
Soberania alimentar e outra lógica de produção: MST começa trabalho nas terras no Sul da Venezuela baseado na agrofloresta
Projeto tem como meta ampliar a produção de alimentos saudáveis para abastecer o país
Projeto tem como meta ampliar a produção de alimentos saudáveis para abastecer o país
Cerca de 800 militantes Sem Terra, vindos de diversas regiões da Bahia, estão mobilizados em Salvador como parte da Jornada
Cerimônia será nesta quinta-feira (17), data que marca 29 anos do crime ocorrido no Pará; Estão confirmadas as presenças de uma das testemunhas do massacre, Maria Zelzuita, e do dirigente nacional do MST João Pedro Stédile
Trechos da BR-104 e BR-101 estão interditados por camponeses e camponesas que cobram o cumprimento de acordo de 2016 para assentamento nas áreas do Grupo João Lyra
Em nota, MST ressalta a importância do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária no acesso à educação pública e na luta pela terra; aniversário é neste domingo (16)
Bancada ruralista enviou uma série de ofícios para autoridades pedindo a prisão e investigação contra um dos ativistas do MST
O oitavo episódio traz presente a mística e resistência de 17 de abril, Dia Internacional da Luta Camponesa, relembrado na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST deste ano
"Sufocado pelo orçamento, governo busca caminhos para políticas de apoio à produção camponesa"
Postagens associam “invasões de terras” à fome; parlamentares que tentam emplacar CPI compartilharam campanha
O evento é organizado pelo MST e marca a presença da marca Armazém do Campo na capital paranaense
Júri popular está marcado para o dia 18 de abril, quase dois anos após o homicídio. O crime ocorreu em São João do Triunfo, região sul do Paraná, onde o jovem professor morava
As roças estão em vários assentamentos da Reforma Agrária, que destinam parte de suas plantações para a solidariedade
O Acampamento Terra Livre teve início no dia 4 de abril e levou à Brasília cerca de 8 mil indígenas em luta contra vários projetos que violam os direitos dos povos originários
The National Campaign of Struggles in Defense of Agrarian Reform in 2022 is happening from April 8 to the 17th, on the 26th anniversary of the martyrs of Eldorado do Carajás
Publicação reúne 106 verbetes, de 169 autores
Trabalhadoras e trabalhadores do MST são representadas(os) na peça, em cartaz em São Paulo
Atividade integra a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária de abril, com ações simbólicas por todo país contra os massacres e na defesa da Reforma Agrária Popular
Ayala Ferreira, of the national leadership of the MST, by the National Human Rights Collective, recalls the brutality of the massacre in Pará and speaks of the actions for Abril Vermelho
Confira mais um Diário da Juventude, dessa vez com um pouco do que rolou no terceiro dia do Acampamento Pedagógico da Juventude do MST
Devido à pandemia do Covid19, o lançamento será feito a partir das 10h00, de forma digital no site e redes sociais da CPT
Em várias cidades do Brasil, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra dão show de solidariedade com programa de entrega de marmitas à população carente
O portal concentra informações sobre a campanha e também coleta doações
Alimentos foram doados pelo MST, Terra de Direitos, Coletivo Ekoa e grupo de pesquisa Na Luta UFPR, nesta segunda-feira (13)
Cerca de 500 quilos de alimentos agroecológicos foram trazidos para a cidade, como mostra da enorme diversidade de produção do movimento Sem Terra
Ação integra Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária e denuncia especulação imobiliária
Duas mil famílias terão acesso à infraestrutura adequada para o desenvolvimento socioeconômico e produtivo.
Esquecendo que a questão da Reforma Agrária no Estado arrasta-se por anos, a deputada tenta justificar seu voto pró golpe como retaliação a criação do acampamento Olga Benário.
Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo do Rio Grande do Sul soltam nota à imprensa alertando para resistência dos movimentos sociais em caso de golpe.
O Acampamento da Legalidade é organizado pela Frente Brasil Popular e à Frente Povo Sem Medo e conta com mais de 800 pessoas.
