Dia 22 de setembro de 2024

Sem Terrinha visitam exposição do MST no MASP

Na última sexta-feira (16), os Sem Terrinha da Secretaria Nacional do MST e da Escola Nacional Florestan Fernandes visitaram o Museu de Arte de São Paulo (MASP), com a exposição Histórias Brasileiras e o Núcleo Retomadas, em que o MST apresenta algumas obras que contam parte de sua história

Perdão e reparação, o primeiro povo indígena anistiado

 

Por Egon Heck e Laila Menezes
Do CIMI


Uma tarde de calor em Brasília. No Ministério da Justiça mais uma sessão ordinária da Comissão da Anistia.


Apreensão e muita expectativa. Um momento histórico, nesse dia 19 de setembro. Pela primeira vez vão ser julgados  processos de anistia solicitado por um povo indígena.

FAO: boa parte da diminuição da fome no Brasil se deve à agricultura camponesa



Por Maura Silva
Da Página do MST


Avaliação divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), coloca o Brasil entre os 63 países no mundo que conseguiram diminuir a pobreza extrema em seu território. 


O documento é publicado anualmente pela FAO, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).


Para Milton Fornazieri, do setor de produção nacional do MST, o alcance da meta pelo Brasil se deve a importância da agricultura familiar e camponesa. 

Encontro de educadores do campo comemora os 30 anos do MST

 

Da Página do MST


Muita pertença e animação. Esse era o sentimento estampado no tremular das bandeiras e nas músicas entoadas durante o 26º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária do Espírito Santo.


Os cerca de 200 educadores dos assentamentos e acampamentos do estado, se reuniram entre os dias 14 a 17 de setembro no Centro de Formação Maria Olinda, em São Mateus.

Por Reforma Agrária, Sem Terra param as principais rodovias em Mato Grosso



Da Página do MST


Cerca de 1.000 Sem Terra pararam as principais rodovias no estado do Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (22). Ao todo, quatro BRs estão bloqueadas.


Os trabalhadores rurais trancaram a BR 070, em Cáceres; a BR 163 em Sinop; BR 358 em Tangara da Serra e a BR 174, em Jaciara.


Os Sem Terra cobram maior agilidade no processo de Reforma Agrária em Mato Grosso para assentar as cerca de 1.000 famílias acampadas em todo o estado. A princípio, os trabalhadores rurais exigem duas áreas em específico.  

MST de Pernambuco se despede do companheiro Bode



Da Página do MST




 

“Quem contar traz à memória,
sabendo que a dor existe,
quando a morte ainda insiste,
em calar quem faz a História.

Pois quem morre não tem glória,
nem tampouco desespera,
é um valente na guerra,
tomba, em nome da vida.

Da intenção ninguém duvida,
quando matam um Sem Terra.”

 

Alckmin ameaça patrimônio público e deseja legalizar grilagem


Por Vanessa Ramos,
Da Página do MST


Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no início desse mês, oficializou o desejo de vender terras, reivindicadas pelo próprio Estado como sua, para fazendeiros. Para iniciar a privatização das terras, ele pediu que os deputados se esforçassem para aprovar dois projetos de leis (PLs) que viabilizem a sua intenção.

Uma tal salvação que também não veio dos eucaliptos. Artigo de Cíntia Barenho


Por Cíntia Barenho
Do Centro de Estudos Ambientais(*)


Já se vão uns sete anos desde que o grande projeto para superar as décadas de estagnação econômica da Metade Sul – a plantação de monoculturas de eucaliptos – surgiu para tomar conta do Pampa. Projeto esse que não era somente voltado à produção de eucaliptos, mas também à produção de celulose (derivada do mesmo).

Entidades fazem ato em apoio aos Mapuche em Brasília

[img_assist|nid=10617|title=|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427] Por Maíra Heinen Da Assessoria de Comunicação Cimi Nesta quarta-feira, 22 de setembro, representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Via Campesina realizaram ato simbólico em frente à embaixada do Chile, no Brasil. Leia também

Daniel Dantas, um pretexto e a “boiada mineral” no Pará

Do Jornal do Brasil Os anúncios recentes de descobertas de reservas minerais do país revelam que não é só Eike Batista quem tem o mapa da mina. O governo de Mato Grosso anunciou depósitos com 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e 450 milhões de toneladas de fosfato. Quem tem as lavras das jazidas, na região de Mirassol D’Oeste- MT, é a GME4. A empresa é do polêmico banqueiro Daniel Dantas.

Saiba quais são os alimentos transgênicos nos supermercados

O Brasil tem uma lei de rotulagem de alimentos em vigor desde 2004, que obriga os fabricantes e processadores de alimentos a rotular as embalagens de todo o produto que usa 1% ou mais de matéria-prima de origem transgênica, ou seja, alimentos geneticamente modificados. E sobre os quais nem a ciência sabe se faz bem ou mal à saúde das pessoas. No entanto, apenas duas empresas de óleo de soja rotulam algumas de suas marcas do produto e mesmo assim somente depois de terem sido acionadas judicialmente pelo Ministério Público Federal.

Estudo analisa invasão da soja em terras indígenas no MT

Da Repórter Brasil O Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da ONG Repórter Brasil lançou nesta semana um novo estudo sobre impactos da soja, focando a relação da sojicultura com as terras indígenas no Mato Grosso. Maior produtor do grão do país, o Estado detém também o maior número de Terras Indígenas. Dos 141 municípios do Mato Grosso, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, apenas 44 (ou 31,2%) não cultivam soja ou não tinham registro da cultura.

