
Conheça o samba-enredo da Acadêmicos do Tatuapé de SP, inspirado na luta do MST
No próximo 16 de agosto, começam os ensaios da Acadêmicos do Tatuapé para o desfile histórico de 13 de fevereiro de 2026
No próximo 16 de agosto, começam os ensaios da Acadêmicos do Tatuapé para o desfile histórico de 13 de fevereiro de 2026
Edição ocorreu no Centro Politécnico, o maior campus da UFPR, em Curitiba
Curso reúne representantes de 12 países na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
Jornada Nacional de Muralismo reúne dezenas de murais feitos em homenagem à luta e resistência palestina
Movimento Fé e Política da Diocese de Nova Friburgo divulga nota em solidarieade à Deputada Estadual Marina do MST
Òganizasyon divès peyi ekri yon Lèt Solidarite ak Pèp Ayisyen nan kongrè Mouvman Peyizan Papay - MPP
Atividade marca os seis anos de realização da Feira da Reforma Agrária de Presidente Prudente, no Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo.
Congresso do Movimento Camponês de Papay (MPP), no Haiti reuniu aproximadamente 1000 camponeses e camponesas
Organizações sociais de diversos países lançaram carta de solidariedade no congresso do Movimento Camponês Papaye (MPP)
Social organizations from various countries launched a solidarity letter during the congress of the Mouvman Peyizan Papay (MPP)
Des organisations sociales de plusieurs pays ont lancé une lettre de solidarité lors du congrès du Mouvman Peyizan Papay (MPP)
Organizaciones sociales de varios países han lanzado una carta de solidaridad en el congreso del Mouvman Peyizan Papay (MPP)
Comissão de Soluções Fundiárias do Judiciário reconhece a necessidade de regularizar a situação dos trabalhadores e trabalhadoras que ocupam o território
Taxa de desmatamento entre 2021 e 2022 está entre as mais altas já registradas
Com o lema: "Estudantes ousando lutar: Contra a reforma do ensino médio e construindo o Projeto de Educação Popular!", Juventude Sem Terra realiza Jornada pela educação em todo país
O tema fez parte dos debates do Curso Saber Protege, que teve início neste último domingo (7/8) e se estende até o dia 14, com LGBTI+ de todo o Brasil
"I was a black woman in the middle of a bunch of white guys. So I was discredited". This is how Débora Gomes Lima describes the hostile experience she lived at university, when she was studying Chemistry. Black woman, LGBT and Quilombola, the 24-year-old from Aragominas-TO, faced countless forms of oppression when seeking academic training outside the community where she was born.
Famílias comemoram mais um espaço de produção de alimentos saudáveis, um lugar de liberdade
En una entrevista exclusiva con el sitio web del Movimiento Sin Tierra, el profesor habla con cariño del pensador y recuerda anécdotas sobre Paulo Freire
In an exclusive interview with the Landless Movement's website, the teacher speaks fondly of the thinker and recalls stories about Paulo Freire
The network consolidates the brand of flavors and achievements in the struggle of the MST and healthy eating, with organic products and fair prices
Bustos de Paulo Freire começaram a chegar esta semana a 7 estados brasileiros; Conheça mais sobre esta ação no ano do Centenário
O objetivo da formação é analisar o processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff na ascensão do bolsonarismo
Neste ano do Centenário de Paulo Freire, diversas são as homenagens que o MST tem realizado para trazer a memória do patrono da educação brasileira. Ressaltando a importância de suas ideias e práticas educativas, Paulo Freire, que sempre esteve presente nos espaços do MST, ganha materialidade com bustos da imagem do pensador para que sua memória seja lembrada.
