Dia 15 de setembro de 2023

46 camponeses querem ocupar os parlamentos estaduais e federal

Representantes de povos do campo defendem reforma agrária, direito à terra, comida de verdade e direitos humanos; candidatos representam todas as regiões e se alinham em na proteção de comunidades tradicionais; luta política dentro e fora das eleições ocorre há décadas

MPF inicia apuração de ameaças a camponeses no Tocantins


Da Procuradoria da República no Estado do Tocantins


O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO), por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, instaurou inquérito civil para investigar ameaças relacionadas a conflitos fundiários no Tocantins feitas contra camponeses, defensores de direitos humanos, integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e de outros movimentos sociais.

Ouvidoria considera ilegal reintegração de posse da fazenda do senador Eunício Oliveira



Da Página do MST


A Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo emitiu uma carta à Procuradoria Geral e Justiça Goiânia para que não seja realizado o despejo da Fazenda Santa Mônica, ocupada por cerca de 3.000 famílias Sem Terra desde o último dia 30 de agosto, entre os municípios de Corumbá de Goiás, Alexânia e Abadiânia (GO).

Debate da CNBB vai focar nas Reformas Agrária e Política



Da Página do MST


A Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) reúne nesta terça-feira (16) os candidatos à Presidência da República para um debate em Aparecida, município do interior de São Paulo onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.


O evento, que começa às 21h30, está sendo organizado pela TV Aparecida e deverá ser transmitido também por outras oito TVs católicas, 230 rádios e por sites ligados à Igreja. 

Bancada ruralista impede a aprovação da PEC do Cerrado

 

Por Ana Raquel Macedo
Da Agência Câmara Notícias


No Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, ambientalistas comemoram a data com preocupação. Por um lado, o Cerrado tem sido cada vez mais reconhecido pelas importantes funções ecológicas que cumpre; por outro, o bioma já perdeu metade de sua cobertura vegetal e continua sofrendo pressão da expansão da fronteira agropecuária.

MPF pede urgência no julgamento sobre uso de agrotóxico no Mato Grosso



Da Procuradoria Regional da República


A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) pediu urgência no julgamento que irá decidir se a importação e o uso do agrotóxico benzoato de emamectina no Estado do Mato Grosso é permitida ou não. A decisão será proferida pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região(TRF1), em Brasília.

Monocultura arrasa florestas amazônicas no Peru


Do Noticias Aliadas*


Segundo a Sociedade Peruana de Ecodesenvolvimento (SPDE) “grupos empresarias com interesses e investimentos no cultivo no óleo de palma vêm adquirindo áreas rurais mediante ofertas de compra feitas aos pequenos agricultores e a invasão de áreas para obriga-los a vender suas terras, assim como mediante trato feito diretamente com funcionários públicos”.

Quilombolas ocupam fazenda que se situa dentro de seu território em Minas



Da CPT 

Diante do descaso do Governo Dilma e cansados de esperar, 350 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos, com o apoio da Via Campesina, ocuparam neste sábado (15) a fazenda do empresário Raul Ardito Lerário de Pindamonhangaba (São Paulo).

Há notícias de que um quilombola de nome Roberto foi ferido por um tiro nas costas pelo pistoleiro Zé Reis vulgo, sargento Julião. Um dos pistoleiros morreu após ser levado ao hospital. Outro três funcionários da fazenda foram presos por porte de arma.

Ruralistas aprovam projeto que facilita compra de terras por estrangeiros


Da Rede Brasil Atual


Em mais um projeto com forte interesse de deputados ruralistas, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nessa quarta-feira o substitutivo do deputado Homero Pereira (PSD-MT) ao Projeto de Lei 2289, de 2007, do deputado Beto Faro (PT-PA), que regulamenta a compra de terras brasileiras por pessoas e empresas estrangeiras.

Diretora de “O Mundo Segundo a Monsanto” lança seu novo filme na Fiocruz

 

Por Alan Tygel

 

No auditório lotado da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz, a diretora de “O Mundo Segundo a Monsanto”, Marie-Monique Robin lançou seu mais novo filme: “O veneno nosso de cada dia”, na segunda-feira (12/9).

Desta vez, ela tentou devendar como são calculados os valores de IDA – Ingestão Diária Aceitável – para diversos produtos como agrotóxicos, resíduos de plásticos e o aspartame.

CTNBio aprova liberação do feijão transgênico

 

Por Maria Mello


Com 15 votos favoráveis, cinco pedidos de diligência e duas abstenções, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)  aprovou, na manhã desta quinta-feira (15/9), a liberação comercial do feijão transgênico, desenvolvido por pesquisadores da Embrapa.

