
MST no Debate | Movimento Sem Terra e a Política Institucional
Neste ano de 2024, o Movimento esta apoiando mais de 600 candidatos/as que disputam as eleições municipais, na luta por temas centrais para a sociedade brasileira
Neste ano de 2024, o Movimento esta apoiando mais de 600 candidatos/as que disputam as eleições municipais, na luta por temas centrais para a sociedade brasileira
Famílias acampadas há mais de 20 anos denunciam ação de fazendeiro e resistem com produção e mobilização popular
Encontro com o presidente aconteceu em Brasília (DF), nesta quarta (18)
Confira a experiência de escola no Centro-Oeste que realiza doação de mudas em ação de agroecologia neste Dia da Árvore, e fortalece o bioma do Cerrado
O jovem Neri Guarani Kaiowá foi morto a tiros nesta quarta-feira (18) durante ataque à retomada dos indígenas na Fazenda Barra, sobreposta à Terra Indígena
Para combater a crise ambiental e a falta de água, neste dia 21 de setembro, Dia da árvore, o Movimento irá realizar o plantio de sementes em assentamentos da região
O ex-presidente Donald Trump incluiu o país caribenho na lista daqueles que patrocinam o terrorismo ao redor do mundo
Os desafios da luta LGBTI+ a nível internacional é tema no 3º Seminário sobre Diversidade Sexual e de Gênero na Via Campesina Brasil
Evento acontece de 20 a 23 de novembro, com o tema "Agroecologia na Boca do Povo" e terá apresentações das recentes pesquisas relacionadas à agroecologia
Para o assentado e deputado federal quem vai sair perdendo será o bolsonarismo e o discurso de ódio
Após 172 anos, governo federal busca ampliar o domínio do latifúndio improdutivo e da concentração de terras no país, consolidados pela Lei de Terras de 1850
Mais de 50 mil pessoas coloriram e animaram quase toda a extensão do famoso calçadão da Rua XV de Novembro, na Boca Maldita
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST pretende inaugurar, em breve, unidade do Armazém do Campo na capital baiana com produtos e alimentos produzidos nos assentamentos de Reforma Agrária
O plano de cooperação concentra-se em quatro pontos: reflorestamento, produção de sementes, captação de água e formação
Ação faz parte da Campanha Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, cuja meta é plantar 1 milhão de mudas só no estado da Bahia
Assentamento Lagoa do Prado, região norte do estado do Piauí, completa 17 anos de existência e vem sendo fortemente ameaçado de despejo de forma ilegal
Conheça as Mãos Solidárias que constroem a iniciativa na capital carioca desde o início da pandemia
"Tempero da notícia" será transmitido aos sábados pelo Brasil de Fato e a TVT
Levantamento inédito revela que 75 empresas transferiram permissões de venda de 326 produtos agrotóxicos; processo é legal mas pode servir para “especulação”
No Paraná, todas famílias da comunidade produzem de maneira agroecológica desde o primeiro dia de ocupação, em 2015, mas agora estão sob ameaça de despejo
Durante cinco dias, cerca de 70 mulheres Sem Terra de todo o país se reuniram no Curso Feminismo e Marxismo Nacional, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes em São Paulo
Partidários do candidato à Presidência República, Jair Bolsonaro (PSL) agrediram duas jovens na Praça da República e um outra mulher foi agredida a pauladas em um ônibus na Avenida Presidente Vargas
Integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra comenta as propostas dos presidenciáveis para o campo
Qualquer laudo técnico sério concluiria com precisão pois as poucas atividades produtivas não são suficientes diante dos 1.116 hectares de área
São trabalhadoras e trabalhadores em busca da moradia digna, na sua grande maioria desempregados, afetados pela grave crise econômica.
Agricultores, estudantes e profissionais do setor exigem rejeição de projetos de lei que favorecem os agrotóxicos e a implantação de comissão que avalie política nacional para reduzir seu uso
O objetivo da atividade foi discutir o atual momento político de retrocessos e perca de direitos, a questão agrária e a política educacional do país.
Das experiências de agitação e propaganda ao cordel e o repente, o MST discutiu o papel da cultura popular no processo revolucionário, durante a I Feira de Produtos da Reforma Agrária do RN.
O debate foi conduzido pela companheira Fátima Ribeiro, da Coordenação Nacional. Houve homenagem aos companheiros que tombaram ao longo desses 27 anos.
