Dia 27 de outubro de 2023

[Café com MST] Zé Paulo Netto

[Café com MST] Zé Paulo Netto

Nas comemorações do centenário da Revolução Russa, a segunda temporada do Café com MST convida o professor Zé Paulo Netto para uma conversa.

MST ocupa Incra em Palmas

Sem resposta do governo federal, MST ocupa Incra em Palmas

As famílias que ocuparam o órgão já estão há mais de duas semanas acampadas em frente à sede do Incra aguardando uma resposta positiva do governo, que até agora não se manifestou com propostas concretas.

Sem Terra comemoram a conquista de mais um assentamento em Goiás

Por Maura Silva
Da Página do MST


Nesta sexta-feira (24/10), os Sem Terra do estado de Goías conquistaram a posse da fazenda Santo Antônio do Amparo, onde será construído mais um Projeto de Assentamento (PA) no estado.

A área localizada no município de Amaralina, a 306 quilômetros da capital Goiânia, abriga 250 famílias que há mais de oito anos esperavam pela legalização.

“O grande desafio é seguir lutando por reformas estruturais”, diz dirigente do MST

 

Por Iris Pacheco
Da Página do MST

Em entrevista à Página do MST, Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, afirma que o papel da militância social nesta disputa eleitoral foi fundamental para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), e coloca que “os movimentos sociais têm o grande desafio de seguir lutando por reformas estruturantes no Brasil”.

No Vaticano, movimentos discutem novo modelo de desenvolvimento

Da Página do MST

O Papa Francisco vem se aproximando dos movimentos e organizações sociais para discutir e procurar soluções para os problemas do mundo.

O Encontro Mundial de Movimentos Populares, que tem início nesta segunda-feira (27/10) e vai até quarta-feira (29/10), cumpre essa função. O evento é considerado por seus participantes como algo sem precedentes, pois ocorre no Vaticano, com a participação de diversos movimentos sociais e bispos.

Reeleita, Dilma acena para os movimentos e promete reforma política

Da Radioagência Brasil de Fato

Reeleita para governar o Brasil pelos próximos quatro anos, a presidenta Dilma Rousseff (PT) assumiu compromisso com a reforma política a partir de um plebiscito popular. A vitória eleitoral por 51,64% dos votos foi confirmada na noite deste domingo (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pelo oponente, senador Aécio Neves (PSDB).

Sem Terra e sem-teto planejam intensificar ações em 2015

 

Por Camilla Veras Mota
Do Valor

Os principais grupos de sem-terra e de sem-teto do país já se organizam para intensificar as mobilizações em 2015. Tanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) quanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) não declararam apoio a nenhum dos candidatos no primeiro turno, mas declararam o voto em Dilma Rousseff (PT) no fim da corrida, em rejeição declarada a Aécio Neves (PSDB), considerado uma ameaça às conquistas do período anterior.

O apoio do frade Marcos Sassatelli aos Sem Terra da Fazenda Santa Mônica

 

Por Marcos Sassatelli*

 

No dia 3 de setembro, a Comissão Pastoral da Terra Nacional (CPT) publicou a nota “Solidariedade aos ocupantes da Fazenda Santa Mônica (GO)”. São mais de 3 mil famílias de sem-terra, que no dia 31 de agosto ocuparam a Fazenda Santa Mônica, em Corumbá de Goiás, de propriedade do senador cearense Eunício de Oliveira.

Comissão joga “no lixo” contribuições importantes sobre mineração

 

Por Gustavo Gazzinelli*
Do EcoDebate

O Projeto de Lei Substitutivo ao PL 37/2011 – novo Marco Regulatório da Mineração (PLS-MRM) – aprovado por Comissão Especial da Câmara dos Deputados pautou-se pelo seguinte paradoxo: bons propósitos de natureza geral e nenhuma eficácia para alcançá-los.

CNBB manifesta preocupação com direitos indígenas

Da CNBB

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou no dia 23 de outubro, nota manifestando a preocupação da entidade em relação aos direitos dos povos indígenas, após decisões da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular os efeitos de portarias do Ministério da Justiça que reconheciam territórios ocupados por povos indígenas no Maranhão e no Mato Grosso do Sul.

Sem Terra é baleado em ataque por pistoleiros no Maranhão

 

Por Íris Pacheco

Da Página do MST

 

O trabalhador rural Edmilson, que reside no Acampamento Cipó Cortado, em Senador La Roque, estado do Maranhão, foi baleado na manhã deste sábado (27), após o acampamento ser invadido por pistoleiros. Ele se encontra hospitalizado.

Desde quinta-feira (25), cerca de 280 famílias que estão acampadas na área desde 2007, se encontram sob ameaças de pistoleiros, que pressionam as famílias a desocuparem o local.