O pedido de liberação da variedade, resistente ao vírus Mosaico Dourado, foi feito em dezembro de 2010 e desde então é foco de divergências no interior da comunidade científica, de setores do governo e da sociedade civil organizada.

Ato no Rio une entidades contra mudanças no Código Florestal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Maurício Thuswohl
Da Rede Brasil Atual

 

O ato de lançamento do Comitê Rio em Defesa das Florestas reuniu na sexta-feira (9) ambientalistas, artistas, estudantes, sindicalistas e políticos naquela que foi a principal manifestação até aqui realizada no Rio de Janeiro contra as propostas de alteração do Código Florestal brasileiro.

A luta das 200 famílias acampadas em Americana continua


Da Página do MST


A área do sítio Boa Vista foi reocupada há seis dias pelas família do MST. Na área pública federal invadida pela Usina Ester para o plantio de cana o MST auxilia as famílias a se organizar e garantir uma rica vivência em comunidade.

Foi reunido também um Dossiê com diversas informações e documentos sobre a grilagem de terras na região pela Usina Ester. A área que ocupamos é uma área do Governo Federal que pertence ao INSS, informação confirmada pelo ITESP segundo a mídia local.

Cutrale mantinha 32 trabalhadores em regime de escravidão


Da Radioagência NP


A maior produtora de suco de laranja do mundo, a empresa Sucocítrico Cutrale, mantinha 32 funcionários em condições precárias de trabalho em sua unidade do município de Itatinga (SP), interior do estado de São Paulo.  Os próprios trabalhadores, que atuavam na colheita de laranja, denunciaram a situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

O mundo do trabalho semi-escravo da Cutrale

 

Da Página do MST

 

Atraso nos recebimentos dos salários, um banheiro para mais de 20 pessoas nos alojamentos, buracos na terra coberto por lonas na colheita servindo como vasos sanitário, pressão para que os trabalhadores peçam demissão. Eis o mundo do trabalho na Cutrale.

MST participa de encontro de atingidos pela mineração

Por João Marcio Da Página do MST O MST participou do primeiro encontro de atingidos pela mineração da Vale, na Câmera Municipal de Canaã dos Carajás, organizado pelo Movimento Debate e Ação, da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais, em 11 de setembro. Charles Trocate, dirigente estadual do MST, disse “que o capital enseja a mercantilização da natureza, em todos os sentidos, terra, água, floresta. É assim que Vale atua em Canaã dos Carajás e demais localidades onde está presente”.

Ameaça de CPI é reação à mudança de índice de produtividade

Da Rede Brasil Atual O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) considera que a iniciativa da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) de criar uma CPI para investigar o movimento é uma reação às mudanças nos índices de produtividade rural. A sequência de acusações na mídia tem a mesma origem, segundo os ativistas. O movimento afirma não temer investigações

Rio Madeira: Absolvidos funcionários do Ibama acusados de crime ambiental

Do Movimento dos Atingidos por Barragens Em sentença proferida no último dia 10/9, o Juiz Federal da 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Élcio Arruda, absolveu o presidente do Ibama , Roberto Messias Franco e o Diretor de Licenciamento, Sebastião Custódio Pires, acusados de cometer irregularidades na concessão da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. O argumento utilizado pelo Juiz foi de que “a emissão de licenças ambientais independe de conclusão de Estudo de Impacto Ambiental”.

Por que temos que ingerir mais venenos?

Por Reinaldo Onofre Skalisz Primeiro, foi o aumento em 50 vezes da quantidade de resíduo de glifosato, que pode permanecer nos grãos de soja, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta decisão foi tomada para ser liberado no Brasil o plantio e o consumo da soja transgênica.

Aldeia Guarani é incendiada no Mato Grosso do Sul

Do Cimi Na noite de ontem (14/9) pessoas não identificadas queimaram cerca de 35 casas de indígenas Guarani Kaiowá, da aldeia Laranjeira Ñanderu, próxima do município de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. Os indígenas não estavam na aldeia, pois desde o dia 11/9 foram obrigados a sair da terra por ordem judicial e estão acampados à beira da BR-163.

MST anuncia próximos passos das mobilizações no RS

Centrais sindicais e movimentos sociais realizarão ato em defesa da Reforma Agrária e em solidariedade ao MST nesta terça-feira (15/9), a partir das 9h, no prédio ocupado do Incra (Av. Loureira da Silva), em Porto Alegre. Durante o ato, o MST anunciará os próximos passos das mobilizações que ocorrem em São Gabriel, com a ocupação da Fazenda Antoniazzi, e da própria ocupação do Incra, além das próximas ações do movimento.

