
Final da 3ª Edição da Copa da Reforma Agrária reúne atletas de assentamentos e acampamentos no CE
Competição envolve aproximadamente 3 mil atletas das áreas de Reforma Agrária, de 42 municípios cearense
Competição envolve aproximadamente 3 mil atletas das áreas de Reforma Agrária, de 42 municípios cearense
Ação mobiliza famílias Sem Terra em todo o país entre os dias 1º e 8 de junho
Especialista do MapBiomas defende 'solução colaborativa' em prol do cerrado, que sofreu escalada de 67% na devastação
Evento discute políticas fundiárias, direitos humanos e a luta pela Reforma Agrária no Brasil
Como os colonizadores no passado com os indígenas e os africanos escravizados, os deputados decidiram, por meio do PL 709, que os sem-terra não têm alma
Governador do PR quer colocar à venda 200 escolas estaduais do estado. A Privatização da Educação Pública é um projeto que prejudica, principalmente a população pobre
Programação incluiu atividades voltadas para a discussão e reflexão sobre a questão agrária brasileira
Entrevista com Carlos Marés, Bruce Albert e Maurício Angelo apontam os desafios do debate ambiental na conjuntura
Neste 29 de maio, comemoramos os 193 anos de Louise Michel
Gilmar Mauro, da Coordenação Nacional do MST, avalia o início dos trabalhos da CPI, que considera ser voltada para criar factoides políticos
No último período, órgão perdeu financiamento e trabalhadores; redistribuição de terras é central para o combate à fome
"E são as pobres famílias sem-terra que cometem crimes?", questiona Frei Betto, escritor, autor de “Parábolas de Jesus – ética e valores universais” (Vozes), entre outros livros.
Confira reportagem do portal UOL , a partir do O UOL Confere, sobre as checagens publicadas este ano sobre o movimento
Notícia falsa circula frequentemente, em especial por redes bolsonaristas
Desmonte do Ministério dos Povos Indígenas e aprovação da urgência do PL 490 às vésperas do julgamento sobre marco temporal desrespeitam a Suprema Corte e as instituições democráticas
Artigo de Bernardo Mançano Fernandes, Professor da UNESP, campus de Presidente Prudente
Neste sábado (28), 178 famílias reocuparam uma fazenda improdutiva no extremo sul, e no domingo (29), 80 famílias ocupam uma área no Recôncavo baiano
Diversas entidades, coletivos e movimentos estão realizado campanhas de arrecadação de alimentos e mantimentos
Neste 29 de maio, comemoramos os 192 anos de Louise Michel.
Neste sábado (29) ocorreram manifestações pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro em 213 cidade brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal, e 14 no mundo. Balanço divulgado no final do dia pelos organizadores estimou em 420 mil o número de pessoas que protestaram contra o descaso que já matou 461mil pessoas, contra a falta de vacinas para combater a covid-19, a fome, o desemprego, os ataques aos indígenas, aos negros, ao meio ambiente.
Experiência histórica e legado fundamental para a classe trabalhadora
Atos estão previstos em todas as regiões do país, pelo exterior e pedem "vacina no braço" e "comida no prato"
Ação envolve mais de 30 comunidades, entre assentamentos e acampamentos do MST, áreas de posseiros e povos faxinalenses
No programa desta semana, Luana Carvalho, da Direção Nacional do MST - RJ, traz considerações sobre a Federalização do caso Marielle, o avanço da Pandemia no Brasil e no Mundo e a construção do #ForaBolsonaro
Neste vlog, vamos para a região Centro-Oeste acompanhar Itelvina Masioli, do Setor de Formação do Mato Grosso, em um passeio pela produção de mudas que farão parte das 100 milhões de árvores a serem plantadas pelo MST nos próximos 10 anos. Bora?
Com doação de três toneladas de alimentos, acampamento do MST celebrou 4 anos de resistência em Aracruz, no Espírito Santo
Sementes são produzidas por 17 famílias em dois assentamentos do MST no interior de Piratini, na região Sul
Produção "Semillas, sueños y contradicciones. La otra vida de Apolonio de Carvalho en Venezuela" está disponível pela TV Terra
Comemoração do padroeiro de rede de comunidades coincide com festividades dos 30 nos da Reforma Agrária na região
Ao todo 200 pessoas fazem parte da vigília no entorno da Polícia Federal, em Curitiba
Manifesto da Sociedade Brasileira pelo Progresso Científico foi subscrito por 23 entidades
O relatório de 2017 destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos 14 anos
Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta
Mesmo quando não mata, a polícia no Pará deixa matar.
