Dia 28 de abril de 2023

PARADA PELA VIDA! O isolamento produtivo continua

A #ParadaPelaVida é uma iniciativa urgente e necessária. Entre os dias 17 e 30 de abril, o MST está em luta pela vida, produzindo alimentos saudáveis, plantando árvores e praticando a solidariedade nos quatro cantos do país. Confira!
Greve Geral em Pernambuco

Greve Geral em Pernambuco

Trancamentos de vias, estradas, manifestações e atos políticos tomaram conta do estado durante esta sexta-feira (28).
Alerta: mortandade de abelhas pode ficar sem controle

Alerta: mortandade de abelhas pode ficar sem controle

Falta de fiscalização dos órgãos competentes sobre a origem, o manuseio, a estocagem dos agrotóxicos e o destino final das embalagens são problemas enfrentados pelos apicultores. Leia na segunda reportagem da série especial.
Mil Sem Terra ocupam Incra no Ceará

Mil Sem Terra ocupam Incra no Ceará

No Ceará, durante todo o mês de abril tem acontecido diversas atividades como trancamento de BR, ocupação de prédios públicos, ocupação de terra e outras atividades em defesa da democracia e contra o golpe.

Na Itália, uma decisão histórica: a proibição do cultivo de milho transgênico

 

Por Graciela Vizcay Gomez
Do Rebelión*


O Tribunal Administrativo Regional de Lazio (TAR) rechaçou a recusa apresentada por um agricultor de Friuli, região do extremo nordeste da Itália, que desafiou o decreto pelo qual o governo havia bloqueado durante 18 meses, em julho do ano passado, qualquer tipo de cultivo transgênico no país: de fato, o milho MON810 é o único autorizado na Europa. Portanto, a proibição segue em vigor, como informou o jornal La República, no dia 24 de abril.

O Veneno está na mesa 2, de Silvio Tendler

 

 

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva.

Conflitos pela terra é tema de debate na jornada universitária da UESC



Da Página do MST



A Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, realizou na última segunda-feira (28) a Jornada Universitária de Luta pela Terra, ao trazerem a temática "A luta pela terra na regional Sul da Bahia". 


Militantes de movimentos sociais, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, além de professores de vários departamentos da UESC debateram os recentes acontecimentos da região, palco de muitos conflitos de disputa pela terra, envolvendo inclusive assassinato de indígenas. 

Em Sergipe, Sem Terra ocupam fazenda improdutiva durante jornada nacional


Por Gislene Reis
Da Página do MST


Neste domingo (27), cerca de 90 famílias de trabalhadores rurais organizadas pelo MST ocuparam a Fazenda São Raimundo, no Povoado Rio Fundo do Abais, em Sergipe. 


Em 2011, a área foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), confirmando a improdutividade da fazenda.

MST garante alimentação e segurança da greve dos professores em Curitiba


Da Página da APP


O MST tem apoiado desde o inicio a greve geral dos(as) professores(as) e funcionários(as) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). A segurança e a alimentação de todo o acampamento, que ocorre em frente ao Palácio Iguaçu, é realizada por trabalhadores(as) do movimento.

Movimentos sociais debatem impactos de grandes projetos na Amazônia



Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

São inúmeros os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais que diversos projetos têm provocado na Amazônia Legal oriental, transformando a realidade de vários municípios dos estados do Pará e Maranhão. 


O Programa Grande Carajás ainda é responsável pela extração de grande parte da riqueza mineral brasileira, mas sua atuação acaba por criar enormes problemas sociais e ambientais à região.

Cerca de 400 famílias Sem Terra ocupam mais duas fazendas em Pernambuco


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

 


Cerca de 400 famílias Sem Terra ocuparam duas fazendas no município de Moreno, região Metropolitana do estado de Pernambuco, neste sábado (26).


Metade das famílias ocuparam o Engenho Moreno. Os proprietários do Engenho têm interesse de negociar a área com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Congresso da Abrasco aprova moção contra agrotóxicos



A Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) aprovou na semana passada uma moção contrária ao uso dos agrotóxicos no país. O documento foi aprovado durante o 5º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado entre os dias 17 e 20, na Universidade de São Paulo (USP).

