Dia 9 de outubro de 2024

Outubro, mês de eleições, mês das bruxas

"A caça às bruxas constituiu uma estratégia deliberada, utilizada pelas autoridades com o objetivo de difundir o terror, destruir a resistência coletiva, silenciar comunidades inteiras... foi sobretudo um meio de desumanização..." (Calibã e a Bruxa - Mulheres, corpo e acumulação originária. Silvia Federici)
MST leva produção saudável para Paraíba

MST leva produção saudável para Paraíba

A Feira Estadual da Reforma Agrária contou com produtores de todas as regiões da Paraíba, do sertão ao litoral, do Cariri ao Curimataú, Várzea e Borborema

Neste sábado, juventude sai às ruas contra onda conservadora em São Paulo



Da Página do MST


Neste sábado (11), diversos movimentos sociais de cultura, juventude, negro, realizam uma atividade no centro de São Paulo contra o avanço do conservadorismo demonstrado no primeiro turno dessas eleições.


A atividade chamada de Levante das Cores traz o lema Contra o conservadorismo, a resistência brota das ruas, e contará com diversas atrações culturais, artísticas e políticas no Largo do Arouche, a partir das 15h.

Sem Terra marcham pela desapropriação da fazenda de Eunício de Oliveira

Por Iris Pacheco
Da Página do MST


Na tarde desta quinta-feira (9), cerca de 2.000 trabalhadores rurais Sem Terra realizam uma marcha, em Goiânia, para reivindicar a desapropriação do complexo agropecuário Santa Mônica, em Corumbá de Goiás, de propriedade do senador e candidato a governador do Ceará, Eunício de Oliveira (PMDB).

Resultado das lutas, produção da Reforma Agrária chega a Arapiraca

Por Rafael Soriano
Da Página do MST 

Fotos: Gustavo Marinho 


A partir desta quinta-feira (9), homens e mulheres organizados no MST disponibilizam à cidade de Arapiraca e à região Agreste de Alagoas  toneladas de produtos vindos das áreas da Reforma Agrária no estado. 

Cerca de 700 Sem Terrinha participam de encontro estadual no Espírito Santo



Da Página do MST


Durante os dias 10 e 11 de outubro, cerca de 700 crianças, filhos e filhas de assentados e acampados da Reforma Agrária, realizam a 10º Encontro Estadual dos Sem Terrinha, em Vitória, no Espírito Santo.

Serão realizados diversos momentos educativos que trabalharão a questão da infância, celebrando ao longo desses dois dias a semana da criança.

Vice-líder do PT na Câmara critica paralisação da Reforma Agrária



Por Roldão Arruda
De seu blog


A lentidão nos processos de desapropriação de terras para a reforma agrária está tornando insustentável a situação dos sem-terra no País. A avaliação é do deputado baiano Valmir Assunção, vice-líder do PT na Câmara. Para o parlamentar, a forma como a presidente Dilma Rousseff conduz a reforma contradiz a história do partido.

Campanha quer evitar que empresas comprem açúcar de áreas em conflito



Por Alex Rodrigues
Da Agência Brasil

Usado em boa parte dos alimentos industrializados, como sucos e refrigerantes, biscoitos e iogurtes, o açúcar é um ingrediente fundamental para a indústria alimentícia para realçar o sabor dos alimentos. Seu crescente consumo, contudo, além de preocupar especialistas em saúde, também é alvo da apreensão de organizações ambientalistas e de defesa dos direitos humanos.

Ruralistas obstruem votação da MP que institui o programa Mais Médicos




Por Raphael Di Cunto
Do Valor Econômico

Com apoio da bancada ruralista e de parlamentares ligados às associações médicas, a oposição obstruía ontem a votação da medida provisória que institui o programa Mais Médicos, uma das principais marcas do governo Dilma Rousseff. O governo negociava mudanças no projeto e ainda não tinha conseguido colocar o texto até o fechamento desta edição.

ONU reconhece necessidade de garantir os direitos dos camponeses


Da Via Campesina

O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas adotou uma resolução chave sobre a necessidade de se criar uma nova ferramenta para os direitos dos mais de um milhão de camponeses e de trabalhadores rurais do mundo inteiro.

