Dia 24 de julho de 2024

#24J Fora Bolsonaro

Pela quarta vez em menos de dois meses, a população foi às ruas em centenas de cidades no Brasil e no mundo em protesto contra o governo Jair Bolsonaro, pela aceleração do programa de vacinação e em defesa da democracia. De acordo com a estimativa dos organizadores dos atos, as manifestações reuniram cerca de 600 mil em 509 protestos realizados no Brasil e no exterior, sendo pelo menos 12 capitais estaduais e em Brasília (DF).

Memória – 3° Congresso Nacional do MST

De 24 a 27 de julho de 1995, 5.226 delegados e delegadas de 22 estados do Brasil realizaram, em Brasília, o 3° Congresso Nacional do MST. Também estiveram presentes 22 delegados amigas da América Latina, Estados Unidos e Europa. Naquele momento, o Movimento já havia compreendido que a Reforma Agrária não era uma luta para beneficiar apenas os camponeses, mas uma forma de também melhorar a vida dos que vivem nas cidades, com a redução do inchaço urbano e, principalmente, com a produção de alimentos sadios e acessíveis aos trabalhadores. Esta ideia foi expressa com a palavra de ordem do 3° Congresso: “Reforma Agrária, uma luta de todos”

Lucineia Freitas | PROGRAMA SEMANAL DE ANÁLISE DE CONJUNTURA

No Programa desta semana, a companheira Lucineia Freitas, do Setor de Gênero do MST/RJ constrói análises sobre os principais temas da semana: o PL da Agricultura Familiar, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural e o centenário do Florestan Fernandes comemorado no último dia 22 de julho
MST ocupa Incra no Ceará

MST ocupa Incra no Ceará

A jornada, que iniciou na segunda-feira com a marcha por Democracia e Lula livre, segue até o fim da semana.
Congresso para; questão indígena não

Congresso para; questão indígena não

Saiba o que aconteceu (e do que deixou de acontecer) nesse primeiro semestre de legislatura, e também perspectivas do que está por vir após o recesso parlamentar.

Ariano Suassuna: Esquerda e Direita


Não concordo com a afirmação, hoje muito comum, de que não mais existem esquerda e direita. Acho até que quem diz isso normalmente é de direita.

Talvez eu pense assim porque mantenho, ainda hoje, uma visão religiosa do mundo e do homem, visão que, muito moço, alguns mestres me ajudaram a encontrar. Entre eles, talvez os mais importantes tenham sido Dostoiévski e aquela grande mulher que foi santa Teresa de Ávila.

MST lamenta falecimento do mestre da cultura popular Ariano Suassuna


Da Página do MST


O MST lamenta a perda do grande mestre da cultura brasileira Ariano Suassuna, que nos deixou nesta quarta-feira (23/7). Mestre da cultura popular erudita, crítico do americanismo, Ariano Suassuna marcou o século passado com suas peças teatrais, seus romances e suas aulas-espetáculos.

Nascido na Paraíba e criado em Pernambuco, transformou suas vivências culturais em sua arte, foi fundador, junto com Hermilo Borba Filho, do Teatro de Estudantes de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste.

Fiscais do Trabalho repudiam declarações de Kátia Abreu



Do Brasil 247

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) enviou nesta quarta-feira, 23, nota de repúdio contra as declarações da senadora e candidata à reeleição pelo PMDB, Kátia Abreu, que criticou na tribuna do Senado a falta de regras claras para punição ao trabalho escravo.

Júri de mandante do Massacre de Felisburgo é marcado para 21 de agosto

 

Por Thaís Mota
Do Portal Minas Livre

 

Após ser adiado por duas vezes, o julgamento de Adriano Chafik Luedy foi novamente marcado para 21 de agosto. Principal acusado do Massacre de Felisburgo, o fazendeiro será levado a júri popular por ser pela morte cinco agricultores em novembro de 2004 no acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha.

No dia do agricultor, Sem Terra realizam marcha por Reforma Agrária em SE

 

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

 

Nesta quinta-feira (25/07), se comemora o dia do agricultor. Em Sergipe, o MST irá celebrar a data com uma marcha para exigir o cumprimento da Reforma Agrária e melhores condições de estruturas nos assentamentos. 

