Dia 6 de outubro de 2023

[Café com MST] Ernesto Villegas

[Café com MST] Ernesto Villegas

Direto de Caracas o Café com MST entrevista o ex-ministro do poder popular das comunicações da Venezuela sobre a conjuntura no continente.

“A Reforma Agrária passa pela elevação do nível de escolaridade da nossa base”


Por Maura Silva
Da Página do MST

A experiência do MST com as redes de Ensino Médio e Fundamental tem sido uma das principais lutas do Movimento relacionado à educação. 

Essa luta nasceu da necessidade de fazer com que os filhos dos assentados e acampados pudessem estar resguardados em relação à alfabetização e a educação.

Associada à ideia de construir nos jovens uma consciência revolucionária, a realidade escolar é atrelada ao meio da luta em que os educandos vivem no campo. 

Sem Terra é eleito deputado federal em Sergipe

Por Comunicação MST Sergipe
Da Página do MST

Natural de Santa Catarina, filho de pequenos agricultores, João Daniel (PT) nasceu em 1967. Aos 17 anos, iniciou sua trajetória de luta atuando pela Pastoral da Juventude, e há cerca de 20 anos chegou em Sergipe com a tarefa de ajudar na fundação do MST no estado. 

Movimentos sociais perdem mais uma grande guerreira: Lucia Gonçalves


Da Página do MST 

Mulher guerreira e lutadora. Talvez, esses sejam os principais adjetivos que caracterizem a sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Cáceres e ex-vereadora do PT, Lucia de Lurdes Gonçalves.

Lucia nos deixou na tarde desta sexta-feira (03/10), deixando os movimentos sociais órfão de mais uma grande companheira.

Camponeses têm barracos incendiados no sertão de Alagoas


Da Comissão Pastoral da Terra - Alagoas

Enquanto toda a população brasileira exercia a cidadania nas eleições 2010 – escolhendo os políticos que irão representá-los e definir o futuro do país e estados nos próximos quatro anos – o Acampamento Boa Vista em Jacaré dos Homens, localizado no sertão alagoano, foi alvo de um incêndio criminoso, no domingo (3/10)

No local moram doze famílias camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL), que estão há três anos nas terras improdutivas da Fazenda Riacho dos Bois.

Assentamento se mobiliza para preservação de escola


Por Carlos da Costa Silva
Da Página do MST

A Escola Oziel Alves Pereira, localizada no Assentamento 17 de Abril, no Pará, realizou entre os dias 23 e 28 de setembro o Projeto de "Preservação do Patrimônio Escolar".

Apesar do pouco tempo de funcionamento - foi inaugurada no início deste ano – a Oziel Alves, considerada a maior escola do campo do Estado, possui uma rede de apoio.

Pais e alunos estão mobilizados para manter o espaço conservado.

Chávez anuncia medidas para impulsionar Reforma Agrária


Por Marluce Melo
De Caracas/Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou no último domingo, que no mês de outubro o seu governo expropriará terras improdutivas em três estados do país como parte da retomada da luta contra o latifúndio.

A ofensiva foi iniciada com a expropriação da empresa Agroisleña, maior distribuidora de insumo do setor agropecuário, e com a nacionalização de um grupo de fazendas, de propriedade da empresa inglesa Vestey, que detém um total de 300 mil hectares e milhares de cabeça de gado.

Comissão Política da CLOC se concentra em Quito


Da Comunicação Congresso da CLOC

A Comissão Política da Coordenadoria Latinoamericana de Organizações do Campo, CLOC, se reuniu hoje de manhã, 5 de outubro, nas instalações da Coordenadoria Nacional Camponesa, CNC-Eloy Alfaro, na cidade de Quito para analisar os avanços do V Congresso que se realizará de 8 a 16 de outubro, nas instalações da Universidade Central do Equador.

Realização do congresso da CLOC no Equador está garantida


Da comunicação do Congresso da CLOC

A rebelião policial que se estendeu, no último 30 de setembro, por várias cidades do Equador, fazendo surgir rumores de uma tentativa de golpe de estado, foi suprimida pelo governo Correa. Quito e todo o país do Equador começam a retornar à normalidade.

O exército permanece nas ruas, a polícia está afastada temporariamente e o país continua em estado de exceção. Mesmo assim, as atividades diárias do povo equatoriano se mantém com aparente normalidade.

Cutrale usa terras griladas em São Paulo

Cerca de 250 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanecem acampadas desde a semana passada (28/09), na fazenda Capim, que abrange os municípios de Iaras, Lençóis Paulista e Borebi, região central do Estado de São Paulo. A área possui mais de 2,7 mil hectares, utilizadas ilegalmente pela Sucocítrico Cutrale para a monocultura de laranja - o que demonstra o aumento da concentração de terras no país, como apontou recentemente o censo agropecuário do IBGE.

