Dia 9 de agosto de 2024

A luta dos trabalhadores sob as lentes dos fotógrafos dos movimentos

 
Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

 
Os fotógrafos dos movimentos sociais Joka Madruga, Leandro Taques e Paulo Porto realizam na 12ª Jornada de Agroecologia uma exposição com ensaios sobre a violação de direitos humanos e a resistência de diversos povos no mundo. Os três escolheram, dentre as imagens que expuseram, a foto que mais os sensibilizava, e contaram a história por trás delas. 

18 anos sem o professor e militante Florestan Fernandes

 

Da Página do MST

O sociólogo Florestan Fernandes, um dos maiores pensadores da realidade brasileira, morreu em São Paulo há 18 anos, em 10 de agosto de 1995. Durante o velório, seu caixão foi coberto pela bandeira do MST.

Agronegócio transforma 85% das terras agricultáveis no Brasil em cultivo de soja



Por Pedro Carrano
Da Página do MST

 
Nesta quinta-feira (8), no segundo dia de atividades da 12ª Jornada de Agroecologia do Paraná, a tônica dos debates foi a análise do projeto do capitalismo e seu avanço sobre o campo. João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, contextualizou a inserção do capitalismo na agricultura, por meio de capital dos bancos e das empresas transnacionais, que hoje repartem os lucros da produção, submetendo à exploração pequenos e até médios produtores rurais.
 

Ato relembra 18 anos do massacre de Corumbiara, que deixou doze mortos


Por José Francisco Neto
Da Radioagência NP

Na quinta-feira (8), um ato público no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir/Centro) para relembrou os 18 anos do massacre de Corumbiara, ocorrido em 9 de agosto de 1995, na fazenda Santa Elina (RO). À época, doze camponeses foram assassinados, entre eles uma criança de apenas sete anos. Até hoje, ninguém foi punido.

Jovens realizam 1° Encontro da Juventude do Campo no Rio de Janeiro


Da Página do MST


Entre os dias 27 e 29 de julho ocorreu, no estado do Rio de Janeiro, o I Encontro de Jovens do Campo da Baixada Fluminense, organizado pelo coletivo intersetorial de jovens do MST, no assentamento Campo Alegre, área histórica da luta pela terra na região.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer a organização da juventude rural, assim como seu protagonismo no enfrentamento dos desafios da agricultura familiar.

“Criatividade da juventude é fundamental”, afirma dirigente do MST

 

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST


O MST organiza a 3ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, no mês de agosto, para estimular a construção de debates e espaços de organização da juventude.

A jornada abre espaços de discussão dos jovens dos acampamentos e assentamentos do Movimento, desde questões do cotidiano, a participação na organização e o papel da juventude como força política de transformação.

Movimentos promovem seminário sobre sementes crioulas na Paraíba

 



Da AS-PTA

As sementes crioulas, sugestivamente chamadas na Paraíba de Sementes da Paixão, são aquelas melhoradas e conservadas pelas famílias agricultoras ao longo de séculos, adaptadas às suas condições de solo e clima, às suas práticas de manejo e preferências culturais.

São Gabriel


Por André de Oliveira e Jefferson Pinheiro*

Leia manifesto contra a portaria 303 da AGU, que prejudica a demarcação de terras indígenas



Leia manifesto das organizações Apib, Cimi e Ansef contra a Portaria 303 da Advocacia Geral da União (AGU), que determina a demarcação de terras indígenas de acordo com as condicionantes do processo de demarcação da terra Raposa Serra do Sol.
 

Governo Dilma promove a maior cruzada contra os direitos indígenas com trapalhadas jurídicas e medidas administrativas e políticas nunca vistas na história do Brasil democrático

Coquetel de agrotóxicos nos alimentos gera danos até 30 vezes mais graves




Do Le Monde


Comer cinco frutas e legumes por dia é bom para a saúde. Não tão bom é o “coquetel” de pesticidas ingerido no processo: a mistura dessas substâncias químicas pode multiplicar seus efeitos tóxicos em proporções tão surpreendentes quanto preocupantes, segundo os resultados de um estudo preliminar publicado na revista científica PloS One.

Para procurador do MPF, agronegócio se privilegia em detrimento dos indígenas


Da IHU On-Line

A polêmica portaria 303 da Advocacia Geral da União – AGU, que determina a demarcação de terras indígenas de acordo com as condicionantes do processo de demarcação da terra Raposa Serra do Sol, é consequência do cenário de “neocolonialismo” em voga no Brasil, avalia o procurador do Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul, Marco Antônio Delfino de Almeida.

Sociedade deve dar apoio para Dilma vetar texto, afirma Marina Silva

 

Da Radioagência NP

 

Os debates em torno do Projeto que altera o Código Florestal brasileiro irão marcar o segundo semestre no Senado. Aprovado na Câmara dos Deputados em maio, alguns dispositivos apresentados no texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB SP) não foram aceitos pelo governo.

