
MST saúda CMP pelo aniversário de 30 anos de lutas e conquistas
Confira nota do MST em comemoração aos 30 anos da Central dos Movimentos Populares

Confira nota do MST em comemoração aos 30 anos da Central dos Movimentos Populares

O show será gratuito, no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bairro Rebouças, em Curitiba

Medidas de 'mitigação' vem ajudando empresas a manter a liquidez

Conferência de Integração dos Povos da América Latina e do Caribe, lançada por movimentos populares, teve início nesta terça-feira (24) no Uruguai

Dos 370 mil títulos de terra expedidos pelo governo atual, 88% são provisórios, para assentados em governos anteriores

Atual governo sucateou as políticas de Reforma Agrária no Brasil e faz propaganda enganosa sobre titulação, menos de 12% desses títulos de terra são definitivos

Movimentos populares da cidade e do campo levaram às ruas de São Paulo mais de 5 mil manifestantes nesta quarta-feira, 26

O Presidente Lula faz aniversário nesta quinta-feira (27), mas quem ganha o presente é o povo Sem Terra, confira 7 propostas importantes do próximo governo

Por meio do Decreto 10.833/2021, regulamentação sobre uso e registro de agrotóxicos foi alterada sem a participação do Congresso Nacional e da sociedade civil

O programa estará disponível nesta sexta-feira (29), às 12h, nas principais plataformas de áudio

Evento em Fortaleza contou com presença do diretor Wagner Moura e movimentos populares, dentre outros

Atividades realizadas no Extremo Sul da Bahia contam com presença do diretor Wagner Moura e parte do elenco, além de outros artistas, familiares de Marighella, políticos e ativistas da Reforma Agrária Popular

A ação faz parte do Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’

Sem Terras ocupam áreas em São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, e afirmam que frente às necessidades das famílias estão previstas novas ocupações ainda este ano

Camponeses e camponesas da região ocupam a Praça da Igreja da Vila com uma variedade de produtos, entre os dias 4 e 5 de novembro

Sementes crioulas de milho e feijão são os principais cultivos nos assentamentos e acampamentos do MST no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Sua principal atuação no Maranhão foi no Centru e nas organizações políticas e o seu legado na luta das mulheres!

Nascido no agreste pernambucano, ex-presidente tornou-se referência em políticas de inclusão

Os festejos para celebrar os 74 anos de Lula marcam também a resistência pela sua liberdade

Em carta aberta, pedem ao povo que não devemos arriscar abrir mão da democracia, conquistada a duras penas, após um regime militar autoritário e ditatorial

Jaime exercia seu direito de eleitor e cidadão, fazendo panfletagem no centro da cidade junto com a militância.

Lula segue preso injustamente, seguiremos lutando por justiça e democracia!

Seis áreas do pré-sal foram vendidas a nove petroleiras estrangeiras pelo valor de R$ 6,15 bilhões.
![[Café com MST] Zé Paulo Netto](https://mst.org.br/wp-content/uploads/2019/11/0-359.jpg)
Nas comemorações do centenário da Revolução Russa, a segunda temporada do Café com MST convida o professor Zé Paulo Netto para uma conversa.

As atividades seguem até sábado (28) com diversos debates que apontam a necessidade da organização política e da construção de um projeto pedagógico popular.

No contexto nacional recente, em que o desmonte do Estado Democrático de Direito avança a passos céleres, enquanto os pobres são designados para pagar a conta da crise econômica

A escola recebeu o nome de Patativa do Assaré, em homenagem ao poeta popular cearense, que traduz em suas poesias o amor à terra e a identidade camponesa e nordestina

Durante três dias, 150 famílias Sem Terra levaram seus produtos à capital, Aracaju, na 5ª edição da feira no estado.

Já existe um espaço para a Ciranda Infantil, um barracão de vivência coletiva e o plantio de árvores e cultivos

Em 1995, com a construção da Escola Che Guevara, debaixo de um pé de Juá, uma história de luta se desenha

Evento tratou de questões referentes à comercialização e organização de cadeias produtivas nos assentamentos

Evento faz parte da Programação da 1ª Semana da Alimentação e contará com produtos do MST, Economia Solidária e Agricultura Familiar

Representantes das famílias de Bento Rodrigues e da aldeia Krenak convocam protestos para marcar um ano da tragédia.

Com o tema “Educação em Agroecologia: Resistências e lutas por democracia!” o objetivo do Seminário é identificar, sistematizar, refletir e articular experiências de educação em agroecologia e indicar caminhos para seu fortalecimento.

Segundo as famílias acampadas, a intenção era levar uma das lideranças da área, pois em todo momento perguntavam e exigiam a presença de um coordenador do acampamento.

