Dia 6 de setembro de 2024

Um golpe que ainda grita

Com o Golpe, a história brasileira registrou o evento como um ponto de inflexão e o início de um período obscuro, reacionário e protofascista
o homem de mil abacaxis

Seu Luiz, o homem de mil abacaxis

Vendendo seus abacaxis já nos primeiros dias de Feira, Seu Luiz nunca passou do segundo dia com produção, mas em 2018 ele veio preparado para ficar até o final
30 anos de enfrentamento ao analfabetismo

30 anos de enfrentamento ao analfabetismo

Ao longo destes 30 anos, o MST na Bahia tomou a decisão de lançar uma “Campanha de Erradicação do Analfabetismo” nas áreas de Reforma Agrária.

“Existem brasileiros que nunca tiveram acesso a um médico”

 

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

 

"Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos”. Com este grito, diversos médicos protestavam em frente ao ministério da saúde nesta terça-feira (30/07). A razão dos protestos é, principalmente, a oposição dos médicos brasileiros às propostas do governo em relação à saúde.

Grito dos Excluídos: “Estamos nas ruas para gritar pelos nossos direitos”

 

Por Mariane Matos
Do Brasil de Fato

 

O Grito dos Excluídos, manifestação popular que acontece efetivamente desde 1995, tem o tema deste ano ligado à questão dos jovens. Em contraste com a tradicional comemoração passiva em torno do Dia da Independência, 7 de Setembro, o Grito nasce com a finalidade de resgatar a soberania da nação diante do contexto crescente de exclusão social.

Assentados produzirão alimentos a 2800 famílias de Nova Santa Rita

Por Iana Reis
Da Página do MST

Mais de 2800 famílias carentes serão beneficiadas com os alimentos produzidos nas áreas de Reforma Agrária, no município de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

A Cooperativa dos Trabalhadores dos Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) assinou o convênio do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) com a Paróquia Santa Rita no último dia 29/08.

Sem Terra trancam rodovia e exigem políticas imediatas de Reforma Agrária


Da Página do MST


Cerca de 100 famílias do MST junto a outros movimentos sociais trancaram a rodovia BR 135, no norte de Minas Gerais, entre os municípios de Boca Iuve e Engenheiro Navarro, na manhã dessa sexta-feira (6).

Segundo Felipe Russo, da coordenação do MST, essa ação faz parte de uma jornada no estado para que de fato sejam efetivadas políticas de Reforma Agrária em Minas Gerais.

Paulo Kliass: agronegócio não resolveu a fome e só traz prejuízo à população


Por Paulo Kliass
Da Carta Maior

   
Algumas notícias divulgadas pela imprensa nos últimos tempos têm apresentado sua contribuição para um debate fundamental. Já passou da hora de encararmos com coragem a questão da qualidade de tudo aquilo que comemos e de sua relação estreita com outros aspectos de nossa vida, seja no plano individual, seja na organização em sociedade. Afinal, a frase “somos o que comemos” é atribuída a Hipócrates, há mais de 2 mil anos atrás.

Agricultura familiar expõe seus produtos na Expointer e contrapõe agronegócio


Por Marcelo Granada
Da Página do MST

A agricultura camponesa marcou presença na Expointer 2012. Na 35° edição da feira, realizada anualmente no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, algumas cooperativas mostraram e comercializaram produtos oriundos desse ramo da agricultura que se constitui como um contraponto ao agronegócio.

Via Campesina ocupa Codevasf em Montes Claros, em Minas Gerais


Da Página do MST
 
Cerca de 600 pessoas da Via Campesina, juntamente com sindicatos, professores, juventude e Pastorais Sociais, ocuparam a frente da prefeitura de Montes Claros, em Minas Gerais, às 6h, desta segunda-feira (5/9).

Com isso, para este mesmo dia conseguiram uma audiência com o prefeito do município de Montes Claros, Tadeu Leite, e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Calazans.

