Dia 16 de abril de 2024

Parada Pela Vida!

Em defesa da vida de todo o povo brasileiro, o MST realiza grande "Parada Pela Vida" entre os dias 17 e 30 de abril. Participe!

Agitação nas Redes: Máscara Pela Vida, Fora Genocida!

De Norte a Sul do país, trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra afirmam que o uso da máscara salva vidas! Esta ação faz parte da campanha “Parada Pela Vida” que reafirma o isolamento produtivo. Confira as imagens e participe você também. Utilize o hashtag #ParadaPelaVida

Análise de Conjuntura com Miguel Nicolelis

Ouça a fala do médico e cientista Miguel Nicolelis, trazendo uma análise da pandemia e a situação do Brasil frente a aos números crescentes de infectados e mortos pelo coronavirus.

Análise da Saúde com Joelson Santos

Acompanhe a análise que Joelson Santos, médico da família e comunidade e membro da Rede de Médicos Populares sobre a quebra de patentes de vacinas da Covid-19 e as consequências nos países que não tem renda e tecnologia suficiente para desenvolver uma vacina.

Programa Análise de Conjuntura com Alexandre Conceição | #006

No programa desta semana, Alexandre Conceição, da Direção Nacional do MST, faz uma análise sobre a instalação da CPI da Covid, a volta da fome no Brasil com o agravamento da pandemia e a diminuição do Auxílio Emergencial e as atualizações da Lei Assis Carvalho 2, além da Jornada de Lutas de Abril.
MST desocupa Fazenda Santa Rita em Taubaté

MST desocupa Fazenda Santa Rita em Taubaté

Em marcha e reafirmando que a luta continua, as famílias desocuparam o local depois de 22 dias em que a estrutura abandonada da fazenda foi restaurada e cuidada
MST realiza o Acampamento Popular em Defesa da Democracia

MST realiza o Acampamento Popular em Defesa da Democracia

O acampamento tem como objetivo pressionar parlamentares a votar contra o golpe no rito do impeachment que acontece neste domingo, bem como dialogar com a população e alertar para os riscos de um possível ruptura democrática

MST lamenta falecimento da companheira Ana Alfonsin, a Belinha


Da Página do MST


É com pesar que o MST lamenta profundamente a perda da amiga e companheira Ana Isabel de Moraes Alfonsin, teóloga, conhecida popularmente como Belinha.


Foi um exemplo de mulher combativa e lutadora. E ao longo de toda sua vida dedicou grande parte do seu tempo para ajudar as comunidades carentes e os mais necessitados, na defesa dos pobres e oprimidos.

MST arranca conquistas do poder público na Jornada de Lutas em AL

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST



Com acampamento montado na praça Sinimbú em Alagoas desde segunda-feira (14/04), os camponeses - além das diversas ocupações de órgãos públicos durante a semana - tiveram uma série de reuniões de negociação de antigas pautas do Movimento com o governo estadual e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Levante Popular da Juventude reúne 3 mil jovens em São Paulo




Do Levante Popular da Juventude


Três mil jovens fazem acampamento no Parque CEMUCAM (Centro Municipal de Campismo), localizado na divisa de São Paulo e Cotia.


O 2º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude acontece entre os dias 17 e 21 de abril, no km 25 da Rodovia Raposo Tavares.

Audiência Pública debate Reforma Agrária na democratização do país


Por André Carvalho 

Por iniciativa da deputada, Arlete Sampaio, a Câmara Legislativa realizou nesta segunda-feira (14), uma audiência pública para debater a Reforma Agrária e recebeu cerca de 500 pessoas de diversos movimentos sociais de luta pela terra e sociedade em geral.

Via Campesina ocupa Ministério da Fazenda em Porto Alegre

 

Por Neudicléia de Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã desta terça-feira (16), cerca de quatro mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Levante Popular da Juventude ocuparam o Ministério da Fazenda, no Rio Grande do Sul, onde permanecerão acampados por tempo indeterminado.

