
90 anos do Poeta do Povo: O Brasil canta João do Vale
"Lembrar os 90 anos de João do Vale é uma forma de zelar, com o coração, pelas lições que ele nos deixou" destacam cantadoras Sem Terra; confira no artigo
"Lembrar os 90 anos de João do Vale é uma forma de zelar, com o coração, pelas lições que ele nos deixou" destacam cantadoras Sem Terra; confira no artigo
Liderança do MST fala sobre laço histórico com o chavismo e projetos conjuntos no país vizinho para produção de alimento
Confira informe produzido pelo Setor de Internacionalismo do MST com os principais temas de análise da conjuntura internacional do período
¡No se pueden producir alimentos saludables a través de relaciones enfermas!
Healthy food is not produced through unhealthy relationships!
Sem reajustes, programa começará 2025 com poder de compra 42% menor, em comparação com 2010; são R$ 4,2 bilhões a menos em valores atualizados
Incêndio no acampamento Padre Josimo destrói casas e roças, afetando 21 famílias na região
Jornada Sem Terrinha 2023 é ainda mais especial, pois celebra a construção histórica do MST rumo aos seus 40 anos de organização!
Movimentos populares e organizações realizam manifestação de solidariedade ao Povo Palestino em São Paulo diante da conjuntura na região
Realizada à distância nesta terça-feira (11), o espaço reuniu crianças Sem Terrinha de assentamentos e acampamentos do MST
Notícias falsas como esta voltam à tona nas redes e mídia para tentar reacender desinformação contra o Movimento
Em homenagem às vítimas e repúdio a marca de 600 mil mortes pela Covid-19, o MST realizou intervenção artística em Brasília (DF).
Disponível em PDF e impressa, edição resgata o legado do educador do povo Paulo Freire
Relembre em imagens as atividades que antecipam a jornada Sem Terrinha
Crianças entregaram uma carta a deputados e representantes de instituições durante ato em Porto Alegre
Mesmo com ameaça de despejo, famílias realizam colheita em mais de 4 hectares de terra
A turma é formada por integrantes dos movimentos populares e sindicais do campo
Nessa entrevista exclusiva para a página do MST são citados os compromissos e propostas que vem sido construídos há muito tempo pelo PT e seus aliados mais próximos.
Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi fala sobre a diferença entre os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.
Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi fala sobre os retrocessos que o Bolsonaro representa para uma sociedade democrática.
Hoje, 11 de outubro, completa um mês da prisão de Willian Miranda Cabeçoni, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Agudos, interior do estado de São Paulo
Nesse mês o Clube do Livro da Expressão Popular traz o livro “Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes” de Andrew Korybko.
Nos posicionamos a favor do projeto que defende os trabalhadores, a democracia e um país mais justo e soberano
A Rádio Educadora do Município de Gurupá foi invadida, teve equipamentos roubados e o seu estúdio completamente destruindo num incêndio criminoso
Programas de governo dos presidenciáveis têm raízes distintas, especialmente para a economia e os direitos humanos
Relatos dão conta de que a agressão ocorreu porque Turt usava um boné do MST
A audiência foi realizada com nove Sem Terrinha da região Metropolitana de Porto Alegre e acompanhada por quatro educadores e o presidente da Assembleia Legislativa
O encontro teve como objetivo reunir os pequenos em torno da comemoração ao dia das crianças através de atividades lúdicas de formação como oficinas e rodas culturais
Evento, organizado por movimentos sociais do campo, da floresta e das águas, foi realizado na sede da Fiocruz, entre os dias 9 e 10 de outubro
Entre as pautas de reivindicação, os Sem Terra cobraram um sistema de abastecimento de água para consumo e para produção nos assentamentos no município
Paraíba se prepara rumo ao 1º Encontro Nacional dos Sem Terrinha que ocorre entre os dias 12 e 14 de outubro.
Da série, Caravana à Bolívia: 50 anos da morte de Che!
Da série, Caravana à Bolívia: 50 anos da morte de Che!
O objetivo do grupo será ir além do debate e discussão de estratégias para defender o título de Patrono da Educação de Paulo Freire, que vem sofrendo pressão de grupos conservadores para que seja revogado no Senado Federal.
Comissão de crianças do MST vai se reunir às 16 horas com representantes do governo Sartori, no Palácio Piranti, em Porto Alegre (RS).
20 famílias foram beneficiadas com a imissão de posse da antiga fazenda São Luiz, no município de Poço Redondo.
