
Em posse de Orsi, Pepe Mujica manda mensagem de esperança ao MST
Uruguaio destaca a importância da esperança e da luta pela Reforma Agrária
Uruguaio destaca a importância da esperança e da luta pela Reforma Agrária
Para denunciar a destruição ambiental e outros perigos da monocultura de eucalipto, o MST ocupou três áreas da empresa Suzano Papel e Celulose na Bahia, na última segunda (27/02)
Após um longo período de fechamento de escolas, a inauguração desta escola marca um novo ciclo de esperança para educação e a construção da Reforma Agrária Popular
Na madrugada desta quarta-feira (01), cerca de 120 Mulheres Sem Terra ocuparam a Fazenda Santa Maria, no município de Itaberaba/BA
MST do estado de Rondônia comunica a partida do companheiro Vivaldo dos Santos
A líder comunitária foi morta por mercenários em 2 de março de 2016, em Honduras; julgamento segue sem finalização
Campesinos e campesinas cobram dos governos e de organismos internacionais, a obrigação de garantir a vacinação gratuita para todos os povos do mundo
Destruição das políticas de apoio à Reforma Agrária e Agricultura Familiar pelo governo Bolsonaro atingiram profundamente os assentamentos
Entenda a importância da defesa do Auxílio Emergencial para os brasileiros
Entenda o processo do acampamento Campo e Cidade Paulo Botelho, em Jardinópolis (SP)
Na decisão, o desembargador do TJMT, deu três dias para que as famílias abandonem suas casas onde vivem há mais de 40 anos
Com blocos em diversos estados, MST avança na participação no Carnaval como forma de expressão cultural e política do povo
Setor não recolhe ICMS, STF precisa dar resposta. Devemos incentivar a agroecologia
Professor, pesquisador e autor de 38 livros, nunca cedeu às pressões por renunciar às categorias de imperialismo, dependência, socialismo e luta de classes
No assentamento Luiz Beltrame, as famílias denunciam a situação de violência, os problemas de saúde, a contaminação da água, da terra e do ar provocadas pelos produtos químicos
Em entrevista Silvia Reis Marques, da Direção Nacional do MST, fala sobre a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra que em 2018 levará milhares de mulheres às ruas de 8 a 10 de março
O MST denuncia a escalada da repressão contra a luta pela terra, onde predominam os interesses do agronegócio e da empresa Araupel.
"Estamos comprometidas a construir alianças para a luta das mulheres camponesas contra o capital e a violência hétero-patriarcal. Assim, apoiamos e nos unimos à Greve Internacional das Mulheres nesse 8 de março”
Ao contrário de todos os enredos que mencionam os índios desde que existe carnaval no Brasil, o samba deste ano da Imperatriz toca num ponto central (que é central desde que existe o Brasil): a luta pela terra
O último despejo ocorreu no dia 15 de fevereiro. Os barracos e plantações foram destruídas por um trator, sem contar as inúmeras ameaças realizadas por pistoleiros as famílias acampadas
O tema deste ano é um grito de resistência frente ao pacote de medidas do governo de Michel Temer que prevê, dentre outras coisas, a reforma da Previdência Social
Durante o encontro os trabalhadores apontaram os desafios na construção da Reforma Agrária Popular no estado.
Após mapeamento cultural realizado nas áreas de assentamento do Sergipe, notou-se uma notória quantidade de manifestações culturais e artistas populares, a partir daí nasceu a necessidade de registrar tamanha diversidade cultural.
Vrain condena toda a premissa da engenharia genética como má ciência, com base na ideia agora desacreditada que cada gene codifica uma única proteína.
O Colégio Estadual do Campo Contestado, situado no Assentamento Contestado na Lapa no Paraná, ganhou o prêmio Orierê- Cabeças Iluminadas, do Centro Cultural Humaitá.
Carta do movimento no DF sintetiza e repudia os ataques aos direitos dos trabalhadores no primeiro ano do novo governo distrital e federal, além de deixar claro o objetivo de enraizar-se nas lutas locais.
Os Sem Terra discutiram as demandas e organização das famílias a partir da nucleação e afinidades de produção, bem como, a convivência e construção da agroecologia.
Pesquisa realizada pela USP aponta a insustentabilidade ambiental do modelo praticado pelo agronegócio.
Uma eventual confirmação da decisão do STF seria uma sinalização para os povos indígenas de que a guerra é um mecanismo necessário.
Festa da Pamonha e ato político realizados no Acampamento Dom Tomás Balduíno, em 21 de fevereiro.
O uso dessa variedade visa apenas o aumento da produção para ampliar o lucro da empresa Suzano, desconsiderando os riscos de possíveis problemas ambientais e de saúde.
A área da Agropecuária Santa Mônica, em Corumbá de Goiás, tem 21 mil hectares. Despejo pode ocorrer nesta quarta-feira.
Na sexta-feira, o rapper Gog e o cantor venezuelano, Alí Alejandro Primera, se apresentam na praça da República.
Em nota, o Movimento repudia a violência exercida pelo governo estadual contra os trabalhadores que lutam por trabalho e transporte no estado.
