
Seguiremos a marcha de Nalu
MST se despede fisicamente da amiga e companheira de lutas Nalu Faria
MST se despede fisicamente da amiga e companheira de lutas Nalu Faria
Visita vai retomar o diálogo sobre a estruturação e a criação de políticas públicas de comercialização, abastecimento e agroindustrialização junto às famílias cooperadas
Com o lema "Sem Terrinha em luta: rumo aos 40 anos do MST", as crianças se organizam para o XI Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha no estado do Espírito Santo
O Festival articula diversidade cultural e artística com política e luta social, durante o Acampamento Nacional “Juventude em Luta”
Jornada acontece em todo país, de 09 a 14 de outubro, como lema “Sem Terrinha em Luta: viva os 40 anos do MST!”; confira na entrevista da coordenadora da frente da infância do MST, Daiane Ramos
Ao longo de todo o mês de outubro, as crianças do MST terão atividades especiais programadas com muitas brincadeiras, estudos e mobilizações
Incêndio queimou casas com os pertences das famílias no acampamento Clodomir Santos de Morais, além de outras estruturas existentes na área; este é o segundo ataque em menos de um mês
De propina no pneu a ônibus superfaturado, passando por rachadinha e 51 imóveis em dinheiro vivo: confira 17 escândalos de corrupção do governo Bolsonaro
O assentado da reforma agrária, recebeu mais de 44 mil votos e deseja construir seu mandato de forma coletiva
Adão Pretto Filho é convidado do Entrevista Central desta terça (4) e fala das propostas do movimento no Legislativo
Confira a edição especial da Revista Sem Terrinha deste ano, que traz uma viagem pelo mundo!
Por trás das chamas está a destruição dos modos de vida amazônicos e mudança importante na dinâmica do agronegócio
Em entrevista, Kelli Mafort e Cássia Bechara falam sobre a Jornada de Luta deste mês de outubro e ressaltam: “saúde, educação e comida não podem ser consideradas mercadorias”
Só em Belo Horizonte, capital mineira, foram mais de 80 mil pessoas expressando pautas que mobilizam suas lutas.
Ação contou com anúncio sobre a realização da feira em outras cinco cidades de Alagoas
A reunião realizada durante a semana passada discutiu ações estratégicas para o fortalecimento dos temas
The "Titula Brasil" (Land Titles for Brazil) program foresees land privatization and appropriation of Agrarian Reform settlements, which will be made available to the market
El programa "Titula Brasil" prevé la privatización de las tierras y la apropiación de los asentamientos de la Reforma Agraria, que se pondrán a disposición del mercado
Mutirão de plantio cultivou mais de 21 mil mudas durante os dias 21 e 25 de setembro
Conflitos e resistências pela voz de mulheres nordestinas
Ameaças incluem "passar com trator e com bala por cima das pessoas que continuassem no território"
Debate aconteceu Escola Nacional Florestan Fernandes na manhã deste sábado (5), durante o Festival Sigmaringa Seixas
João Carlos Ortega esteve em Centenário do Sul, região norte do estado, nesta sexta-feira (4)
Na Análise de Conjuntura dessa semana, Jailma Lopes, do Coletivo Nacional de Cultura do MST, aborda o tema da cultura no governo de Bolsonaro.
Com o Teatro Dante Barone lotado, a Assembleia Legislativa deu início, na noite desta quarta-feira (4), ao Seminário Políticas Públicas para Agroecologia na América Latina e Caribe, que prossegue até sexta-feira (6) e reúne em Porto Alegre
É a segunda vez que o MST ocupa a cidade de Belo Horizonte com uma feira e um festival dialogando sobre a necessidade da Reforma Agrária.
A chef Janaína Rueda e o ex ministro da saúde, Alexandre Padilha, compõem a mesa que tem como objetivo ampliar o diálogo sobre a Reforma Agrária Popular com a sociedade mineira.
Evento será realizado de 10 a 12 de outubro, no município de Santa Maria
O texto para manifestações no Brasil e no exterior apela à sensibilidade das autoridades destinatárias acerca da escalada da repressão aos movimentos.
Em entrevista, a pesquisadora Raquel Rigotto afirma a gravidade dos impactos à saúde desse modelo de desenvolvimento em curso no país
Direto de Caracas o Café com MST entrevista o ex-ministro do poder popular das comunicações da Venezuela sobre a conjuntura no continente.
Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) pauta em seu “cardápio” a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4059/2012, que pretende liberar no território brasileiro
Análise do Levante Popular da Juventude propõe superação das crises com um novo projeto alternativo e popular
Do dia 8 ao dia 10/10, Arapiraca receberá a 3ª edição da Feira, que acontecerá no Parque Ceci Cunha, com toneladas de produtos vindos diretamente da roça e comercializados pelos próprios camponeses.
Conduzido em sua maioria por mulheres, a experiência comprova que a Reforma Agrária dá certo e que a população do campo e da cidade só tem a ganhar.