Educação no MST é tema de aula do Programa de Pós Graduação da Unicamp


 

 


A educação no MST foi tema de estudo e debate na última quarta feira (31/8) na disciplina de Pedagogia Histórico Critica e Movimentos Sociais, ministrada pelos professores Dermeval Saviani e Jose Claudinei Lombardi, da Faculdade de Educação da Universidade de Campesinas (Unicamp).

Grito dos Excluídos chega em 2010 a sua 16ª edição

Da Rede Brasil Atual O Grito dos Excluídos chega a sua 16ª edição e traz o lema "Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular" e o mote permanente "Vida em primeiro lugar". A manifestação popular é realizada na Semana da Pátria desde 1995 e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a exclusão social no país. Neste ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra.

Belém é sede de encontro sobre questão agrária do CNJ

O 2º. Encontro Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários, que será realizado de 9 a 11 de setembro, em Belém (PA), reunirá representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de especialistas e atores envolvidos com a questão fundiária no Brasil. O objetivo da atividade, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é debater o tema e propor soluções para reduzir os conflitos pela terra no País.

Capital internacional mira mais lucro no Brasil

Da Folha Online O Brasil é o terceiro numa lista de prioridades das empresas multinacionais em seus planos de investimentos no exterior, constata Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e o Desenvolvimento). O relatório sobre a perspectiva mundial de investimentos foi baseada em consultas a mais de 200 companhias transnacionais, bem com uma centena de agências de promoção de investimentos, que buscam atrair recursos externos para seus países. Leia também

Agrotóxicos em amostras de ar, água da chuva, sangue e urina

Da Campanha por um Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos Esta semana o jornal Folha de S. Paulo divulgou resultados de uma pesquisa desenvolvida em parceria entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que mediu efeitos do uso de agrotóxicos em Campo Verde e Lucas do Rio Verde (médio-norte de Mato Grosso), dois dos principais municípios produtores de grãos do estado.

PM despeja fazenda ocupada pelo MST no Paraná

A Polícia Militar do Paraná despejou cerca de 600 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acampadas na fazenda Santa Alice, entre os municípios de Cornélio Procópio e Nova Fátima, na Região Norte-Pioneiro do Estado, na manhã de…

Assentados ocupam prefeitura de Nova Santa Rita

Cerca de 200 agricultores assentados ocupam, na manhã nesta quinta-feira , a prefeitura municipal de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre. As famílias exigem que o prefeito, Amilton Amorim, cumpra o acordo que tem com Instituto Nacional de…

Produção de cana deve crescer 15% até março de 2008

RadioagênciaNP A produção de cana-de-açúcar brasileira deve crescer 15% este ano em relação à safra anterior. A informação foi recentemente divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a Conab, até março de 2008, o Brasil terá colhido 547 milhões…

Grito dos Excluídos reunirá milhares no RS

Por Luiz Renato Almeida Fonte Agência Chasque Milhares de pessoas são esperadas em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira para a décima segunda edição do Grito dos Excluídos, tradicional manifestação popular que ocorre em diversas cidades do Brasil. No Rio Grande…

Fazendas de camarões ameaçam a preservação dos mangues no Nordeste

Por Alice Teixeira Fonte Agência Notícias do Planalto A carnicicultura, criação de camarões em cativeiro, está ameaçando a preservação dos mangues no Nordeste. A denúncia foi feita por comunidades de pescadores e ambientalistas, que alertam para os problemas sócio-ambientais decorrentes…

MST faz mais uma ocupação em Roraima

Cerca de 165 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra ocuparam na manhã de hoje a Fazenda Serra da Prata, no município de Mucajaí (RR). A fazenda, de 4.800 hectares, é área pública e parte dela está atualmente sendo…

Desmatamento na Amazônia cai, mas agronegócio avança

Fonte Agência Chasque O desmatamento na Amazônia sofreu redução de 31% de 2004 para 2005. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no ano passado foram derrubadas 18.700 quilômetros quadrados de árvores. Em 2004, a devastação ficou 27.400 quilômetros quadrados.…