Dia 5 de outubro de 2024

Balanço da CPI do MST

Em balanço do final da CPI que tentou criminalizar o Movimento Sem Terra, Ayala Ferreira, da coordenação nacional do MST, destaca os desafios e próximos passos na luta em defesa da Reforma Agrária Popular e da organização dos trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade

Viva a América Latina de Violetas e Mercedes!

Graças à vida, que pulsa a América Latina em luta. Na última terça (4), foi dia de celebrar a vida de duas importantes mulheres, referências da música e da cultura latino-americana, Violeta Parra e Mercedes Sosa. Confira!
Segurança pública e a falácia de Bolsonaro

Segurança pública e a falácia de Bolsonaro

Em seu plano de Governo o candidato de extrema-direita defende medidas pouco eficientes e que só tem como objetivo aumentar a violência e a insegurança do país

Assentados fornecerão alimentos à Universidade Federal do Paraná


Por Daniele Silveira
Da Radioagência NP

Os pequenos agricultores do Paraná serão os primeiros a participar do contrato de venda direta de produtos para uma instituição pública. Nesta sexta-feira (05), a universidade federal do estado (UFPR) lança um edital para a compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, que serão destinados aos restaurantes universitários.

Relatoria investiga violações de Direitos Humanos no caso da fazenda Cedro



Da Página do MST*

Entre os dias 8 a 10 de outubro, a Relatoria do Direito Humano a Terra, Território e Alimentação da Plataforma Dhesca Brasil realiza uma missão de investigação sobre casos de violações dos direitos humanos relacionados à terra e à reforma agrária no município de Marabá, na região sudeste do Pará.

A iniciativa se dá após a denúncia de movimentos sociais, como o MST e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), sobre o ataque de seguranças privados à integrantes do MST, na Fazenda Cedro, do banqueiro Daniel Dantas, em junho deste ano.

Cientistas condenam alterações da MP do Código Florestal


Do Jornal da Ciência  
 
A tramitação da MP 571/2012 do Código Florestal foi concluída no Congresso e retorna para apreciação da presidente da República. Confira a íntegra da carta encaminhada pela SBPC e ABC para a presidente Dilma Rousseff.

Senhora Presidenta,

Movimentos pressionam para que Equador não ceda aos transgênicos


Por Natasha Pitts
Da Adital


A Via Campesina Internacional, movimento que une trabalhadores/as agrícolas do mundo todo em defesa da agricultura sustentável em pequena escala como modo de promover a justiça social e a dignidade, fez, na última semana, um apelo ao presidente equatoriano Rafael Correa. Os integrantes da organização pedem que o mandatário não se renda aos transgênicos e que respeite as decisões tomadas pelo povo equatoriano.

Campanha contra agrotóxicos é lançada em Maringá

Do Odiário
  
  
João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, estará em Maringá nesta quarta-feira (5) para o lançamento do Comitê Regional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida. O evento acontece na Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 19h30, na sede social da Associação dos Funcionários da UEM (Afuem).

“Governo do DF é moroso na Reforma Agrária”



Por Iris Pacheco
Da Página do MST

 
Nesta terça- feira (4/10), o MST se reuniu com o governo do Distrito Federal (GDF) no palácio dos Buritis, em Brasília, para negociar a pauta de reivindicações do movimento no DF e entorno.

Advogados apontam inconstitucionalidades no novo Código Florestal

 

Da Folha de S. Paulo



Advogados reunidos ontem no Senado para debater a reforma do Código Florestal dizem que o texto em análise contém inconstitucionalidades e outras falhas.

Hoje o relatório do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) sobre a proposta começa a ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O governo já havia apontado problemas "técnicos", mas tem evitado criticar seu teor.

Sem Terra planejam futuro da produção em Viamão

 

Da Página do MST



As famílias Sem Terra que ocupam desde o dia 26 de setembro uma área nas proximidades da ERS-040 em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, fizeram uma marcha de reconhecimento da área, nesta terça-feira (4/10), para levantar as características da terra e planejar o futuro assentamento.

Pais fazem protesto contra saída de diretora de escola de assentamento em Itapipoca

Pais fecham escola em protesto contra saída de diretora

De O Povo


Pais de alunos da Escola de Educação Básica da localidade de Maceió, em Itapipoca, decidiram suspender as aulas em protesto contra a exoneração da diretora da instituição, Maria José Batista. A escola fica em um assentamento rural do distrito e atende cerca de 400 estudantes do 1º ao 9º ano.

Veja vídeo sobre ocupação do MST em área do tráfico de drogas em Viamão

 

O MST realizou três ocupações no Rio Grande do Sul na semana passada. As famílias Sem Terra ocupam as áreas para pressionar os governos federal e estadual o cumprimento do acordo firmado em abril deste ano de assentar todos os trabalhadores e trabalhadoras acampadas hoje no estado.