Sem Terra conquistam latifúndio em Pernambuco e lutam por mais áreas


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), assinou nesta segunda-feira (15) o decreto da conflituosa fazenda Camaragibe, localizada na região agreste do estado.

As 150 famílias Sem Terra estavam acampadas na área há quatro anos. Ao longo desse tempo, eram constantes as ameaças e conflitos organizados pelo proprietário da fazenda, o empresário João Florêncio dos Santos, conhecido por João dos Confeitos.

MST ocupa canal do trabalhador e exige políticas contra a seca no CE


Da Página do MST


Na manhã desta terça-feira (16), cerca de mil agricultores do MST ocuparam o canal do trabalhador em Pacajús, no Ceará, nas proximidades da BR 116.

A mobilização visa exigir políticas públicas efetivas de combate aos efeitos da seca na região, investimentos de infraestrutura para Reforma Agrária e o assentamento imediato de milhares de famílias acampadas no estado.

Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária mobiliza Sergipe

 
 

Da Página do MST

 

O MST em Sergipe realiza nesta quarta-feira (17/4) mobilizações em todo Estado. As ações, que reunirão representantes dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões são parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que ocorre por causa do Massacre de Eldorado dos Carajás (PA), ocorrido em 17 de Abril de 1996, no qual 21 militantes do MST foram mortos pela Polícia Militar.

Alba reconhece vitória de Maduro e denuncia tática de desestabilização

 

Da Página do MST

 

A Articulação Continental de Movimentos Sociais da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) reconheceu a eleição de Nicolás Maduro para a Presidência da Venezuela.

"As eleições da Venezuela têm adquirido um sistema de votação que é exemplo para todo o mundo e conta com um amplo reconhecimento da comunidade internacional dado à sua eficiência, segurança e transparência", afirma nota dos movimentos da Alba.

Conflitos agrários e impunidade serão debatidos no Senado


Por Gisele Barbieri
Da Página do MST


Nesta quarta-feira (17), será debatida a questão sobre conflitos agrários e a impunidade no campo, em Audiência Pública no Senado, em Brasília, às 8h, na sala da CDH no Senado (sala 2 da Ala Nilo Coelho).

A audiência ocorre na data em que marca os 17 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, onde este e outros temas relacionados aos conflitos agrários e a impunidade no campo serão debatidos.

MST e servidores do Incra doam alimentos da Reforma Agrária em Brasília


Da Página do MST

Duas toneladas de alimentos produzidos em acampamentos e projetos de assentamento do Entorno de Brasília serão distribuídas à população na manhã desta quarta-feira (17), nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto da capital federal, para mostrar que a Reforma Agrária produz comida com qualidade, sem o uso de agrotóxicos, e em quantidade.

Protestos em 17 estados por Reforma Agrária


 

Da Página do MST


O MST realiza uma série de protestos na Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, nesta segunda-feira (16), para cobrar a realização da Reforma Agrária e pela punição dos responsáveis pela morte de 21 trabalhadores rurais assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, em operação da Polícia Militar, no Pará, em 1996.

Sem Terra ocupam Incra em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul



Da Página do MST

 

Cerca de 300 lavradores do MST ocuparam o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Campo Grande, nesta segunda-feira.

O Movimento apresentou uma lista com 16 reivindicações, entre elas a derrubada de uma liminar que existe em Dourados (MS) e impede a compra ou desapropriação de terras, que barra todo o processo de reforma agrária.

MST ocupa o Incra em Salvador e mantém 24 latifúndios ocupados na Bahia

 
Da Página do MST

Cerca de 3 mil integrantes dos movimentos sociais do campo, como o MST, montaram acampamento, na manhã desta segunda-feira, na frente da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O MST já ocupou 24 fazendas na Bahia, desde o começo do mês de abril.
Foram ocupações no Extremo Sul, Sul, Sudoeste, Baixo Sul, Chapada, Recôncavo, Norte e Nordeste. Duas ocupações foram realizadas nesta segunda-feira, em Juazeiro e Queimada (veja lista completa abaixo)

Fazenda no Pontal do Paranapanema é ocupada por 600 camponeses




Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST


Como parte da Jornada de lutas, 600 integrantes do MST ocuparam no último domingo (14) a fazenda São Domingos, em Sandovalina, na região do Pontal do Paranapanema. A fazenda, que tem 1500 hectares de terras devolutas, é atualmente dominada pelo plantio da cana.

