Dia 24 de novembro de 2023

1º Boletim do Festival Literário do MST

Confira o recado dos Sem Terrinha Guilherme (BA) e Carolina (PR) e de Luana, do Setor de Educação do MST, sobre como se inscrever no Escrevivências Sem Terra: luta e construção"

Assentados do Paraná exportam chá-mate orgânico para o exterior

Do Incra/PR


Nesta semana, serão embarcados no Porto de Paranaguá/PR, dois containers com 40 toneladas de erva-mate orgânica produzidas pela Cooperativa de Reforma Agrária e Erva-Mate - Copermate, de Santa Maria do Oeste, município localizado no Território da Cidadania Paraná Centro. O destino será os Estados Unidos da América. A matéria-prima será utilizada para a confecção diversos produtos, dentre eles energéticos.

Movimento pede fim de pulverização aérea de agrotóxico

 

Por Rafael Zanvettor
Caros Amigos


No dia 3 de dezembro militantes contra o uso de agrotóxico por todo o mundo irão tomar as ruas no Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos, organizado no Brasil pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. A campanha é uma articulação permanente entre diversos movimentos sociais, sindicais e setores de toda a sociedade civil contra o uso dos agrotóxicos.

Profeta da Dialética; uma homenagem de Ademar Bogo à Leandro Konder

Da Página do MST


Em homenagem ao filósofo marxista Leandro Konder, que faleceu no último dia 12/11, poeta Ademar Bogo escreve o poema Profeta da Dalética para saudar esse companheiro de lutas e ideais da construção de uma sociedade comunista.

 
 

PROFETA DA DIALÉTICA

 

Juventude Sem Terra estuda seus desafios e promovem torneio de futsal

Por Wesley Lima
Da Página do MST


Organização, coletividade, identidade e sexualidade foram os principais pontos discutidos no Encontro da Juventude Sem Terra realizado no Assentamento Ernesto Chê Guevara, em Wenceslau Guimarães, região do baixo sul baiano.


O Encontro aconteceu neste último final de semana (21 e 22) e reuniu 200 jovens dos assentamentos e acampamentos do município e das cidades circunvizinhas.

Juventude promete realizar jornada nacional de luta

 

Da Página do MST


A última mesa do Acampamento da Juventude, composta por dirigentes de movimentos da Via Campesina-Brasil, trouxe a importante reflexão e proposição sobre os desafios da juventude para a construção de um projeto digno de vida para nosso povo. Um projeto popular para o Brasil e América Latina.

Acordo permite aprovação do Código Florestal em comissão

Por Raquel Ulhôa e Daniel Rittner
Do jornal Valor


Acordo feito na véspera entre o governo e ruralistas possibilitou a aprovação, na última quarta-feira (23), do texto base do parecer do senador Jorge Viana (PT-AC) ao novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Na manhã desta quinta-feira, serão votados os destaques (propostas de emenda para alterar o texto).

Desapropriações de latifúndios e os gargalos da Reforma Agrária

Por Vanessa Ramos Da Página do MST O 2º Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), elaborado durante o primeiro mandato do presidente Lula, previa desapropriar 30 milhões de hectares de terras para assentar um milhão de famílias. Tratava-se, portanto, de desapropriar uma quantidade grande de terras, hoje nas mãos de latifundiários. No entanto, inúmeros tropeços e dificuldades enfrentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prejudicaram a implementação das medidas que garantiriam a desapropriação das terras. Veja também

Sem Terrinhas fazem reivindicações ao governo de PE

Da Página do MST Os 1.500 Sem Terrinha que estão no Recife (PE) participando do 11º Encontro Estadual dos Sem Terrinha desde o último dia 22, entregam nesta quarta-feira (24/11) uma carta de reivindicação ao governo do Estado de Pernambuco. As crianças Sem Terra saem em marcha da Praça do Derby, às 8h, em direção ao Palácio das Princesas, onde serão recebidas pelos secretários de educação, desenvolvimento regional e articulação social. Na carta, as crianças Sem Terra demonstram sua "insatisfação com a situação da Reforma Agrária no estado de Pernambuco".

Compromissos de Jatene impõem dificuldades à Reforma Agrária

. . . . . . . . . . . . . . . Por João Márcio Da Página do MST Antes de entrar em uma reunião com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na semana passada, em Marabá, o dirigente estadual do MST Alberto da Silva Lima declarou que "temos menos de dois meses para ainda fazer algo, pois os diálogos se cessarão com Jatene”.

