
Saúde é a capacidade de lutar contra tudo que nos oprime
O 14º Acampamento das Mulheres do Campo e da Cidade reafirmou a saúde como resistência, com atendimentos médicos, vacinação e práticas populares
O 14º Acampamento das Mulheres do Campo e da Cidade reafirmou a saúde como resistência, com atendimentos médicos, vacinação e práticas populares
O Acampamento reuniu cerca de 600 mulheres de todas as regionais do MST em Salvador, de 28 a 30 de março de 2025
Revista francesa Le Monde destaca trabalho do MST e conflitos fundiários no Pará, mostrando o acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas e a luta pela reforma agrária
Manifesto aponta o grave impacto aos ecossistemas não-florestais e à sustentabilidade da agricultura brasileira
Cerca de 2 mil famílias assentadas, vinculadas a 12 cooperativas do MST no RS, já estão organizadas para participar da política pública
O plantio foi realizado pelas famílias do assentamento Conquista, no município de Tremembé/SP, entre os dias 27 e 29 de março
TV Rio Sul, retransmissora da Globo em Resende (RJ); face empresarial e agrária de Arnaldo é bem menos conhecida
Segundo pesquisador, o trigo geneticamente modificado vai aumentar o uso do glufosinato de amônio, agrotóxico perigoso proibido na Europa
Acampamento Fidel Castro, no interior desenvolve produção não transgênica da oleaginosa, dispensando químicos e buscando autonomia
Como o Pnae e o PAA são grandes impulsores de diversas cadeias produtivas em assentamentos da Reforma Agrária
O agronegócio, a mineração e o hidronegócio sustentam esse modelo e são gigantes demandadores de terra e territórios. Mas, o que isso tem a ver com os problemas do clima de hoje?
"É necessário o agronegócio cuidar para que não se tenha trabalho escravo, para que não desmate e destrua a natureza", afirmou
O anúncio foi feito pelo ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (30)
Almost 800 signers, directed to the ministers of the Supreme Court, defend the extension of the ADPF 828 anti-eviction measure
O violeiro faleceu no último dia 28 de março, em Minas Gerais
Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) reforça acompanhamento e diálogo com áreas de ocupação
As doenças crônicas são um dos grandes problemas para a saúde pública. Pacientes tentam lidar com o risco de desenvolver o efeito cascata de outras doenças e o governo apoia a política da doença e da morte
Após conversa com a Secretária Silvana Covatti os representantes dos movimentos sociais se manterão no local até obterem um retorno concreto
Cerimônia de imissão de posse da Antiga fazenda Xique-Xique, localizada em Lavras da Mangabeira, foi realizada nesta terça (29)
A turma é formada por mais de 40 educadas/os, vindos de áreas da Reforma Agrária de 12 estados brasileiros. O curso terá ênfase em Saúde Pública
Mobilizações convocadas pela Campanha Despejo Zero e movimentos populares nesta quarta-feira pedem prorrogação do prazo da ADPF 828
O maior produtor de arroz orgânico da América Latina começou a colheita da safra 2020/2021. Estima-se colher mais de 12,4 mil toneladas do alimento, cerca de 248 mil sacas de 50 kg. Confira as imagens!
Foram distribuídas 200 quentinhas, além de café, chá e máscaras de proteção contra o coronavírus
No Dia em Solidariedade ao Povo do Haiti, celebrado nesta segunda (29), entidades denunciam governo ilegítimo de Moïse
La Brigada Internacionalista del MST, Samora Machel de Zambia trabaja en África desde 2008 en los frentes de educación, agroecología y la organización de las mujeres.
O médico Sem Terra Danilo Araújo, do MST na Bahia, traz informações sobre o Coronavírus (Covid-19), desmentindo Bolsonaro, descrevendo a real gravidade da pandemia e apontando quais são as medidas de prevenção
Além disso, direção estadual do movimento tem orientado campanhas solidárias no Recife, Caruaru e Petrolina
A resolução que foi assinada pelo General Augusto Heleno, ministro do GSI, também diz que o governo federal avançará por mais 12 mil hectares da região de Alcântara
Alimentação saudável é uma aliada para manter corpo e mente sadios em tempos de coronavírus
Em Guararema, movimentos realizam a III Conferência da Frente Brasil Popular
Procurando aproximar a trocar experiências entre campo e cidade, o MST do Distrito Federal e Entorno realiza visita de campo com grupos urbanos de consumo responsáveis de cestas agroecológicas da Reforma Agrária e as famílias assentadas
A ameaça de extinção do PAA e do PNAE pelo atual governo deve piorar as condições de vida das famílias Sem Terra
O Brasil enfrenta as consequências de ser o líder mundial no uso de agrotóxicos. Enquanto isso, o governo Temer amplia novos registros e afaga os setores do agronegócio.