A resolução faz parte do relatório do Comitê Consultivo do Conselho dos Direitos Humanos, intitulado “Estudo final do Comitê Consultivo do Conselho dos Direitos Humanos sobre o avanço dos direitos dos camponeses e outros trabalhadores das zonas rurais”.

Sem Terrinhas realizam jornada no Maranhão


Da Página do MST

Na semana da criança, o MST realiza o 6° Encontro Estadual dos Sem Terrinha, no Maranhão. Ao dar continuidade à luta pela terra, pela Reforma Agrária e por direitos, as crianças Sem Terra do Maranhão se reunem entre os dias 12 e 15 de outubro.

Com a clareza da negação dos direitos à população do campo e, entendendo a importância da educação para a emancipação das famílias Sem Terra, o Encontro dos Sem Terrinha acontece com o caráter lúdico, formativo, mas também de denúncia e reivindicação.

Assentamento garante escola e renda para 10 mil pessoas em Parauapebas

Por João Marcio Da Página do MST O assentamento Palmares, que tem 16 anos, está organizado em dois núcleos onde moram aproximadamente 10 mil pessoas, em Parauapebas, no Pará. Algumas características são diferentes de assentamentos do sul e sudeste do Brasil. “As famílias possuem lote urbano e rural dentro dos seus 15 mil hectares”, explica uns dos coordenadores do Palmares, Eurival Martins, o Totô.

Nota de esclarecimento sobre os recentes acontecimentos

Diante dos últimos episódios que envolvem o MST e vêm repercutindo na mídia, a direção nacional do MST vem a público se pronunciar. 1. A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. O resultado do Censo de 2006, divulgado na semana passada, revelou que o Brasil é o país com a maior concentração da propriedade da terra do mundo. Menos de 15 mil latifundiários detêm fazendas acima de 2,5 mil hectares e possuem 98 milhões de hectares. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras.

Sem Terra negam acusações de depredação

Diante da repercussão dos últimos episódios que envolvem o MST, queremos esclarecer os fatos e questionar algumas “verdades” apresentadas na mídia burguesa sobre a ocupação da fazenda grilada pela multinacional Cutrale, no interior de São Paulo. A ocupação

“Censo reflete o que já denunciamos”

Confira a entrevista concedida à Agência IPS por João Pedro Stedile, integrante da coordenação nacional do MST, sobre o Censo Agropecuário 2006. 1- O que revela este informe do Censo Agropecuário agora publicado pelo IBGE?

7º Encontro Estadual dos Sem Terrinha começa no ES

[img_assist|nid=8317|title=|desc=|link=none|align=left|width=228|height=640]Teve início nesta quarta-feira (7/10), em Vitória, o 7º Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Espírito Santo, com a participação de 300 crianças vindas de vários assentamentos e acampamentos do estado.

Câmara pode permitir patenteamento da biodiversidade

Da AS-PTA Na semana que passou, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 4.961/2005, que tem como objetivo permitir o patenteamento de substâncias e materiais biológicos (moléculas, genes, proteínas etc.) “obtidos, extraídos ou isolados da natureza”. Acordos internacionais e também a lei brasileira de patentes proíbem essas atividades, que devem ser entendidas como apropriação privada da Natureza. O PL é de autoria do Deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP) e teve parecer favorável do relator Germano Bonow (DEM/RS).

Basf é multada por agrotóxico irregular

Nesta terça-feira (6/10), duas filiais da transnacional do agronegócio Basf S.A. foram autuadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por produção e comercialização de agrotóxicos "em desconformidade com a licença obtida". A empresa terá de desembolsar R$ 470 mil em multas aplicadas. Até o momento, a operação apreendeu 99 sacos de 15 kg do agrotóxico Granutox 150 G, armazenados em uma área da companhia em Ibiporã (PR). Amostras do produto foram encaminhadas para análise.