Na região de Porto Alegre, mais de 300 trabalhadores ocupam uma área na RS 040, próximo ao posto do pedágio de Viamão. O local foi motivo de investigação da Polícia Federal que neste ano encontrou mais de 2 toneladas de maconha na área.

Abaixo, veja vídeo sobre a ocupação em Viamão

Via Campesina exige da FAO apoio às verdadeiras soluções para crise alimentar

Da Comunicação da Via Campesina De 11 a 16 de outubro, em Roma, Itália, acontecerá a sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da FAO. Representantes do movimento camponês internacional, a Via Campesina, estarão presentes junto com outros atores da sociedade civil para exigir verdadeiras soluções à permanente crise alimentar mundial, assim como medidas concretas para abordar os problemas da especulação em cima de produtos básicos alimentícios e a acumulação e concentração de terras.

A agroenergia serve à vida ou ao capital?

Por Leonardo Boff No Jornal do Brasil No artigo anterior abordamos a energia como um dos maiores enigmas do universo, especialmente, a Energia de Fundo que sustenta o cosmos e cada ser. Agora concentramo- nos na agroenergia, a mais saudada nos dias atuais por causa da crescente exaustão da matriz energética fóssil. Ela é vista como uma espécie de Arca de Noé salvadora do atual sistema. Naturalmente, a energia, pouco importa seu tipo, é imprescindível para tudo, particularmente é o motor da economia de mercado e serve para todas as civilizações.

O que queremos com a nossa jornada

[img_assist|nid=10706|title=|desc=|link=none|align=right|width=640|height=640] Nossa jornada tem como objetivos: >>> Fortalecer a identidade da criança Sem Terra na luta. >>> Realizar uma grande festa de socialização de experiências culturais das crianças. >>> Fortalecer e valorizar a organização das crianças nos acampamentos e assentamentos. >>> Pautar para as autoridades locais as demandas das escolas, espaços de lazer e infra-estrutura nos assentamentos.

Veja dados sobre educação infantil no campo

Dados da Pesquisa Nacional das Áreas de Reforma Agrária (PNERA), de 2004, realizada em 6.338 assentamentos, com abrangência de 8.679 escolas (incluindo as escolas do entorno dos assentamentos, que recebem alunos assentados), e envolvem 10.200 famílias.

As cirandas infantis no MST

Por Edna Rossetto* Do setor de educação MST-SP A INFÂNCIA VIVENCIADA pelas crianças do Brasil é decorrente de uma realidade muito complexa. As cercas do latifúndio e a concentração de riqueza são muito acentuadas em nosso país e afetam profundamente a infância, levando as crianças, precocemente, ao mundo do trabalho. No campo, muitas delas exercem trabalho pesado no corte de cana-deaçúcar, nos fornos de carvão, no corte do sisal e em vários outros setores. Em consequência disso, não têm a oportunidade de ir para a escola, de brincar, de viver o seu tempo de criança.

Leia o Jornal Sem Terrinha, o jornal das crianças do MST

Da Página do MST Uma das grandes bandeiras de luta do MST, desde os seus anos iniciais, sempre foi a educação em suas várias dimensões. Logo que o Movimento surge na década de 80, surge também a discussão em torno da escola, a princípio como uma necessidade de se garantir a educação como um direito fundamental das crianças. Isso porque uma das características principais do Movimento é a participação de toda a família na luta. Assim, a participação e a formação das crianças Sem Terrinha são uma constante na vida do MST.

Brasil quer afastar precaução ambiental de agrocombustíveis

Por Verena Glass Do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis Na 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas - de 18 a 29 de outubro, em Nagoya (Japão) -, o Brasil deve reforçar a disposição de evitar possíveis regulamentações ambientais para o setor de agrocombustíveis. Segundo informações do Itamaraty, o governo deve dar prioridade aos interesses econômicos do país ante possíveis problemas ambientais envolvendo cultivos utilizados para a produção de agorenergia.

Congresso de camponeses começa na sexta-feira em Quito

Da Página do MST O 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) e da Via Campesina na América Latina, com a presença de 84 organizações campesinas de 18 países, com um total de 1200 delegados, acontece entre 8 e 16 de outubro, na cidade de Quito, no Equador. Para Luis Alberto Andrango, secretário-operativo da CLOC-Via Campesina, durante a realização do congresso haverá linhas de debate fundamentais sobre o contexto social e político da América Latina, que proporcionou transformações positivas no continente nos últimos anos.