Feijão, batata, galinha caipira, cheiro verde, queijo, banana, mamão, mel de abelha, doce de leite, rapadura e coalhada são alguns dos produtos encontrados na feira.
Primeira Jornada Nacional em Defesa da Moradia Popular das Entidades do Campo e da Cidade acontece em todas as regiões do País.
Segundo os militantes, a luta vai continuar até que o governo ilegítimo do Temer pare de tirar os direitos dos trabalhadores.
É consenso entre as organizações camponesas que o golpe produzirá uma ruptura democrática com consequências terríveis para os trabalhadores do campo e da cidade, além de abrir caminho para a retomada do projeto neoliberal no Brasil.
De acordo com João Pedro Stedile, da direção do MST, o momento de crise política exige a união da classe trabalhadora para a construção de um outro modelo de desenvolvimento.
Além de várias cidades brasileiras, manifestantes na Alemanha, na Espanha e na Inglaterra também vão às ruas contra o impeachment.
Militantes debateram o atual cenário político e encaminharam a criação de um Comitê Contra o Golpe.
Músicos, musicistas, poetas, poetisas, cantadores e cantadoras se reuniram para fazer da arte uma importante arma na construção de uma nova sociedade.
Mais de 450 delegados e 100 convidados participaram do encontro entre os dias 26 a 29 de março.
O curso reuniu 30 militantes de sete estados do nordeste e construiu linhas políticas organizativas de acordo com as realidades.
Faixas, bandeiras, música, dança e palavras de ordem em crítica ao sistema capitalista embalaram a tradicional Marcha dos Povos.
A reflexão desses 19 anos passa pela madrugada do dia 26 de março de 1996, o dia da primeira entrada de trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra na Fazenda Califórnia.
O ato é para que poder público agilize a construção da escola no Assentamento Mário Lago e denuncia a entrada do agronegócio nas escolas públicas.
Se o ministro Gilmar já criticou na imprensa a ADI da OAB contra financiamento de empresas por que segurar mais o processo?
Por Guilherme Almeida
Da Página do MST
Está em curso em Fortaleza (CE) a aplicação do método cubano de alfabetização “Sim, Eu Posso” (Yo si puedo). A ação é uma parceria do governo municipal com o setor de educação do MST, como parte do Programa Fortaleza Alfabetizada, e deve formar 1888 turmas de jovens e adultos.
Por Isabel Harari
Da Carta Maior
Da Agência Câmara
Em reunião com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Marco Maia, se comprometeu a discutir a Proposta de Emenda à Constituição contra o Trabalho Escravo (PEC 438/01) com os demais parlamentares e a agilizar a sua tramitação.
Por José Dirceu
Do Blog do Zé
Numa contra-ofensiva ao que costuma chamar de "abril vermelho", mês de número maior de ações do MST, a imprensa desfecha - particularmente o Estadão nos últimos 2 dias - uma série de ataques ao movimento.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar realizou um despejo violento de 75 famílias do MST de um latifúndio improdutivo, no município de Touros (a 70 km da capital), na região litorânea do Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (30/3).
Os 150 soldados do batalhão chegaram ao local em torno das 14h. Logo depois, queimaram os barracos com os pertences das famílias e deixaram seis pessoas feridas, que foram levadas ao Hospital Municipal de Touros.
Por Raquel Casiraghi
Na última sexta-feira (26/3), assentados da região de Porto Alegre (RS) deram início à colheita da safra do arroz ecológico, no Assentamento Lagoa do Junco, na cidade de Tapes, a 103km da capital. Ao todo, foram plantados 2.104 hectares nesta safra. A estimativa de produção é de 177.767 sacas de arroz ecológico (sem o uso de venenos e adubos químicos) e em transição.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar realizou um despejo violento de 75 famílias do MST de um latifúndio improdutivo, no município de Touros (a 70 km da capital), na região litorânea do Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (30/3).
Os 150 soldados do batalhão chegaram ao local em torno das 14h. Logo depois, queimaram os barracos com os pertences das famílias e deixaram seis pessoas feridas, que foram levadas ao Hospital Municipal de Touros.
A Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos publicou um estudo de caso sobre as diversas violações de direitos humanos protagonizadas pela Syngenta Seeds, empresa transnacional do agronegócio que produz sementes transgênicas e agrotóxicos.