A ideologia mórbida do capitalismo rural detonou o bioma mais antigo no país - responsável por quase 20 mil nascentes - e isso impacta o Brasil inteiro.
Da Página do MST
Do Valor
A Cosan, gigante sucroalcooleira que junto com a Shell formou a Raízen, foi condenada pela Justiça do Trabalho de Jaboticabal (SP) ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais causados a trabalhadores no corte de cana.
Segundo o órgão, o conglomerado foi autuado no ano passado por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego após constatarem irregularidades na jornada e no ambiente de trabalho, em desacordo com a legislação trabalhista do país.
O modelo destrutivo do agronegócio ameaça o meio ambiente e a soberania alimentar do país.
O processo de globalização da pobreza, principalmente entre mulheres e crianças, fez com que as empresas transnacionais se apoderassem das riquezas naturais, do território através das políticas dos bancos e instituições internacionais.
As mulheres decidiram ir as ruas na semana do 8 de março para denunciar as ameaças a nossa soberania ambiental com a aprovação do novo Código Florestal defendido pela bancada ruralista.
O verdadeiro objetivo econômico que está por trás das mudanças do código são:
A violência, especialmente a violência doméstica, é uma das principais formas de violação dos direitos humanos das mulheres, afetando a saúde, integridade física, emocional e patrimonial.
Muitas mulheres camponesas sofrem também por não ter terra e condições para permanecer no campo. Ainda suportam a violência dentro de sua própria casa, na
família e comunidade.
- Nesse rio aqui também apareceu um morto, levou 13 dias para virem retirar o corpo. A gente espantava os urubus com uma palha.
Da Página do MST
Cerca de 800 mulheres organizadas do campo e da cidade participam de um encontro em Fortaleza, no Ceará, em 6 e 7 de março.
A atividade faz parte da jornada nacional de lutas organizado pela Via Campesina Brasil e pelo MST em torno do dia internacional das mulheres, no 8 de março.
Por Vinícius Mansur
Da Agência Carta Maior
Da Página do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Em visita à Sede do Sindicato, o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Gilmar Mauro, defendeu a colaboração entre os movimentos sindicais e sociais para que ambos conquistem suas pautas de reivindicações.
“Sozinho ninguém fará mudança social no país”, afirmou o dirigente, após se reunir com o presidente Sérgio Nobre. “O movimento sindical pode ser importante na difusão das lutas do MST e o inverso também pode acontecer”, afirmou.
Da Página do MST
As mobilizações em torno do 8 de março, dia internacional das mulheres, em Curitiba, começam na próxima terça-feira para alertar a população sobre os problemas causados pelos agrotóxicos, que afetam o povo do campo e os que consomem os alimentos na cidade.
A 1ª Feira de Artesanato e Alimentos Orgânicos, organizada pelas famílias do pré-assentamento Emiliano Zapata, localizado no município de Ponta Grossa, foi realizada nesta quinta-feira, no Centro de Convivência do Campus Universitário, em Uvaranas, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Também participaram da organização a Feira Solidária e a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL), da UEPG.
A feira, que aconteceu na parte da manhã e à tarde, será realizada todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.
Da Página do Centro de Estudos Bíblicos
Da Página do MST
Cerca de 500 mulheres da Via Campesina estão reunidas nesta quarta feira (2/3), em Curitibanos (SC), no parque de exposição Pouso dos Tropeiros, com o lema “Contra o agronegócio, em defesa da soberania popular”.
No momento em que acontece o encontro, uma comissão está reunida com o governo do estado para reivindicar a pauta. Alguns pontos de reinvidicação são: melhoria na infra-estrutura nas unidades de produção camponesa, investimento em assistência técnica de qualidade, construção de hortas e hortos de plantas aromáticas e medicinais.
Da Página do MST
Mais de 1.000 mulheres dos movimentos sociais do Ceará, como o MST, o Movimento dos Conselhos Populares e a Central dos Movimentos Populares, fazem duas marchas para denunciar os impactos negativos para a saúde humana e para o ambiente com uso excessivo de agrotóxicos no Brasil.
Em Fortaleza, mais de 600 mulheres marcharam em direção ao Palácio da Abolição, do governo do Estado. Em Santa Quitéria, 500 mulheres protestam contra a instalação da mina de Itataia.
Da Página do MST
Nesta quarta (02/03), cerca de 300 mulheres trabalhadoras do campo e da cidade ocuparam a sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no centro do Rio de Janeiro, para denunciar os efeitos negativos à vida humana e à natureza da utilização excessiva de agrotóxicos pelo agronegócio .
Durante o dia, está previsto um ato político com a participação de várias entidades, sindicatos, partidos e movimentos sociais.
Do Congresso em Foco
De olho nos 45% de renovação das cadeiras na Câmara, parlamentares da bancada ruralista começaram ontem (1º) uma nova estratégia para acelerar a votação do novo Código Florestal. Um grupo de deputados e dirigentes de entidades representantes do setor rural produtivo partiu para estabelecer um diálogo mais estreito com os novos congressistas a fim de conquistar apoio para a votação do projeto de lei do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que propõe mudanças profundas na legislação ambiental.