Os Sem Terrinha ainda pedem o não fechamento das escolas do campo; a abertura de estradas em assentamentos e transporte escolar de qualidade
Os estudantes reivindicam o repasse dos recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para continuidade do projeto
O evento que ocorre no Rio Grande tem como lema “Alimentação Saudável: um direito de todos”
Alimentação saudável e liberdade aos povos do mundo são reivindicações de crianças por todo o país
Pesquisa da Fapesp mostra crescimento de 90,4% do setor entre 1990 e 2012; apenas 25 produtos responderam por 99% da produção agrícola entre 2010 e 2012; resta 1,7 milhão de pessoas no campo
Cerca de 120 mil pessoas marcharam pela cidade de Rosário; novamente, a polícia reprimiu às manifestantes
Proposta de Emenda à Constituição passou com 366 votos a favor, 111 contra e apenas duas abstenções
Os encontros fortaleceram a identidade camponesa através da mística, da ciranda e das brincadeiras que fazem parte do dia a dia dos assentamentos e acampamentos do MST.
O novo assentamento é fruto da luta conjunta de famílias do MST e do MAB, que ocuparam a Fazenda São Clemente em agosto de 2014.
Por Rafael Soriano
Da Página do MST
Neste mês de outubro, o município de Arapiraca (AL) receberá sua primeira Feira da Reforma Agrária, realizada pelo MST.
Da Página do MST
Durante os dias 10 e 11 de outubro mais de 200 crianças Sem Terra da brigada Elias Gonçalves de Meura, do extremo sul da Bahia, realizaram o Encontro Estadual dos Sem Terrinha, com o tema Lutar, construir Reforma Agrária Popular!
Da Página do MST
O fazendeiro Adriano Chafik Luedy foi condenado na madrugada desta sexta-feira (11) a 115 anos de prisão pelo Massacre de Felisburgo (MG), quando assassinou cinco Sem Terra e deixou outros 12 feridos em novembro de 2004, no acampamento Terra Prometida do MST.
Por David Andrews*
Da National Catholic Reporter
O Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz do Vaticano, fará um discurso na entrega do World Food Prize 2013 Borlaug Dialogue, em Des Moines, Iowa, que acontece de 16 a 18 de outubro. O evento incluirá uma cerimônia em homenagem aos vencedores do prêmio deste ano: três cientistas (entre eles, um executivo da Monsanto e fundador da Syngenta) responsáveis por descobertas na área dos OGMs, ou Organismos Geneticamente Modificados.
Por Jade Percassi
Da Página do MST
"Eu estava lá em São Paulo
Quando aqui cheguei
Veio adiante de mim
Coisa que eu nem pensei
Mandaram me perguntar
O que é que eu achei
Pensei um poquim pra dizer
Foi o MST"
Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST
Da Página do MST
[img_assist|nid=10752|title=Sem Terrinha em Porto Alegre|desc=|link=none|align=left|width=428|height=640]
[img_assist|nid=10751|title=Sem Terrinha no RS|desc=|link=none|align=left|width=640|height=429]
[img_assist|nid=10744|title=Sem Terrinha na Paraíba|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]
[img_assist|nid=10743|title=Sem Terrinha em encontro na Paraíba|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]
[img_assist|nid=10746|title=Sem Terrinha na Paraíba|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]
Da Página do MST
[img_assist|nid=10746|title=|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480] O 7º Encontro Estadual dos Sem Terrinha do MST da Paraíba começou neste domingo (10/10), e se estende até a terça-feira (12/10), com atividades durante o dia todo.
O encontro tem como tema “Os Sem Terrinha em Defesa da Educação do Campo” e é realizado na Escola Municipal Escritor Luiz Augusto Crispim no município de João Pessoa. Participam mais de 400 Sem Terrinha das várias regiões do estado da Paraíba.
Da Página do MST
Crianças acampadas e assentadas de todas as regiões do RS participam, a partir desta segunda-feira (11), do 14º Encontro Estadual dos Sem Terrinha.
As atividades prosseguem até a quarta-feira (13) e serão realizadas no Assentamento Integração Gaúcha, na cidade de Eldorado do Sul (região metropolitana), e em Porto Alegre. Cerca de 500 crianças entre 7 e 12 anos participam do encontro.
Da Página do MST
Leia nota do MST de Rondônia, que denuncia que pistoleiros armados estão ameaçando a integridade e segurança das famílias, crianças, jovens, adultos e idosos acampadas na BR 429, perto do munícipio de Alvorada do Oeste (RO), na região desde maio de 2009:
Viemos por meio deste comunicado informar as autoridades e setores da sociedade civil organizada que está em curso um conflito anunciado nas imediações da Fazendo Agropecuário Rio Ricardo Franco, localizada na BR 429, km 30, no sentido ao município de Alvorada do Oeste (RO).