Denúncias de Sem Terra evitam extração ilegal de madeira

Do Incra O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) – Força Verde, da Polícia Militar do Paraná, realizaram nesta terça-feira (24/11) a operação Tolerância Zero, com o objetivo de reprimir a atuação criminosa de madeireiras que extraem e comercializam madeira de forma ilegal do Projeto de Assentamento (PA) Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.

Trabalhadores discutem criminalização dos movimentos sociais no Espírito Santo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Espírito Santo (ES) promove, na próxima segunda-feira (30/11), um seminário sobre criminalização dos movimentos sociais. A atividade contará como palestrante a deputada federal Iriny Lopes (PT) e, como debatedores, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sem Terra se preparam para campeonato de futebol no RS

A luta pela Reforma Agrária no Rio Grande do Sul já conquistou o assentamento de 13 mil famílias, a construção de mais de 100 escolas, a produção agroecológica de grãos, sementes e hortaliças, a construção de dezenas de cooperativas de produção e comercialização.

Empresas censuram pesquisas sobre efeitos dos transgênicos

Pesquisadores estadunidenses estão começando a denunciar as pressões e ameaças que sofrem quando ousam desafiar a indústria de biotecnologia ao desenvolver e publicar pesquisas que analisem os efeitos dos transgênicos para a saúde ou o meio ambiente.

Aumenta violação de direitos cometida por hidrelétricas

Do Amazônia.org Um relatório, que está sendo elaborado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em conjunto com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, constata que tem aumentado, nos últimos anos, a violação de direitos humanos das populações afetadas pelas grandes hidrelétricas no Brasil. Segundo informou à Agência Brasil Luiz Dalla Costa, da coordenação nacional do MAB e membro da rede de organizações da sociedade civil Plataforma BNDES, todas as denúncias formuladas desde 2005 foram confirmadas.

Jornada debate educação do campo no Paraná

O MST promove a Jornada Estadual de Educação na Reforma Agrária, com o lema “Todas e Todos Sem Terra Estudando”, no Centro de Convenções, em Cascavel, no Paraná, entre 26 a 30 de novembro, para discutir qual é o papel…

Em Alagoas, Sem Terra realizam a Festa da Banana

As 40 famílias do Acampamento Sonho de Rose, no município de Atalaia, zona da mata de Alagoas, realizam entre os dias 26 e 27 de novembro a Festa da Banana. Além das diversidades de comidas típicas feitas da fruta, também…

Educar para formar sujeitos históricos

No Brasil, entre jovens de 17 a 19 anos apenas 49% tem acesso ao nível médio. No campo, o número, que já era baixo, cai para 12%. Como mudar essa realidade? Esse é dos temas comentados pelo professor Gaudêncio Frigotto,…

Entidades lançam o Fórum Gaúcho pela Reforma Agrária

Sindicatos, organizações sociais da cidade e do campo, pastorais sociais, entidades de classe e instituições do governo fundaram hoje o Fórum Gaúcho pela Reforma Agrária. Em uma audiência pública realizada pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) na Assembléia Legislativa, em…

Entidades lançam o Fórum Gaúcho pela Reforma Agrária

Sindicatos, organizações sociais da cidade e do campo, pastorais sociais, entidades de classe e instituições do governo fundaram hoje o Fórum Gaúcho pela Reforma Agrária. Em uma audiência pública realizada pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) na Assembléia Legislativa, em…

MST participa de atividade acadêmica em Sergipe

Os lavradores do MST de Sergipe participam da 1ª da Semana Acadêmica da UFS (Universidade Federal de Sergipe), na qual foi montado um barracão que reúne atividades culturais, como poesia, música, literatura de cordel e artesanato dos trabalhadores rurais. Além…

Sem-terra marcham para exigir Reforma Agrária na Bolívia

Desde 31 de outubro, o Movimento Sem-terra da Bolívia está em marcha para reivindicar suas terras originais. Formado majoritariamente por indígenas, eles caminham junto com outros movimentos sociais em direção à capital La Paz para acompanhar a votação da modificação…

Manifesto dos Economistas: “E nada mudou”

Por uma política econômica voltada para um projeto nacional de desenvolvimento,com prioridade para a geração de empregos e a redução das desigualdades sociais Em junho de 2003, um grupo de mais de 300 economistas brasileiros divulgou um manifesto no qual…

Trabalhadores rurais discutem governo Lula

Trabalhadores rurais discutem governo Lula 24/11/2004 Com o tema “Governo Lula e o projeto para o Brasil”, o dia 24 foi marcado por reivindicações em relação ao não comparecimento do Presidente Lula à Conferência Nacional Terra e Água. A mesa…