A ação da Polícia Militar (PM) para liberar a estrada, em Eldorado dos Carajás, ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixou 21 mortos e 69 feridos.
Estado registra a maior parte dos assassinatos em áreas rurais no país, seguido por Rondônia e Mato Grosso.
Massacre de Eldorado dos Carajás e assassinatos recentes no Paraná evidenciam falta de justiça.
ONU recebe denúncia de irregularidades na investigação do assassinato de dois trabalhadores rurais sem-terra.
O objetivo do evento, que começou nesta quarta (13), é construir um calendário de lutas comuns.
Decisões judiciais confirmam nulidade de títulos de propriedade da Araupel, segundo advogado.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, que acontece essa semana em todo país.
Dados da Comissão Pastoral da Terra mostram que dos 36 assassinatos ocorridos no campo em 2014, 11 foram de trabalhadores sem terra.
A Bancada do Boi, Bíblia e Bala coloca em curso o projeto para reduzir a maioridade penal. É só o começo da aliança.
De todas as regiões do país os povos indígenas estão se dirigindo a Brasilia. Na bagagem a grande responsabilidade de lutar e dar visibilidade aos seus direitos.
Por Renato Cosentino e Alan Tygel
Do Brasil de Fato - RJ
O veneno está na mesa dos brasileiros, no país que mais consome agrotóxicos no mundo. Mas há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. É essa mensagem que o novo documentário do diretor Silvio Tendler, O Veneno Está na Mesa 2, quer passar.
Por Viviane Brigida
Da Página do MST
“Setores da igreja continuam fiéis ao compromisso de estar ao lado dos pobres na defesa da vida, na defesa da Reforma Agrária, pela justiça, contra a impunidade, contra o agronegócio, contra esse modelo”, afirma Padre Paulo Joanil da Silva, coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pará e secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte 2.
Por Carolina Fasolo
Do Cimi
Do Brasil de Fato
Por Rafael Soriano
Da Página do MST
Milhares de trabalhadores rurais em todo estado de Alagoas realizam diversas mobilizações, nesta segunda-feira (14), com ocupações de diversos espaços nos municípios alagoanos.
Do Terra de Direitos
Movimentos e organizações sociais encaminharam, no final de março, denúncia à Procuradoria Geral da República para que seja feita apuração dos crimes de racismo e homofobia cometidos pelos deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), em novembro de 2013. As organizações reivindicam a cassação do mandato dos líderes da bancada ruralista por quebra do decoro parlamentar.
Por Daniela Chiaretti
Do Valor
Kumi Naidoo, ativista sul-africano que lutou pelo fim do apartheid e há cinco anos é o diretor-executivo do Greenpeace International, espera que o próximo relatório do IPCC (o braço científico das Nações Unidas), que está em discussão esta semana em Berlim, na Alemanha, "tire da letargia as negociações internacionais de clima". O sumário para tomadores de decisão do IPCC, que será divulgado domingo, versa sobre a mitigação dos gases-estufa no mundo.
Da Página do MST
Cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra do Perímetro Jacarecica II, região do Baixo Cotinguiba, montaram nesta quarta-feira acampamento em frente ao Incra em Aracaju.
A atividade marca a Jornada de Luta por Reforma Agrária, realizada a nível nacional.
As famílias reivindicam uma audiência pública com a Secretaria de Estado da Agricultura e com a Superintendência do Incra.
Por João Márcio
Da Página do MST
O centro cultural da juventude, batizado como o nome do comandante Che Guevara, foi inaugurado na tarde de quarta-feira, no Assentamento 17 de Abril, onde acontece o 6ª Acampamento da Juventude do MST Oziel Alves Pereira e as atividades da Semana da Luta Camponesa e Reforma Agrária no Pará.
No ato de inauguração, cerca dos 300 jovens, que estão acampados, saíram em marcha pelo assentamento entoando cantos sobre a importância do papel da juventude no processo de transformação do país.
Por Bianca Costa
Da Página do MST
Por Agência Senado
A revisão do Código Florestal precisa ter embasamento científico e, por isso, não deveria ser aprovada rapidamente - são necessários ao menos dois anos para que sejam oferecidas importantes contribuições científicas e tecnológicas.