Com desemprego e preços dos alimentos nas alturas, necessidades da população são cada vez mais básicas
Dentre as diversas opressões exercidas sobre o continente, movimentos suscitam plataforma de uma cidadania universal
Ofício foi expedido hoje (12) e é assinado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos e parlamentares
Live aconteceu na tarde de terça (11) pelas redes sociais do MST; convidados destacaram a necessidade de cobrança de ação das instituições
Crônica reflete ação de solidariedade realizada no último fim de semana, no Paraná
Em todo o Brasil o Movimento já realizou a doação de 2.800 toneladas de alimentos
Manuela Aquino, do Setor de Educação do MST - SP, fala sobre Educação, a volta às aulas presenciais no contexto de pandemia do Coronavírus e os reflexos na vida de estudantes e professores
Ação faz parte da Jornada Nacional da Juventude Sem Terra
Polícia de Minas Gerais realiza despejo de trabalhadores Sem Terra durante pandemia. Na área, estava em construção um polo de conhecimento e tecnologia em agroecologia
Codas sempre esteve presente ativamente na construção e nas lutas do MST
Com 153 educandos, a Escola Elizabeth Teixeira substitui a estrutura de madeirite por alvenaria
Marchantes relatam porque seguir rumo à Brasília
Conheça um pouco dos diversos perfis de marchantes que segue rumo a Brasília.
“Viemos pedir que o Ministro coloque a justiça a serviço dos mais pobres”.
“Enquanto houver famílias sem terra continuaremos caminhando”
Ato político-cultural integrou trabalhadores rurais e moradores da cidade goiana
A cozinha da Marcha e organizada pelos Sem Terra de todo o Brasil.
Elas chegaram cedo, empunhando bandeiras e cuias de chimarrão. Numa roda de conversa na Tenda Mundos de Mulheres, falaram dos desafios de se discutir sobre feminismo em espaços que o Estado é o último a chegar.
As atividades devem envolver cerca de 1500 jovens oriundos de assentamentos e comunidades rurais que estão inseridos nas escolas do campo.
Entre um prato e outro, as histórias de cada Sem Terra reafirmavam a necessidade de se construir um projeto político, feito por diversas mãos.
Com uma programação que vai até o sábado (13) e repleta de atrações culturais, o MST trouxe a mística, as canções e os gritos de ordem que norteiam as lutas pela terra no Brasil.
Os estudantes também se mobilizaram para apresentar uma pauta estruturante para as escolas itinerantes e de assentamentos da região, como melhorias nas estradas, nos transportes.
O chocolate é produzido com cacau orgânico a base de açúcar mascavo, leite e 55% de puro cacau, com amêndoas selecionadas e um delicado processo de fermentação natural.
Mais de 50 mil mulheres do campo participaram da Marcha das Margaridas, em Brasília.
Trabalhadores Sem Terra se reuniram para discutir o desenvolvimento das próximas safras.
Encontro do Grupo Brasil debateu quais os caminhos do país para recuperar o crescimento econômico.
Cerca de 500 pessoas participam do 1° Congresso Nacional de Residência Agrária, em Brasília.
Pesquisa relata 219 conflitos no campo no período de 1964 até 1988. Resultados apontam para 54 assassinatos.
O Papa criticou os transgênicos por seus impactos agrários, sociais e econômicos, e fala da necessidade de um debate amplo sobre o tema.
As mobilizações acontecerão no próximo dia 20/09. Uma das alternativas propostas pelos movimentos para contornar a crise econômica é a taxação de grandes fortunas.
Pior do que considerar manifestações de protesto como terrorismo é desconsiderar como terroristas certas aplicações de lei indiferentes à pobreza.
Da Página do MST
Uma equipe técnica em produção agrícola do MST da Bahia, inserida nos Projetos de Assentamentos Agroecológicos e o Mais leite, realizou uma visita nas experiências em agroecologia desenvolvida pelo Sistema Integrado de Produção Agroecológica, no município de Seropédica (RJ).
Por Solange Engelmann
Da Página do MST
Cerca de 150 assentados e assentadas do MST participam, nesta quarta-feira (13), do 13º Seminário Estadual do Arroz Agroecológico, na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), no Assentamento Integração Gaucha, em Eldorado do Sul (RS).
Da Página do MST
Desde início da manhã desta terça-feira (12/08), mais de 1.500 trabalhadores rurais realizam um ato em Defesa da Reforma Agrária e reivindicam ações concretas dos órgãos públicos para desapropriação de terras e políticas públicas efetivas em defesa da agricultura camponesa.
Segundo os Sem Terra do estado do Pará, a mobilização é para chamar atenção ao descaso com a Reforma Agrária, desapropriação de terras, melhorias e investimentos nos assentamentos da região e denunciar a violência e ameaças aos trabalhadores rurais.
Por Fábio Reis
Da Página do MST
Nesta terça-feira (12), o MST e diversas entidades do campo e da cidade se reúnem no município de Lages (SC) em defesa da agricultura familiar e camponesa.
