Dia 8 de setembro de 2024

Experiências de Alfabetização do MST

Para o MST, a alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos, traz esperança e aprendizado para educandos e educadores das áreas de reforma agrária. Confira algumas fotos das ações construídas para romper as cercas da desigualdade a partir das letras e das palavras.
MST completa 32 anos na Bahia

MST completa 32 anos na Bahia

"Nesse momento de aniversario, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso revolucionário com a classe trabalhadora e dizer que estaremos em luta", afirma dirigente

Grito dos Excluídos mobiliza milhares de pessoas no Santuário de Aparecida



Por Maura Silva

Da Página do MST

Nesse domingo (7), dia da Independência do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) abriu as portas para o 20º Grito dos Excluídos. a 27ª Romaria dos Trabalhadores e


Com o lema “Ocupar Ruas e Praças por Liberdade e Direitos”, milhares de pessoas se reuniram em torno da basílica, tendo o tema do Plebiscito Constituinte como a principal pauta.  

Reforma Política: que fazer, depois do plebiscito?


Do Outras Palavras


Como se ainda fosse necessário, o divórcio entre o velho jornalismo e as mobilizações e inquietações da sociedade emergiu novamente esta semana. Centenas de milhares de brasileiros votaram, em cédulas impressas ou via internet (ainda é possível fazê-lo, nesta segunda…), num plebiscito informal sobre a necessidade de uma Reforma Política. Capilarizada, a consulta espalhou-se por todo o país.

Sem Terra derrotam Lei de Segurança Nacional, entulho jurídico da ditadura

 

Por Jacques Távora Alfonsin*


“Por falta de provas”, duas sentenças recentes da Justiça Federal de Passo Fundo, absolveram oito agricultores dos crimes que lhes eram imputados por denúncias feitas, tanto pelo Ministério Público do Estado quanto pela Procuradoria da República, baseadas no Código Penal e na lei de segurança nacional. 

A impressionante riqueza do senador Eunício Oliveira

 

Por Fabio Serapião
Da Carta Capital


Após seis meses de apuração sobre quem seriam os donos, qual a capacidade agrícola e a atual utilização do solo de uma ampla faixa de terra localizada entre os municípios de Alexânia e Corumbá de Goiás, o Movimento Sem Terra decidiu, no sábado 30, iniciar o processo de ocupação da área para reforma agrária.

Em Aracaju, centenas de pessoas participam do Grito dos Excluídos



Da Página do MST 


Neste domingo (7), em que milhares de pessoas se reuniram na cidade de Aracaju (SE) para assistir ao tradicional desfile cívico em comemoração ao dia da independência do Brasil, o MST junto a outras organizações sociais do campo e da cidade e centrais sindicais, participaram da 20º edição do Grito dos Excluídos.

Assentados comercializam 54 produtos da Reforma Agrária na feira em Maceió


Por Rafael Soriano
Da Pàgina do MST



O primeiro dia da 12ª Feira da Reforma Agrária reuniu agricultores de todo o estado de Alagoas na praça da Faculdade no bairro do Prado.

Durante toda a quarta-feira, aproximadamente 250 barracas do MST comercializaram cerca de 54 produtos diferenciados, resultados da agricultura familiar praticada sem uso de agrotóxicos nos assentamentos.

Dirigente de acampamento é assassinado na Bahia

 

Na noite do dia 6 de setembro de 2011, por volta das 21h, no Povoado de Mandassaia, no município de Monte Santo, na Bahia, foi assassinado Leonardo de Jesus Leite, liderança regional do Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta).

Leonardo tinha 37 anos, era casado e pai de dois filhos. Ele foi arrastado do interior de sua casa, na presença da família, e executado no terreiro com um tiro na cabeça.

Milhares de trabalhadores levantam sua voz durante o Grito dos Excluídos



Enquanto o país celebrava oficialmente sua independência nesta quarta-feira (7), milhares de brasileiros e brasileiras saíram às ruas para protestar contra as desigualdades e injustiças causadas pelo sistema capitalista e cobrar mudanças.