Nos colégios ocupados, a juventude tem realizado a organização de diversas atividades de estudo, debate e oficinas, entendendo que a formação é uma das principais tarefas do processo de ocupação.

Cada canção foi escrita a partir do contexto das ocupações, dos enfrentamentos, dos sonhos de muitas famílias, que hoje garantiram um pedaço de chão por meio da luta coletiva.

Durante seminário de formação, cerca de 100 trabalhadores no Extremo Sul da Bahia, apontam a agroecologia como modelo viável para a defesa da vida e reafirmam seu compromisso com a luta.

A relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas da ONU apresentou suas recomendações para a garantir os direitos humanos das populações originárias

As famílias que ocuparam o órgão já estão há mais de duas semanas acampadas em frente à sede do Incra aguardando uma resposta positiva do governo, que até agora não se manifestou com propostas concretas.

Em visita à 1° Feira Nacional da Reforma Agrária, Maria Lúcia Fálcon, tornou pública a autorização recursos para as demandas de construção de agroindústrias em 11 estados do país.

Escolas que incentivam a produção de alimentos livres de agrotóxicos também serão identificadas.

Segundo eles, as terras indígenas no MS viraram pasto, e em boa parte dos casos a propriedade é sustentada por títulos forjados, que estaria inconstitucionalmente acima da vida.

O Movimento cobra o plano de metas de assentamento das 120 mil famílias acampadas em todo país, prometido pelo governo federal, mas que ainda não foi anunciado.
Por Gerson Teixeira*
Da Folha.com
Em sua coluna na Folha, Retrocesso ("Mercado", 20/09), a senadora Kátia Abreu reagiu ao suposto anacronismo da demanda formulada pelo MST aos presidenciáveis, relativa à atualização dos índices de produtividade usados para a aferição dos graus de eficiência produtiva pelas grandes propriedades rurais.


Por Maura Silva
Da Página do MST
Nesta sexta-feira (24/10), os Sem Terra do estado de Goías conquistaram a posse da fazenda Santo Antônio do Amparo, onde será construído mais um Projeto de Assentamento (PA) no estado.
A área localizada no município de Amaralina, a 306 quilômetros da capital Goiânia, abriga 250 famílias que há mais de oito anos esperavam pela legalização.
Por Iris Pacheco
Da Página do MST
Em entrevista à Página do MST, Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, afirma que o papel da militância social nesta disputa eleitoral foi fundamental para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), e coloca que “os movimentos sociais têm o grande desafio de seguir lutando por reformas estruturantes no Brasil”.
Da Página do MST
O Papa Francisco vem se aproximando dos movimentos e organizações sociais para discutir e procurar soluções para os problemas do mundo.
O Encontro Mundial de Movimentos Populares, que tem início nesta segunda-feira (27/10) e vai até quarta-feira (29/10), cumpre essa função. O evento é considerado por seus participantes como algo sem precedentes, pois ocorre no Vaticano, com a participação de diversos movimentos sociais e bispos.