Incra de Ji-Paraná em Rondônia é ocupado por 700 trabalhadores rurais




Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

 

Na manhã dessa segunda-feira (16), aproximadamente 700 pessoas participaram da ação que resultou na ocupação da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Ji-Paraná, município do estado de Rondônia. Na parte da tarde, os camponeses iniciaram estudos e discussões sobre o Código Florestal, sobre as mobilizações camponesas e a falta de infraestrutura do estado

Camponeses ocupam Incra e duas fazendas no estado da Paraíba



Por Vanessa Ramos
Da Página do MST


Na manhã dessa segunda-feira (16), cerca de 500 famílias camponesas ocuparam a sede do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da Paraíba. A ação objetivou pressionar o governo para melhorar a condição de vida dos camponeses na região. 

Luta no 17 de abril tem caráter internacional

 

Da Página da Via Campesina

 

 

Camponesas, camponeses e seus aliados celebram o 17 de abril, o Dia Internacional das Lutas Camponesas, com a organização de mais de 250 ações e manifestações em todo o planeta.

MST ocupa sede do Incra no Rio de Janeiro

 

Da Página do MST




O MST ocupa o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desde às 11h desta segunda (16).

Os manifestantes reivindicam a efetivação da reforma agrária e denunciam a paralisação do processo de assentamento das famílias acampadas.

Cerca de 300 Sem Terra estão no prédio e pressionam para agilizar as negociações com a direção do Incra.

Sem Terra ocupam duas áreas no Rio Grande do Sul

 

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST


Trezentas famílias de Sem Terra realizaram nesta segunda-feira (16) pela manhã duas ocupações no Rio Grande do Sul.

Uma na área é do governo federal, localizada no município de Sarandi. Essa área é subutilizada, servindo de base para a realização de testes de vacina da febre aftosa.

Caminhos e descaminhos do julgamento do Massacre de Carajás em 1996

 

Da Página do MST


O massacre de Eldorado do Carajás teve repercussão ímpar, pelo do número de mortos, pelas circunstâncias das execuções sumárias, e em função do número de policiais envolvidos.

A construção da impunidade teve início minutos após o fim do massacre. Mesmo sabendo da ilegalidade, os policiais removeram todos os corpos da cena do crime e com este ato, impossibilitaram a realização de perícias eficazes para a localização dos autores dos disparos.

MST ocupa Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

Da Página do MST

 

Cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais Sem Terra ocupam, desde a manhã desta segunda-feira(16/4), o prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, para denunciar a estagnação da Reforma Agrária e a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal.

Sem Terra ocupam o palácio do governo do Ceará

 

Por Sheila Rodrigues e Paulo Henrique Campos
Da Página do MST

 
O MST ocupou na manhã desta segunda feira (16/4) o Palácio da Abolição, sede governo do estado e residência oficial do governador, com cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

MST ocupa latifúndio em Pernambuco

 

Da Página do MST

 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deu início na madrugada de hoje (14) à Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária em Pernambuco com a ocupação de um latifúndio no agreste do estado.

Cerca de 100 famílias ocuparam a fazenda Serra Grande, no município de Gravatá. O proprietário da área, conhecido como Régis Arão, está no local com a presença do Grupo de Apoio Tático Itinerante da Policia Militar de Pernambuco (GATI), na tentativa de retirar as famílias à força.

Jornada do MST mobiliza 17 estados por Reforma Agrária

 
Da Página do MST

 

 

A Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, promovida pelo MST em todo o país, é realizada em memória aos 19 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, em operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, no dia 17 de abril.

A data é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, a partir de proposta da então senadora Marina Silva.