Cerca de dez mil agricultores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fazem nesta terça-feira (30/3) mobilizações em agências do Banco do Brasil e do Banrisul em 18 municípios do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo das ações é cobrar do governo estadual e federal medidas para que os agricultores possam continuar no campo.
Os principais pontos de reivindicação dos agricultores são :
Do Ecodebate
Em 2009, 65% dos agrotóxicos registrados no Brasil não chegaram a ser comercializados. Dos mais de 2 mil produtos disponíveis, apenas 783 chegaram às mãos dos agricultores. Os dados fazem parte do estudo “Monitoramento do Mercado de Agrotóxicos”, organizado pelo professor da Universidade Federal do Paraná Victor Pelaez.
O Marco Aurelio Mello segue a acompanhar a estranha história do terreno, numa das áreas mais valorizadas de São Paulo, que havia sido (digamos) ocupado pela TV Globo.
Vocês sabem que o MST - quando ocupa - é acusado de "invadir".
Coisa de comunista.
Coisa de agricultor "vagabundo" (como dizem taxistas e madames da Oscar Freire, em São Paulo)
A Globo - quando ocupa - resolve tudo na base da "parceria".
A Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ABEEF) lançou uma cartilha que analisa uma das mais de trinta propostas de alteração do Código Florestal tramitando no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) nº 5367 de 2009, de autoria do Deputado Federal Valdir Colatto.
O texto denuncia as mentiras e táticas utilizadas pelos latifundiários para flexibilizar a legislação ambiental, "de forma que possam continuar sua devastação do território nacional e promover a manutenção da hegemonia do agronegócio", afirma a entidade.
Uma representação de 60 famílias das cerca de 750 famílias Sem Terra assentadas em São Gabriel, na Fronteira Oeste, protestam neste momento em frente à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na cidade de Santana do Livramento.
Do Valor Econômico
Alimentar uma população global em crescimento acelerado em vista da mudança climática e das estagnadas verbas para ajuda alimentar e pesquisa agrícola exigirá uma reformulação básica da agricultura, dizem especialistas.
Ao contrário da "Revolução Verde" que aumentou dramaticamente a produção agrícola na América Latina e Ásia a partir dos anos 1950, porém, uma nova reestruturação precisará se concentrar tanto em novas variedades de sementes como em governança adequada, capacitação de mulheres e em colocar limites à especulação com commodities, acrescentaram.
As centrais sindicais, movimentos populares, entidades estudantis e pastorais sociais reuniram 15 mil pessoas e fizeram uma grande marcha no Ato Internacional Unificado contra a Crise, nesta segunda-feira (30/3), em São Paulo. Os manifestantes cobraram medidas contra o desemprego, a…
“Apenas a unidade da classe trabalhadora vai trazer possibilidade de transformação””. As palavras de Leandro Cerqueira, representante da UNE (União Nacional dos Estudantes), constituíram o espírito do ato unificado em defesa do emprego, pela Reforma Agrária e pelos investimentos em…
A manifestação em defesa dos direitos dos trabalhadores prejudicados com a crise internacional do capitalismo reuniu hoje no centro de Maceió cerca de cem trabalhadores, que dialogaram com quem passava sobre a origem e os efeitos da crise econômica para…
No Dia Internacional de Combate à Crise e às Demissões, as bandeiras de não às demissões, redução da jornada sem redução de salários e direitos, e em defesa dos direitos trabalhistas, aglutinaram centrais e movimentos sociais, na Avenida Cândido de…
Na manhã desta segunda-feira (30/3), entidades ligadas à Via Campesina e centrais sindicais realizaram, no Recife, o ato em defesa da classe trabalhadora e contra a crise econômica mundial e o desemprego. A manifestação compõe a Jornada Internacional Unificada contra…
Cerca de 250 famílias Sem Terra do Distrito Federal e Entorno ocupam, desde o início da tarde desta segunda-feira (30/03), o prédio da Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Brasília, conhecida como SR 29.…
Numa unidade há tempos não vista na esquerda, as centrais sindicais e demais movimentos sociais alagoanos fazem hoje um ato no centro de Maceió para dizer que os trabalhadores não vão pagar pela crise dos capitalistas. Desde que a crise…
Nesta segunda-feira (30/3), centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos, mobilizam-se em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro contra a crise e as demissões. As moblizações acontecem na capital do estado e no município de Volta Redonda, sede da…