Audiência pública debate impactos de hidrelétrica no Xingu

Do blog Furo Ocorre nesta terça-feira (15/9), em Belém, às 18h, a audiência pública para debater a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu. Setores contra e a favor organizam manifestações em frente ao Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR), órgão estadual. As audiências iniciaram desde o dia 10 no sudoeste do estado. Em tese as audiências servem para que a sociedade tenha acesso aos dados sistematizados sobre a obra e conheçam os possíveis impactos socioambientais, que a mesma possa provocar caso construída.

Projeto de lei limita venda de terras para estrangeiros

Da Folha de S. Paulo A soma de terras nas mãos de estrangeiros não poderá ultrapassar 10% das superfícies dos municípios da Amazônia Legal, segundo projeto de lei finalizado pelo governo e no aguardo do presidente Lula para ser enviado ao Congresso. Hoje o limite é de 25% em todo o país, inclusive na região amazônica. O novo limite valeria para a compra, por estrangeiros, de áreas rurais nos Estados do Norte, em Mato Grosso e em parte do Maranhão, que integram a Amazônia Legal. A proposta mantém para o restante do país os 25%.

Ribeirinhos realizam seminário contra a privatização do rio Madeira

Entre os dias 16 e 18 deste mês, cerca de 200 ribeirinhos ameaçados pela construção das hidrelétricas do Complexo Madeira estarão reunidos no Seminário contra a privatização do rio Madeira e pela soberania da Amazônia, em Rondônia. O encontro, organizado…

Sem Terra marcham contra o monocultivo de eucalipto no Espírito Santo

Nesta segunda-feira, 200 trabalhadores e trabalhadoras do Espírito Santo inciaram em Jacaraípe a II Marcha Campo-Cidade com o lema Soberania alimentar e direito à cidade. Os Sem Terra protestam contra o processo de ocupação das terras brasileiras por empresas estrangeiras…

Trabalhadores fazem vigília em defesa do petróleo

Da Agência Petroleira de Notícias Trabalhadores de várias categorias iniciam na terça-feira (16/9), às 16h, uma vigília em defesa do petróleo e gás. A vigília se estenderá por quatro dias, até a data prevista para a comissão interministerial que elabora…

MST assina manifesto contra agressões fascistas na Bolívia

Um grupo de intelectuais, ativistas e lideranças de movimentos sociais e políticos de vários países divulgaram um manifesto em defesa do presidente da Bolívia, Evo Morales, e em repúdio às agressões fascistas contra a democracia. O integrante da direção nacional…

Trancamento de rodovia pede desapropriações no DF

No Distrito Federal, cerca de 300 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloquearam o trecho da rodovia BR 020 (Belém-Brasília), entre os municípios Planaltina (DF) e Formosa (GO), na altura do quilômetro 10. Os trabalhadores querem o…

STJ concede liminar a Jaime Amorim

O Ministro Nilson Naves, do Superior Tribunal de Justiça, acaba de conceder, em liminar, habeas corpus ao integrante da coordenação nacional do MST, Jaime Amorim. A decisão anula a resolução da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco…

MST ocupa fazenda para denunciar corrupção do agronegócio no Paraná

Cerca de 700 trabalhadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta sexta-feira (15/09) fazenda do deputado federal José Janene (PP-PR), em Guaravera, distrito de Londrina, região norte do Paraná. A área é chamada de “3 Jota” e…

Povos indígenas repudiam postura da Aracruz

A Comissão de Caciques e Lideranças Tupinikim e Guarani rebateu hoje, 15, durante uma coletiva concedida à imprensa do Espírito Santo, as acusações da Aracruz Celulose de que as comunidades “não são formadas por legítimos índios” e “estariam cometendo atos…

Ativistas são impedidos de entrar em Cingapura

Por Verena Glass FonteAgência Carta Maior A reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que começou nesta quinta,14, e vai até o dia 20, em Cingapura, já está atraindo holofotes esta semana; não por conta do…

Agricultores gaúchos pretendem plantar soja transgênica com ou sem lei

Por Marco Aurélio Weissheimer, da Agência Carta Maior O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, disse nesta terça-feira (14) que os produtores continuarão a plantar soja transgênica nesta safra com ou…

Agricultores gaúchos pretendem plantar soja transgênica com ou sem lei

Por Marco Aurélio Weissheimer, da Agência Carta Maior O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, disse nesta terça-feira (14) que os produtores continuarão a plantar soja transgênica nesta safra com ou…