Foi o que afirmou nesta terça-feira (5) o pesquisador Antonio Donato Nobre, durante audiência pública realizada no Senado. Ele disse que, da forma como está, a proposta que reformula o código "será um desastre".
Vídeo produzido pelas Executivas: Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio) e Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB).
Veja a primeira parte do vídeo
Veja a segunda parte do vídeo
A desconcentração da propriedade da terra aumentará a produção de alimentos e empregos
Por Antonio Canuto
Secretário da Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
O modelo hegemônico de desenvolvimento, subordinado ao capital, tem como uma das suas principais características o ser concentrador. Concentrador da posse e propriedade da terra, das riquezas e do poder. E hoje, está em curso um processo de concentração dos saberes, da tecnologia e da ciência.
Famílias de trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam mais três latifúndios em Pernambuco na manhã desta quarta-feira (14/4). Com as ocupações de hoje, chegam a 19 as ações da Jornada Nacional de Lutas do MST em Pernambuco, iniciada no último dia 11 de abril.
No município de Arcoverde, 140 famílias ocuparam a FAZENDA DA GRANJA, de 950 hectares. A polícia chegou a rondar o acampamento logo após a ocupação, mas até agora não foi registrado conflito.
'Pi ti, Pi ti, zwazo fé nich'
(Pouco a pouco, o pássaro faz seu ninho)
As conquistas da classe trabalhadora são árduas e escassas. Os opressores buscam de todas as formas sufocá-las. E, quando não o conseguem, a única saída é mantê-las no anonimato, para que seu exemplo não seja difundido e seguido.
O objetivo do blog 'Haiti Kreyòl' é, dentro de suas limitações, tal como o pássaro que pouco a pouco faz seu ninho, combater o anonimato imposto às lutas e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras haitianos.
No dia 13 de abril, policiais tentam intimidar ocupação de latifúndio ligado ao Vera Cruz Empreendimentos Imobiliários e a importantes acionistas do Banco Real, realizada na região de Campinas pelo MST-SP, numa das atividades integradas à Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária . Assista ao vídeo, produzido por Passa Palavra .
Nesta quarta-feira (14), diversas famílias Sem Terra estarão se mobilizando em Campos, na frente da Justiça Federal, na cidade de Itaperuna, norte do Rio de Janeiro. A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, que acontece até o fim do mês, em todo o Brasil. A ação será às 16hs.
O objetivo é pressionar a Justiça federal para dar a imissão na posse da Fazenda Santa Maria, para o assentamento das famílias. Em 2008, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) entrou com o pedido de desapropriação, embargado agora no Judiciário.
Do CIMI Leste - Equipe Xakriabá
Os participantes do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale se reúnem no Centro do Rio de Janeiro para debater os impactos da atuação da empresa em suas comunidades e países.
Participam do Encontro cerca de 150 representantes de sindicatos, movimentos sociais e comunidades impactadas por empreendimentos da Vale em dez países e nove estados do Brasil.
Cerca de 300 pessoas ocuparam, na manhã desta quarta-feira (14/4), uma área em Pereira Barreto, na região de Andradina, para denunciar a falta de preservação na região.
"A área deveria ser de preservação, mas está desmatada e abanadonada", denuncia Irineu de Oliveira, do MST-SP. A área é de responsabilidade da Cia Energética de São Paulo (Cesp), por fazer o canal entre os rios Tietê e São José dos Dourados. "Se a Cesp e o governo de São Paulo fornecerem as mudas, o MST se compromete a reflorestar essa área", garante Irineu.
Cerca de 200 familias ocuparam, nesta terça-feira (13/4), uma fazenda em Curitibanos, na região serrana de Santa Catarina. A área, a fazenda Xaxim, já tem decreto de desapropriação e estava pronta para a posse dos Sem Terra, mas o proprietário entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre e suspendeu a decisão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ocupação é uma forma de pressionar por uma decisão favorável e garantir a área aos trabalhadores rurais.
Em Santa Catarina, cerca de duas mil famílias vivem acampadas.