Nós, jovens camponesas e camponeses, participantes da VI Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude Rural, vindos dos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande…
A Via Campesina – articulação dos movimentos sociais do campo – participará das mobilizações contra a crise econômica e pelo “Fora Yeda” no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (30/03). Os camponeses somam-se às centrais sindicais e movimentos urbanos em…
Entre os dias 30 de março e 2 de abril, o MST realiza a Marcha Regional por Justiça Social e Reforma Agrária Já!, na região de Jales (580 km da capital). Participam da mobilização cerca mil trabalhadores e trabalhadoras Sem…
O MST participa das manifestações em defesa da classe trabalhadora e contra a crise econômica mundial, ao lado das entidades mais representativas do movimento sindical, estudantil e popular, nesta segunda-feira (30/3). Os atos contra a crise, que foram discutidos na…
O estudante Galdencio Costa (foto) disse que africanos que moram nos alojamentos da Universidade de Brasília (UnB) são perseguidos por preconceito racial há mais de cinco anos. Apartamentos de africanos na UnB foram queimados essa semana e mensagens de ódio…
Nesta sexta-feira, dia 30, as famílias da Ocupação João Cândido estão fazendo uma grande marcha rumo ao Palácio dos Bandeirantes, com participação de aproximadamente 3.000 pessoas. Os manifestantes solicitam que o governo estadual se comprometa a encontrar uma solução de…
Durante uma manifestação em solidariedade ao líder do MST, José Santino, que está preso no presídio Ciridião Durval, no Tabuleiro do Martins, Maceió (AL), alguns trabalhadores rurais Sem Terra foram atingidos com balas de borracha disparadas por policiais do Grupo…
Começa hoje, dia 30, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 55º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE. A UFRJ receberá mais de 500 lideranças jovens de todo o país. Até o dia 1º de abril,…
Aloisio Milani Agência Brasil O juiz da comarca de Rondon do Pará retirou a acusação contra o principal suspeito de ser o mandante do assassinato do trabalhador rural José Dutra da Costa, conhecido como Dezinho, em novembro de 2000. O…
Flávia Agnello Rádio Nacional Representantes do Congresso Nacional, da Polícia Federal e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal tiveram reunião hoje (29) com o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Milholland.…
Após um despejo violento que resultou em dez Sem Terra feridos e nove presos, no dia 23 de março, em Diamante do Oeste, no Paraná, na manhã desta sexta-feira, dia 30, mais 60 famílias do MST foram despejadas na região…
O presidente dos EUA pousava no Brasil e milhares de pessoas se manifestavam contra sua política; algumas mulheres recebiam flores, que não lembravam nem as mortes das mulheres de Chicago, em 1857, nem o protagonismo das mulheres camponês do Brasil,…
Mais de três mil trabalhadores rurais do MST estão mobilizados em onze regiões do Estado em protesto à prisão do dirigente estadual José Santino, preso há 14 dias sob acusação de lesão corporal e cárcere privado do fazendeiro Pedro Batista,…
Gisele Barbieri Radioagência NP O Brasil é um dos maiores fabricantes de armas de pequeno porte do mundo. O dado foi divulgado pelo grupo de pesquisas Suíço “Small Arms Survey”, do Instituto de Estudos Internacionais de Genebra. Entre 2002 e…
Gisele Barbieri Radioagência NP Depois de quase duas semanas de acampamento, já chega a 2.500 o número de famílias em um terreno em Itapecerica da Serra (SP). As famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) cobram da prefeitura o…
Milhares de camponeses de diversos estados do país se preparam para o mais importante evento sobre agrobiodiversidade do Brasil, a IV Festa Nacional das Sementes Crioulas (Fenamic), que será realizada de 18 a 22 de abril, em Anchieta (SC). Em…
Maria Luisa Mendonça e Marluce Melo “Poderíamos construir projetos para países pobres não verem nos países ricos apenas países exploradores”. Essa proposta feita pelo presidente Lula durante a visita de Bush ao Brasil, no dia 9 de março, sintetiza o…
A integrante do MST Marina dos Santos recebe hoje, dia 30, a 19ª Medalha Chico Mendes de Resistência. A medalha é concedida a pessoas e entidades que têm se destacado na luta contra a tortura, a impunidade, desrespeito aos direitos…
Por Frei Gilvander Moreira No dia 20 de janeiro deste ano, a Aracruz Celulose mobilizou helicópteros, bombas, armas, tratores e 120 agentes da Polícia Federal, para destruir duas aldeias e expulsar 50 pessoas dos povos indígenas Tupiniquim e Guarani de…