Sob o lema “Pela vida grita a terra... por direitos, todos nós”, acontece em todos os estados a 17ª edição do Grito dos Excluídos, organizado por várias pastorais, organizações e movimentos sociais.

MST é destaque em exposição em Sergipe

O Movimento Sem Terra (MST) participa há dez anos da Exposição de Animais da Região Centro-Sul, em Sergipe. A cada ano a exposição atrai mais visitantes ao seu estande, com uma média de 400 por noite. Nesta edição da exposição, que acontece pela 47ª vez em Lagarto, o estande do MST já se firmou como uma atração a mais e como uma oportunidade para expor os produtos cultivados nos próprios assentamentos: feijão, laranja, milho, peixes e também bovinos e caprinos.

Movimentos populares gritam pela vida no Rio de Janeiro

Da Agência Petroleira de Notícias Pela 16ª vez o Grito dos Excluídos sai às ruas para denunciar o modelo político e econômico que concentra riquezas no Brasil. Este modelo condena milhões de pessoas à exclusão. Por isso os movimentos sociais propõem no Grito caminhos alternativos ao neoliberalismo. E que garantam a participação ampla de todos os cidadãos e cidadãs na vida nacional. Este ano o tema será mais uma vez “Vida em Primeiro Lugar”. E o lema chama à participação: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular!”

Sem Terra cobram reconstrução de cidade em Pernambuco

Da Página do MST Um grupo de trabalhadores Sem Terra e estudantes da cidade de Barreiros trancaram a rodovia PE-60 a partir das 9h, nesta quarta-feira, para cobrar maior agilidade do poder público nas obras de reconstrução. O município de Barreiros foi um dos mais atingidos pelas enchentes que atingiram a Zona da Mata pernambucana, em maio. As estradas das áreas rurais, por exemplo, foram destruídas pelas cheias. Leia também

MST ocupa latifúndio no interior do Rio de Janeiro

Da Página do MST Mais de 400 famílias organizadas no MST ocuparam a fazenda Bom Jardim situada, no distrito do Córrego do Ouro, no município de Macaé, na manhã desta terça-feira. Participam da ocupação famílias de toda a região e diversos municípios, como Rio das Ostras, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Macaé. O latifúndio tem 1600 hectares e foi considerado improdutivo em vistoria do Incra, em 2006.

Os planos da Monsanto sem o seu Viagra

Por Milton Gamez, enviado especial a Saint Louis (Estados Unidos) Da Revista IstoÉ Dinheiro “Você conhece a piada do logotipo?”, pergunta um funcionário da Monsanto ao colega em Saint Louis, no Estado americano de Missouri. Diante da placa na entrada do centro de pesquisas, de onde saíram produtos que revolucionaram a agricultura em todo o mundo, eles observam um galho de uva cercado por um retângulo.

Agora é a sociedade contra a devastação do agronegócio

Por Luiz Carlos Azenha Do Vi o Mundo O velho paradigma, do sem terra com a foice na mão enfrentando o capanga do latifundiário, já era. Essa ideia — assustadora para a classe média, romântica para uma certa esquerda e mortal para os descamisados — será superada por um crescente enfrentamento entre a sociedade civil e o modelo do agronegócio, de acordo com o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.
Arribada e desova das tartarugas em Ostional, Costa Rica - nada a ver com MST e Rio Solimões

Corrente sobre o MST bota Costa Rica no Rio Solimões

Do Blog Maria Frô Já vi de tudo vindo desta direita raivosa que agora resolveu até mudar a geografia. Um mail mentiroso circula na rede acusando assentados no Rio Solimões de serem destruidores da natureza, ladrões de ovos de tartaruga marinha! Primeiro o Rio Solimões é rio! Portanto, água doce! Segundo, o MST não está organizado na região da Amazônia, ou seja, não há base de assentamentos nas margens do Rio Solimões. Assim o hoax é uma mentira que não tem base nenhuma na realidade.