Entidades brasileiras fazem ato em defesa de povo chileno

Da Página do MST Nesta quarta-feira (22/9), às 10h, entidades e movimentos sociais brasileiros – entre eles, a Via Campesina Brasil - promovem ato em frente ao Consulado do Chile em São Paulo. As entidades manifestam sua solidariedade e preocupação com o estado de saúde dos presos políticos do Povo Mapuche que estão há mais de 60 dias em greve de fome, em defesa de seus territórios e contra a lei Antiterror que criminaliza as lutas sociais.

Três trabalhadores rurais da Fetraf são executados no Pará

Do Blog Furo Três trabalhadores rurais foram executados ontem no município de Pacajá, sudoeste do Pará. Os trabalhadores eram ligados à Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Fetraf). Trata-se da mesma região em que foram executados os dirigentes Batolomeu dos Santos (Brasília) e Alfeu Federicci (Dema) e a irmã Dorothy. A disputa pela terra e por madeira estão entre as motivações dos crimes.

MANIFESTE POUR LA DÉFENSE DU MST

«...Légitimes ils le sont, non par ce qu'ils possèdent mais par leur travail, dans ce monde où le travail est en voie de disparition. Légitimes ils le sont, parce qu'ils font l'Histoire, dans un monde qui a déjà déclaré la fin de l'Histoire. Ces hommes et ces femmes sont un contresens parcequ'ils rendent à la vie une sensibilité qui s'est perdue ...» (« Nouvelle des survivants », Eldorado dos Carajas, 1996)

Manifesto in defense of the MST

“...They become legitimate not through their property but through their work, in this world in which work is becoming extinct. They become legitimate because they make History, in a world that has already proclaimed the end of History. These men and women are an absurdity because they bring back to life a feeling that was lost...” (“News of the survivors”, Eldorado dos Carajás, 1996).

MANIFIESTO EN DEFENSA DEL MST

“…Se legitiman no por la propiedad, sino por el trabajo, en este mundo en que el trabajo está en extinción. Se legitima porque hacen Historia, en un mundo que ya proclamó el fin de la Historia. Esos hombres y mujeres son un contra sentido porque restituyen a la vida un sentido que se perdió…” (Noticias de los sobrevivientes”, Eldorado dos Carajás, 1996).

No Brasil, sociedade civil se manifesta em defesa do povo hondurenho

A volta do presidente eleito Manuel Zelaya a Honduras nesta segunda-feira (21/9) revelou, mais uma vez, a verdadeira face do governo golpista daquele país. Nesta manhã, autoridades policiais e o exército despejaram violentamente os manifestantes que estavam em frente à embaixada brasileira, onde se encontra Zelaya. Com bombas de gás lacrimogêneo, os militares dispersaram a multidão. Várias pessoas ficaram feridas, outras estão detidas e há informações de que o conflito já provocou, pelo menos, duas mortes.

Via Campesina paralisa BR 101, no Espírito Santo

Cerca de 600 integrantes da Via Campesina do Espírito Santo paralisaram, na manhã de hoje (22/9), a BR 101 norte, na altura da ponte do rio Cricaré, na saída do município de São Mateus em direção a Pedro Canário. A atividade faz parte da mobilização pelo Dia Internacional de Luta contra as Monoculturas e pretende chamar atenção da sociedade para o tema.

Transgênicos piramidados são aprovados pela CTNBio

Da Terra de Direitos A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na última quinta-feira (17/9) a liberação comercial de três variedades de milho transgênico, sendo que dois são os chamados ‘eventos piramidados’ das empresas Monsanto e Syngenta. Sem a presença de representantes importantes da Comissão como o do Ministério do Meio Ambiente, dois dos quatro eventos piramidados que estavam na pauta foram liberados para comercialização através de um procedimento simplificado, ou seja, sem avaliação de riscos da ocorrência de efeitos adversos.

Um agradecimento aos amigos e apoiadores do MST

Amigos e apoiadores da luta pela terra no Brasil e no exterior, Nos últimos meses, o Ministério Público estadual do Rio Grande do Sul – articulado com o Governo do Estado, o latifúndio e grandes empresas transnacionais – desencadeou uma…

Polícia usa truculência para impedir manifestação em SP

Por Danilo Dara O MST, em solidariedade a uma antiga comunidade de agricultores próxima à Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno (em Franco da Rocha-SP), tentou realizar no sábado (20/9) um ato contra o despejo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais…

Fazenda Cabaceira será desapropriada

A Fazenda Cabaceira, localizada no município de Marabá (PA), será desapropriada pelo governo federal para fins de reforma agrária. O processo está na Casa Civil e aguarda decreto do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo…

Movimentos enviam carta sobre biossegurança ao presidente Lula

O MST, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a ActionAid Brasil, entre outros signatários, enviaram ontem uma carta ao presidente Luis Inácio Lula da Silva solicitando que o plantio de transgênicos não seja liberado através de Medida…

Fazenda Cabaceira será desapropriada

A Fazenda Cabaceira, localizada no município de Marabá (PA), será desapropriada pelo governo federal para fins de reforma agrária. O processo está na Casa Civil e aguarda decreto do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo…

Pauta emergencial é entregue à equipe de transição

A Via Campesina Brasil, composta por diversos movimentos do campo, entregou ontem, 28 de novembro, uma pauta emergencial de reivindicações para o primeiro semestre de 2003. Ela foi entregue a José Graziano, da equipe de transição do presidente eleito, Lula,…