Da Radioagência Brasil de Fato
Reeleita para governar o Brasil pelos próximos quatro anos, a presidenta Dilma Rousseff (PT) assumiu compromisso com a reforma política a partir de um plebiscito popular. A vitória eleitoral por 51,64% dos votos foi confirmada na noite deste domingo (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pelo oponente, senador Aécio Neves (PSDB).
Por Camilla Veras Mota
Do Valor
Os principais grupos de sem-terra e de sem-teto do país já se organizam para intensificar as mobilizações em 2015. Tanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) quanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) não declararam apoio a nenhum dos candidatos no primeiro turno, mas declararam o voto em Dilma Rousseff (PT) no fim da corrida, em rejeição declarada a Aécio Neves (PSDB), considerado uma ameaça às conquistas do período anterior.
Por Marcos Sassatelli*
No dia 3 de setembro, a Comissão Pastoral da Terra Nacional (CPT) publicou a nota “Solidariedade aos ocupantes da Fazenda Santa Mônica (GO)”. São mais de 3 mil famílias de sem-terra, que no dia 31 de agosto ocuparam a Fazenda Santa Mônica, em Corumbá de Goiás, de propriedade do senador cearense Eunício de Oliveira.
Por Gustavo Gazzinelli*
Do EcoDebate
O Projeto de Lei Substitutivo ao PL 37/2011 – novo Marco Regulatório da Mineração (PLS-MRM) – aprovado por Comissão Especial da Câmara dos Deputados pautou-se pelo seguinte paradoxo: bons propósitos de natureza geral e nenhuma eficácia para alcançá-los.
Da CNBB
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou no dia 23 de outubro, nota manifestando a preocupação da entidade em relação aos direitos dos povos indígenas, após decisões da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular os efeitos de portarias do Ministério da Justiça que reconheciam territórios ocupados por povos indígenas no Maranhão e no Mato Grosso do Sul.
Por Íris Pacheco
Da Página do MST
O trabalhador rural Edmilson, que reside no Acampamento Cipó Cortado, em Senador La Roque, estado do Maranhão, foi baleado na manhã deste sábado (27), após o acampamento ser invadido por pistoleiros. Ele se encontra hospitalizado.
Desde quinta-feira (25), cerca de 280 famílias que estão acampadas na área desde 2007, se encontram sob ameaças de pistoleiros, que pressionam as famílias a desocuparem o local.
Setor de Comunicação do MAB
Foto de José Cruz/ABr
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST
Eram seis horas da manhã e fazia muito frio no interior de São Paulo, pois era inverno. Crianças entre 3 e 4 anos de idade precisavam acordar e fazer um percurso de aproximadamente 1 hora dentro de um transporte público ou iriam chegar atrasadas na nova escola. Nova escola sim, pelo menos para algumas crianças que tiveram as suas instituições de ensino fechadas no primeiro semestre deste ano.
Por João Márcio
Da Página do MST
O cientista político da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cloves Barbosa, faz uma ressalva diante da disputa do segundo turno para governador, no estado paraense, onde Simão Jatene (PSDB) enfrenta a petista Ana Júlia (PT). “O PT, embora não vá fazer uma revolução tem mais elementos populares, que se voltam a políticas públicas no campo, enquanto o PSDB governa totalmente a favor da classe dominante do agronegócio”.
Na tarde de terça-feira (26/10), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tinha uma reunião, em Brasília, com o presidente Lula e ministros de Estado, entre eles, o Ministro de Minas e Energia, de Meio Ambiente, de Aquicultura e Pesca e a Secretaria Geral da Presidência. Também estão convidados representantes de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais da CNBB, deputados e bispos.
Convidamos diversos setores da sociedade para participarem de um ato em defesa da Reforma Agrária e do MST, contra a grilagem de terras públicas e contra a criminalização dos movimentos sociais. Este ato acontece nesta quinta-feira (29/10). A concentração será às 10h, na Escola Popular Rosa de Luxemburgo (sede da antiga Fazenda Agrocentro), de onde sairemos para o ato, que acontecerá na área social do assentamento Zumbi dos Palmares, às 14h.
Da Agência Brasil
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (27/10) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não irá paralisar os convênios para fortalecer a pequena agricultura.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, reconheceu a demora do Judiciário para julgar ações de desapropriação de terras. “O Incra reclama que há uma demora excessiva na decisão de imissão prévia da posse. Nós estamos pedindo prioridade no julgamento dos processos”, disse. Mendes fez a declaração ontem (26/10), durante entrevista coletiva em São Paulo, após participar da abertura de congresso sobre direito agrário.
Por Rui Daher
Do Terra Magazine
Entre 5 e 7 mil pés de laranja. A precisão da mídia ficou por conta apenas da imagem que, tantas vezes repetida, parecia buscar a permanência eterna. O trator visto assim do alto - salve Paulinho da Viola - mais parecia um brinquedo passando por cima de enfeites perfeitamente enfileirados e espaçados.
Por Valéria Nader*
Por Gilson Caroni Filho*
O campo ideológico das entidades que representam os proprietários de terra está unido em torno de um ponto: barrar a revisão dos índices de produtividade rural, mantendo os dados defasados do IBGE, que datam de 1975, como parâmetro para as desapropriações. A iniciativa é tão clara que só uma cobertura midiática enviesada pode ocultar sua real intenção: bloquear qualquer possibilidade de reforma agrária.