Plano Popular de Emergência será apresentado às 18h30, no Teatro da PUC-SP, o TUCA
Comunicado também afirmou preocupação com uso recorrente da violência em conflitos agrários, em especial contra trabalhadores sem-terra, bem como com as operações de segurança em São Paulo envolvendo dependentes químicos usuários de drogas.
Apresentação ocorreu no Galpão Estação Cidadania, na cidade de São José dos Campos, interior paulista.
Atividade ocorre na Praça da Piedade, na capital baiana, entre os dias 8 e 10 de junho.
Grande nomes da música como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Teresa Cristina se unem em defesa da democracia.
Culpada, culpada e culpada, acusação contra vitima, característica clássica de uma sociedade forjada na cultura do estupro, da violência de gênero, onde a vitima se torna a responsável pela violência sofrida.
A PEC transfere para o Congresso atribuição de oficializar Terras Indígenas e Unidades de Conservação.
"Os povos do campo não esperam diretrizes outorgadas do governo. Eles se afirmam sujeitos políticos e de políticas”, destacou Miguel Arroyo, da UFMG.
"A terceirização do corte da cana e o ganho por produtividade têm levado a um aumento cada vez maior da carga de trabalho e a morte de trabalhadores por exaustão", denunciam.
Junto a movimentos sociais, os trabalhadores denunciam as péssimas condições de trabalho, como alimentação inadequada, assistência médica e salários atrasados.
Composta por 249 parlamentares, a frente priorizará a construção espaços de debate e diálogo sobre os compromissos do Estado com as necessidades educacionais do campo.
Cerca de 800 trabalhadores rurais do MST e do MAB denuncia a retirada de direitos da classe trabalhadora.
Em Porto Alegre, cerca de 10 mil trabalhadores das centrais sindicais e movimentos sociais participam de mobilização contra a terceirização.
Em BH, centenas ocupam Ministério da Fazenda. Já no ES, trabalhadores ocupam as praças de pedágios na BR 101.
Da IHU On-Line
Os incentivos para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira não passam de um “estímulo de intenções”. A ponderação é de Newton Narciso Gomes Junior, professor da Universidade de Brasília – UnB, em entrevista concedida à IHU On-Line, pessoalmente.
Da Página do MST
Serão 2500 camponeses e camponesas, estudantes, professores, pesquisadores, integrantes de organizações, sindicatos, associações, movimentos sociais da cidade e do campo, reunidos de 4 a 7 de junho na 13ª Jornada de Agroecologia, que acontece na Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, Paraná.
Por Diego Sartorato, Gisele Brito e Hylda Cavalcanti
Da Rede Brasil Atual
A aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que decidiu pela expropriação de propriedades rurais e urbanas de empregadores culpados de utilização de trabalho escravo ou análogo à escravidão, foi celebrada como um avanço político e social histórico por ativistas e organizações ligados aos direitos humanos, mas não foi o ponto final do debate.
Por Solange Engelmann
Da Página do MST
Mais de 80 educadores e educadoras das escolas do campo dos assentamentos do MST, participam do Encontro de Formação por Ciclos das Escola do Campo, realizado de 29 a 31 de maio, no Centro de Formação Sepé Tiarajú, localizado no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, Rio Grande do Sul.
Por Ramiro Olivier
Da Página do MST
No município de Santa Maria da Boa Vista, região Sertão São Francisco de Pernambuco, a agricultura local é conhecida por sua potencialidade na produção de fruteiras, como goiaba, manga, maracujá e mamão.
Por Vinicius Alves Ehlers
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa realiza na manhã desta quinta-feira (8), em Brasília, uma audiência pública sobre o Programa de Aquisição e Alimentos (PAA) e seus impactos sobre a vida dos trabalhadores assentados brasileiros.
Para isso, representantes dos movimentos sociais do campo, autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúnem para apresentar os avanços e desafios no setor.
Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST
O assentamento Primeiro do Sul, localizado no município de Campo do Meio (MG), foi resultado de uma ocupação do MST em novembro de 1996. Um ano depois, a área foi desapropriada.
São 40 famílias assentadas, em uma área de 887 hectares.
Cada família tem em média 14 hectares de terra para cultivar.