Dia 3 de dezembro de 2024

A terra não é mercadoria! Juventude Sem Terra e agroecologia

Agro é tóxico, qual é a saída?

No quarto texto da série especial “Agro é Tóxico”, falaremos sobre as soluções agropecuárias de produção de alimentos saudáveis, respeito à terra, meio ambiente, trabalhadores rurais e à saúde do campo e cidade

Justiça para Bhopal!

No Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos, relembre a catástrofe de Bhopal, na Índia, em que 30 mil pessoas morreram com o vazamento de gás tóxico
Agrotóxicos em crianças

Agrotóxicos em crianças

Em artigo, Roberto Naime, doutor em Geologia Ambiental, afirma que os efeitos nocivos dos agrotóxicos são maiores para as crianças.
Família Sem Terra lutam contra despejo no MS

Família Sem Terra lutam contra despejo no MS

A terra não pode ser objeto de acumulação, especulação e privilégio de poucos, e sim um direito extensivo à todos para garantia da distribuição de renda, trabalho, cuidado ao meio ambiente e dignidade cidadã.

Em Aracaju, diversas organizações saem às ruas pelo fim dos agrotóxicos

Da Página do MST


Cerca de 200 pessoas percorram as ruas da capital Aracaju (SE) nesta quarta-feira (3), para relembrar do Dia Internacional de Luta Contra o Uso dos Agrotóxicos.


A data faz referência as 30 mil pessoas que morreram em Bhopal, na Índia, em virtude do vazamento de 27 toneladas de um gás tóxico usado na fabricação de um praguicida.

Sem Terra ocupam IBS e denunciam paralisação da Reforma Agrária

 

Da Página do MST


Nesta quarta-feira (3), mais de 100 militantes do MST ocuparam a sede do Instituto Biosistêmico (IBS), em Ribeirão Preto (SP), como parte da Jornada Estadual de Luta. 


A IBS é responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em assentamentos da região de Ribeirão Preto, atuando em parceria o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ação visa denunciar a paralisação da Reforma Agrária.

Movimentos fazem atividade para alertar população de SP contra agrotóxicos


Por Maura Silva
Da Página do MST


Nesta quarta-feira (03/12), Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, diversos movimentos e organizações sociais realizaram um diálogo com a população sobre os perigos dos agrotóxicos através de uma rádio itinerante na Praça do Patriarca, na região central de São Paulo.

Sem Terra ocupam terra grilada pelo Projeto Sampaio, em Tocantis

Da Página do MST


Mais de 150 famílias do MST ocuparam, na manhã desta quarta-feira (3), o projeto Sampaio, localizado no município de Sampaio, região do bico do papagaio, extremo norte de Tocantins.


O projeto teve início no ano de 2000 e compreende a implantação de infraestrutura para irrigação de 1.070 hectares para cultivo de frutas, grãos, entre outros produtos.

Organizações de todo o mundo lançam manifesto contra nova política ambiental

Da Página do MST


Movimentos e organizações de todo o mundo lançaram um manifesto com o objetivo de rechaçar os atuais modelos de produção hegemônicos no planeta. 


A carta foi escrita na semana em que se inicia a 20ª conferência do clima da Organizações das Nações Unidas (ONU), COP 20, realizada em Lima, no Peru. A COP-20 começou no dia 1º, em Lima, capital peruana, e se estenderá até o próximo dia 12. 

Lucro de empresas e bancos está à frente da segurança alimentar

 

Por João Pedro Stedile
Do Portal Uol


O Brasil consome mais de um bilhão de litros de venenos agrícolas por ano. Isso representa 20% de todos os venenos consumidos no mundo, embora sejamos responsáveis por apenas 3% da produção agrícola mundial.


Despejamos 15 litros de venenos por hectare cultivado. Essa realidade não tem paralelo com nenhuma agricultura do mundo, nem há nenhum manual de agronomia que faça tal recomendação.

Na Bahia, mulheres Sem Terra realizam Seminário de Integração

Por Wesley Lima
Da Página do MST


Após quatro meses estudando autonomia, feminismo, luta de classe e políticas públicas, 500 mulheres que estão participando do Projeto de Capacitação e Formação de Mulheres Assentadas e Acampadas no Estado da Bahia para o Acesso a Políticas Públicas se encontram neste final de semana (5 a 7) para o Seminário de Integração, Culminância e Avaliação.