Secretaria Estadual de Educação de SP não garante educação do campo


Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

Eram seis horas da manhã e fazia muito frio no interior de São Paulo, pois era inverno. Crianças entre 3 e 4 anos de idade precisavam acordar e fazer um percurso de aproximadamente 1 hora dentro de um transporte público ou iriam chegar atrasadas na nova escola. Nova escola sim, pelo menos para algumas crianças que tiveram as suas instituições de ensino fechadas no primeiro semestre deste ano.

Contra a volta da repressão e pela Reforma Agrária, MST apoia Ana Júlia


Por João Márcio
Da Página do MST

O cientista político da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cloves Barbosa, faz uma ressalva diante da disputa do segundo turno para governador, no estado paraense, onde Simão Jatene (PSDB) enfrenta a petista Ana Júlia (PT). “O PT, embora não vá fazer uma revolução tem mais elementos populares, que se voltam a políticas públicas no campo, enquanto o PSDB governa totalmente a favor da classe dominante do agronegócio”.

Lula assina decreto para cadastrar atingidos por barragens

Na tarde de terça-feira (26/10), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tinha uma reunião, em Brasília, com o presidente Lula e ministros de Estado, entre eles, o Ministro de Minas e Energia, de Meio Ambiente, de Aquicultura e Pesca e a Secretaria Geral da Presidência. Também estão convidados representantes de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais da CNBB, deputados e bispos.

Ato em defesa da Reforma Agrária reúne amigos do MST

Convidamos diversos setores da sociedade para participarem de um ato em defesa da Reforma Agrária e do MST, contra a grilagem de terras públicas e contra a criminalização dos movimentos sociais. Este ato acontece nesta quinta-feira (29/10). A concentração será às 10h, na Escola Popular Rosa de Luxemburgo (sede da antiga Fazenda Agrocentro), de onde sairemos para o ato, que acontecerá na área social do assentamento Zumbi dos Palmares, às 14h.

Convênios para fortalecer agricultura familiar vão continuar

Da Agência Brasil

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (27/10) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não irá paralisar os convênios para fortalecer a pequena agricultura.

Mendes reconhece demora do Judiciário para julgar desapropriações

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, reconheceu a demora do Judiciário para julgar ações de desapropriação de terras. “O Incra reclama que há uma demora excessiva na decisão de imissão prévia da posse. Nós estamos pedindo prioridade no julgamento dos processos”, disse. Mendes fez a declaração ontem (26/10), durante entrevista coletiva em São Paulo, após participar da abertura de congresso sobre direito agrário.

Noves fora

Por Rui Daher
Do Terra Magazine

Entre 5 e 7 mil pés de laranja. A precisão da mídia ficou por conta apenas da imagem que, tantas vezes repetida, parecia buscar a permanência eterna. O trator visto assim do alto - salve Paulinho da Viola - mais parecia um brinquedo passando por cima de enfeites perfeitamente enfileirados e espaçados.

A fria lâmina de uma CPI anunciada

Por Gilson Caroni Filho*

O campo ideológico das entidades que representam os proprietários de terra está unido em torno de um ponto: barrar a revisão dos índices de produtividade rural, mantendo os dados defasados do IBGE, que datam de 1975, como parâmetro para as desapropriações. A iniciativa é tão clara que só uma cobertura midiática enviesada pode ocultar sua real intenção: bloquear qualquer possibilidade de reforma agrária.

Trabalho escravo é encontrado em obra ligada à usina do Madeira

Famosas pelos polêmicos impactos socioambientais em plena região amazônica, as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, também entraram para o rol de empreendimentos com problemas trabalhistas e de direitos humanos. Um grupo de 38 pessoas foi libertado de trabalho análogo à escravidão no mês passado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia (SRTE/RO) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Polícia Federal (PF).

Sobre matéria publicada na página do Jornal do Commercio

Na última sexta-feira (23/10), o Blog do Jamildo, abrigado na pagina do Jornal do Commercio na internet, publicou matéria intitulada “MST invade propriedade em São Lourenço, mata bois e faz ameaças”. A matéria, que se diz “exclusiva”, descumpre todos os princípios éticos do jornalismo: é tendenciosa, parcial, não apresenta os fatos na sua totalidade e oferece informações, no mínimo, equivocadas.

Justiça bloqueia bens de deputado que assinou CPI do MST

Da Radioagência NP

A Justiça Federal bloqueou os bens do deputado federal Henrique Amorin (PTB/RO). Em um esquema de corrupção, o parlamentar – juntamente com mais 11 empresários – foi favorecido pelos servidores da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Abastecimento. Amorin é um dos 210 deputados que assinaram o requerimento da CPMI para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

CPI deve investigar ruralistas, diz Marina

A senadora Marina Silva (PV-AC) afirmou nesta segunda-feira (27/10) que não apóia a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o MST. Para ela, a CPI é uma "tentativa de criminalização de um aspecto do problema agrário muito maior no Brasil".