Empresa americana inicia pesados investimentos em novo herbicida. Reunião da CTNBio de amanhã já tem na pauta transgênicos resistentes ao Dicamba.
Cerca de 60 trabalhadores rurais Sem Terra participaram do curso básico de formação de lideranças da Região Sul, no Assentamento José Maria, em Abelardo Luz (SC).
O curso contou com a participação de 60 educadores e educadoras Sem Terra de 30 escolas do campo, que lecionam na modalidade do EJA.
Odair José de Souza, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores, discute o papel do agronegócio, criticando o uso de agrotóxicos, e analisa os desafios postos para a produção de alimentos saudáveis.
O deputado Eduardo Cunha mandou a polícia cercar o Plenário 1 da chamada ‘Casa do Povo’, além de desligar o ar-condicionado e as luzes da sala sem janelas.
Da Página do MST
“Arroz deu cacho e o feijão floreou!”, diz a canção do MST, anunciando que a fartura do campo mais uma vez promete ocupar o Centro de Arapiraca, em Alagoas.
Por Maura Silva
Da Página do MST
A experiência do MST com as redes de Ensino Médio e Fundamental tem sido uma das principais lutas do Movimento relacionado à educação.
Essa luta nasceu da necessidade de fazer com que os filhos dos assentados e acampados pudessem estar resguardados em relação à alfabetização e a educação.
Associada à ideia de construir nos jovens uma consciência revolucionária, a realidade escolar é atrelada ao meio da luta em que os educandos vivem no campo.
Por Comunicação MST Sergipe
Da Página do MST
Natural de Santa Catarina, filho de pequenos agricultores, João Daniel (PT) nasceu em 1967. Aos 17 anos, iniciou sua trajetória de luta atuando pela Pastoral da Juventude, e há cerca de 20 anos chegou em Sergipe com a tarefa de ajudar na fundação do MST no estado.
Do Cimi
Da Página do MST
Mulher guerreira e lutadora. Talvez, esses sejam os principais adjetivos que caracterizem a sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Cáceres e ex-vereadora do PT, Lucia de Lurdes Gonçalves.
Lucia nos deixou na tarde desta sexta-feira (03/10), deixando os movimentos sociais órfão de mais uma grande companheira.
Por Renato Santana
Do Cimi
Da Comissão Pastoral da Terra - Alagoas
Enquanto toda a população brasileira exercia a cidadania nas eleições 2010 – escolhendo os políticos que irão representá-los e definir o futuro do país e estados nos próximos quatro anos – o Acampamento Boa Vista em Jacaré dos Homens, localizado no sertão alagoano, foi alvo de um incêndio criminoso, no domingo (3/10)
No local moram doze famílias camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL), que estão há três anos nas terras improdutivas da Fazenda Riacho dos Bois.
Por Carlos da Costa Silva
Da Página do MST
A Escola Oziel Alves Pereira, localizada no Assentamento 17 de Abril, no Pará, realizou entre os dias 23 e 28 de setembro o Projeto de "Preservação do Patrimônio Escolar".
Apesar do pouco tempo de funcionamento - foi inaugurada no início deste ano – a Oziel Alves, considerada a maior escola do campo do Estado, possui uma rede de apoio.
Pais e alunos estão mobilizados para manter o espaço conservado.
Por Marluce Melo
De Caracas/Venezuela
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou no último domingo, que no mês de outubro o seu governo expropriará terras improdutivas em três estados do país como parte da retomada da luta contra o latifúndio.
A ofensiva foi iniciada com a expropriação da empresa Agroisleña, maior distribuidora de insumo do setor agropecuário, e com a nacionalização de um grupo de fazendas, de propriedade da empresa inglesa Vestey, que detém um total de 300 mil hectares e milhares de cabeça de gado.
Da Comunicação Congresso da CLOC
A Comissão Política da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo, CLOC, se reuniu hoje de manhã, 5 de outubro, nas instalações da Coordenadoria Nacional Camponesa, CNC-Eloy Alfaro, na cidade de Quito para analisar os avanços do V Congresso que se realizará de 8 a 16 de outubro, nas instalações da Universidade Central do Equador.
Da comunicação do Congresso da CLOC
A rebelião policial que se estendeu, no último 30 de setembro, por várias cidades do Equador, fazendo surgir rumores de uma tentativa de golpe de estado, foi suprimida pelo governo Correa. Quito e todo o país do Equador começam a retornar à normalidade.
O exército permanece nas ruas, a polícia está afastada temporariamente e o país continua em estado de exceção. Mesmo assim, as atividades diárias do povo equatoriano se mantém com aparente normalidade.
