Dia 25 de novembro de 2024

João Pedro Stedile: The left and Lula

In part two of our conversation with João Pedro Stedile, he discusses the governability and decision-making capacity of the Lula government in the face of a conservative senate and chamber of deputies
O legado de um comandante invicto

O legado de um comandante invicto

Fidel estaria de braços abertos para receber seu exército de batas brancas, que cumpriram seu mais nobre dever de salvar vidas aqui no Brasil, no Programa Mais Médicos
85 anos de história de luta

Maria Prestes, 85 anos de história de luta

Durante a inauguração do Armazém do Campo em Belo Horizonte, a militante comunista foi homenageada com o lançamento de uma cerveja que leva seu nome.

Pequenas propriedades têm 95,9% de produção ativa contra 3% das grandes

 

Por Maura Silva
Da Página do MST


O lobby do agronegócio, baseado na figura da terra produtiva, coberta de verde e alimentos foram criado em cima de falácias e dados que não condizem com a realidade. 


Essa foi uma lenda construída exclusivamente para beneficiar o setor que mais lucra economicamente no país. E que só este ano aumentou seu faturamento em 117%.

Relator do Código da Mineração recebeu 1,8 milhão de empresas de mineração

Do Instituto Socioambiental

 

A isenção do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) para ocupar o cargo de relator do novo código de mineração está sendo questionada mais uma vez. Na quinta (20/11), o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou, na comissão especial que discute o projeto, uma questão de ordem que pede a substituição de Quintão.

Prochet é condenado a 15 anos de prisão por morte de Sem Terra

Por Ednubia Ghisi
Do Terra de Direitos

Em julgamento histórico, júri popular condena o ruralista Marcos Prochet a 15 anos e nove meses de prisão por homicídio duplamente qualificado, por recurso que impossibilitou a defesa da vítima e ocultação da prática de outros crimes. O julgamento terminou por volta das 22h, com a presença de mais de 200 pessoas, na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Curitiba/PR.

Homenagem ao diretor de teatro Augusto Boal

 

Por Leandro Carrasco
Da Página do MST



O MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes fizeram uma homenagem a Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido e uma das maiores figuras do teatro contemporâneo internacional, no dia 19 de novembro, em Guararema (SP).

A viúva do dramaturgo Cecília Boal e seu filho Julian Boal receberam do MST um quadro e plantaram uma árvore na ENFF em memória do ensaísta brasileiro, em atividade com a participação de 100 pessoas.

Acampados paralisam estrada para cobrar desapropriações no Rio de Janeiro

 

Da Página do MST

 

Cerca de 200 trabalhadores dos acampamentos Claudia e Neia e Orlando Oliveira paralisaram a BR 101 na altura da do assentamento Terra Conquistada, no município de Campos dos Goytacazes, na tarde desta sexta-feira.

"A ação é uma forma de pressão para que se cumpra o planejamento das vistorias e das desapropriações de fazendas improdutivas pelo Incra no estado do Rio de Janeiro", afirma Marcelo Durão, da Coordenação Nacional do MST.

Encontro no RJ debate o papel das sementes na agricultura familiar

 

 


Nos dias 29 e 30 de novembro, aproximadamente 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão, em Nova Iguaçu (RJ), para debater o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado, durante a Festa Estadual de Sementes.

Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia da AS-PTA, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais.

Setores do Poder Judiciário atrasam desapropriações

Por Vanessa Ramos Da Página do MST Um balanço sobre a eficácia do Incra durante o governo Lula demonstra a existência de mais de 200 processos de desapropriação suspensos por juízes. Leia a íntegra da entrevista com Valdez Adriani Farias, procurador federal do Incra de Santa Catarina, sobre a atuação do instituto. Você acha que os instrumentos legais do Incra são eficientes?

“Ficamos impressionados com a ação popular do MST”

Da Página do MST O Grupo de Trabalho de Movimentos Sociais e de Movimentos de Base da Rede de Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (Rede-Desc), formado por militantes da área dos direitos humanos, se reuniram na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, no começo de novembro. Participaram militantes de 11 países, que trataram de temas relacionados à terra, território e recursos naturais no Brasil e no mundo.

Capital estrangeiro avança sobre produção de frutas

Do Valor Econômico O agronegócio tem despertado interesse de investidores de China, Coreia do Sul, Indonésia e Índia, países com os quais o Ministério da Agricultura tem fóruns de negócios em andamento. Biodiesel é o que atrai o grupo indiano Shree Remuka Sugars Ltd., um dos maiores do setor sucroenergético, que formou uma joint venture para a produção de açúcar e etanol - a Usina Revati, no interior de São Paulo -, com investimento previsto de R$ 226 milhões. Ele já é dono da Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, no Paraná.

“É preciso refundar o Ministério das Comunicações”

Do Vermelho O ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Franklin Martins, afirmou nesta quarta-feira que o Ministério das Comunicações precisa ser refundado e abarcar as discussões sobre o marco regulatório da mídia e todos os temas de convergência digital que deverão ser discutidos no governo de Dilma Rousseff.

Incra vai vistoriar fazendas da Agropecuária Santa Bárbara

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recebeu autorização da Justiça para vistoriar o complexo agropecário Santa Bárbara-Xinguara, ligado ao grupo do ex-banqueiro Daniel Dantas. O pedido foi formulado pela procuradora-chefe do Incra, Gilda Diniz dos Santos. “Precisamos verificar o cumprimento da função social dessas fazendas, que ocupam uma grande extensão de terras em uma região historicamente conflituosa”, justifica Gilda.

Governo reafirma compromisso com atualização dos índices

Esta manhã, o Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) participou de audiência, em Brasília, com o governo federal, para apresentar um panorama da situação da Reforma Agrária e denunciar a atual ofensiva do latifúndio. Na presença do ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), do presidente do Incra, Rolf Hachbart e do chefe do gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, entidades como o MST, Contag, MPA, MAB, CUT, CNBB, entre outros, discutiram o andamento da Reforma Agrária no País.

Desrespeito aos direitos humanos em Alagoas

Na tarde desta segunda-feira (23/11), por volta das 16h, cinco pistoleiros invadiram o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na fazenda Alexandrina, município de Belo Monte (a aproximadamente 200 km de Maceió). Sessenta famílias acampadas no local reivindicam há dois anos a destinação daquelas terras para fins de Reforma Agrária, mas eram constantemente ameaçadas.

Encontro reúne comunidades afetadas por projetos da Vale

No dia 28/10 será realizado em Belo Horizonte o I Encontro Mineiro dos Atingidos pela Vale. A proposta desta atividade é reunir e dar voz às comunidades afetadas pela mineradora Vale, em Minas Gerais. A Vale iniciou suas atividades no Brasil e hoje é a responsável por um legado de destruição social e ambiental registrado em vários municípios de estado mineiro. Os bens naturais e a exploração da mão-de-obra são as fontes da riqueza dessa empresa que está presente nos cinco continentes do mundo.

Carta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terra

No dia 25/11, o Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo participou de audiência, com o governo federal, para apresentar um panorama da situação da Reforma Agrária e denunciar uma ofensiva do latifúndio, em Brasília. Durante o encontro, as entidades presentes, dentre eles o MST, Contag, a CNBB, MPA, MAB, entregaram uma carta de reivindicações ao Governo Federal, representado pelo ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), pelo presidente do Incra, Rolf Hachbart e pelo chefe do gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Entidades do campo participam de audiência com governo

O Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo realiza uma audiência com o governo federal, para apresentar um panorama da situação da Reforma Agrária e denunciar uma ofensiva do latifúndio, nesta quarta-feira, às 10h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Participam da reunião com mais de 40 entidades do campo os ministros Gilberto Carvalho (chefe do gabinete da Presidência da República), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

Carta ao produtor do filme “Mataram Irmã Dorothy”

Ao diretor Daniel Junge e co-diretores, Ao produtor Henry Ansbacher e demais produtores associados, É com indignação que escrevemos a vocês para nos manifestarmos sobre cenas que julgamos desrespeitosas com os advogados e advogadas que atuam como assistentes da acusação…

CTNBio libera mais cultivos de transgênicos

Na semana passada (20/11), a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) se reuniu em Brasília para liberar mais onze solicitações de cultivo de transgênicos para desenvolvimento de pesquisas. Entre os itens, foi aprovado o milho transgênico resistente a insetos da…

Audiência debate Escolas Itinerantes no Rio Grande do Sul

Deputados estaduais, professores, pais e estudantes e demais entidades do setor de educação debatem nesta terça-feira (25/11), a partir das 9h30 na Assembléia Legislativa, a situação das escolas itinerantes nos acampamentos Sem Terra do RS. A reunião é promovida pela…

Vídeo relembra o Massacre de Felisburgo

Confira um trecho do vídeo sobre o Massacre de Felisburgo, que está sendo produzido pela Brigada de Audiovisual da Via Campesina. A produção traz algumas entrevistas com algumas das vítimas e narra o que foi o episódio. Se não consegue…

Vale começa a demitir funcionários

Depois de colocar 2.300 funcionários em férias coletivas, a Vale, que tem 56 mil empregados, começa a demitir. Cerca de 400 pessoas foram desligadas da empresa somente nos últimos dez dias, e até quarta-feira (19/11) a companhia continuava a mandar…

EM QUESTÃO: A necessidade da Reforma Agrária no Brasil !

Caros amigos e amigas do MST, Nos últimos dias, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI da Terra) foi colocada no cenário nacional. Existem dois pólos antagônicos nesse emaranhado de informações: em um pólo estão os defensores da implementação da…

Polícia destrói plantação dos assentados em Sergipe

Informativos – Últimas do MST Polícia destrói plantação dos assentados em Sergipe 25/11/2004 A destruição da plantação dos assentados do projeto de irrigação Jacarerica II, localizado entre os municípios de Riachuelo e Malhador (SE), deverá continuar hoje (25), a mando…

Manifesto da Terra e da Água

Informativos – Últimas do MST Manifesto da Terra e da Água 25/11/2004 Leia abaixo o manifesto final da Conferência Nacional Terra e Água, promovida pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo. “A Conferência Nacional da Terra e…

Conferência Terra e Água termina com marcha rumo ao Banco Central

Informativos – Últimas do MST Conferência Terra e Água termina com marcha rumo ao Banco Central 25/11/2004 “Unidos e nas ruas nós somos invencíveis. Vamos gritar isso hoje em ordem, em paz, mas com firmeza. Viemos dizer que precisamos de…