Dia 29 de abril de 2024

Sem Terra ocupam 11 latifúndios e Engenhos falidos em Pernambuco



Por Ramiro Olivier
Da Página do MST


Cerca de 1500 Sem Terra já realizaram 11 ocupações de terras e Engenhos falidos em todo o estado de Pernambuco, durante a Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária Popular.


Na tarde desta terça-feira (29/04), cerca de 100 trabalhadores rurais ligados ao MST ocuparam o Engenho Estivas, município de Escada. Pela manhã, mais de 60 famílias ocuparam a Fazenda Paus Preto, em Floresta, no Sertão do estado.

MST ocupa agências da Caixa Econômica Federal em Alagoas


Da Página do MST

Com ações em Maceió durante todo mês de abril, o MST dá continuidade à Jornada em defesa da Reforma Agrária com ocupações de prédios da Caixa Econômica Federal.

Na manhã desta terça-feira (29/04), foram ocupadas as agências da Caixa Econômica Federal de Atalaia e de Piranhas, em defesa do fortalecimento da política de habitação rural hoje conduzida pelo órgão do Governo Federal. O Movimento também se reúne hoje com o Governador Teotônio Vilela Filho, no Palácio República dos Palmares.

Trabalhadores rurais ocupam quatro agências da Caixa Econômica, no RS



Da Página do MST 


Mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras do MST, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) ocuparam quatro agências da Caixa Econômica Federal, na manhã desta terça-feira (29), no Rio Grande do Sul.


As ocupações foram realizadas nos municípios de Pelotas, Três Passos, Santa Maria e Passo Fundo, nas regiões Centro, Sul, Norte e Noroeste.

Cerca de 800 se manifestam em frente a Caixa Econômica Federal, em Chapecó

Por Fábio Reis
Da Página do MST


Nesta terça-feira (29), cerca de 800 militantes da Via Campesina marcharam rumo à Caixa Econômica Federal, no município de Chapecó (SC).


Os manifestantes pedem ao governo federal maior agilidade e atualização do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Para as famílias, a forma como será realizada a próxima chamada púlbica para a execução dos projetos está equivocada.

Após liberarem pedágios, Sem Terra seguem para a capital mineira


Da Página do MST


Os cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST encerraram na manhã desta terça-feira (29) a mobilização na praça de pedágio da rodovia Fernão Dias (BR 381), na altura do município de Santo Antônio do Amparo, região Sul de Minas Gerais.

Indígenas são alvo da ofensiva do agronegócio, mostra relatório da CPT



Mayrá Lima
Da Página do MST


O número de conflitos no campo registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) tiveram uma pequena redução em relação à 2012. Foram catalogados 1266 conflitos, quando, em 2012, foram 1364. 


Deste total, em 2013, contabilizam-se 1007 conflitos por terra, 154 conflitos trabalhistas e 104 conflitos por água, de acordo com o relatório Conflitos no Campo de 2013, divulgado pela CPT nesta segunda-feira (28).

Entrevista com João Paulo Rodrigues após MST ser premiado na Espanha


Da Página do MST


Confira a entrevista de João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, ao jornal espanhol La Voz Digital sobre o prêmio Guernica para a Paz e Reconciliação de 2013, na cidade de Guernica, na Espanha.

Na última sexta-feira (26), o MST ganhou o prêmio espanhol pelo reconhecimento da luta do Movimento pela busca da paz e justiça social.

Leia mais:

Seca já matou mais de um milhão de bois no estado da Bahia

 

 

Do Brasil 247

A seca que é considerada uma das piores da história e acomete o Nordeste há dois anos já causou a morte de aproximadamente um milhão de bois na Bahia, conforme informações de matérias dos jornais Correio e A Tarde neste domingo.

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), estimativa é a de que apenas o rebanho perdido nos últimos três anos causou um prejuízo da ordem de R$ 800 milhões aos produtores baianos.

Sem Terra temem novo conflito com grileiros de Senador La Roque, no MA


Da Página do MST

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra do Acampamento Cipó Cortado, da Região Tocantina – que abrange o município de Senador La Roque e Amarante (MA) -, continuam sobre forte ameaça dos fazendeiros da região.