Cerca de 1.000 pessoas estão reunidas no salão Paroquial São Cristóvão, onde se inicia o debate e a apresentação dos frutos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto às milhares de famílias do campo.
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Fotos: Coletivo de Comunicação do Extremo Sul
Reivindicar, formar, capacitar, empoderar e revolucionar são as palavras que estão motivando a construção de diversos encontros com Educadores e Educadoras do MST em toda a Bahia.
Por Fernando G. V. Prioste
Da Gazeta do Povo
Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem por meio desta nota se solidarizar com a atual diretoria do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Os recentes ataques que este sindicato vem sofrendo partem de setores ligados aos patrões da grande mídia, e provam uma vez mais que o capital reage sempre que é atacado.
Da Página do MST
Organizações e movimentos sociais do campo e da cidade realizam nesta terça (12) e quarta-feira (13) mobilizações em oito rodovias do Paraná.
Da Página do MST
No dia 3 de maio deste ano, ficou famoso o caso da Escola Municipal Rural São José do Pontal, localizada na área rural do município de Rio Verde (GO), quando um avião de pulverização lançou agrotóxicos sobre crianças, adolescentes e adultos, que estavam na área externa do prédio em horário de recreio.
Da Página do MST
Na manhã deste domingo (11), cerca de 300 famílias do MST vindas de três acampamentos, ocuparam a Fazenda Caieiras “Rio dos Patos”, no município de Vila Propício, a cerca de 280 km de Goiânia (GO).
O processo de desapropriação da área já foi iniciado há mais 6 anos, cujo decreto de desapropriação está sob judice por conta de demandas familiares. A área, ocupada pela segunda vez, tem aproximadamente 5 mil hectares e poderia assentar em torno de 200 famílias.
Da Página do MST
Neste sábado (10), se encerrou a 12ª Jornada de Agroecologia, realizada nas cidades de Maringá e Paiçandu, no Paraná.
Da Página do MST
Da Página do MST
As famílias acampadas às margens da rodovia TO-050, entre as cidades de Palmas e Porto Nacional, foram constrangidas pela promotora de justiça, Marcia Mirele Stefanello, do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO).
A promotora foi ao acampamento “Sebastião Bezerra”, acompanhada da polícia, para fazer o cadastro das pessoas, cuja função é atribuída ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já disse que em breve fará o cadastro das famílias.
Por Marcelo Matos
Da Página do MST
Mais de 300 jovens se reuniram na Escola do Campo Francisco Barros, no assentamento Lagoa do Mineiro em Itarema, no litoral do Ceará, para participar de um dia de debate, oficinas e estudo em torno da Jornada da Juventude Sem Terra, na quarta-feira (10/8).
Foi realizado um estudo sobre as tarefas e organização da juventude, oficinas de estêncil, agitação e propaganda, mística simbologia e valores e teatro do oprimido.
Da BBC Brasil
O número recorde de quase 81 milhões de jovens desempregados no mundo em 2009, devido à crise econômica, cria o risco do surgimento de “uma geração perdida, constituída de jovens que abandonaram o mercado de trabalho e perderam as esperanças de poder trabalhar e ganhar a vida decentemente”, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.
Da RadioAgênciaNP
A taxa mundial de desemprego entre os jovens de 15 a 24 anos atingiu o maior índice desde o ano de 1991. Um relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nesta quinta-feira (12), revela que no final de 2009 mais de 80 milhões de pessoas nessa faixa etária estavam fora do mercado de trabalho.
Além do desemprego, outro perigo ronda a juventude. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, estima que ocorram 69 homicídios para cada 100 mil jovens na América Latina e no Caribe. Um dos maiores índices do mundo.
Leia também
Por Maria Dolores de Brito Mota
Socióloga e professora da Universidade Federal do Ceará
Na Adital
12 de agosto de 1983.
Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, presidente do Sindicato de Trabalhadores rurais de Alagoa Grande, município do Estado da Paraíba, foi assassinada por um pistoleiro, a mando dos usineiros da região do brejo paraibano.
O crime foi brutal.
Eram aproximadamente 18 horas e Margarida estava em frente a sua casa com o marido e o filho, quando um matador de aluguel deu um tiro de espingarda calibre 12,em sua face, deformando-a.
