Dia 15 de maio de 2024

Há 38 anos nascia o Jornal Sem Terra

Há 38 anos nascia o Jornal Sem Terra

Num momento de nacionalização do Movimento, o jornal se tornou um dos principais instrumentos articuladores de formação política
Al Nakba: a catástrofe esquecida

Al Nakba: a catástrofe esquecida

Não é coincidência a criação do Estado de Israel ser relacionada a uma catástrofe, afinal de contas, essa é a palavra que melhor define sua trajetória desde então
Samarco desaloja famílias 18 meses depois do crime

Samarco desaloja famílias 18 meses depois do crime

Moradores de Barra Longa convivem com poeira e doenças desde o rompimento. Nenhum centavo foi pago e nenhum acompanhamento efetivo feito. Mineradora cercou o local para esconder o desastre
MST reocupa área da Petrobrás em Linhares

MST reocupa área da Petrobrás em Linhares

Cedida pelo governo do estado à estatal petroleira para construção de um complexo que nunca saiu do papel, área de 400 hectares não cumpre função social.

Sem Terra prolongam jornada e ocupam mais terra e prédios públicos em PE



Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

A Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária se estendeu pelo estado de Pernambuco durante essa semana. Mais ocupações de terras, prédios públicos e marchas foram realizados no estado. 


Na manhã desta quinta-feira (15), Sem Terra, trabalhadores ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato dos Petroleiros, marcharam nas avenidas de Boa Viajem, em Recife, em defesa da refinaria de petróleo do estado de Pernambuco.

Atos em solidariedade à Venezuela denunciam papel da imprensa



Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (14/05), 50 militantes do MST, Levante Popular da Juventude e ativistas de diversos países da América Latina realizaram um ato na Avenida Paulista em solidariedade ao governo da Venezuela. 

MST discute novas parcerias para investir em assentamentos no Paraná



Da Agência Estadual de Notícias do PR


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu nesta quarta-feira (14) a direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais de Assentamentos da Reforma Agrária no Paraná para tratar de novas parcerias. 

Sem Terra cobram terra e habitação rural no Rio de Janeiro


Por Alan Tygel e Vanessa Ramos
Da Página do MST

Fotos: Pablo Vergara

Neste ano, a tradicional Jornada de Lutas realizada pelo MST no mês de abril durou até maio. Mais de 60 ocupações de terras e de prédios públicos ocorreram por todo o país, a fim de lembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 Sem Terra foram assassinados no Pará, em 17 de abril de 1996.

Justiça proíbe lançamento aéreo de agrotóxicos em arrozal no Marajó

 

Do Ministério Público Federal no Pará


A Justiça Federal proibiu o lançamento de agrotóxicos por aviões na Fazenda Reunidas Espírito Santo, no arquipélago do Marajó, no Pará. Enviada para publicação no Diário Oficial na última terça-feira, 6 de maio, a decisão liminar (urgente) determina que a prática só poderá ser realizada quando os responsáveis tiverem atendido a legislação sobre registros e licenças relacionadas à aviação agrícola.

Para monge, CNBB mostra um apoio claro e profético aos povos do campo


Da ADISTA 

Na semana passada, o plenário da 52ª Assembleia Geral da CNBB aprovou um documento sobre a visão da Igreja em relação à Questão Agrária Brasileira no século 21, após um processo de construção de cinco anos. 


Trata-se, segundo o presidente da Comissão Pastoral da Terra, dom Enemésio Lazarris, da palavra de mais de 350 bispos à sociedade, ao entenderem a grave situação pela qual passa o campo brasileiro.

Mais uma vez adiado, julgamento de Chafik deve ocorrer em agosto

 

 

 

Por Joana Tavares
Do Portal Minas Livre

 

Eles já estavam em Felisburgo quando souberam da notícia: depois de mais de oito anos de espera, o julgamento do acusado de ser o mandante do crime que matou cinco pessoas do acampamento, em novembro de 2004, havia sido adiado. Pela terceira vez, as famílias acampadas no Terra Prometida, no Vale do Jequitinhonha, tiveram que lidar com a angústia da espera. 

Perigo: senado libera plantio de cana na Amazônia e no cerrado


Por Jailton de Carvalho
Do O Globo


Num descuido da base governista, a Comissão do Meio Ambiente aprovou ontem, por cinco votos a dois, projeto do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que permite o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia e no cerrado. O texto foi aprovado em caráter terminativo e, agora, segue direto para a Câmara se não houver recurso de pelo menos nove senadores contrários à proposta. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) considerou deplorável a decisão da comissão, que, para ele, põe em perigo a proteção da Amazônia e até do Pantanal.

STF anula julgamento de acusado de matar irmã Dorothy


Do O Estado de S. Paulo

A 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta terça-feira o julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, mais conhecido como Bida, condenado como um dos assassinos da missionária Dorothy Stang. O crime aconteceu em fevereiro de 2005 no Pará. O fazendeiro foi condenado a 30 anos de prisão no terceiro julgamento, em 2010. Apesar da anulação do julgamento, Bida permanecerá preso.

Casa de Leitura da Reforma Agrária é premiada no RS

 
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST


 
Ainda que a passos lentos, a simples leitura de um livro ou de um conto tem transformado a vida de crianças do Assentamento Filhos de Sepé, no Rio Grande do Sul.