MST ocupa fazenda da Copa Fruit em Petrolina

 

Da Página do MST

 

Cerca de 150 famílias ocuparam uma fazenda de 489 hectares da empresa Copa Fruit, no município de Petrolina, em Pernambuco, na manhã de domingo (7/8).

As famílias são formadas por trabalhadores rurais Sem Terra e por antigos funcionários da empresa, que foram demitidos e não receberam nenhuma indenização.

A Copa Fruit, antiga Fruit Fort, é uma empresa de produção de manga e uva para exportação. Em  setembro de 2009 os funcionário da Fruit Fort entraram em greve por falta de pagamento dos salários.

Nota à sociedade de MT sobre despejo da fazenda Rancho Verde



Da Página do MST


Na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, a Polícia Militar de Mato Grosso realizou o despejo do Acampamento Cássio Henrique Ramos, situado no município de Cáceres. O Acampamento ficava na fazenda Rancho Verde e as famílias estavam na área desde o dia 14 de junho deste ano. A fazenda já tem um laudo de vistoria feito pelo Incra, dizendo que é improdutiva. Porém, o proprietário briga na justiça para invalidar o laudo.

CCJ proíbe agrotóxico associado a suicídio


Por Leonardo Prado
Da Agência Câmara



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (2) o Projeto de Lei 2691/97, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), que proíbe a produção, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação e a exportação dos produtos agrotóxicos cujo princípio ativo seja o organofosforado (composto orgânico que contém fósforo em sua fórmula) Methamidophos.

Ivan Valente: Campanha “Sou Agro” omite anunciantes


Do Brasil de Fato

 

O deputado federal Ivan Valente (Psol) entrou com uma representação ética na última sexta-feira (29) junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), pedindo ao órgão que emita liminar para suspender a campanha “Sou Agro”.

Segundo o deputado, ao contrário do que preveem as normas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, o material não deixa claro quem é o anunciante da campanha.

A Folha baba ódio contra o MST

Por Altamiro Borges
Do
Blog do Miro

 

A mídia burguesa nunca gostou dos movimentos sociais. Ou omite suas lutas ou as criminaliza. Quando eclode uma greve, ela fala em congestionamento do trânsito – jogando a sociedade contra os grevistas. Ocorre um ato ou passeata popular e ela sataniza os manifestantes. O MST, um dos principais movimentos sociais brasileiros, é um dos alvos prediletos desta manipulação midiática.

Família Caiado mantém trabalho escravo

Por Maurício Hashizume e Rodrigo Rocha Da Repórter Brasil Não era apenas a cerca de mourões, por eles mesmos reconstruída a partir do desmate de mata nativa, que impunha limites à dignidade de trabalhadores da Fazenda Santa Mônica, em Natividade (TO). Alojados em cinco barracos de lona e madeira erguidos sob chão de terra em pontos isolados do imóvel e próximos às frentes de trabalho, não tinham acesso a banheiros, água potável, energia elétrica, leitos e alimentação minimamente decentes.

Leia estudo de professor sobre questão agrária no Brasil

Leia estudo de Paulo Alentejano, professor do Departamento de Geografia da FFP/UERJ, integrante da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), sobre a questão agrária no Brasil, novas questões, velhos desafios. Clique aqui e faça o download do arquivo em PDF.

Desigualdade social no Brasil

Por Frei Betto Escritor No Correio Braziliense Relatório da ONU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul.

Curso Licenciatura em Artes para Sem Terra está na 4ª etapa

Da Página do Incra Com a proposta de educar jovens e adultos do campo de acordo com sua realidade, o curso Licenciatura em Artes, realizado em parceria entre o Incra, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tem sua quarta etapa iniciada na semana passada em Teresina (PI).

Os impactos das mudanças no Código Florestal

Por Fabio Reynol da Agência Fapesp Impactos potenciais da revisão no Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional, na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos foram debatidos por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, na semana passada, em evento organizado pelo programa Biota-FAPESP, na sede da Fundação.

Governo federal dá prioridade a grandes frigoríficos

Do Valor Econômico Arrastados pela crise financeira global de 2008 por falta de capital de giro e exposição à variação cambial, boa parte dos pequenos e médios frigoríficos reclama da falta de auxílio do governo e da política de "vencedores e perdedores" empreendida pelo BNDES no setor. Mas os bancos que operam no segmento afirmam haver uma "clara tendência" de concentração. Alguns agentes até estimulam indústrias médias a vender o negócio antes de perder mais eficiência em cenário amplamente desfavorável a empresas sem capital e atuação cada vez mais global.

Quando o Roundup já não faz efeito

Da Campanha por um Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos
A resistência que o mato desenvolve aos herbicidas (agrotóxicos do tipo “mata-mato”) nas lavouras plantadas com sementes transgênicas tolerantes a estes produtos é um problema desde sempre previsto.