Do Fórum Nacional pela
Reforma Agrária e Justiça no Campo
Falta menos de um mês para a realização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. Entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais articulados em todos os estados realizam nesta quinta-feira um grande mutirão de formação e divulgação do evento.
Da Comunicação do MAB
Encerra-se hoje (12/08) o acampamento Terra Livre Regional, organizado por organizações indígenas e não indígenas, em Altamira (PA). Mais de 400 indígenas, ribeirinhos, pescadores e agricultores participaram do encontro, que iniciou no último dia 9.
Em uma série de mesas e painéis de debates, os participantes discutiram sobre as dúvidas relacionadas ao projeto da usina de Belo Monte, os impactos para a floresta, povos indígenas e comunidades tradicionais e também reafirmaram que são contrários a sua construção.
Uma comissão de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) foi recebida em Brasília, na manhã desta quarta-feira (12/8), por um grupo interministerial formado pelos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), pelos secretários executivos João Bringel (Ministério do Planejamento), Nelson Machado (Fazenda) e Roberto Kiel (Incra) e pelo secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Gerso
A jornada de lutas do MST, que cobra do governo federal a realização da Reforma Agrária e o fortalecimento dos assentamentos, mobilizou trabalhadores de 11 estados nesta quarta-feira (12/8), com a manutenção de ocupações de superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em sete estados, além de marchas e protestos.
Os mil trabalhadores rurais do MST fazem um ato em frente ao Tribunal Regional Federal (TRF), na tarde desta quarta-feira (12/8), para denunciar como o Poder Judiciário está prejudicando a criação de assentamentos no estado de São Paulo, com processos contra a desapropriação de latifúndios pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O ato em frente ao TRF acontece às 15h30, próximo ao Masp. Às 14h, os Sem Terra partiram em marcha do Estádio do Pacaembu, onde estão alojados, e devem passar pela Avenida Dr. Arnaldo e pela Avenida Paulista.
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), presidente da Frente Parlamentar da Terra no Congresso Nacional, defendeu em Brasília na terça-feira (11/8), a atualização dos índices de produtividade, dados que determinam se uma fazenda é ou não improdutiva e que estão defasados há mais de três décadas.
"O presidente Lula precisa tomar uma atitude", cobrou Dr. Rosinha. "Com novos índices, o número de imóveis que não cumprem sua função social disponíveis para a reforma agrária cresceria muito no país"
A Brigada Militar cerca, neste momento, a Prefeitura de São Gabriel, no Rio Grande do Sul para cumprir a ordem de despejo do prédio concedida pela Justiça. Cerca de 300 trabalhadores rurais Sem Terra ocupam a sede desde esta manhã.
As famílias reivindicam uma reunião com o prefeito Rossano Gonçalves, a fim de negociar a pauta de reivindicações. No entanto, ele se nega a receber os Sem Terra, pediu a reintegração de posse e ainda confirmou a ação da Brigada Militar caso os manifestantes resistam em sair.
As centrais sindicais, movimentos populares e organizações de estudantes fazem uma grande manifestação contra a crise econômica e as demissões, na sexta-feira (14/8), em São Paulo, dentro de uma jornada de lutas nacional organizada por mais de 20 entidades.
Na quinta-feira, às 10h, as entidades organizadoras do ato concedem entrevista coletiva à imprensa no Palácio dos Trabalhadores, da Força Sindical, com a participação do integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile.
O MST participa de ocupação de área de 200 hectares em Florianópolis, no bairro de Canavieiras, na manhã desta quarta-feira (12/8), para denunciar que o governo do Estado cedeu esse terreno há 30 dias para dois grupos empresariais do ramo de hotelaria, enquanto descumpre os compromissos de garantia de moradia, saneamento básico e fornecimento de energia à população da periferia da cidade.
Cerca de 300 Sem Terra ocupam neste momento (12/08) o prédio da Prefeitura de São Gabriel, no Rio Grande do Sul e, outros 100, ocuparam o escritório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município. As famílias reivindicam da Prefeitura e do Incra melhorias na infra-estrutura no assentamento criado na cidade no final de 2008, em parte da fazenda Southall, desapropriada no mesmo ano.