Para o MMC e demais movimentos que compões a Via Campesina, a agroecologia faz parte de um projeto e que não é possível qualquer tipo de conciliação com o agronegócio ou com a violência doméstica e de qualquer outra natureza
Para o MST, o espaço é considerado um instrumento de estudo, formação e capacitação dos trabalhadores Sem Terra.
Instituto Federal Catarinense foi alvo de uma operação da Polícia Federal, em agosto, com clara intensão de criminalizar os servidores do IFC e os movimentos sociais beneficiados pelo Instituto.
Em artigo, José Antonio Moroni analisa o atual cenário do Congresso Nacional.
Do dia 16 de setembro até 15 de outubro, novas assinaturas podem somar-se ao manifesto pela retirada da Minustah do país, que já completa 11 anos.
Instituto lança o estudo Impactos da PEC 215/2000 sobre os povos indígenas, populações tradicionais e o meio ambiente.
Por Teoney Araújo Guerra
Da Página do MST
Do Cimi
A relação do Estado e da sociedade brasileira com os povos indígenas, mesmos com os novos paradigmas constitucionais que colocaram fim ao integracionismo, reconhecendo o caráter multiétnico e pluricultural do Brasil, em 1988, tem sido marcada por princípios e práticas colonialistas, autoritárias, racistas, preconceituosas e discriminatórias, subestimando a sociodiversidade e a contribuição dos mais de 300 povos indígenas, falantes de 274 línguas, e dos territórios indígenas ao país.
Da Página do MST
O deputado Paulo César Quartiero, candidato pelo DEM de Roraima, é mais um que integra a nossa lista da bancada ruralista.
Por Iris Pacheco
Da Página do MST
Fotos: Pedro Magalhães
Durante os dias 15 a 17 de setembro, ocorreu na Universidade de Brasília (UnB), no Campus de Planaltina, o Seminário Conexões IV – Feminismo, Campesinato e Luta de Classes.
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Pensar no processo de formação social e o posicionamento da juventude dentro do atual momento histórico foi um dos principais objetivos da oficina de formação realizada nesta quarta-feira (17) no Colégio Estadual Maria Xavier, localizado no município de Presidente Tancredo Neves, no baixo sul da Bahia.
A oficina aconteceu no período da manhã e pela tarde, envolvendo cerca de 100 estudantes do Ensino Médio.
Por Leonardo Sakamoto
Do Blog do Sakamoto
Por Ioneide Nunes e Marilene Nascimento
Da página do MST
Sem Terra e Quilombolas. Cultura camponesa e cultura afro entrelaçadas. Foi assim que os assentamentos do MST junto a Comunidades Quilombolas realizaram o Projeto Culturarte, no Assentamento Lisboa, em São João do Piauí (PI).
Por Vivian Fernandes
Da Radioagência NP
O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo quer que sejam cancelados os registros de fungicidas agrícolas que utilizam o princípio ativo Prochloraz. Os agrotóxicos que possuem essa substância podem aumentar a incidência de câncer de mama, testículo e próstata, além de provocar danos ao meio ambiente. A ação foi ajuizada na última segunda-feira (17).
Da Página do MST
Na manhã de segunda-feira (17), cerca de 300 jovens, trabalhadores e estudantes campesinos do município de Cantuquiriguaçu (PR) reuniram-se em diversos pontos da cidade de Laranjeiras do Sul para reivindicar maiores políticas públicas à juventude do campo.
A ação, organizada pelo MST e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), faz parte da III Jornada Nacional da Juventude e da II Marcha da Juventude do Campo e da Cidade, realizada de 14 a 17 de setembro.
Do IHU On-Line
Por Stephanie Strom
Do Portal Uol
Companhias gigantes de bioengenharia como a Monsanto e DuPont estão gastando milhões de dólares para lutar contra a iniciativa de plebiscito da Califórnia que deve decidir sobre a obrigatoriedade do rótulo de alimentos geneticamente modificados. Isso não surpreende ninguém, muito menos os proponentes da lei, que se aprovada pelos eleitores será a primeira do tipo no país.