3 de dezembro: Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos

 

Da Página do MST


Há 30 anos ocorria a catástrofe de Bhopal, na Índia, em que 30 mil pessoas, muitas delas crianças, morreram com o vazamento de 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.


Das 30 mil, 8 mil morreram nos três primeiros dias, e outras 560 mil pessoas continuam com sequelas do acidente. Até hoje a corporação, incorporada à Dow Química, não indenizou as vítimas.

Rádio Camponesa celebra 15 anos com cavalgada em Itapeva

Por Jade Percassi
Da Página do MST

O cenário foi composto pela comitiva de centenas de cavaleiros e amazonas. Os personagens, assentados da Reforma Agrária, militantes e pequenos produtores da região sudoeste de São Paulo.

Assim se deu a 7° Cavalgada do MST em Itapeva, realizada no último domingo (1), quando também se comemorou os 15 anos da Rádio Camponesa FM 96,7.

Sem Terrinhas enviam cartas a crianças palestinas detidas em Israel


Por Patrícia Benvenuti
Do Brasil de Fato

O apoio ao povo palestino durante o Fórum Social Mundial Palestina Livre, em Porto Alegre (RS), não partiu somente dos adultos. Na sexta-feira (30), um grupo de crianças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou um ato em solidariedade às crianças palestinas.

Vídeo-reportagem traz reflexões sobre a relação entre agrotóxicos e câncer


Da Página do MST

Confira o vídeo-reportagem sobre o debate realizado no 1º Seminário Agrotóxicos e Câncer, em novembro no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.

O vídeo traz alguns momentos e reflexões do Seminário, que discute a relação entre agroquímicos e carcinogênese.

Confira:

 

Assentados arcam com passivo ambiental dos antigos proprietários


Da Página do MST


Leia a nota da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) sobre a exigência legal do licenciamento ambiental nos projetos de assentamento rural do Incra, que ao invés de constituir um instrumento de construção de unidades produtivas rurais sustentáveis, acaba funcionando muitas vezes como mecanismo de criminalização da autarquia e das famílias assentadas, além da desconstrução do esforço para minorar a pobreza rural e a concentração fundiária.

Fórum Social Mundial defende boicote e sanções contra a ocupação israelense


Por Leonardo Wexell Severo

Com o salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tomado por militantes dos cinco continentes, o Fórum Social Mundial Palestina Livre, que somou desde quarta-feira (28) mais de 300 organizações de 36 países em Porto Alegre, foi encerrado no final da tarde deste sábado (1) com uma conclamação para que sejam realizadas ações e campanhas de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra a ocupação israelense, a fim de acelerar a concretização do Estado palestino.

‘Com a minha saída da Anvisa a saúde pode ficar fragilizada’


Por Viviane Tavares
DaEPSJV/Fiocruz


Há 12 anos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o gerente-geral Luiz Cláudio Meirelles foi exonerado no dia 14 de novembro após ter denunciado irregularidades no processo de liberação de seis agrotóxicos. De acordo com Meirelles nesta entrevista, a sua saída deve ser encarada como a suscitação do debate sobre saúde e que, a partir de agora, os movimentos sociais e pessoas relacionadas à saúde em geral devem estar em estado de vigilância sobre o tema e na atuação da Agência daqui para frente.

Governo decide investigar parecer que liberou agrotóxico mais nocivo


Por Reynaldo Turollo Jr.
Da Folha de São Paulo


A AGU (Advocacia-Geral da União) decidiu investigar o parecer produzido por um de seus procuradores que deu sustentação jurídica para a liberação de agrotóxicos mais nocivos à saúde humana.

O parecer, de um procurador da AGU que atua na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi elaborado em março deste ano após questionamento de uma empresa do agronegócio.

Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2012 acontece nesta terça


Da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos


A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos convida para o lançamento da 13ª edição do relatório “Direitos Humanos no Brasil”. O livro é publicado anualmente pela Rede Social, apresenta um amplo panorama dos direitos humanos no país e conta com a contribuição de mais de 30 organizações sociais. Política agrária, segurança pública, direito ao trabalho, à educação e habitação, direitos dos povos indígenas e quilombolas, questões de gênero e direito à memória, estão entre os temas tratados pelos autores.

Para pesquisadores, não existe ‘uso seguro’ de agrotóxicos

Da Campanha por um Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos Na última semana, nos dias 25 e 26 de novembro, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou congresso em Recife intitulado “Agrotóxicos, saúde e meio ambiente: o direito à informação”. O evento marcou o primeiro ano de atuação do Fórum, que surgiu com o objetivo de ser um mecanismo de controle social sobre o tema. Além de Recife, Salvador e Cuiabá foram também sede de eventos semelhantes promovidos pelo Fórum ao longo de 2010.

Quilombolas ocupam Incra em Minas Gerais

Aproximadamente 250 quilombolas, reunidos na Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais - N'GOLO, ocuparam na manhã desta quinta-feira (3/12) a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte, como forma de reinvindicar agilidade no processo de demarcação e titulação dos territórios étnicos quilombolas no Estado e denunciar à sociedade a inoperância da Autarquia Federal e seu descaso para a causa dos quilombos mineiros.

Ibama e Funai não comparecem a audiência sobre Belo Monte

Da Radioagência NP Lideranças ribeirinhas, indígenas, sem-terras e de movimentos sociais se dizem frustradas depois que o Ibama, Eletrobrás, Eletronorte e Funai não compareceram às audiências públicas programadas para terça-feira (1/12) e quarta-feira (2/12), em Brasília. O objetivo era esclarecer para a população os impactos socioambientais que serão gerados com a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

CPT debate caminhos da Reforma Agrária no Brasil

Da CPT Reunidos em Goiânia (GO), cem participantes do Encontro Nacional de Formação da CPT, realizado entre 23 e 26 de novembro, debateram o tema "Uma nova conceituação de Reforma Agrária". Durante três dias, foram discutidos o processo histórico de Reforma Agrária feito até hoje e o que caberá daqui para a frente em um novo contexto sócio-político. A atividade foi assessorada por Carlos Walter Porto-Gonçalves, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e pelo engenheiro agronônomo e assessor da Via Campesina Brasil Horácio Martins.

Perseguição no RS é comparada a práticas da ditadura

Do Brasil de Fato A Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDPH), órgão ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), apura tentativas de criminalização dos movimentos sociais no Rio Grande do Sul. O relatório final aponta para 28 recomendações a instituições dos governos estadual e federal e para o Ministério Público Estadual. O documento foi apresentado em uma audiência pública na Assembléia Legislativa gaúcha, no dia 26 de novembro.

Comunidades e movimentos retomam território em MG

Na manhã desta quinta-feira (3/12), mais de 70 famílias de várias comunidades geraiseiras da Região do Alto Rio Pardo (Norte de Minas), juntamente com os movimentos da Via Campesina, retomaram parte do seu território, terras do Estado tomadas por empresas de monocultivo de eucalipto.

Religiosos defensores da Reforma Agrária são homenageados em Brasília

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a Embaixada da França em Brasília prestará homenagem aos frades dominicanos franceses Henri Burin des Roziers e Xavier Plassat na segunda-feira (14/12), por sua atuação social no Brasil. Os dois frades são reconhecidos na sociedade brasileira por sua luta histórica em defesa da Reforma Agrária e dos trabalhadores rurais, além do combate incansável ao trabalho escravo e à violência no campo.

Prefeito de Felisburgo pede justiça ao Presidente Lula

Nesta semana, o recém eleito prefeito de Felisburgo, Jânio Wilton Murta Pinto Coelho, redigiu uma carta ao Presidente Lula, na qual manifesta apoio às famílias acampadas na fazenda Nova Alegria e pede justiça às vítimas do Massacre de Felisburgo. É…

Exigimos mudanças!