Cerca de 250 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanecem acampadas desde a semana passada (28/09), na fazenda Capim, que abrange os municípios de Iaras, Lençóis Paulista e Borebi, região central do Estado de São Paulo. A área possui mais de 2,7 mil hectares, utilizadas ilegalmente pela Sucocítrico Cutrale para a monocultura de laranja - o que demonstra o aumento da concentração de terras no país, como apontou recentemente o censo agropecuário do IBGE.
Leia abaixo a nota divulgada pelo Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Cepedes):
Alimentos básicos para a sobrevivência de meio mundo, como o arroz e o milho, chegaram a dobrar seu preço em 2008. Revoltas, fomes, fechamento de fronteiras comerciais. Um ano depois, os preços quase voltaram ao seu patamar. Acabaram os problemas? Olivier de Schutter, relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, garante que a fome está aumentando e a especulação está não desapareceu, porque os problemas estruturais não foram abordados.
A entrevista é de Cristina Delgado e está publicada no jornal El País, 5-10-2009. A tradução é do Cepat.
Eis a entrevista:
A governadora do Rio Grande do Sul (RS), Yeda Crusius, escapou de perguntas sobre denúncias de perseguição a líderes e movimentos sociais no estado. A maior parte das perguntas dirigidas à tucana ontem, 5, no Programa Roda Viva da TV Cultura, questionou-a sobre as denúncias de corrupção realizadas durante seu governo. Atualmente integrantes e ex-integrantes de seu governo estão sendo investigados por uma CPI por improbidade administrativa e desvio de recursos públicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cerca de 1 milhão de quilos de agrotóxicos com irregularidades e adulterações, na fábrica da empresa Syngenta, de origem suíça, em Paulínia (SP). Os problemas foram encontrados após fiscalização da Agência, realizada na última semana.
Após três dias nas instalações da maior empresa em vendas de agrotóxicos no Brasil e no mundo no ano de 2008, a equipe da Anvisa encontrou várias irregularidades na importação, produção e comércio de produtos agrotóxicos. A ação contou com apoio da Polícia Federal.
Desrespeitando todas as normas de segurança e os direitos humanos, os usineiros de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, continuam fazendo vítimas na região. Não bastasse a morte de inúmeros animais, o fogo ateado sem critério na queimada dos caniviais fez uma vítima fatal, na semana passada (29/9). Cristina Santos, de 49 anos, perdeu sua vida sendo em uma dessas queimadas. Ela foi circulada pelo fogo e não conseguiu fugir.
Na manhã desta terça (6/10), cerca de 150 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Camaragibe, no município de São Joaquim do Monte, agreste pernambucano. A fazenda, de cerca de 1.300 hectares, é de propriedade do empresário João Florêncio dos Santos, conhecido por “João dos Confeitos”, dono de uma empresa de distribuição de doces e de outras três fazendas na região.
Os latifundiários brasileiros que possuem propriedades no Paraguai estão sendo pressionados pelos camponeses do país a abandonarem o cultivo de sementes de soja geneticamente modificadas – os transgênicos. Os pequenos agricultores paraguaios de um departamento próximo à capital Assunção, começaram…
O número de famintos volta a subir na América Latina e no mundo. O alerta é da agência da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) que concluiu em seu relatório anual que a alta dos preços de…
Para resgatar a memória de Che Guevara, um homem que dedicou a vida ao sonho de um mundo mais justo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Grupo Folias, realizam na próxima segunda-feira, dia 8, uma noite…
A campanha da Via Campesina de combate aos crimes do agronegócio e da bancada ruralista obteve resultados: nesta sexta feira (06/10), os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acataram por unanimidade a denúncia de crime eleitoral apresentada pelo Ministério Público…
As 200 famílias do MST acampadas na Fazenda Três Jota, do deputado federal José Janene (PP-PR), no distrito de Guaravera, em Londrina (PR), sofrem ameaças com disparos de armas de fogo e perseguição por pistoleiros. Na última terça-feira (03/10), pai…
Em 4 de outubro, a comunidade do Sitio Pau D’alho – Centro de Formação Sócio-agrícola Dom Helder Câmara – participou da Marcha pela Paz e Natureza em Ribeirão Preto (SP). A celebração do Dia de São Francisco de Assis contou…
De acordo com a Constituição Federal, terras que não cumprem sua função social devem ser destinadas à Reforma Agrária. Para o MST, lembrar do artigo 184 é reiterar que a reestruturação fundiária é urgente e necessária no Brasil. “Toda propriedade que não cumpre com sua função social pode e deve ser ocupada pelos trabalhadores rurais sem terra”, afirma Juvelino Strozake, advogado e integrante do Setor de Direitos Humanos do Movimento Sem Terra. Leia abaixo a entrevista completa sobre o tema:
O que a Constituição entende por função social da terra?
Informativos – Últimas do MST Senado aprova Lei de Biossegurança 06/10/2004 O Senado aprovou hoje o projeto de Lei de Biossegurança com o substitutivo do senador Ney Suassuna (PMDB-SP). O projeto sugere a liberação do plantio e a comercialização de…