Censo Agropecuário do IBGE – 2006

Estudo divulgado em setembro de 2009, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística - IBGE, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Os dados referem-se às informações levantadas, em 2007, pelos recenseadores do IBGE. Algumas variáveis referem-se à data de referência da pesquisa (31.12.2006), e outras referem-se ao ano de 2006, ano de referência do Censo Agropecuário.

Votorantim continua causando morte no rio São Francisco

Por frei Gilvander Moreira Em 2 de outubro de 2009, dia do nascimento de Gandhi, antevéspera do dia de São Francisco de Assis, patrono do Velho Chico, cerca de 350 pescadores, Sem Terra, sindicalistas e representantes de Movimentos populares e da Via Campesina - membros da Articulação Popular em defesa do rio São Francisco - promoveram manifestação na cidade de Três Marias (MG), às margens do Velho Chico e no portão de entrada da Votorantim Metais.

Mercedes Sosa: a mulher que cantou a voz dos excluídos de nossa América

Morreu na madrugada deste domingo (4/10) em Buenos Aires, ao 74 anos, a cantora argentina Mercedes Sosa. Sua morte se deu em consequência de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios. Ela havia sido internada em 18 de setembro, depois de ter sofrido uma complicação renal, mas seu estado piorou nos últimos dias por causa de uma falha cardiorrespiratória.

Maranhão sedia encontro nacional contra trabalho escravo

Mais de 200 pessoas de seis Estados participantes do programa "Escravo, nem pensar!" estarão reunidas entre os dias 10 e 12/10, em Açailândia (MA), para promover trocas de experiências e apresentações culturais no intuito de aprofundar a discussão sobre trabalho escravo contemporâneo e temas relacionados. Um dos principais objetivos do encontro é fortalecer a rede de prevenção ao trabalho escravo entre os professores do sistema público e líderes populares, que participaram do programa, para que continuem trocando informações e compartilhando experiências em relação a esse tema.

Defensoria de SP ajuíza ação contra monocultura de eucalipto

Da Agência Chasque A Defensoria Pública de São Paulo ajuizou ação civil pública a fim de barrar a expansão da monocultura de eucalipto na cidade de Piquete, no Vale do Paraíba. A ação suspende o corte e o transporte de eucaliptos já plantados até que sejam realizados estudos de impacto ambiental e audiências com a população sobre os efeitos do plantio.

Daniel: presente agora e sempre!

[img_assist|nid=8265|title=|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]É com muita tristeza que informamos a perda do nosso querido companheiro Daniel, militante da Frente de Massas, com histórico de atuação em outros setores do MST. Daniel ajudou na consolidação da Regional de Ribeirão Preto (SP) e também contribuiu em outras regionais e no Estado do Rio de Janeiro. Sua família de militantes é da Regional de Itapeva. Sua guerreira mãe, D. Hilda, é dirigente Estadual pelo Setor de Saúde.

Entidades divulgam resultados do Plebiscito Popular da Vale

Na próxima segunda-feira, dia 8, representantes de entidades e movimentos sociais que organizaram o Plebiscito Popular pela anulação do leilão da Vale do Rio Doce, concedem coletiva de imprensa para divulgar os resultados do plebiscito. A consulta foi realizada em…

Projeto apresentado na Câmara pede plebiscito oficial da Vale

Projeto de Decreto Legislativo, apresentado ontem, dia 4, na Câmara dos Deputados, propõe a realização, em todo o território nacional, de um Plebiscito Oficial para recolher a opinião da população acerca da retomada do controle acionário da Companhia Vale do…

Modelo de concessões no Brasil é condenado por movimentos populares

O atual modelo de renovação e outorga das concessões de rádio e TV no Brasil foi condenado pela população brasileira. Esse foi o resultado do julgamento popular promovido pela Rede pela Democratização da Comunicação em frente do Ministério das Comunicações…

Recurso de Chafik é negado por Tribunal de Justiça de MG

Em 03 de outubro a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou, por unanimidade, o pedido do latifundiário Adriano Chafik Luedy de não ser julgado pelo Tribunal do Júri. Chafik é o mandante da chacina de…

Movimentos sociais declaram apoio a Lula

Por Eduardo Sales de Lima Fonte Jornal Brasil de Fato Os principais movimentos sociais do país sinalizam o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. É um voto de classe – em defesa dos pobres. Diferentemente do…

Ambientalistas pedem revogação da licença da Nestlé

Informativos – Últimas do MST Ambientalistas pedem revogação de licença da Nestlé 05/10/2004 Evandro Bonfim Fonte: Adital Entidades ambientalistas reunidas no Fórum de ONGs do Circuito das Águas de Minas Gerais apresentam hoje solicitação pedindo a anulação da licença ambiental…