Limite da propriedade da terra é tema de plebiscito popular

Por Pedro Carrano Do Brasil de Fato O Brasil é o segundo maior concentrador de terras do mundo. Uma desigualdade histórica, que se expressa no fato de as unidades de produção com menos de dez hectares ocuparem somente 2,36% de área do território nacional, mesmo sendo a imensa maioria numérica. Este cenário motivou o Fórum Nacional pela Reforma Agrária (FNRA) a propor ao conjunto da sociedade um plebiscito, de caráter popular, pelo limite da propriedade da terra. A população é chamada a organizar, entre os dias 1º e 7 de setembro, uma urna e dar a sua contribuição no tema.

Alimentação dos brasileiros cada vez mais envenenada

Por Pedro Carrano Do Brasil de Fato O brasileiro ingeriu, em média, 3,7 quilos de agrotóxicos em 2009. Trata-se de uma massa de cerca de 713 milhões de toneladas de produtos comercializadas no país por cerca de seis corporações transnacionais.

Indígenas enfrentam mais uma retaliação do governo de Pernambuco

Hoje, dia 9, pela manhã a Ilha Assunção, território do povo indígena Truká, em Cabrobó (PE), teve a energia elétrica religada. O abastecimento havia sido cortado na segunda-feira, dia 6. Ontem os indígenas chegaram a derrubar uma das torres e…

Audiências debatem projeto que regulariza terras griladas

Nos próximos dias, duas audiências públicas vão debater o Projeto de Lei 578/2007, do governador José Serra (PSDB), que regulariza terras griladas no Pontal do Paranapanema. O projeto prevê a regularização da posse de áreas com mais de 500 hectares.…

Bispo se manifesta contra projeto de José Serra para o Pontal

O bispo da diocese de Presidente Prudente, Dom José Maria Saracho, divulgou ontem uma carta aberta onde se posiciona contra o Projeto de Lei que pretende regularizar as áreas de mais de 500 hectares de terras grilasdas no Pontal do…

PF prende madeireiros por roubo de madeira no Paraná

Durante ação realizada ontem, dia 8, a Polícia Federal do Paraná prendeu 23 pessoas ligadas a uma madeireira que praticava roubo de madeira no assentamento Contestado, no município da Lapa, a 70 km da capital Curitiba. O corte ilegal de…

Sem Terra são agredidos antes de audiência em Pedro Osório

Pelo menos dois Sem Terra estão bastante feridos e outros seis foram presos antes da audiência pública que aconteceria nesta manhã, dia 9, em Pedro Osório, Rio Grande do Sul. As 200 famílias acampadas ao lado da Fazenda da Palma,…

Os últimos anos de paciência

Por Luis Fernando Veríssimo Fonte Agência Carta Maior Sempre que penso num arqueólogo abrindo uma dessas caixas em que se põem documentos, jornais, objetos e curiosidades da nossa época justamente para serem descobertas no futuro, imagino que ele pode ter…

Superação do conflito depende de lutar contra a pobreza, diz Gavíria

Fonte Agência Notícias do Planalto Álvaro Uribe assumiu nesta segunda-feira (07) a presidência da Colômbia pela segunda vez. Temeroso, o chefe de Estado reforçou a segurança da cerimônia de posse, já que ataques das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) mataram…

Polícia faz despejo violento em Campos

As polícias Militar, Federal e Civil se uniram a madrugada de segunda para terça-feira para despejar violentamente 70 famílias do acampamento Oziel Alves, localizado no complexo da antiga usina açucareira Cambayba, em Campos dos Goytacazes. A reintegração de posse foi…

Depois de 6 anos, pistoleiro é julgado no Paraná

O pistoleiro José Luis Carneiro, acusado pelo assassinato do Sem Terra Sebastião da Maia, morto em novembro de 2000, no município de Querência do Norte, região noroeste do Paraná, vai a julgamento nesta quinta-feira (10/08). O assassinato aconteceu há seis…

Posições políticas do MST nessa conjuntura

Caros amigos e amigas do MST, Achamos importante que você, amigo e amiga do MST, saiba o que realmente pensamos. Em julho passado, em reunião da Coordenação Nacional do Movimento, com mais de 250 companheiros e companheiras de todos estados…

Movimentos sociais apresentam propostas para educação do campo

O alto índice de analfabetismo, a falta de escolas no meio rural e a inadequação dos currículos e da metodologia de educação à realidade camponesa foram os principais problemas apontados pelos 1.100 participantes da II Conferência Nacional por uma Educação…

Movimentos sociais apresentam propostas para educação do campo

O alto índice de analfabetismo, a falta de escolas no meio rural e a inadequação dos currículos e da metodologia de educação à realidade camponesa foram os principais problemas apontados pelos 1.100 participantes da II Conferência Nacional por uma Educação…

Agronegócio e Reforma Agrária

Por Bernardo Mançano Fernandes* Agronegócio e o latifúndio Agronegócio é o novo nome do modelo de desenvolvimento econômico da agropecuária capitalista. Esse modelo não é novo, sua origem está no sistema plantation, em que grandes propriedades são utilizadas na produção…