Os senadores que participaram da audiência pública que discutiu nesta terça-feira (14/04), no Senado, o fechamento de escolas itinerantes no Rio Grande do Sul, decidiram enviar uma solicitação conjunta à governadora Yeda Crusius, exigindo que sejam retomadas imediatamente as aulas…
Nesta quarta-feira (15/04), os deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar da Terra promovem, em Brasília, um debate sobre os 25 anos do MST, os 13 anos de impunidade do episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, a…
Da Radioagência NP O noticiário brasileiro é tradicionalmente marcado em todo mês de abril por manifestações organizadas pelo MST. Batizada pela grande mídia como o “Abril Vermelho”, esta Jornada de Lutas, de acordo com a direção do Movimento, acontece porque…
Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra bloqueiam, desde o início da manhã desta terça-feira (14/04), o trecho da rodovia BR-020, na altura do entroncamento com a DF-110, na região de Planaltina, no Distrito Federal. A mobilização, que…
Na última sexta-feira (10/4), 70 famílias do MST ocuparam a fazenda Autarraia, localizada no município de Bonfim (125 km de Boa Vista), em Roraima. Os Sem Terra reivindicam a criação de um projeto de assentamento na área e mais agilidade…
Cerca de dois mil trabalhadores rurais do MST ocuparam, nesta segunda-feira (13/4), a Seagri (Secretaria de Agricultura da Bahia), na capital do estado da Bahia, com o objetivo de pressionar o governo estadual a cumprir a pauta assumida em 2007,…
No último sábado (12/4), 250 famílias do MST ocuparam a fazenda Mata Rica, em Edealina, Goiás. A propriedade de 2 mil hectares é fruto da grilagem de terras e as famílias Sem Terra reivindicam que a área seja destinada para…
Cerca de 250 famílias do MST ocuparam na manhã de sábado (12/4), a fazenda Itapema, no município de Jacarezinho, região Norte do Paraná. A área com 793 hectares de propriedade de Roberto Barros, já havia sido desapropriada pelo Incra(Instituto Nacional…
Na terça-feira, 15 de abril, a Comissão Pastoral da Terra – CPT divulgará os dados dos conflitos e da violência presentes na obra Conflitos no Campo Brasil 2007. O ato se realizará durante a programação do Acampamento de Lançamento da…
O MST ocupou hoje mais oito latifúndios improdutivos no estado de Pernambuco, como parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. No município de Água Preta, Zona da Mata Sul do estado, 250 famílias Sem Terra ocuparam, na manhã…
Cerca de 200 famílias do MST ocuparam, na manhã de hoje, uma área de mais de 400 hectares, no município de Jungueiro, região do agreste alagoano. A área é do antigo Produban (Banco do Estado de Alagoas), que faliu por…
A Fazenda Southall foi ocupada nesta manhã por 800 trabalhadores rurais Sem Terra. As famílias haviam iniciado uma marcha, por volta das 9h30 da manhã. Depois de uma hora de caminhada, os trabalhadores entraram na Fazenda. O MST exige a…
800 adultos e 150 crianças Sem Terra iniciaram nesta manhã uma marcha em direção à Fazenda Southall, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. As famílias exigem a desapropriação da área de 13 mil hectares, que acumula dívidas de…
Com o lema Lixão: mais um, não! cerca de mil pessoas participaram, no sábado (12/4), da caminhada contra a instalação de um aterro sanitário na região de Perus, município de São Paulo. Depois da concentração no Centro Pastoral Santa Fé,…
Mais dez latifúndios improdutivos foram ocupados hoje (14/4) em Pernambuco para denunciar a lentidão da Reforma Agrária, exigir o assentamento das 150 mil famílias acampadas em todo o país e investimentos públicos nos assentamentos, como crédito para produção agrícola e…
Por Eliana Rolemberg* O direito à propriedade, que a torna privada, não pode ser sacralizado! O direito à propriedade não pode, assim, sobrepujar qualquer de todos os direitos que integram, indissociavelmente, o direito à Vida! O Direito à Vida, sim,…