De acordo com Gislene dos Santos, da coordenação nacional do MST na região, “a data é importante para arrancar conquistas do governo e pautar a Reforma Agrária na sociedade”. Confira a entrevista de Gislene dos Santos à Página do MST sobre a marcha dos trabalhadores rurais:

Deputado registra apoio ao MST na retomada de terras griladas pela Cutrale

 

Da Página do MST 

 

Em discurso proferido na Câmara semana passada, o Deputado Fernando Ferro (PT-PE) salientou a importância da ação da Justiça Federal no Estado de São Paulo que retomou para a União a área grilada pela empresa Cutrale, cuja propriedade foi objeto de diversas ocupações do  MST, que reivindicava a área para fins de Reforma Agrária.

Ato político comemora os 60 anos da tomada do Quartel de Moncada em Cuba

 

Da Página do MST

 

Nesta quarta-feira (24/07), a partir das 19h, a Embaixada de Cuba no Brasil realiza ato político em comemoração aos 60 anos do quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, e ao quartel de Cespedes, de Bayamo, na tentativa de derrubar o governo ditatorial de Fugêncio Batista. O assalto foi parte de uma ação realizada por 135 jovens cubanos, entre eles Fidel Castro, em 26 de julho de 1953.

Stedile: “Sem Assembleia Constituinte, entraremos numa crise política prolongada”

 

Por Nilton Viana
Do Brasil de Fato

 

Em junho, no auge dos protestos que sacudiram o país, o Brasil de Fato publicou uma entrevista com João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro das articulações dos movimentos sociais brasileiros por mudanças sociais, para fazer um balanço e entender o significado daquele momento.

MST lança novos livros da coleção que discute a realidade agrária no país

 

Da Rede Brasil Atual

 

O MST lançou mais três livros da coleção "A questão agrária no Brasil". Organizada pelo próprio movimento, a coleção reúne artigos e ensaios de diversos autores sobre a nova realidade agrária, influenciada pelo agronegócio.

"Eles não pensam agricultura para produzir alimentos. Eles pensam para dar lucros. Se hoje o etanol dá lucro, então vai todo mundo para a cana", diz João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do MST e organizador da coleção, em entrevista à TVT.

Sem Terrinha participam de oficina musical em Santa Catarina

 

Por Ernesto Puhl Neto
Da Página do MST

 

Dos dias 19 a 21 de Julho, o Assentamento Faxinal Domingues I, no Município de Fraiburgo (SC), foi palco da oficina de produção de uma música que vai fazer parte do CD da infância Sem Terrinha.

Participaram os artistas musicais dos assentamentos e acampamentos do estado, que tem como objetivo a produção de um CD de músicas produzidas neste processo de luta pela terra.

Em Aracaju, MST ocupa companhia de desenvolvimento de recursos hídricos

 

Da Página do MST

 

Na manhã desta terça-feira (23/07), cerca de 200 famílias do MST ocuparam a sede da Companhia de desenvolvimento de recursos hídricos (Cohidro) do estado de Sergipe, na capital Aracaju. A ocupação segue por tempo indeterminado.

As famílias são oriundas dos acampamentos Santa Maria, Mario Lago e Tingui, na região metropolitana do estado. O acampamento Tingui, que conta 220 famílias, é o mais antigo do estado de Sergipe, com 16 anos de ocupação.

Trabalhadores escravizados aplicavam agrotóxicos sem proteção em latifúndio



Por Guilherme Zocchio
Da Repórter Brasil


Quatro trabalhadores em situação análoga à de escravos foram libertados no município de Nova Monte Verde (MT), a 950 km da capital Cuiabá, aplicando veneno em pastagens de uma fazenda de gado bovino para corte. Apesar de exercerem atividade considerada de risco à saúde, pela possibilidade de intoxicação, eles não tinham equipamentos de proteção individual necessários ou treinamento para a aplicação de agrotóxicos. Além disso, o grupo vivia em condições degradantes, sem instalações sanitárias ou acesso à água tratada.

População de Cascavel não atende convocatória de ruralistas

Pedro Carrano Pouco mais de 50 pessoas atenderam ao apelo da SRO (Sociedade Rural do Oeste), ao lado de entidades patronais de Cascavel (PR). A entidade ligada ao agronegócio local tentou barrar a entrada da Via Campesina na Unioeste (Universidade…

Esclarecimento sobre reportagem do jornal O Globo

A direção nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) esclarece que não tem qualquer participação com as articulações do grupo de José Rainha Jr. na comunidade da Rocinha, como foi publicado no jornal O Globo, nesta quinta-feira (24/07).…