Mais um ataque de pistoleiros a acampamento do MST em PE

Na tarde do último domingo (6/9) um grupo de jagunços armados, tendo a frente o Sargento da Polícia Militar de Pernambuco, Apolônio Siqueira, e seu filho Darci Alves Siqueira, cometeu mais um ato de violência contra as famílias acampadas na fazenda Juá, no município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

MST 25 anos

Por causa de famílias exploradas Expulsas da terra A CPT começa organizar o povo O povo sem-terra A partir de 1979 Começam surgir ocupações Em Rio Grande do Sul Mas sem nenhumas preocupações De se criar um movimento De início A luta pela terra não era fácil Dias de amargura Momento de insegurança Tempo de Ditadura Militares sem pena e sem dó Comandado pelo Tenente Curió O povo não desiste Parece coisa do destino Esse povo de qual eu falo É o povo da Encruzilhada Natalino A luta vai em frente Surgem ocupações a todo lado, a todo o momento

As ações criminosas da revista Veja

Por Altamiro Borges* Os editores da revista Veja são de um cinismo depravado. Na edição desta semana, este panfleto da direita colonizada estampou mais uma capa com ataques ao MST. A manchete provocadora: Abrimos o cofre do M$T. A foto montagem: um boné da organização com dólares e reais. A chamada: “Como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desvia dinheiro público e verbas estrangeiras para cometer seus crimes”.

MST celebra 10 anos da Feira da Reforma Agrária em Alagoas

A 10ª edição da Feira da Reforma Agrária, evento realizado anualmente pelo MST em Maceió, começa na quarta-feira (9/9) e vai até o domingo (13/9). A produção agrícola de assentamentos e acampamentos de todas as regiões do Estado estará disponível a preços baixos das 6h da manhã às 23h, na Praça da Faculdade, no Prado. A Feira é uma forma de o MST apresentar à população urbana a produção da Reforma Agrária, produtos saudáveis, cultivados sem agrotóxicos.

Os tentáculos do agronegócio e a arte de ludibriar o povo

Por Gladstone Leonel da Silva* O Poder proveniente dos setores ligados ao agronegócio, mais uma vez, reaparece perante a sociedade com toda a virulência que lhe é corriqueira. Bastou identificarem uma possibilidade de derrota na esfera política, que todos os “braços” e entidades ligadas ao setor rearticulam-se imediatamente. Estamos falando da atualização dos índices de produtividade, os quais deveriam ser revistos periodicamente, de acordo com a lei 8.629/93, mas por pressão do setor mais conservador do país, está estacionado com índices referentes a 1975.

‘Lula não fez Reforma Agrária’

Do Correio da Cidadania Por Rodrigo Mendes e Valéria Nader No dia 20 de agosto último, o trabalhador Sem Terra e membro do MST Elton Brum da Silva, de 44 anos e pai de dois filhos, foi assassinado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em uma ação de despejo na Fazenda Southall, em São Gabriel, RS. Testemunhas e a posterior divulgação de fotos do corpo de Elton comprovam que ele foi vítima de diversos disparos de calibre 12, todos pelas costas.

Grito dos Excluídos se fortalece em 2009

O Grito dos Excluídos, atividade organizada há 15 anos por várias pastorais sociais, organizações e movimentos sociais, acontece desde o início da manhã desta segunda-feira (7/9) em 25 estados e no Distrito Federal. Neste ano, a manifestação tem como lema “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”. Segundo o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, o Grito dos Excluídos fortalece a participação do povo para a concretização de uma verdadeira democracia.

