…

Cursos de agroecologia reúne 120 lavradores em SP

As aulas do curso médio integrado ao técnico em agroecologia nas regiões Sudoeste e Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo, começam nesta segunda-feira. Já aconteceram aulas magnas nos dias 16 e 17 de agosto. A idéia do curso…

Em Minas, movimentos acampam em frente a reitoria

Dentro das atividades da jornada nacional de lutas em defesa da educação, 200 integrantes de movimentos sociais do campo e da cidade, além de representantes de entidades estudantis, começaram a montar acampamento em frente à reitoria da Universidade Federal de…

Jornada pela Educação: movimentos ocupam instituto da UFRJ no Rio

As entidades estudantis, movimentos sociais do campo e da cidade ocuparam o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na manhã desta segunda-feira, dia 20, no Rio de Janeiro (RJ), em atividade…

Universidade de Goiás cria curso de direito para trabalhador rural

Assentados da Reforma Agrária e trabalhadores rurais ganharam um curso de direito exclusivo na Universidade Federal de Goiás. Sessenta alunos iniciaram na última semana a graduação, que será instalada em um campus na cidade de Goiás. Um dos articuladores do…

Jornada Nacional em Defesa da Educação Pública

Ano V – nº 140 – segunda-feira, 20 de agosto de 2007. Letraviva – 20/08/2007 – Jornada da Educação Estimado amigo e amiga do MST, Neste Letraviva queremos falar sobre um tema muito importante para o Brasil: a educação. Mas…

Assentamentos da Reforma Agrária são alvo de madeireiras no Pará

Ambientalistas denunciaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por facilitar a atuação de empresas madeireiras em áreas de assentamentos rurais na região de Santarém, no Pará. Levantamentos de campo e documentos comprovam que o órgão estimula o…

Agricultores impedem venda de sementes da Syngenta no Paraná

Cerca de 150 agricultores ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Via Campesina, ocuparam a Câmara de Vereadores de Pinhão, na região central do Paraná, na segunda-feira, dia 13, para impedir a compra de sementes da multinacional suíça…

Trabalhadores são despejados, pela terceira vez, de fazenda em Pernambuco

Hoje (20), por volta das 04h30, cerca de 50 policiais militares e civis e seguranças do proprietário da fazenda Rancharia despejaram, sem mandado judicial, as 60 famílias acampadas na área, no município de Petrolândia, Pernambuco. Os policiais derrubaram os barracos…