Da Página do MST
Entre os dias 9 e 11 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro, o XIII Encontro Estadual dos Sem Terrinha, com o lema "Por Escola, Terra e Dignidade".
O encontro, que aconteceu na Escola Politécnica Joaquin Venâncio, da Fiocruz, teve a participação de 200 crianças de todo o estado. Recebeu ainda a visita e participação de mais de 30 crianças da comunidade de Manguinhos, da Região Metropolitana, com um dos mais altos índices de violência.
Olá queridos e queridas Sem Terrinha,
Eu me chamo Juliana e estou nesse momento bem longe de vocês. Estou em Cuba estudando. Cuba é uma Ilha, que é um pedaço de terra no meio do mar. Como nós brasileiros, esse país e seu povo fazemos parte do que se chama Nossa América.
Sei que várias crianças do nosso MST por esses dias estão reunidas nos Encontros Sem Terrinha por vários estados do Brasil. Essa atividade é muito importante para a nossa luta, pois está destinada a plantar várias sementinhas para que a nossa vida nos acampamentos e assentamentos seja verdadeiramente boa.
Por Roberto Malvezzi (Gogó)* Uma das cenas mais bonitas que já vi foi uma “mística” realizada pelos Sem Terrinha no centro de treinamento no norte do Espírito Santo. Crianças vindas dos acampamentos e assentamentos, bem cuidadas, sendo educadas, aprendendo desde…
A tentativa da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de burlar ordem judicial e apressar as liberações comerciais de transgênicos fracassou. O Poder Judiciário determinou que a Comissão suspenda novamente as deliberações sobre as liberações comerciais de milho transgênico. De…
Hoje, dia 11, pela manhã, uma comissão formada por seis Sem Terrinha representando acampamentos e assentamentos de todas as regiões de Pernambuco foi recebida pelo governador Eduardo Campos (PSB), no Palácio das Princesas, sede do governo. Eles entregaram ao governador…
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou que o grupo móvel de fiscalização retomará as suas atividades na próxima segunda (15). Composto por auditores fiscais do trabalho, procuradores do trabalho e policiais federais, essa equipes são responsáveis pela…
As três marchas que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciaram no dia 11 de setembro no Rio Grande do Sul prosseguem, com o objetivo de chegar ao seu destino, na Fazenda Guerra, localizada no município de Coqueiros…
“A esperança e a previsão, embora inseparáveis, não são a mesma coisa, e toda previsão sobre o mundo real tem que repousar em algum tipo de inferência sobre o futuro, a partir daquilo que aconteceu no passado, ou seja, a…
Segundo o tribunal, até agora foram apuradas 35.774 das 37.656 juntas receptoras de voto, e o partido governista obtém 2.702.873 votos, seguido pelo Partido Sociedade Patriótica, do ex-chefe de Estado Lúcio Gutiérrez, com 281.499 votos (7,27%). A Aliança País, segundo…
As crianças que vivem em assentamentos e acampamentos do MST no Rio Grande do Sul realizam manifestações nesta semana em que se comemora o dia da criança. A principal reivindicação dos Sem Terrinha gaúchos é o avanço da Reforma Agrária.…
Por Gisele Barbieri Fonte Agência Notícias do Planalto Um mês após o ataque de Israel ao Líbano, organizações de todo o mundo iniciaram campanhas em favor dos libaneses que estão sendo massacrados pelos soldados de Israel. No Brasil a campanha…
Fonte CPT A Usina Hidrelétrica de Mauá, no Rio Tibagi (PR), foi leiloada durante a noite de ontem no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS). A decisão da Justiça derrubou a liminar obtida pelo Ministério Público…
Por Roberto Malvezzi (Gogó) Dobra pelo Amazonas, Madeira, São Francisco, Beberibe e por 70% dos rios brasileiros de alguma forma já degradados ou contaminados; Dobra por todos os empresários, por todo grande capital que devora a natureza e esmaga os…
Compreender o mundo a partir da realidade que se vive, para depois transformá-lo. Esta é a função do Encontro dos Sem Terrinha, que pela 10ª vez é realizado no Dia das Crianças (12/10) pelo MST Rio Grande do Sul. Cerca…
Por Roberto Malvezzi* A África que nos acolheu em Joanesburgo é linda e negra. Eles estão por toda parte e só se vê o povo negro. Desde a chegada no aeroporto, na recepção, nos ônibus, circulando nas ruas. Liga-se a…