Seminário no Largo São Francisco aborda relação do Direito com movimentos


Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

 
 
Inicia-se nesta quinta-feira (28), o seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais, cuja abordagem se fundamentará na relação da ciência do Direito com os movimentos sociais, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, no Auditório XI de Agosto.

O início das atividades está previsto para às 13h. João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST, participa do debate sobre a Conjuntura Política, a partir das 14h. O encerramento do seminário é no sábado, às 17h30.

MST ocupa sede do Incra em MG por Reforma Agrária

 

Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST

 

Os 700 Sem Terra acampados na praça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, saíram organizados em duas colunas e marcharam em direção ao Tribunal de Justiça, na manhã de quarta-feira, para denunciar os massacres que continuam impunes e a perseguição que os movimentos sociais sofrem no Estado

No RJ, 1º de Maio será junto aos trabalhadores vítimas das chuvas

Com a recente tragédia que levou a dor da morte e da devastação a milhares de famílias do Rio de Janeiro, a unidade na luta da classe trabalhadora e a reflexão comum no 1º de maio, Dia do Trabalhador, tornaram-se ainda mais imprescindíveis. Neste sentido, uma série de atividades estão programadas durante essa semana, até sábado, dia 1º de maio, com uma grande marcha por Niterói, do Morro do Bumba até o Morro do Estado. A atividade terminará com um ato político-cultural que contará com a presença de diversos movimentos sociais, partidos, sindicatos e artistas.

Comunicadores se unem pela Reforma Agrária em Brasília

Na noite desta terça-feira (26/4), o auditório do sindicato dos metroviários do Distrito Federal, em Brasília, ficou pequeno para reunir 96 comunicadores, militantes da reforma agrária e da sociedade civil no lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária de Brasília.

Sem Terra são despejados de fazenda improdutiva em Campinas

Foto: Alex Hilsenbeck As 150 famílias que ocupavam a fazenda improdutiva Monte D’este, no município de Campinas (SP), foram despejadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (28/4). Por volta das 6h, os policiais chegaram para fazer a reintegração. O conselho tutelar não deixou que as crianças tomassem café da manhã devidamente, dando prazo de 10 minutos para que elas saíssem do local.

Integrante da campanha de Serra dirige ofensiva contra Reforma Agrária

A página da ONG “Vamos Tirar o Brasil do Vermelho”, que ninguém sabe direito de onde surgiu, que faz uma campanha em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) contra a Reforma Agrária, foi produzida na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, pela agência de publicidade de Marcelo Garcia. Garcia é um quadro do DEM (clique aqui e leia a biografia dele). “Estou deslocado pelos DEMOCRATAS para trabalhar no Programa de Governo do candidato José Serra à Presidente da República”, diz na sua apresentação.

Lutas da classe trabalhadora são retratadas em exposição

A Exposição de Fotografias “O Mundo do Trabalho em Imagens", da pesquisadora Maria Ciavatta, será inaugurada nesta quarta-feira (28/4). Na atividade, será realizado o debate "O 1º de maio e os direitos dos trabalhadores", às 18h, no Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A exposição é uma realização do Programa de Pós Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação(NEDDATE) /Universidade Federal Fluminense e da UERJ.

A terra como direito fundamental

Por Tiago Delácio de Oliveira* A luta do MST é legítima e necessária, pois coloca o dedo em uma ferida infelizmente ainda não cicatrizada: a disputa por terra. É legítima porque homens, mulheres e crianças que vivem e morrem no campo ocupam o espaço onde trabalham. É necessária porque a distribuição das terras é imprescindível para o desenvolvimento agrícola e para a redução do êxodo e da favelização urbana.

Agronegócio segue utilizando trabalho escravo

Da Repórter Brasil Não foi desta vez que a fiscalização radicalizou na cobrança excessiva de normas trabalhistas após se deparar com um cenário de despadronização de camas em alojamentos preparados e de refeições protegidas pela sombra fresca da vegetação, como quer alardear a pressão ruralista.