“A agricultura volta a estar na moda e isso pode ser perigoso”

Alimentos básicos para a sobrevivência de meio mundo, como o arroz e o milho, chegaram a dobrar seu preço em 2008. Revoltas, fomes, fechamento de fronteiras comerciais. Um ano depois, os preços quase voltaram ao seu patamar. Acabaram os problemas? Olivier de Schutter, relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, garante que a fome está aumentando e a especulação está não desapareceu, porque os problemas estruturais não foram abordados.

A entrevista é de Cristina Delgado e está publicada no jornal El País, 5-10-2009. A tradução é do Cepat.

Eis a entrevista:

Yeda escapa de perguntas sobre perseguição a movimentos sociais

Da Revista Fórum

A governadora do Rio Grande do Sul (RS), Yeda Crusius, escapou de perguntas sobre denúncias de perseguição a líderes e movimentos sociais no estado. A maior parte das perguntas dirigidas à tucana ontem, 5, no Programa Roda Viva da TV Cultura, questionou-a sobre as denúncias de corrupção realizadas durante seu governo. Atualmente integrantes e ex-integrantes de seu governo estão sendo investigados por uma CPI por improbidade administrativa e desvio de recursos públicos.

Anvisa apreende 1 milhão de quilos de agrotóxicos na Syngenta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cerca de 1 milhão de quilos de agrotóxicos com irregularidades e adulterações, na fábrica da empresa Syngenta, de origem suíça, em Paulínia (SP). Os problemas foram encontrados após fiscalização da Agência, realizada na última semana.

Após três dias nas instalações da maior empresa em vendas de agrotóxicos no Brasil e no mundo no ano de 2008, a equipe da Anvisa encontrou várias irregularidades na importação, produção e comércio de produtos agrotóxicos. A ação contou com apoio da Polícia Federal.

Trabalhadora morre durante queima de canavial no Rio

Desrespeitando todas as normas de segurança e os direitos humanos, os usineiros de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, continuam fazendo vítimas na região. Não bastasse a morte de inúmeros animais, o fogo ateado sem critério na queimada dos caniviais fez uma vítima fatal, na semana passada (29/9). Cristina Santos, de 49 anos, perdeu sua vida sendo em uma dessas queimadas. Ela foi circulada pelo fogo e não conseguiu fugir.

MST ocupa fazenda de foragido da justiça em Pernambuco

Na manhã desta terça (6/10), cerca de 150 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Camaragibe, no município de São Joaquim do Monte, agreste pernambucano. A fazenda, de cerca de 1.300 hectares, é de propriedade do empresário João Florêncio dos Santos, conhecido por “João dos Confeitos”, dono de uma empresa de distribuição de doces e de outras três fazendas na região.

Camponeses paraguaios ocupam fazendas de soja transgênica

Os latifundiários brasileiros que possuem propriedades no Paraguai estão sendo pressionados pelos camponeses do país a abandonarem o cultivo de sementes de soja geneticamente modificadas – os transgênicos. Os pequenos agricultores paraguaios de um departamento próximo à capital Assunção, começaram…

Alta dos preços dos alimentos faz crescer número de famintos

O número de famintos volta a subir na América Latina e no mundo. O alerta é da agência da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) que concluiu em seu relatório anual que a alta dos preços de…

Lupion será réu de ação penal no STF por crime eleitoral

A campanha da Via Campesina de combate aos crimes do agronegócio e da bancada ruralista obteve resultados: nesta sexta feira (06/10), os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acataram por unanimidade a denúncia de crime eleitoral apresentada pelo Ministério Público…

Sem Terra são vítimas de ameaças em fazenda de Janene

As 200 famílias do MST acampadas na Fazenda Três Jota, do deputado federal José Janene (PP-PR), no distrito de Guaravera, em Londrina (PR), sofrem ameaças com disparos de armas de fogo e perseguição por pistoleiros. Na última terça-feira (03/10), pai…

Ribeirão Preto faz Marcha pela Paz

Em 4 de outubro, a comunidade do Sitio Pau D’alho – Centro de Formação Sócio-agrícola Dom Helder Câmara – participou da Marcha pela Paz e Natureza em Ribeirão Preto (SP). A celebração do Dia de São Francisco de Assis contou…

Propriedade que não cumpre função social deve ser ocupada

De acordo com a Constituição Federal, terras que não cumprem sua função social devem ser destinadas à Reforma Agrária. Para o MST, lembrar do artigo 184 é reiterar que a reestruturação fundiária é urgente e necessária no Brasil. “Toda propriedade que não cumpre com sua função social pode e deve ser ocupada pelos trabalhadores rurais sem terra”, afirma Juvelino Strozake, advogado e integrante do Setor de Direitos Humanos do Movimento Sem Terra. Leia abaixo a entrevista completa sobre o tema:

O que a Constituição entende por função social da terra?

Senado aprova Lei de Biossegurança

Informativos – Últimas do MST Senado aprova Lei de Biossegurança 06/10/2004 O Senado aprovou hoje o projeto de Lei de Biossegurança com o substitutivo do senador Ney Suassuna (PMDB-SP). O projeto sugere a liberação do plantio e a comercialização de…