A fatura da crise mundial que revelou o fracasso do modelo capitalista neo-liberal está posta na mesa. Ao redor dela, banqueiros, donos de indústrias, latifundiários… e na ponta, os trabalhadores. O velho ditado tão desgastado nunca foi tão oportuno: quem…

CPT repudia homenagem a mandante da Chacina de Unaí

Na semana passada, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais condecorou o prefeito da cidade de Unaí, Antério Mânica (PSDB), com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Manica é acusado de ser o mandante do assassinato de três auditores fiscais…

Plano para proteger a Amazônia exalta o agronegócio

Da Radioagência NP Reduzir em 72% o desmatamento na Amazônia até 2017 é um dos objetivos do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, divulgado, nesta segunda-feira (1/12), pelo governo brasileiro. Em números, isso significa que até 2017 o país reduzirá o…

A lógica do maior, não a do melhor

Por Washington Novaes Quem venha acompanhando o noticiário sobre vários setores de serviços à população no país provavelmente estará surpreso com certas decisões que vêm sendo – ou deixam de ser – tomadas e que apontam para o que poderia…

Cana-de-açúcar coloca em risco o cerrado brasileiro

Enquanto os olhos e a preocupação estão voltados para a Amazônia, a cana-de-açúcar, incentivada pelo crescimento dos programas de biocombustível no país, avança sobre outro bioma brasileiro: o cerrado. Estudo feito pela organização não-governamental Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN)…

Um povo sob fogo: carta de Fidel Castro ao povo venezuelano

Venezuela, cujo povo herdou de Bolívar ideias que transcendem a sua época, encara hoje a tirania mundial mil vezes mais poderosa do que a força colonial da Espanha somada à da República recém-nascida dos Estados Unidos, que através de Monroe…

Relatório faz balanço sobre direitos humanos no Brasil em 2007

Resultado do trabalho de pesquisa de 28 organizações ligadas à defesa dos direitos humanos, o Relatório Direitos Humanos no Brasil 2007 é organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e traz um panorama sobre as violações de direitos…

A luta do Frei Cappio contra a transposição

Por mais que os movimentos sociais sinalizem fortemente os problemas que a transposição do Rio São Francisco pode trazer para o Brasil e apresentem alternativas que irão beneficiar mais e custar menos, o governo está fechado em seu casulo sobre o assunto e não aceita outra verdade senão a sua. Há dois anos, quando retomou o projeto de transposição, Dom Luiz Cappio, bispo de Barra, na Bahia, queria conversar com o governo, mas num primeiro momento não obteve retorno. Assim, entrou em greve de fome em prol das lutas feitas para salvar o Velho Chico.

Famílias ocupam fazenda em Senador La Rocque, Maranhão

Na madrugada da última sexta-feira, dia 30, cerca de 100 famílias de trabalhadores Sem Terra ocuparam a Fazenda Cipó Cortado, a 65 quilômetros da sede do município de Senador La Rocque, sudeste do Maranhão. A ocupação é para protestar contra…

Polícia politica fere democracia

Informativos – Últimas do MST Polícia politica fere democracia 03/12/2004 Por Tatiana Merlino e Jorge Pereira Filho Fonte Jornal Brasil de Fato Os movimentos sociais e as organizações de direitos humanos estão reivindicando a abertura da “caixa preta” do Departamento…

Chacina de Felisburgo leva entidades aos três poderes

Informativos – Últimas do MST Chacina de Felisburgo leva entidades aos três poderes 03/12/2004 Preocupados com os últimos acontecimentos no campo brasileiro, entre eles, a morte de cinco trabalhadores rurais Sem Terra em Minas Gerais, diversas entidades representativas da sociedade…

Sociedade quer discutir transposição do rio São Francisco

Informativos – Últimas do MST Sociedade quer discutir transposição do rio São Francisco 03/12/2004 Uma das regiões mais pobres do Brasil, o Nordeste carrega até hoje as marcas da escravidão, do genocídio indígena, da política do coronelismo, do latifúndio, da…

Algodão transgênico entrou ilegalmente no país há cinco anos

Informativos – Últimas do MST Algodão transgênico entrou ilegalmente no país há cinco anos 03/12/2004 Assim como a soja, a semente transgênica de algodão chegou ao Brasil contrabandeada. E está presente no país há mais tempo que o governo imagina.…