“A Dilma vai vetar”, diz ministro do Desenvolvimento Agrário




Por Samir Oliveira
Do Sul21



O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT), é categórico ao afirmar que a presidente Dilma Rousseff (PT) irá vetar o novo Código Florestal que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril. “A Dilma vai vetar. Se no todo ou em parte, essa é a discussão”, assegura o petista nesta entrevista ao Sul21.

Pepe garante que o texto não permanecerá intocado. “O Código Florestal não será sancionado da forma como a Câmara aprovou. Terá ou um veto total, ou um veto parcial”, comenta.

“Agronegócio é combinação de tecnologia com trabalho escravo”, avalia João Paulo


Por: Virginia Toledo
Da Rede Brasil Atual


Com a negativa da bancada do agronegócio na Câmara em votar a PEC 438/2001, mais conhecida como PEC do Trabalho Escravo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamenta o fato de os parlamentares envolvidos desviarem o foco da punição ao trabalho degradante para questões envolvendo as propriedades rurais e a reforma agrária.

Camponeses ocupam Banco do Nordeste para a liberação de recursos para seca

 


Por Marcelo Matos
Da Página do MST



Na manhã desta última segunda-feira (14), cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, organizadas pelo MST, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
(STTR) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam a agência do Banco do Nordeste no município de Quixeramobim, no sertão central do Ceará.

Sociedade civil pressiona poderes públicos no Maranhão sobre mortes no campo




Por Reynaldo Costa
Da Página do MST



Pressionada por organizações da sociedade civil após consequentes assassinatos causados pela pistolagem - entre eles o assassinato do líder camponês Raimundo Cabeça -, a Comissão de Direitos Humanos (CDH), da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizou na manhã desta sexta-feira (11), uma audiência pública sobre a pistolagem no estado. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Buriticupu.

Sem Terra sofrem ameaças em fazenda do prefeito de Campo Grande em Alagoas



Por Rafael Soriano
Da Página do MST


Após nove anos acampados nas fazendas Faceira e Angico, de propriedade do Prefeito de Campo Grande, Antônio Higino Lessa (PTB), em Traipu-AL (a 188km de Maceió), integrantes do MST receberam ameaças de morte. Segundo trabalhadores do assentamento Jacobina, três homens de moto entraram no assentamento, onde vivem militantes e lideranças do MST na região, perguntando por algumas pessoas.

Avança unidade na campanha “O Petróleo tem que ser nosso”

As centrais sindicais, movimentos populares, professores, estudantes e petroleiros que estão na luta em defesa do petróleo e da soberania nacional conseguiram aprofundar a articulação política na 3º Plenária da campanha, realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP),…

Milho transgênico da Monsanto devasta safra sul-africana

Três variedades do milho transgênico da Monsanto não renderam colheita na safra de 2008/9, rendendo mais de 200 mil hectares de campos estéreis e de perdas que atingiram várias províncias na África do Sul. De acordo com a Grain South…

Uma verdadeira inversão de valores

Por Márcia Pimenta Nossa elite política tem um projeto; nos catapultar para um passado remoto, um passado de atraso, onde a poluição é sinônimo de desenvolvimento e onde qualquer floresta em pé, é um mato que precisa ser eliminado a…

Famílias Sem Terra podem sofrer despejo violento em MG

Caso o Presidente Lula não assine o quanto antes o Decreto de Desapropriação da fazenda Ariadnópolis, no município de Campo do Meio, no Sul de Minas Gerais, estamos na iminência de testemunhar mais uma grande injustiça contra centenas trabalhadores rurais…

Ricos concentram 75% da renda nacional e pagam menos impostos

Levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na área tributária refaz as contas em relação à arrecadação de impostos e aponta que quase dois terços dos impostos vai para transferências de renda. Com isso, a carga tributária líquida cai…

Ricos concentram 75% da renda nacional e pagam menos impostos que pobres

Levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na área tributária refaz as contas em relação à arrecadação de impostos e aponta que quase dois terços dos impostos vai para transferências de renda. Com isso, a carga tributária líquida cai…

Sem Terra apóiam greve dos rodoviários no Espírito Santo

Nota de apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra à greve dos rodoviários no Espírito Santo Por meio desta nota, nós, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do ES, viemos demonstrar nosso total apoio à greve dos…

Fazendeiro é condenado por assassinato de Dorothy Stang

Da Agência Brasil Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, foi condenado a 30 anos de reclusão pela acusação de mandar matar a missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005. Um dos anos da condenação foi dado pelo agravante de…

Encontro reúne entidades para discutir questão agrária no PR

Começa hoje em Curitiba (PR) e vai até sexta-feira, dia 18, o “Encontro Terra e Cidadania”. O evento reunirá representantes de movimentos sociais, da sociedade civil e especialistas internacionais para discutir a questão agrária, o meio ambiente e a cidadania.…

Encontro reúne entidades para discutir questão agrária

Começa hoje em Curitiba (PR) e vai até sexta-feira, dia 18, o “Encontro Terra e Cidadania”. O evento reunirá representantes de movimentos sociais, da sociedade civil e especialistas internacionais para discutir a questão agrária, o meio ambiente e a cidadania.…

Desmatamento florestal é segundo fator para efeito estufa

O desmatamento e a queima de florestas tropicais em países como Brasil são a segunda fonte de emissões de dióxido de carbono à atmosfera, de acordo com relatório publicado no Reino Unido. “Caso a batalha contra o desmatamento seja perdida,…

Metroviários param contra demissão de manifestantes em SP

Em resposta à inflexibilidade do governo do estado de São Paulo e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), os metroviários podem fazer greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira amanhã contra a demissão dos cinco diretores do…