Segundo a nota divulgada pelas famílias, jagunços e milícias liderados pelo fazendeiro Francisco Elson de Oliveira, que conta com o apoio de outros fazendeiros locais, continuam circulando livremente pela região, ameaçando e amedrontando os Sem Terra.

ENFF desenvolve técnica do ecotelhado em parceria com arquitetos

 

Por Talles Reis (texto e fotos)
Da Página do MST

 

Foram alguns meses de intensos trabalhos, o que era para ser uma simples reforma de uma casa tornou-se uma experiência viva de como é possível construir fora da lógica capitalista dominante, hegemonizada pelo uso do concreto e do ferro.

A necessidade de se reformar uma das casas da ENFF, que serve de moradia para militantes da Brigada Apolônio de Carvalho, permitiu a realização da experiência de construção do telhado de grama, também conhecido por telhado vivo, telhado verde ou ecotelhado.

Seminário no Largo São Francisco abre as portas para os movimentos sociais

Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST


Na abertura do seminário "Direito, pesquisa e movimentos sociais", que reúne pesquisadores de todo o país na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, advogados, juristas e representantes do governo destacaram a importância da presença dos movimentos sociais na universidade.

Participam da atividade 140 pesquisadores, de todas as regiões do país, que estudam a relação do Direito com os movimentos populares e as lutas sociais.

Aldo irrita governo com nova proposta para Código Florestal


Da Folha de S. Paulo



O relator da reforma do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) deixou o governo irritado ao apresentar na Casa Civil, anteontem, sua proposta de texto de conciliação para a lei.

Segundo a Folha apurou, o novo texto não acata as sugestões feitas pelo Executivo e retrocede uma negociação que já era delicada. Tudo isso a cinco dias da data marcada para o início da votação no plenário da Câmara.

MST monta acampamento em frente ao Incra em Cuiabá

 

Por Caio Bob


O MST levantou acampamento de 350 famílias do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, que agora tem novo endereço em frente à sede do Incra, em Cuiabá, nesta sexta-feira.

O Movimento vai continuar organizado em frente à instituição, que fica no Centro Político Administrativo, até início de maio.

Desde 10 de abril, homens, mulheres e crianças do MST em Mato Grosso estiveram acampados no Trevo do Lagarto para cobrar agilidade na reforma agrária.

CTNBIo descumpre decisão de garantir direito à informação

 

Da Terra de Direitos



A Juíza da Vara Federal Ambiental de Curitiba, Dra. Pepita Durski Tramontini, reconheceu, em nova decisão prolatada na segunda-feira (19), que a CTNBIo continua descumprindo o dever de oferecer amplo acesso as informações sobre biossegurança no país.

Sem Terra fazem marcha e acampam ao lado do Incra em Palmas

 

Da Página do MST

 

O MST e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) montaram, nesta quinta-feira, um acampamento com cerca de 300 famílias ao lado da sede da superintendência regional do Incra, em Palmas, capital do Tocantins.

A jornada de lutas iniciou no dia 21 com a ocupação da fazenda Dom Augusto, localizada no município de Porto Nacional.

As famílias realizaram uma marcha do local da primeira ocupação até a sede do Incra de mais de 30 quilômetros.

Alteração no Código Florestal causará impactos nas cidades

 

Por Danilo Augusto
Da Radioagência NP

 

Previsto para ser votado – na Câmara dos Deputados – nos dias três e quatro do próximo mês, o Projeto que altera o Código Florestal brasileiro (PL 1.876/99) pode extinguir uma área de aproximadamente 200 mil Km² de mata nativa. Como comparativo, é como se uma área protegida do tamanho do estado de São Paulo fosse liberada para o desmatamento.

CPT participa do I Seminário Nacional da Amazônia

Da CPT Com o objetivo de desenvolver, fortalecer e intensificar ações coletivas, assim como planejá-las para enfrentar a grilagem da terra e a destruição do meio ambiente, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, promove entre os dias 26 e 29 de abril, o Seminário Nacional: os impactos dos grandes projetos na Amazônia e as mudanças na legislação ambiental e fundiária. O evento, que ocorre em Belém (PA), reúne mais de 120 lideranças de aproximadamente 30 entidades, organizações e movimentos sociais do campo da região Amazônica.