Da Página do MST
Depois de uma tentativa da Polícia Militar de impedir que a marcha com mais de 500 mulheres e homens da Via Campesina e de movimentos urbanos chegasse ao Palácio do governo estadual, o governador Cid Gomes (PSB) chamou dois secretários para receber uma comissão do MST.
Por Dario Aranda
Do Página 12
Depois de dois anos de disputa judicial, onde em primeira e segunda instância os juízes questionaram e limitaram o uso de agrotóxicos, a Justiça de Santa Fé continua mantendo firme a proibição de fumigar nas proximidades do bairro Urquiza da localidade de San Jorge.
É o primeiro caso na Argentina, onde, com uma sentença firme, a justiça proíbe as fumigações para proteger a saúde.
Da Página do MST
A Unidos da Lona Preta, a escola de samba do MST na região da Grande São Paulo, desfila em Jandira, nesta sexta-feira (4/3).
A concentração é na Comuna Urbana Dom Helder Câmara, a partir das 19h, na Rua Nicolau Maevski, 491, Bairro Sol Nascente.
Viver em Moçambique é presenciar uma história recente. O país, independente desde 1975 do domínio português, ainda dá passos iniciais na cidadania. É somente nos anos 90 que começam as eleições multipartidárias e é nesta mesma década que é aprovada a Lei de Terras, que reforça a posse estatal da propriedade rural. Dentro deste fervor de mudanças, está o campesinato, peça chave do desenvolvimento do país e da organização popular.
A Via Campesina da América do Norte, a Rede em Defesa do Milho e a Assembléia Nacional de Afetados Ambientais realizaram uma conferência pública e uma entrevista coletiva para fixar sua posição em relação à Conferência sobre Biotecnologias Agrícolas nos países em desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que começou no dia primeiro de março em Guadalajara, Jalisco, no México.
Os movimentos sociais de Alagoas iniciam uma grande movimentação para pressionar as autoridades pela libertação de José Aparecido, preso no último domingo (28/2) em repressão à reocupação da fazenda Capim, acampamento 1º de Novembro, na zona rural de Inhapi. Em visita do advogado a Cido, o militante se encontrava abatido e relatou que foi mal tratado. As entidades ligadas à luta pelos Direitos Humanos já estão recebendo os alertas.
Do Instituto Humanitas Unisinos
Carta de Imperatriz – Maranhão em defesa da Amazônia, do planeta e da vida
O Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino Filho, está em Pernambuco e realizará nesta terça-feira (3/3) uma audiência pública com os movimentos sociais do campo para tratar dos diversos conflitos agrários no estado. Durante a audiência o MST apresentará alguns casos…
No dia 12 de junho de 2008, o juiz da Justiça Federal de Marabá, Carlos Henrique Haddad, condenou José Batista Gonçalves Afonso a uma pena de dois anos e cinco meses de prisão. Uma ocupação da sede do Incra, em…
Um acordo entre o governo de Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul, e o Ministério Público Estadual para impedir que as escolas itinerantes do MST continuem a educar as crianças e adolescentes das áreas rurais é uma atitude que…
Do Furo Cerca de 240 famílias ligadas ao MST ocuparam neste domingo (1/3) em Marabá, sudeste do Pará, a fazenda Cedro, festejada no mundo do agronegócio pelo seu caráter de excelência na produção de gado zebu. A área é objeto…
Educadores e educandos das Escolas Itinerantes de acampamentos do Movimento Sem Terra protestam nesta manhã contra o fechamento de escolas pela Governadora Yeda Crusius e pelo Ministério Público Estadual. Em Canoas, como forma de protesto, os educadores realizarão as aulas…
O lema “Feministas em luta para mudar o mundo: por igualdade, autonomia e liberdade” será levado para a Avenida Paulista, em 8 de março de 2007, Dia Internacional da Mulher. A expectativa é que 10 mil mulheres pintem mais uma…
Danilo Augusto Radioagência NP Nos últimos dez anos, o número de jovens internos no Brasil cresceu mais de 360%. É o que mostra uma pesquisa divulgada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República. Em 1996 existiam…
Centenas de pessoas participaram ontem, dia 1°, do Ato pela Libertação de Marcelo Buzzeto. O ato aconteceu na PUC-SP e contou com a presença de professores, estudantes e militantes de diversos movimentos sociais. Palavras de solidariedade e de indignação deram…
Gisele Barbieri Radioagência NP Uma publicação lançada quarta-feira, dia 28, pelo Banco Mundial avaliou a difícil situação dos indígenas na América Latina. O relatório aponta que mais de 80% dos 28 milhões de indígenas latino-americanos vivem na pobreza extrema. A…
Firmar compromissos que garantam o fortalecimento de ações e projetos relacionados ao respeito, promoção e proteção do direito humano à alimentação adequada (DHAA). Este é o principal objetivo da missão de representantes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura…