
LGBTs Sem Terra se reúnem no 2º Encontro Estadual do coletivo na Bahia
Encontro pretende fortalecer a militância e discutir a diversidade e a inclusão no campo no estado
Encontro pretende fortalecer a militância e discutir a diversidade e a inclusão no campo no estado
Entenda a relação entre o projeto de Reforma Agrária Popular do MST e a necessidade de tecnologia no campo brasileiro, voltada para agricultura familiar camponesa, a partir do exemplo da China
Para Luiz Alberto Grossi, do Sindicato Médico do RS, assentados não estão qualificados para cursarem Medicina na UFPel
Município está sendo atacado pela compra de arroz orgânico da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região Porto Alegre Ltda (Cootap), para rede escolar da cidade, por meio do PNAE
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, em 7 de junho, o MST e vários órgãos públicos se uniram para a semeadura aérea de 4 toneladas de sementes da palmeira Juçara, espécie ameaçada de extinção
Evento marcou o pré-lançamento do primeiro Armazém do Campo do Vale; 600 almoços foram vendidos para arrecadação da nova loja do MST
"É dever do Estado brasileiro fazer cumprir esses deveres constitucionais e promover a reforma agrária"
Paralisação na Refinaria de Paulínia foi motivada pela ameaça de demissão em massa na Petrobrás; atividade ocorrerá na sede do Sindipetro Unificado, em Campinas (SP)
O programa estará disponível nesta sexta-feira (7/7) no Spotify e Soundcloud
Embalada a vácuo e em forma de palitos, Movimento garante sustentabilidade em toda a produção e comercialização
A partir das mobilizações com os estados, o I Encontro Nacional de Música do MST acontece de 15 a 21 de outubro, na ENFF, em Guararema (SP)
Associações rurais, mídia e canais digitais operam como palco para cientistas que promovem desinformação ambiental
Atividade contou com a presença de pré-candidatos e pré-candidatas Sem Terra
Trabalhador Sem Terra e gay assumido, Severino vivia há 9 anos no pré-assentamento Vanderlei Caixe, no município de Pedras de Fogo, na Paraíba
Após o inconcluso acordo de paz, e como consequência de uma explosão social sem precedentes, a Colômbia agora será governada por uma coalisão progressista. Poderá um país com 70 anos de guerra interna converter-se em uma potência mundial pela vida?
“Fala da Terra” is part of the “Five Times Brazil” exhibition and is now available to the public starting this week at the New Museum
O ato ocorreu durante a inauguração de cooperativa familiar de laticínios em Andradina, no interior de São Paulo
Pauta inclui reforma agrária e abertura de espaços de participação dos movimentos populares junto aos governos
Ao longo de 5 dias de feira e apresentações culturais, o evento comercializou cerca de 30 toneladas de alimentos
O encontro reuniu um conjunto de representações religiosas, lideranças comunitárias, representantes de centrais sindicais e movimentos sociais
Ataque ao acampamento Jabuticaba, em São Joaquim do Monte (PE), ocorreu no dia anterior ao fim do prazo para a suspensão de despejos, mantida pelo STF
Atos convocados pela "Campanha Fora, Bolsonaro" foram registrados em todos os estados e no DF, além de outros países
Em entrevista, Chicão, do setor de produção do MST, fala da importância das cooperativas como instrumento da classe trabalhadora
Julgamento será na próxima semana, após pedido de urgência do despejo acatado pelo juiz Walter Zwicker Esbaile Júnior em 2018
Confira a formação de base da arte socialista!
Comunidade tradicional do Rio Verde e Grajaúna denuncia que policiais estão em seu território desde a manhã desta quinta (4) e ameaçam demolir as casas de suas famílias
Artigo de Frei Gilvander sobre assentamento Dom Luciano Mendes, em Minas Gerais
IV Curso Básico de Educação em Agroecologia da região nordeste acontece até a segunda semana de Julho
Jessy Dayane, do Levante Popular da Juventude e Vice-Presidenta da UNE, faz um balanço do primeiro semestre de 2019
Engenheiro, Chacon é um amigo histórico do MST e dos movimentos sociais do campo. Defendeu durante toda a sua vida a Reforma Agrária, o meio ambiente e a alimentação saudável.
O dia 2 de julho lembra as lutas pela independência no Brasil, quando em 1823 o povo organizado expulsou em definitivo as tropas portuguesas do país
Valor estimado deixou de ser arrecadado entre 2010 e 2017 com alíquota zero de Cofins e PIS/Pasep, tributos importantes para a seguridade social, que incluem saúde, educação e assistência social.
Atualmente o país passa pelo momento mais violento de sua história, o número de mortes de 2017 superou o de 2011, ano em que a guerra contra os cartéis de drogas estava em pleno curso
O terreno público já era negociado para a criação de uma escola de agroecologia e passou a receber os Sem Terras
Para Ulisses Manaças, o golpe que o país vive sob o comando de Michel Temer país fortalece latifundiários e grileiros
As famílias estavam no local há aproximadamente seis meses e já produziam hortaliças, raízes e grãos, e criavam aves e suínos para subsistência.
“Nossa educação precisa ser transformadora. Ela precisa massificar a luta e garantir que a nossas bandeiras históricas estejam na ordem do dia”, afirma Eliane Kay, do Coletivo Regional de Educação.
A proposta é ampliar a solidariedade internacional e acumular conhecimento acerca da discussão de raça, classe e gênero no continente africano.
Atividade ocorreu no dia 25 de junho e prestou homenagem a Dandara dos Palmares.
Atividades de formação ocorreram entre os dias 1 e 2 de julho no Assentamento Nova Canaã, no município de Remanso, no norte do estado.
Assentamentos da Reforma Agrária realizam festival de quadrilhas juninas no Ceará.
Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar se encontra em frente ao acampamento em Capela de Santana, no Vale do Caí, desde a última sexta-feira (30).
Cerca de 70 pessoas percorreram seis municípios baianos entre os dias 26 e 30 de junho.
Os Presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Congresso Nacional, outros 25 parlamentares, 67 entidades e dezenas de cidadãs e cidadãos brasileiros e estrangeiros assinaram manifesto contra a criminalização do MST.
Famílias do Acampamento Dom Tomás Balduíno, na região Metropolitana de Porto Alegre, serão contempladas com oficinas e outras atividades ecológicas.
Os trabalhadores estavam em marcha pelo centro da cidade em defesa da democracia e em denuncia ao golpe institucional implementado no Brasil através do governo interino de Michel Temer (PMDB).
Durante os três dias de evento foram realizados debates, mostra de filmes, apresentações culturais, celebrações religiosas e uma grande feira de artesanato e produtos agrícolas.
Com a ocupação, os Sem Terra visam chamar a atenção do governo federal para a necessidade urgente de viabilizar terra para assentar as famílias acampadas no estado.
Na esteira do desmonte das políticas públicas promovido pelo governo interino, percebe-se duas situações: a de paralisação ou de suspensão ou revogação das políticas.
As Unidades foram construídas nos assentamentos Menino de Jesus e Josiney Hipólito, beneficiando milhares de trabalhadores das localidades e comunidades rurais vizinhas.
O Encontro, organizado pelo MST, foi proposto há um ano a partir da necessidade de conhecer e debater as experiências ligadas ao Teatro do Oprimido em todo mundo.
Da Página do MST
Ao longo so segundo semestre de 2014, a juventude rural de diversos movimentos sociais prometem realizar diversas ações conjuntas pela permanência do jovem no campo e para denunciar o modelo do agroegócio.
As ações surgiram após a apresentação, nesta quinta-feira (3), do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (Pajur) pelo governo federal.
Por Carla Maria Loop
Da Página do MST
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Laranjeiras do Sul, no Paraná, realizou o lançamento do Fórum Permanente de Debate Científico e Ação Política: Questão Agrária e Desenvolvimento, nesta quarta-feira (2).
Do Observatório Sul-americano de Patentes*
A transacional Monsanto recorreu à fraude para tentar obter os direitos a um tomate que contem resistência natural a uma doença transmitida por fungos, chamada botrytis. O tomate não é modificado geneticamente, mas a Monsanto tentou manipular documentos para fazer acreditar que teria sido “inventado” pelo setor agroquímico, quando o verdadeiro criador foi a mãe natureza.
Por Erick Miranda
Do Brasil de Fato
A Guarda Municipal de Itapevi, na Grande São Paulo, despejou de forma truculenta cerca de 150 famílias do assentamento Padre João Carlos Pacchin, na madrugada desta quinta-feira (3). As famílias, ligadas ao MST, estavam acampadas em um terreno no bairro Bela Vista. Cerca de quatro carros da guarda, sem ordem judicial, realizaram a desocupação. Alguns Sem Terra sofreram empurrões e humilhação.
Da Página do MST
Nesta sexta-feira (05/07), às 15 horas, organizações e movimentos sociais do campo se reunirão com a Presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília.
Por Renato Santana
Do Cimi
Há um ano, caciques e lideranças Ava-Guarani do oeste paranaense se reuniram para tratar dos problemas de suas comunidades. Demarcação de terras, saúde e educação estiveram no centro das preocupações. No encontro, foram definidas diretrizes e reivindicações encaminhadas ao Poder Público.
Por Maurício Hashizume
Da Repórter Brasil
Por Carlos Madeiro
Do UOL Notícias
Após oito anos e quatro meses preso, ele progrediu e passou do regime semiaberto para o sistema aberto, com direito a prisão domiciliar. Sales foi condenado a 27 anos de prisão e estava detido desde o dia 14 fevereiro de 2005.
Em 2010, após cumprir um sexto da pena, evoluiu para o regime semiaberto. Em abril, a defesa pediu na Justiça a evolução do sistema de prisão do condenado, que foi acatado no último 27 de junho, segundo informou o advogado de defesa de Sales.
No mês de outubro, tem jornada dos Sem Terrinha, quando as crianças dos assentamentos e acampamentos do MST se reúnem para brincar e protestar.
Nos últimos 10 anos, 37 mil escolas foram fechadas no meio rural.
Nesse vídeo-animação, as crianças do campo vão à escola e descobrem que ela foi fechada.
A animação foi produzida no Encontro dos Sem Terrinha do Rio de Janeiro, em 2011.
Da Página do MST
A Rede Nacional dos Advogados Populares (Renap) Ceará e o Grupo de Estudos em Direito, Marxismo e América Latina (Gedic) enviaram uma denúncia à Ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, solicitando providências urgentes contra a empresa Del Monte e em defesa dos trabalhadores
Por Luiz Carlos Azenha
No Vi o Mundo
Por Andrea Vialli
De O Estado de S.Paulo
A possibilidade prevista na reforma do Código Florestal de desobrigar as propriedades de até 4 módulos fiscais (20 a 400 hectares, dependendo da região do Brasil) de manter áreas de reserva legal está causando uma corrida aos cartórios para fracionar as propriedades em glebas menores.
Uma matéria veiculada no telejornal da TVT, “Seu Jornal”, fala sobre o fechamento de mais de 24 mil escolas no campo entre 2002-2009 e sobre a campanha “Fechar Escola é Crime”, lançada pelo MST.
A matéria também demonstra os dados divulgado pelo Ministério da Educação, apontando a porcentagem de escolas do campo que foram fechadas em cada região do Brasil.
Abaixo, veja o vídeo.
Da Página do MST
O presidente Itamar Franco foi convidado para participar do 5° Congresso do MST, realizado em junho de 2007, em Brasília.
Itamar não pôde participar, por problemas pessoais, mas enviou uma carta aos 18 mil trabalhadores acampados e assentados, que participavam da atividade.
Da Página do MST
A Coordenação Nacional do MST lamenta a morte do presidente da República e governador de Minas Gerais, Itamar Franco, no sábado (2/7).
Itamar Franco tinha compromisso com a Reforma Agrária e “afeto, respeito e admiração" pelo MST, como manifestou em carta em 2007.
Ele se orgulhava de ter sido o primeiro presidente da República a ter recebido o MST no Palácio do Planalto, em 1992.
Da Agência Estado
A companhia alemã Bayer acertou nesta sexta, dia 1º, o pagamento de uma indenização de US$ 750 milhões a produtores de arroz dos Estados Unidos. Eles processaram a companhia depois que duas variedades transgênicas contaminaram as lavouras entre 1998 e 2001, durante experimentos com a variedade de arroz em campos dos Estados Unidos.
Do Valor Econômico
Do IHU On-Line
Intoxicações crônicas que, em longo prazo, resultam em câncer, descontrole da tireoide, do sistema neurológico em geral, surdez, diminuição da acuidade visual e até mesmo Mal de Parkinson são possíveis problemas de saúde causados pelos agrotóxicos.
De acordo com o médico sanitarista Wanderlei Pignati, quem trabalha com saúde pública não deixa de se perguntar onde foram parar os conteúdos dos temíveis frascos de agrotóxicos.
Por François Houtart*
Sacerdote católico e sociólogo belga
A ideia de estender o cultivo dos agrocombustíveis no mundo e particularmente nos países do Sul é desastrosa. Ela forma parte de uma perspectiva global de solução à crise energética. Nos próximos 50 anos teremos que mudar de ciclo energético, passando da energia fóssil, que é cada vez mais rara, a outras fontes de energia.
Por Sílvia Alvarez
Da Cidade do México (México)
Do Brasil de Fato
No início deste mês a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) divulgou relatório que aponta a permanência da alta dos preços dos alimentos no mundo até 2012.
O senador José Nery (PSOL-PA) declarou que dá "irrestrito apoio nessa limitação para estrangeiros, que muitas vezes se servem de 'laranjas' brasileiros para adquirir extensas áreas de terra em nosso País, especialmente na Amazônia brasileira".
Abaixo, leia a manifestação do senador, em aparte a discurso ds senadora Serys Slhessarenko.
Para o senador Cristovam Buarque (PDT–DF), "a gente tem de cuidar da terra da gente, deixar que comprem a nossa terra é um perigo".
Ele manifestou apoio à instituição de limites para a compra de terras por pessoas e empresas estrangeiras no Brasil, em aparte ao discurso da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).
Abaixo, a declaração de Cristovam Buarque.
Quero manifestar a minha solidariedade à sua luta pela propriedade da terra em nome de brasileiros. É um abandono da soberania vender terras a estrangeiro.
A equipe do blog Outra Política realizará nesta sexta-feira (04/07) um Ato Público contra a perseguição da Justiça ao MST, que contará com a presença de Plínio de Arruda Sampaio, Michael Löwy e Gilmar Mauro, integrante da coordenção nacional do…
As novas casas do assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha, interior de São Paulo, serão inauguradas neste sábado (5/6) em uma grande atividade de comemoração. O projeto, que garante infra-estrutura básica em áreas da Reforma…
O ministro da Justiça, Tarso Genro, classificou o documento do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que determina a dissolução do MST, como inconstitucional e sustenta que não há necessidade de leis específicas para os movimentos sociais, em entrevista…
Fonte Agência Chasque Os advogados de defesa do fazendeiro Vitalmeiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da irmã Dorothy Stang, morta em janeiro de 2005, no Pará, entraram com pedido de hábeas corpus…
Fonte Agência Estadual de Notícias do Paraná O direito à educação de crianças, jovens e adultos pertencentes ao MST é garantido no Paraná por meio do projeto Escola Itinerante. A iniciativa, implantada em dezembro de 2003 pelo Conselho Estadual de…
Por Dafne Melo Fonte Agência Brasil de Fato Ao que tudo indica, 2006 será outro ano de promessas não cumpridas em relação à Reforma Agrária. Isso porque o principal órgão público federal responsável pela sua execução, o Instituto Nacional de…
Responsável por 88% das sementes transgênicas produzidas no mundo, a empresa estadunidense Monsanto registrou um lucro líquido de 833 milhões de dólares nos primeiros meses do ano fiscal de 2006. O resultado foi 119,2% superior ao do mesmo período no…
“Não bastasse a criminalização simbólica dos movimentos sociais cotidianamente por parte da mídia, assistimos agora, entre outras ações, à tentativa de criminalização oficial do MST por parte do Ministério Público do Rio Grande do Sul ao propor a dissolução do…
“Um abraço de muitos braços para o MST, amigos elogiados pelo ódio dos inimigos”. Eduardo Galeano Recebam minha plena solidariedade. Abraços. Dom Tomás “Tomando conhecimento através de órgãos de comunicação social europeus da intensificação da campanha em curso contra o…
Friends abroad and representatives from civil society organizations, MST is suffering an offensive launched by conservative forces in Rio Grande do Sul state. Not only do they want to impede the land division, as determined by the Federal Constitution, but…
Repudio a la iniciativa del del Consejo Superior do Ministerio Público del Estado de Río Grande do Sul Ilustrísima Señora Yeda Crusius, M.D. Gobernadora do Estado do Rio Grande do Sul [email protected] C/C Procurador Geral da Justiça Dr. Mauro Renner…
SOLITARITÉ AVEC LA LUTTE DU MST Chers amies et amis du Mouvement des travailleurs sans terre du Brésil,entités de défense des Droits humains,parlementaires et citoyens du monde ! Nous venons à vous en quête de solidarité. Le MST est en…
Por Leonardo Boff Fonte Jornal do Brasil Independente de seu desfecho, a atual crise política está provocando o que é próprio de toda crise: um processo de acrisolamento e de purificação. Ela purifica nossa visão da realidade social brasileira, trazendo…
Por Antônio Canuto A reação de diversos setores da sociedade, notadamente das entidades ligadas aos ruralistas, dos partidos de oposição ao governo, especialmente PSDB e PFL, e de alguns meios de comunicação à forma descontraída como o presidente Lula recebeu…