7ª Jornada de Agroecologia apresenta túnel do tempo da agricultura

Como parte da programação da 7ª Jornada de Agroecologia, que acontece do campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em Cascavel até sábado (26/07), nesta quinta-feira (24/07), os cerca de 3 mil camponeses da Via Campesina farão uma…

Campanha Nacional pela Anulação do Leilão da Vale

Isto não Vale! Queremos participação no destino da Nação Não vale! Vender a CVRD – Companhia Vale do Rio Doce por 3,3 bilhões de reais (1), não Vale! O valor estimado em 1997, época do leilão, era de 10 bilhões…

Sem Terra ocupam área grilada pelos Calheiros em Alagoas

Em Alagoas, mais de 400 famílias dos movimentos sociais do campo, MST, CPT, MLST e MTL ocuparam, na tarde de hoje, dia 24, a Fazenda Boa Vista, de propriedade dos Calheiros, que grilaram diversas áreas na região de Murici, município…

Igualdade e desigualdade na China

Para alguns, a China traça o caminho de retorno total ao capitalismo. Para outros, porém, o país se encontra na fase inicial de construção socialista. Em quem acreditar? Por Wladimir Pomar* A China está na pauta de amigos ou inimigos.…

Livro sobre Eldorado dos Carajás é tema de debate em São Paulo

O jornalista e escritor Eric Nepomuceno, autor do livro “O Massacre – Eldorado dos Carajás: uma história de impunidade” (Ed. Planeta), conversa na quarta-feira, dia 25, com o público de São Paulo sobre sua obra, um resgate do fatídico massacre…

Consulta Popular: carta aos lutadores

Carta da 3ª Assembléia Nacional da Consulta Popular Realizamos em Belo Horizonte – MG, de 17 a 21 de julho de 2007, a III Assembléia Nacional do Movimento Consulta Popular, onde reunimos mais de 200 delegados que atuam em diferentes…

Sem Terra ocupam prédio em Cáceres, Mato Grosso

Cerca de 150 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam as dependências da prefeitura de Cáceres às 15 horas de ontem, dia 23. Eles fazem parte das 200 famílias de trabalhadores do MST que, na manhã na última quinta-feira, foram retiradas da…

MST e pequenos produtores bloqueiam rodovias no RS

Trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) bloquearam pelo menos quatro rodovias no Rio Grande do Sul. Os grupos reivindicam a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores. Os manifestantes…

Sem Terra ocupam órgãos públicos em Porto Alegre

Cerca de 1.000 trabalhadores rurais organizados pelo Movimento Sem Terra (MST) ocupam os prédios da Secretaria Estadual da Agricultura e do Ministério da Fazenda, na capital gaúcha, desde as 7 horas da manhã dessa terça-feira, 24. Os agricultores denunciam o…

Assentados protestam contra abandono da Reforma Agrária, no Paraná

Relembrando o dia do trabalhador rural que será comemorado nesta quarta-feira, dia 25, os trabalhadores assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), iniciam hoje, 24, uma mobilização em várias agências do Banco do Brasil no Paraná, para cobrar…

MST ocupa Fazenda da Barra em Ribeirão Preto, SP

Na manhã de hoje, 24, mais de 200 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam a Fazenda da Barra II, no município de Ribeirão Preto, São Paulo. A mobilização contou com a participação de 20 jovens seminaristas que fazem estágio de vivência…

Psicólogos querem contribuir no debate da luta pela Reforma Agrária

Por Gisele Barbieri Fonte Agência Notícias do Planalto A psicologia é mais uma área disposta a contribuir com as comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais) nos problemas enfrentados na luta pela terra. O vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Marcus…

Estados Unidos querem a água da América do Sul, diz historiador

Fonte Agência Chasque A suposta existência de práticas terroristas na região da Tríplice Fronteira é um pretexto utilizado pelos Estados Unidos para ocupar o Aqüífero Guarani, maior manancial de água doce subterrânea do mundo. A avaliação é do historiador e…

Juventude camponesa inicia congresso em Brasília

O 2º Congresso Nacional da PJR (Pastoral da Juventude Rural) começou ontem no Clube da Imprensa em Brasília. A proposta dos mais de 1.500 jovens que participam da atividade é debater sobre o papel da juventude camponesa na construção de…

“É o povo quem faz a mudança”, diz Stedile

Por Carolina Rangel e Rafael Martí Entrevista de João Pedro Stedile, integrante da direção nacional do MST, ao Jornal dos Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro. Qual a sua avaliação da Reforma Agrária no governo Lula?