Escândalos invisíveis

Por Osvaldo Russo A destruição de 2 hectares de um laranjal, plantado em extensa área pública da União ocupada ilegalmente por uma grande empresa privada, orquestrada pela mídia e pelos interesses do agronegócio, escandaliza. Enquanto isso, milhares de famílias estão acampadas em beira de estradas, trabalhadores são escravizados em pleno século 21 e trabalhadores rurais, líderes sindicais, religiosos e advogados são assassinados no Brasil. Mas isso não escandaliza.

Cassel aponta que MST sofre “perseguição política”

Em entrevista publicada no jornal O Globo, nesta sexta-feira (9/10), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, colocou-se contra o atual processo de criminalização do MST. Para ele, os movimentos “se organizam em defesa dos seus direitos sociais”.

Projeto ruralista coloca em risco a lei ambiental

Do Amazônia.org Organizações-não-governamentais (ONGs) ambientalistas divulgaram nota em que alertam a sociedade brasileira sobre o risco de que os projetos de lei (PLs) dos parlamentares ruralistas, para mudanças na legislação ambiental, enfraqueçam os instrumentos de gestão ambiental do país, caso sejam aprovados.

MST e laranjas

Por Maurício Caleiro* O MST é detestado por todos: da direita ruralista à esquerda chavista, passando por tucanos, petistas, psolentos, verdes, azuis e amarelos. Mesmo os que fingem apoiar o MST o detestam. Isso porque há uma antipatia ancestral e inata contra o MST, esse arquétipo de nosso inconsciente coletivo, esse cancro irremovível que insiste em nos lembrar, mesmo nos períodos de bonança, que fomos o último país do mundo a abolir a escravidão e continuamos sendo uma porcaria de nação que jamais fez a reforma agrária.

Agricultores conseguem financiar semente crioula no PR

Da Chasque Agência de Notícias Os camponeses do Paraná se mobilizaram e conseguiram fazer com que o Sistema Cresol financiasse a safra deste ano plantada com sementes crioulas. Os bancos não estavam concedendo crédito e nem fazendo seguro das lavouras…

Um jovem e sábio poeta Sem Terra completa 100 anos

Neste sábado (11/10) será comemorado o aniversário do poeta Seu Luiz. Na verdade, o aniversário dele acontece na sexta, mas a grande festa vai acontecer um dia depois, em Coroados, na região de Araçatuba, interior de São Paulo. Luiz Beltrame…

Ato pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

Aos companheiros e companheiras que apóiam a luta do MST Convocamos todas as lutadoras e lutadores dos movimentos popular, sindical e estudantil, e todas as forças democráticas, populares e de esquerda do Brasil a juntarmos nossas forças para manifestar nossa…

Letraviva – Che Vive!

Ano V – nº 143, terça-feira, 09 de outubro de 2007. Estimado amigo e amiga do MST, Hoje completam 40 anos da morte do revolucionário Ernesto Che Guevara. Em vários países do mundo, e especialmente da América Latina, militantes de…

Governo isenta Aracruz e vai recuperar área indígena

Vinicius Mansur, Radioagência NP A área invadida pela multinacional Aracruz Celulose que será devolvida, por determinação do Ministério da Justiça, às comunidades indígenas, será recuperada pelo governo federal. A decisão foi comunicada aos índios em uma reunião para definir o…

Laura da Fonseca e Silva

Laura da Fonseca e Silva. Comunista, feminista e poeta. Declamava nos salões literários do Rio de Janeiro na primeira década do século 20. Ela se casou com Octávio Brandão – anarquista e futuro dirigente do Partido Comunista do Brasil –…

Felisburgo: até quando?

Por Valquimar Reis Ainda estarrecidos e indignados diante da confirmação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará em manter impunes os assassinos dos 21 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás, recebemos a notícia da chacina de Felisburgo-MG. Neste triste…

Via Campesina se solidariza com Bolívia

Somos a Via Campesina, movimento camponês internacional que coordena organizações de trabalhadores rurais, pequenos e médios agricultores, mulheres do campo e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa. Em nossos escritórios da Secretaria Operativa Internacional temos recebido informações sobre…