Sem Terra ocupam Incra em Porto Alegre

Cerca de 450 Sem Terra de todo o Rio Grande do Sul ocupam neste momento (8/9) o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Porto Alegre. Eles exigem a retomada das negociações para a desapropriação das fazendas Antoniazzi, em São Gabriel, onde podem ser assentadas cerca de 400 famílias Sem Terra. As famílias também exigem que o governo federal assine a portaria que altera os índices de produtividade e que assente imediatamente as duas mil famílias que estão acampadas em beiras de estrada no RS. Os Sem Terra

MST marcha por Reforma Agrária em São Gabriel

Cerca de 350 famílias Sem Terra iniciam nesta terça-feira (8/9) uma marcha em direção às fazendas Antoniazzi, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul (RS). Elas partem do Acampamento Elton Brum da Silva, localizado na rodovia RS-290, e caminham cerca de 15 km até as áreas. As famílias que marcham são as mesmas que foram despejadas no último dia 21/8 da fazenda Southall, ocasião em que o trabalhador Elton Brum da Silva – que hoje dá nome ao acampamento – foi morto com tiros de espingarda nas costas por um policial.

Movimentos do campo ocupam Palácio das Laranjeiras

Nesta segunda-feira (8/9), os movimentos sociais, pastorais e entidades que compõem o Fórum Estadual da Reforma Agrária do Rio de Janeiro ocuparam o Palácio das Laranjeiras. Eles reivindicam melhores condições para os assentamentos rurais do Estado e as políticas públicas…

Movimentos do campo cobram políticas públicas no Rio

Nesta segunda-feira (8/9), os movimentos sociais, pastorais e entidades que compõem o Fórum Estadual da Reforma Agrária do Rio de Janeiro fazem um ato no Palácio das Laranjeiras, às 11h. O objetivo é reivindicar melhores condições para os assentamentos rurais…

14ª edição do Grito dos Excluídos acontece em 26 estados do Brasil

O 14º Grito dos/as Excluídos/as mobilizou no domingo (7/9) os 25 estados do Brasil, além do Distrito Federal, segundo dados preliminares dos organizadores. O movimento seguiu com o lema: “Vida em primeiro lugar: Direitos e participação popular” e destacou a…

Conselho de Defesa à Pessoa Humana analisa atuação da polícia do RS

A partir de terça feira (9/9), uma Comissão Especial do Conselho de Defesa à Pessoa Humana, órgão ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, inicia seus trabalhos na apuração de “tentativas de criminalização de movimentos sociais,…

Grito dos Excluídos reúne mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10 milhões de habitações são consideradas impróprias para a sobrevivência humana. Destes, 2 milhões não têm luz elétrica. Esse é apenas um exemplo da exclusão social no Brasil. Com…

No Maranhão, Grito debate projeto popular para o Brasil

Diversas entidade e movimentos sociais, como MST, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Movimento Libertário Reflexo do Caos, reuniram 400 manifestantes do Grito dos…

Em Petrolina, sociedade faz desfile contra desigualdade

Durante o desfile oficial do 7 de setembro em Petrolina (PE), logo depois do bloco do corpo de bombeiros, o público que assistia admirado a magnitude dos aparatos policiais foi surpreendido com a sociedade civil organizada. Pastorais da família, membros…

Ato no centro marca o Grito dos Excluídos no Rio

Cerca de mil e quinhentos manifestantes caminharam pela avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro (RJ), em direção à Central do Brasil após resistir à tentativa de dispersão pela Polícia Militar fluminense. O desfile marca o Grito dos…

Movimentos sociais fazem Grito dos Excluídos no RS

Fonte Agência Chasque Centenas de manifestantes percorreram ontem as ruas de Porto Alegre (RS), na 12ª edição do Grito dos Excluídos. A marcha partiu do Largo Glênio Peres e seguiu até o desfile oficial da Semana da Pátria. A marcha…

9º Grito dos Excluídos pede soberania

*Luiz Bassegio e Luciane Udovic “Tirem as mãos, o Brasil é nosso chão!”. Esta foi a palavra de ordem gritada em centenas de cidades do Brasil neste 7 de setembro. Caminhadas, celebrações, gestos simbólicos, blocos em desfiles oficiais e tantas…