No CE, MST ocupa Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Mais uma ocupação marca a Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Ceará. Na manhã desta quarta-feira (28/4) mais de 600 trabalhadores e trabalhadoras ocuparam a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, na avenida Bezerra de Meneses.

CPT divulga o relatório Conflitos no Campo de 2008

Da Secretaria Nacional da CPT Nesta terça-feira (28/4), a CPT (Comissão Pastoral da Terra) divulgou os dados dos conflitos e da violência no campo brasileiro, relativos ao ano de 2008. O lançamento foi realizado, na Vila Kotska, em Itaici, Indaiatuba…

“A música é um pilar da escola”

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira, no Assentamento Renascer, em Canguçu (no Sul do RS), apostou na música para avançar no processo de formação pedagógica dos seus educandos. Desde 2001, crianças das séries iniciais têm em seu…

Fazenda Espírito Santo: de quem é a terra afinal?

Por Fábio Pessoa e Sérgio Martins* Se quiséssemos apresentar, sob o ponto de vista da história agrária, os processos de aquisição de terras no estado do Pará, teríamos uma farta documentação. Recentemente, as disputas pela terra têm apresentado um alto…

Brasil poderá ter a maior área plantada de soja no mundo

Da Radioagência NP Ainda em 2008, o Brasil pode ultrapassar os Estados Unidos (EUA) na exportação de soja. A estimativa pertence ao relatório “O Brasil dos Agrocombustíveis” produzido pela ONG Repórter Brasil. Os males sociais e ambientais causados pelo aumento…

Maggi quer desmatar para alimentar

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), conhecido como “rei da soja”, defendeu na semana passada o direito ao desmatamento. Aproveitando-se da problemática em voga sobre a crise global de alimentos, Maggi apontou que desmatar é um mecanismo “inevitável”…

CEEE presta contas sobre Tarifa Social no RS

A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) e representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e do MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) se reúnem às 14h30 desta segunda-feira, em Porto Alegre, para tratar da Tarifa Social na região metropolitana.…

Sem Terra ocupam Incra em Minas Gerais

Hoje pela manhã, 500 trabalhadores Sem Terra, quilombolas, estudantes e atingidos por barragens de todo o estado de Minas Gerais ocuparam a Superintendência Estadual do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), no município de Belo Horizonte. Eles denunciam a…

Acampamento massivo em Alagoas

Já chega a 350 o número de famílias no acampamento montado após a ocupação da fazenda Marcação ou Lagoa Queimada, no município de Cacimbinhas, sertão alagoano, realizada no dia 21 de abril, quando cerca de 60 famílias ocuparam a área…

As mudas romperam o silêncio

Manifesto de homens e mulheres em solidariedade às camponesas da Via Campesina As mudas romperam o silêncio I Havia um silêncio, sepulcral sobre dezoito mil hectares roubados dos povos tupi-guarani sobre dez mil famílias quilombolas expulsas de seus territórios sobre…

Índios pedem à Noruega que venda participação na Aracruz

Fonte Agência Chasque Uma delegação de índios brasileiros pediu a deputados noruegueses que o Fundo de Petróleo venda sua participação de quase 10 milhões de reais na companhia Aracruz Celulose. Em um documento formal, representantes das etnias Guarani e Tupiniquim…

MST suspende greve de fome em Pernambuco

A direção estadual do MST de Pernambuco decidiu adiar a greve de fome, anunciada para começar ontem. A decisão se deu após reunião com o presidente do Incra, Rolf Hackbart, que se comprometeu em atender as demandas apresentadas pelo Movimento.…

O trabalho, de novo!

Por Dom Demétrio Valentini Desta vez, maio começa de domingo. Assim, o Primeiro de Maio recebe um reforço providencial para a sua celebração festiva. Pode ser que o domingo salve a situação. Pois parece que o Primeiro de Maio já…