A senadora - que está em Washington em visita a políticos e institutos de pesquisa ligados à questão ambiental - afirmou que só aceita uma CPI que contemple o problema fundiário brasileiro e "as ações dos ruralistas que exorbitam de suas atribuições".

Com informações de O Globo

Carta de Maputo: V Conferência Internacional da Via Campesina

Maputo, Moçambique, 19-22 de Outubro, 2008 O mundo inteiro está em crise Uma crise multi-dimensional. De alimentos, de energia, de clima e de finanças. As soluções que o poder propõe – mais livre comércio, sementes transgênicas, etc – ignoram que…

MST realiza ocupação na Paraiba

Na madrugada deste último domingo (26/10), 40 famílias do MST realizaram ocupação em área localizada próximo ao município de Imaculada,no sertão da Paraíba. As famílias exigem a desapropriação da Fazenda Coruja com aproximadamente mil hectares e da Fazenda Saco do…

Sem Terra ocupam Incra e conquistam pauta de reivindicações no Pará

Na sexta-feira (24/10), os trabalhadores rurais do MST desocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), depois de quinze dias de protesto. Uma das condições para a desocupação foi o comprometimento do órgão em realizar uma…

O capitalismo financeiro seqüestrou a agricultura

Do Instituto Humanitas Unisinos Realizou-se entre os dias 16 e 23 de outubro, em Maputo, Moçambique, o V Conferência Internacional da Via Campesina, que reuniu ativistas rurais de todo o mundo. A reportagem é de Luis Hernández Navarro e publicada…

O capitalismo financeiro seqüestrou a agricultura

Do Instituto Humanitas Unisinos Realizou-se entre os dias 16 e 23 de outubro, em Maputo, Moçambique, o quinto encontro internacional da Via Campesina, que reuniu ativistas rurais de todo o mundo. A reportagem é de Luis Hernández Navarro e publicada…

Justiça determina desapropriação de 114 mil ha no MA

A Justiça Federal do Maranhão determinou a reintegração de posse da gleba Boca da Mata Barreirão, área de 114 mil hectares, localizada nos municípios de João Lisboa, Senador La Roque e Amarante do Maranhão. O Desembargador Federal da União, João…

Reitorias ocupadas em todo país contra o projeto do Reuni

Dafne Melo, Agência Brasil de Fato Se depender da mobilização estudantil, o governo federal não conseguirá adesão fácil das universidades federais ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni. Até esta terça-feira, dia…

Seminário discute reação da mídia à ação contra a Aracruz

A reação da imprensa à ação das mulheres da Via Campesina na Aracruz Celulose, no dia 8 de março de 2006, em Barra do Ribeiro, será o tema do segundo seminário sobre mídia e movimentos sociais, realizado pelo Movimento Sem…

Comunidade carioca rompe o silêncio

Por Ana Lúcia Vaz / Rede Nacional de Jornalistas Populares Fonte: Jornal Brasil de Fato Pelo menos 300 pessoas lotaram a sede da Associação de Moradores da Grota, no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, na terça-feira…

Movimentos e entidades realizam Conferência Nacional de Terra e Água

Informativos – Últimas do MST Movimentos e entidades realizam Conferência Nacional Terra e Água 27/10/2004 Entre os dias 22 e 25 de novembro acontece em Brasília (DF) a Conferência Nacional Terra e Água. A realização da Conferência é uma proposta…

Ibama apreende agrotóxicos ilegais em área de reserva ambiental

Informativos – Últimas do MST Ibama apreende agrotóxicos ilegais em área de reserva ambiental 27/10/2004 Policiais do Ibama encontratam agrotóxicos ilegais em grande quantidade numa área de reserva ambiental ontem. A área pública foi grilada por Mário Zinato e inspecionada…

Transgênicos: Paraná protocola pedido de reconhecimento de área livre

Informativos – Últimas do MST Transgênicos: PR protocola pedido de reconhecimento de área livre 26/10/2004 O governo do Paraná protocolou nesta segunda-feira no Ministério da Agricultura pedido para que o Estado seja reconhecido como área livre de transgênicos na safra…

Tribunal Internacional julga moralmente o Judiciário

Fonte Diário do Pará Entre 1995 e 2002 foram assassinados no Pará 113 trabalhadores, mais de 40% das mortes violentas no campo registradas no Brasil nesse período. “A culpa não recai apenas nos governos de FHC e Almir Gabriel, mas…