Cerca de 500 agricultores organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e em outros movimentos da Via Campesina montaram acampamento nesta quarta-feira (12/8) na comunidade São Jorge, em Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul. O objetivo é debater os direitos sociais da população da Bacia do Rio Uruguai e pressionar para o encaminhamento das reivindicações. A estimativa é de que mais de mil pessoas participem do acampamento que vai até o dia 14/10.
Sem Terra, Atingidos por Barragem, Estudantes, Sindicalistas, Pastorais e integrantes de diversas outras organizações sociais que atuam na Paraíba, realizam uma série de atividades políticas durante a Semana de Lutas, entre os dias 10 e 14/8.
Cerca de 700 integrantes do MST ocuparam nesta manhã (12/8) a fazenda Southall, em São Gabriel, na Fronteira Oeste. As famílias exigem que o governo federal desaproprie o restante da fazenda de 9,2 mil hectares. No final de 2008, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desapropriou 5 mil hectares da fazenda.
Movimentos sociais do campo e da cidade, junto com sindicatos, mobilizaram mais de 450 militantes nesta segunda-feira (10/8), em frente à sede da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A atividade deu a largada para a Jornada Nacional Unificada de Lutas em Santa Catarina. A mobilização segue até a sexta-feira, com atos em órgãos públicos e manifestações, que buscam debater com a população a origem da crise econômica atual – ocasionada pela especulação e por um modelo econômico perverso – e suas consequências para os trabalhadores do campo e da cidade.
Em 10 de dezembro do ano passado, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) amanheceu ocupada por atingidos por barragens, sem-terra, pequenos agricultores e urbanos. Os trabalhadores protestavam contra o leilão de concessão do aproveitamento energético da primeira hidrelétrica do…
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberou, recentemente, 12 experimentos de campo com variedades transgênicas de eucalipto. Essa é a última etapa da pesquisa antes do pedido de uso comercial. A expectativa dos empresas papeleiras é que o Brasil…
Mais de mil jovens de movimentos sociais de 20 estados se reúnem na UFF (Universidade Federal Fluminense), na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro para estudar e sistematizar questões referentes à realidade brasileira e procurar apontar conjuntamente algumas saídas…
Mais de 300 Sem Terra acampados em áreas próximas aos municípios de Itabaiana, Juripiranga e Pilar realizam ato em frente à delegacia de Pilar denunciando a prisão e as agressões físicas sofridas pelo trabalhador rural preso no último domingo durante…
Em 11 de agosto, 600 famílias do MST do Paraná acampadas na fazenda Campo Real, município de Candói e 500 famílias acampadas no Complexo Cajatí, em Cascavel, ocuparam duas praças de pedágio próximas às fazendas. O objetivo da mobilização é…
Organizadas pelo MMC (Movimento das Mulheres Camponesas do Brasil), trabalhadoras rurais de 15 estados realizam mobilizações hoje (12). A data marca a resistência da luta das mulheres pela Reforma Agrária. Há 21 anos, em Alagoa Grande, Paraíba, a líder sindical…
Em 11 de agosto, 600 famílias do MST do Paraná acampadas na fazenda Campo Real, município de Candói e 500 famílias acampadas no Complexo Cajatí, em Cascavel, ocuparam duas praças de pedágio próximas às fazendas. O objetivo da mobilização é…
Organizadas pelo MMC (Movimento das Mulheres Camponesas do Brasil), trabalhadoras rurais de 15 estados realizam mobilizações hoje (12). A data marca a resistência da luta das mulheres pela Reforma Agrária. Há 21 anos, em Alagoa Grande, Paraíba, a líder sindical…
Organizadas pelo MMC (Movimento das Mulheres Camponesas do Brasil), trabalhadoras rurais de 15 estados realizam mobilizações hoje (12). A data marca a resistência da luta das mulheres pela Reforma Agrária. Há 21 anos, em Alagoa Grande, Paraíba, a líder sindical…
Em 11 de agosto, 600 famílias do MST do Paraná acampadas na fazenda Campo Real, município de Candói e 500 famílias acampadas no Complexo Cajatí, em Cascavel, ocuparam duas praças de pedágio próximas às fazendas. O objetivo da mobilização é…
Nós trabalhadores rurais demitidos da Usina Catende e possuidores de créditos trabalhista perante a Justiça do Trabalho e principais credores do Processo da Falência, em sua maioria ainda moradores dos Engenhos pertencentes a essa usina, acampados desde o dia 6…