Por Najar Tubino
Da Carta Maior
Em relação às reportagens publicadas hoje pela imprensa sobre a Reforma Agrária no Rio Grande do Sul, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público esclarecer:
Por Altamiro Borges*
Do Brasil de Fato
Do Valor Econômico
Em comemoração a mais um ano de desafios e conquistas do MST, no próximo sábado (19/09), os assentamentos Vitória da União, em Mangueirinha, no Sudoeste, e Dorcelina Folador, em Arapongas, Norte do Paraná, realizam a Festa da Reforma Agrária e festejam os 25 anos de luta do movimento.
Para celebrar os 24 anos do assentamento Vitória da União, as festividades iniciaram nesta quinta-feira (17/09), na comunidade Nossa Senhora da Conquista, com estudos e debates, e termina neste sábado
Na segunda-feira (21/09), às 20h, a já tradicional sessão do Cinema na Laje, realizada pela Cooperifa, apresenta a mostra "Poesia em Pessoas e Atos - sobre marchas e formas de resistência", que traz a exibição de vários vídeos curta-metragem sobre processos de resistência. Dentre entre eles está a produção "Crescemos somente na ousadia", uma homenagem aos 25 anos do MST.
Em celebração aos quatro anos da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), fundada em agosto de 2005, neste sábado (19/09) será realizada a I Feira da Agrobiodiversidade, no assentamento Contestado, município da Lapa (a 70 km de Curitiba). Local onde se encontra instalada a Escola. Durante a feira os participantes também comemoram os 25 anos do MST e os 10 anos do assentamento Contestado, onde 108 famílias se encontram assentadas.
Nesta quinta-feira (17/9), cerca de mil famílias do MST ocuparam a fazenda Santa Cecília, em Araçatuba, no interior do estado de São Paulo. A área possui mais de 1.680 hectares e faz parte do grupo de fazendas improdutivas da região.
O objetivo da ação dos Sem Terra é fazer com que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresente a lista de fazendas improdutivas que deverão ser vistoriadas para fins da Reforma Agrária. O MST requisitou junto ao Incra a vistoria de 20 propriedades que não são produtivas, no entanto, o pedido ainda não foi atendido.
Na quinta-feira (17/09), houve uma tentativa de despejo na Fazenda Caruru, município de Caucaia, região Metropolitana de Fortaleza (CE).
A fazenda improdutiva foi ocupada há cerca de dois meses por 80 famílias organizadas no MST. A ação foi conduzida por um oficial de justiça acompanhado de seis policiais. Eles tentaram coagir as famílias a deixarem o local.
O MST aponta que existe um compromisso da Secretaria de Segurança Pública do Estado que as ações de despejo sejam realizadas sem efetivo policial.
O Movimento teme que a ação possa terminar de forma truculenta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “famosa interferência” de embaixadas dos EUA em assuntos internos de países do “continente americano” em diversos momentos da história do continente, ao comentar a decisão de Evo Morales de expulsar da…
O Rio de Janeiro será palco de mais uma manifestação de organizações sindicais e movimentos populares pela defesa da democracia na Bolívia e contra os ataques da oligarquia boliviana, que tenta desestabilizar o governo e derrubar o presidente Evo Morales.…
Os movimentos sociais do Pará denunciam que a atuação da empresa de mineração Onça Puma, de propriedade da Vale, prejudica as comunidades urbanas e rurais dos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. Em nota, entidades…
Dirceu Pelegrino, de Santa Catarina Construir uma alternativa para viver bem no campo, com a produção de alimentos saudáveis e uma relação de harmonia entre os seres da natureza está sendo a saída encontrada por jovens que vivem nos assentamentos…
Dando continuidade a luta pela Reforma Agrária, cerca de 200 famílias de agricultores Sem Terra ocuparam, nesta madrugada, uma área de 1500 hectares no município de Caçador no planalto catarinense. A Fazenda está localizada na comunidade de Caixa D’água, a…
Eduardo Kattah Um índio da aldeia xacriabá foi espancado até a morte por três jovens de classe média, entre eles dois menores de idade, na madrugada de anteontem, na cidade de Miravânia, no norte de Minas. Segundo informações da Polícia…
A primeira noite dos 500 trabalhadores rurais acampados na cidade de Bagé foi tensa. Na noite desta segunda-feira, dia 17, um grupo de ruralistas, que permanece acampado há poucos metros das famílias Sem Terra, utilizou fogos de artifícios para provocar…
Lideranças do MST participaram em 16 de setembro de audiência com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para pedir ações concretas com relação à violência no campo e às milícias armadas. Os dirigentes sugeriram ações preventivas e proteção aos…