Após despejo, Sem Terra marcham por desapropriação de latifúndio em Campinas

O MST e o Sindicato da Agricultura Familiar (Sintraf) promovem, na manhã desta quinta-feira (29/4), uma marcha da Casa de Encontros e Retiros Eromon, até a Prefeitura de Campinas. Após 15 dias acampadas na área da fazenda improdutiva Monte D'este, na região da grande Campinas, 150 famílias Sem Terra foram despejadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (28/4), sem que fossem atendidas suas reivindicações sobre a área.

Relatório mostra problemas com biodiesel de soja

A ONG Repórter Brasil acaba de lançar o relatório Os impactos da soja na safra 2009/10, produzido pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA). O documento analisa aspectos da produção da cultura em regiões onde está consolidada, como o Mato Grosso, e onde acaba de despontar, como o oeste baiano.

Inquérito apura ligação de deputado com desmatamento

Da Repórter Brasil O deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) é acusado pelo desmatamento irregular de 1,6 mil hectares da floresta amazônica em fazendas que seriam de sua propriedade no município de Machadinho D`Oeste (RO). O local fica a cerca de…

Inoperância da Justiça leva Brasil a Corte da OEA

O Estado Brasileiro estará no banco de réus nos dias 29 e 30/4 para responder por qual motivo o assassinato do trabalhador rural Sétimo Garibaldi, ocorrido no Paraná em 1998, nunca teve o inquérito policial concluído e nenhuma denúncia apresentada…

MST resistirá a despejo em Nova Santa Rita

Do Coletvo Catarse Expirou na quinta-feira passada (23/04), o prazo determinado pela Justiça Federal para que as famílias do acampamento Jair da Costa, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, retirem-se da área onde estão, que é cedida…

Quilombolas realizam ato na Prefeitura de Garanhuns

Nesta terça-feira (28/4) cerca de 400 quilombolas realizaram um ato público em frente à Prefeitura de Garanhuns, localizada na região do agreste de Pernambuco. Ao todo foram oito comunidades quilombolas dos municípios de Garanhuns, Águas Belas e São Bento do…

Vice-presidente do Incra se reúne com Sem Terra em MG

Os 500 trabalhadores e trabalhadoras ocupam o órgão desde a manhã do dia 28 e realizam diversos debates sobre a Reforma Agrária no estado e no Brasil. A audiência com o vice-presidente do Incra, Roberto Kiel, está marcada para o…

Fome e direitos humanos

Por Jean Ziegler* I. A cada cinco segundos, uma criança menor de dez anos morre de fome ou em decorrência das seqüelas imediatas. Mais de seis milhões em 2007. A cada quatro minutos, alguém perde a visão devido à falta…

Entidades apóiam a ocupação

CPT, Fetraf, MTL, MLST, Abra e Cáritas publicaram uma carta manifestando solidariedade aos trabalhadores que ocupam desde ontem a sede do Incra, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Leia, a seguir, o documento na íntegra: Carta em Solidariedade à pauta da…

Polícia cerca prédio do Incra em Minas Gerais

Os 500 trabalhadores e trabalhadoras que ocupam as dependências da Superintendência Estadual do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Belo Horizonte, estão neste momento cercados pela Polícia Federal e Militar. O prédio encontra-se fechado desde a noite…

Sem Terra cobram construção de escolas

Aproveitando a iniciativa do MEC (Ministério da Educação) de financiar a construção de escolas rurais, o MST em Alagoas encaminhou para todas as prefeituras de municípios, onde há escolas, um oficio informando sobre documento que já fora enviado às prefeituras,…

Requião afirma que MST é benção de Deus

Durante Audiência Pública, realizada em 15 de abril, no Marumby Expocenter, em Curitiba, com quatro mil agricultores, o Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião afirmou que “o MST é uma benção de Deus para o Brasil e agradeceu pelo…