Famosas pelos polêmicos impactos socioambientais em plena região amazônica, as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, também entraram para o rol de empreendimentos com problemas trabalhistas e de direitos humanos. Um grupo de 38 pessoas foi libertado de trabalho análogo à escravidão no mês passado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia (SRTE/RO) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Polícia Federal (PF).
Na última sexta-feira (23/10), o Blog do Jamildo, abrigado na pagina do Jornal do Commercio na internet, publicou matéria intitulada “MST invade propriedade em São Lourenço, mata bois e faz ameaças”. A matéria, que se diz “exclusiva”, descumpre todos os princípios éticos do jornalismo: é tendenciosa, parcial, não apresenta os fatos na sua totalidade e oferece informações, no mínimo, equivocadas.
Da Radioagência NP
A Justiça Federal bloqueou os bens do deputado federal Henrique Amorin (PTB/RO). Em um esquema de corrupção, o parlamentar – juntamente com mais 11 empresários – foi favorecido pelos servidores da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Abastecimento. Amorin é um dos 210 deputados que assinaram o requerimento da CPMI para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A senadora Marina Silva (PV-AC) afirmou nesta segunda-feira (27/10) que não apóia a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o MST. Para ela, a CPI é uma "tentativa de criminalização de um aspecto do problema agrário muito maior no Brasil".
A senadora - que está em Washington em visita a políticos e institutos de pesquisa ligados à questão ambiental - afirmou que só aceita uma CPI que contemple o problema fundiário brasileiro e "as ações dos ruralistas que exorbitam de suas atribuições".
Com informações de O Globo
Soberania alimentar, já! Com a luta e a unidade dos povos! Somos gentes da terra, homens e mulheres que produzem os alimentos para o mundo. Temos o direito de continuarmos sendo camponeses e camponesas, e a responsabilidade de continuar alimentando…
Maputo, Moçambique, 19-22 de Outubro, 2008 O mundo inteiro está em crise Uma crise multi-dimensional. De alimentos, de energia, de clima e de finanças. As soluções que o poder propõe – mais livre comércio, sementes transgênicas, etc – ignoram que…
Na madrugada deste último domingo (26/10), 40 famílias do MST realizaram ocupação em área localizada próximo ao município de Imaculada,no sertão da Paraíba. As famílias exigem a desapropriação da Fazenda Coruja com aproximadamente mil hectares e da Fazenda Saco do…
Na sexta-feira (24/10), os trabalhadores rurais do MST desocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), depois de quinze dias de protesto. Uma das condições para a desocupação foi o comprometimento do órgão em realizar uma…
Do Instituto Humanitas Unisinos Realizou-se entre os dias 16 e 23 de outubro, em Maputo, Moçambique, o V Conferência Internacional da Via Campesina, que reuniu ativistas rurais de todo o mundo. A reportagem é de Luis Hernández Navarro e publicada…
Do Instituto Humanitas Unisinos Realizou-se entre os dias 16 e 23 de outubro, em Maputo, Moçambique, o quinto encontro internacional da Via Campesina, que reuniu ativistas rurais de todo o mundo. A reportagem é de Luis Hernández Navarro e publicada…
A Justiça Federal do Maranhão determinou a reintegração de posse da gleba Boca da Mata Barreirão, área de 114 mil hectares, localizada nos municípios de João Lisboa, Senador La Roque e Amarante do Maranhão. O Desembargador Federal da União, João…
Dafne Melo, Agência Brasil de Fato Se depender da mobilização estudantil, o governo federal não conseguirá adesão fácil das universidades federais ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni. Até esta terça-feira, dia…
A reação da imprensa à ação das mulheres da Via Campesina na Aracruz Celulose, no dia 8 de março de 2006, em Barra do Ribeiro, será o tema do segundo seminário sobre mídia e movimentos sociais, realizado pelo Movimento Sem…
Por Ana Lúcia Vaz / Rede Nacional de Jornalistas Populares Fonte: Jornal Brasil de Fato Pelo menos 300 pessoas lotaram a sede da Associação de Moradores da Grota, no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira…
Por Gisele Barbieri Fonte Agência Notícias do Planalto Mesmo depois de 16 anos da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Brasil ainda está entre os países com os mais altos índices de trabalho infantil. Segundo a…
Informativos – Últimas do MST Movimentos e entidades realizam Conferência Nacional Terra e Água 27/10/2004 Entre os dias 22 e 25 de novembro acontece em Brasília (DF) a Conferência Nacional Terra e Água. A realização da Conferência é uma proposta…
Informativos – Últimas do MST Ibama apreende agrotóxicos ilegais em área de reserva ambiental 27/10/2004 Policiais do Ibama encontratam agrotóxicos ilegais em grande quantidade numa área de reserva ambiental ontem. A área pública foi grilada por Mário Zinato e inspecionada…
Informativos – Últimas do MST Transgênicos: PR protocola pedido de reconhecimento de área livre 26/10/2004 O governo do Paraná protocolou nesta segunda-feira no Ministério da Agricultura pedido para que o Estado seja reconhecido como área livre de transgênicos na safra…
Fonte Diário do Pará Entre 1995 e 2002 foram assassinados no Pará 113 trabalhadores, mais de 40% das mortes violentas no campo registradas no Brasil nesse período. “A culpa não recai apenas nos governos de FHC e Almir Gabriel, mas…